Não Tenha Medo de Ser Chefe

Não Tenha Medo de Ser Chefe Bruce Tulgan

Resenhas - Não Tenha Medo de Ser Chefe

Rene 03/02/2024

Gerenciar e liderar
O livro apresenta como se portar diante da difícil tarefa de ser chefe, como gerenciar seus funcionários estando presente e participativo, organizando reuniões semanais, tomando notas, traçando metas e acompanhando a evolução semanalmente, de forma que ao por estas ações em prática, o chefe passará a ter maior domínio das ações, perfis e comportamentos de seus funcionários e como se portar com cada um deles.

Priscilla 22/12/2023

Gerenciamento raiz
Ganhei esse livro da minha chefe em 2020, ao assumir minha primeira posição como chefe. Estou lendo exatos 3 anos depois, no momento certo. Me senti acolhida e bem orientada em todos os pontos debatidos no livro.

A princípio achei o livro meio rígido, indo um pouco na contra mão do que muitas pessoas me ensinaram na faculdade e no próprio trabalho - sinto que ele fala de um gerenciamento "raiz" e me mostrou o quão "Nutella" eu venho sendo até então.

Termino ele com a sensação de que não poderia haver um nome melhor, pois o livro dá todas as bases e orientações para mudar e não ter medo de assumir seu poder e autoridade como chefe. Recomendo a todos!

Thay 04/12/2023

Não tenha medo de ser chefe
Ótimo livro, boa escrita e direcionamentos claros.
O leitor traduziu e conduziu toda enredo e ensinamentos de forma que o entendimento seja bom.

Indico essa leitura para pessoas que estão começando com gestão de pessoas.

Miquéias Marques 17/08/2023

Combatendo o subgerenciamento
Caso eu fosse "chefe" certamente esse livro entraria na minha coletânea de cabeceira. O autor apresenta estratégias bem claras e objetivas para problemas corriqueiros e persistentes.

Konrad 24/04/2023

Gerenciamento
Neste livro temos o conceito e exemplos práticos de como melhorar o gerenciamento da equipe e combater o paradigma do microgerenciamento. Com certeza irei aplicar os ensinamentos em meu time, buscando o desenvolvimento das pessoas.

Cadu 24/01/2023

Raso ?
Pra quem espera encontrar novidades do mundo da gestão este não é o livro, agora se você está em busca de um guia para sua primeira jornada como gestor esse é O LIVRO ? simples e objetivo, cobre todos os pontos de uma gestão pautada em tarefas, fala pouco de estratégia?

Jorge.Raitz 30/12/2021

Inspirador
Um livro pra quem está no papel de chefe, e com muitos aprendizados e muitas dicas para mudar seu dia a dia e melhorar seu gerenciamento!

Luciana 19/06/2018

Boas dicas!
Tem dicas bem genéricas e básicas para um novo gerente, mas não deixa de ser ideias importantes e interessantes!
Numa época em que a economia esteja melhor, as dicas serão melhores aproveitadas!

Douglas 02/03/2014

Não Tenha Medo de Ser Chefe
Atualmente existem muitos livros no mercado falando sobre liderança.
Desde os funcionários, até os donos de empresas.
Este livro aborda um profissional intermediário: o gerente.
Aquele profissional que está acima dos empregados e abaixo do dono da empresa.
E ai o livro aborda o seguinte: se as coisas vão mal, o problema é do... gerente!

Em 10 capítulos o livro vai abordar os problemas no gerenciamento.

No 1º capitulo, o livro fala sobre o porquê as empresas enfrentam tantos problemas gerenciais atualmente e cita, em 7 mitos, quais são as principais dificuldades que um líder enfrenta no dia-a-dia.

No 2º capítulo, o autor fala como deve ser o dia-a-dia de um bom gerente. Também de como deve ser o gerenciamento de um grupo grande de pessoas e sobre o quê falar nas reuniões.

No 3º capítulo, fala-se da importância de separar a relação amizade / trabalho. A importância de falar claramente, no tom certo e de como um bom gerente deve sempre estar próximo de seus subordinados.

No 4º capítulo, o autor defende que é um erro tratar todas as pessoas da mesma forma. Afinal, pessoas são sempre diferentes. Há pessoas mais rápidas que outras, mais produtivas, mais concentradas, e isto é algo absolutamente normal. É característico do ser humano.
E cita como o gerente deve agir diante disso.

No 5º capítulo, aborda-se a importância do subordinado responder pelos próprios atos, pois quando as pessoas são premiadas ou punidas por suas ações, é comum que elas tentem dar o melhor de si.
Fala-se da importância de separar amizade/trabalho e cita-se a melhor forma de comandar pessoas que são seus amigos, ou que tem maior conhecimento que você.

No 6º capítulo, o autor cita a importância do diálogo claro, de como o gerente deve sempre dizer ao subordinado "o que fazer" e "como fazer". E cita através de exemplos como isto pode fazer com que uma empresa progrida ou fracasse.

No 7º capítulo, temos a importância do gerente estar sempre muito próximo do subordinado.

No 8º capítulo, fala-se de como pequenos problemas que não são resolvidos prontamente acabam tornando-se grandes "bombas" nas empresas.
Também, o autor cita como administrar conflitos entre funcionários e quando demitir, ou quando não demitir um funcionário.

No 9º capítulo, o autor fala que no trabalho é injusto tratar todas as pessoas da mesma forma. As pessoas devem ser tratadas como elas merecem (de acordo com sua produtividade). Ele usa algumas histórias bem interessantes para exemplificar isto.

Por fim, no 10º capítulo, temos as considerações finais e a forma de como começar a implantar as técnicas do livro.

Uma leitura muito legal, que eu gostei bastante de fazer.
Li o livro bem devagar, para "absorver" tudo o que foi dito.
Recomendo a leitura a todos que desejam aprender um pouco mais sobre como gerenciar e conduzir grupos de funcionários, mesmo que você não concorde com tudo o que foi dito aqui.
Recomendo também aos funcionários, para que eles tenham uma visão mais ampla sobre o que seu chefe enfrenta diariamente.

O trabalho feito pela editora também está legal.
Letra em tamanho bom, margens grandes, e um papel que não transpassa letras, nem reflete muita luz.

Vale a pena dar uma conferida.

Um abraço e meu respeito a todos.

Carla 09/03/2013

Não tenha medo de ser chefe, Bruce Tulgan

Não ter medo de ser chefe é algo que preocupa você? Que bom para você! Eu espero muito em breve ter essa mesma preocupação [risos]! Enquanto isso leio para saber como me comportar para quando chegar lá!

Bruce como em tantos outros livros de autoajuda diz o óbvio, claro que você pode ler esta afirmação e pensar a Carla está falando mal do livro, mas não. Sou suspeita para julgar autoajuda, gosto do gênero e gostei dos exemplos e da forma como Tulgan aborda o tema e discorre sobre ele nas suas 177 páginas.

Entre se convencer a delegar, fazer acompanhamentos constantes de sua equipe e informar constantemente tudo aquilo que deseja do seu pessoal facilita o andamento dos processos. Outro ponto abordado que me trouxe esclarecimentos é quanto ao momento em que se faz necessário ou o desligamento daqueles que não trazem o mínimo de empenho esperado ou causar a saída compulsória deste tipo de “colaborador”. Alguns conselhos servem também para manter e elevar as relações interpessoais. Particularmente adoro esses livros, eles me ajudam a analisar o ambiente onde trabalho e ver onde estão as minhas falhas mais precisamente do que simplesmente ficar procurando a dos outros.

O texto ainda traz um conceito muito atual e praticamente inutilizado aqui no Rio Grande do Sul e no Brasil, excluindo claro as grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Que é a premiação por merecimento. Desculpem-me, mas posso falar com propriedade aqui, sabe-se que na área de vendas é muito comum a premiação seja através de bônus, 14º, 15º e às vezes até 16º e 17º salários, férias, cursos entre outros; práticas essas também comuns em multinacionais e empresas realmente visionárias, mas cujas pequenas, médias e grandes empresas brasileiras costumam fazer “vista grossa” e com essa atitude tentem a perder aquela mão de obra qualificada. Acontece quando os administradores fingem que não é com eles quando o funcionário ou colaborador pede aquele auxilio para estudar, ou aquele aumento ou ainda aquela folga fora de hora, pode-se pensar que raios essa pessoa esta pensando??! Mas aqui não é comum dar crédito para aqueles que fazem mais. Tratar todos os colaboradores como se esses produzissem igualmente é errado e injusto! Quantas vezes você não se viu nessa situação?! Ou pior ainda, quando aquele famoso “QI” consegue aquele dia de folga ou qualquer beneficio extra só porque é amigo do chefe?!

Acredito que o mercado de trabalho está mudando, mesmo no Brasil, e assim como afirmou Miguel Nicolelis na sua palestra sobre seu livro “Muito além do nosso eu”, a era do conhecimento está para começar, se já não começou e quem não for bom o bastante não irá conseguir se manter no mercado de trabalho!

Título: Não tenha medo de ser chefe - Como combater a epidemia de subgerenciamento e se tornar o líder de que sua equipe precisa
Original: It’s okay to be the boss
Autor: Bruce Tulgan
Tradução: Alexandre Rosas
192 páginas
Sextante
Texto: Carla Charão
Você pode le-lo com as ilustrações no blog: http://www.concentrofoba.com.br/2013/02/nao-tenha-medo-de-ser-chefe-bruce-tulgan.html

Victor 02/09/2012

Comportamento empresarial
O livro 'não tenha medo de ser chefe", mostra, detalha e explica situações dentro de uma empresa com relações entre chefe e subordinado. Não é um livro apenas para quem é chefe, quer ser chefe ou tem medo de ser chefe, qualquer pessoa que esteja no mercado de trabalho e seja subordinado a alguém ou delegue tarefas, pode e deve ler o livro, uma vez que precisamos conhecer certos comportamentos e aceitar decisões, as quais antes não se aceitavam facilmente antes da leitura deste livro.

Saber como lidar e como se relacionar com seu chefe e como ele deveria lidar com você, depende de uma quantidade de fatores a serem analisados, pesados e aceitados. Muitas vezes são aquelas que sentimos recusa em tarefas ou nos rebelamos sobre elas, sem ter o conhecimento para compreende-las, nem analisar tal ordem. Tudo depende de esclarecimento e dialogo, existe um motivo para que algo aconteça seja profissional ou pessoal.

Entenda como os relacionamentos acontecem dentro da sua empresa e porque eles as vezes eram confusos, como são feitas as promoções e porque acontecem as demissões, aprenda a ser justo e a lidar com todo o tipo de adversidade dentro do seu ambiente de trabalho.

Alecio Miari 12/03/2012

Bom para gerente
Recomendo-o para quem tem subordinados (ou almeja tê-los) pois ele dá uma visão muito boa do que é gerenciar pessoas.
O livro é bom, porém fica muito repetitivo. Parece que ele tem somente uma mensagem para passar e fica colocando-a em diversas situações, mas sempre passando a mesma coisa.
É legal pois realmente ele dá os caminhos das pedras para como se tornar um bom gerenciador de pessoas, mas nada de mais. Penso que é interessante ler primeiro "O Gerente Minuto" que fala O QUE tem que fazer e depois ler "Não tenha medo de ser chefe" que fala COMO tem que fazer.

Recomendo.

Alex Souza 26/06/2011

Gostei do livro. Num primeiro momento fiquei reticente com o título do livro, pois ele me pareceu mais um daqueles livros "milagrosos" que abarrotam a livrarias hoje em dia, prometendo formas espetaculares para a solução dos problemas cotidianos, mas que na verdade não passam de conversa fiada.

Mas este não, ele toca em temas até então intocáveis como "todos merecem tratamento iguais", "todos são conscientes es responsáveis por seus atos", destismitificando estes e outros igualmente vistos desta maneira, fazendo-nos reavaliar a eficácia destes.

Enfim, recomendo a leitura, apesar de ter um ou outro capítulo cansativo, o resultado final é positivo.

Um abraço!

Fabiano Izabel 07/03/2011

Bom Livro!
Resenha disponível em meu site pessoal:

loro 07/11/2010

Gerenciar tem método e requer planejamento
Não é uma resenha, é sim a história de como cheguei ao livro.
Como cheguei ao livro: de uma hora para outra me vi responsável em gerenciar uma equipe, e agora? Como vivo em sebos e livraria... lá apareceu esse belo título. E agora relembrei-o vendo no perfil da Karla.

Gostei porque ele mostrou que você precisa de tempo para planejar o gerenciamento e que é mais "barato" gerenciar e tomar atitudes o mais cedo possível. Tenho que reler algumas coisas ehehe! quem sabe até finalizar leitura.