Douglas 02/03/2014
Não Tenha Medo de Ser Chefe
Atualmente existem muitos livros no mercado falando sobre liderança.
Desde os funcionários, até os donos de empresas.
Este livro aborda um profissional intermediário: o gerente.
Aquele profissional que está acima dos empregados e abaixo do dono da empresa.
E ai o livro aborda o seguinte: se as coisas vão mal, o problema é do... gerente!
Em 10 capítulos o livro vai abordar os problemas no gerenciamento.
No 1º capitulo, o livro fala sobre o porquê as empresas enfrentam tantos problemas gerenciais atualmente e cita, em 7 mitos, quais são as principais dificuldades que um líder enfrenta no dia-a-dia.
No 2º capítulo, o autor fala como deve ser o dia-a-dia de um bom gerente. Também de como deve ser o gerenciamento de um grupo grande de pessoas e sobre o quê falar nas reuniões.
No 3º capítulo, fala-se da importância de separar a relação amizade / trabalho. A importância de falar claramente, no tom certo e de como um bom gerente deve sempre estar próximo de seus subordinados.
No 4º capítulo, o autor defende que é um erro tratar todas as pessoas da mesma forma. Afinal, pessoas são sempre diferentes. Há pessoas mais rápidas que outras, mais produtivas, mais concentradas, e isto é algo absolutamente normal. É característico do ser humano.
E cita como o gerente deve agir diante disso.
No 5º capítulo, aborda-se a importância do subordinado responder pelos próprios atos, pois quando as pessoas são premiadas ou punidas por suas ações, é comum que elas tentem dar o melhor de si.
Fala-se da importância de separar amizade/trabalho e cita-se a melhor forma de comandar pessoas que são seus amigos, ou que tem maior conhecimento que você.
No 6º capítulo, o autor cita a importância do diálogo claro, de como o gerente deve sempre dizer ao subordinado "o que fazer" e "como fazer". E cita através de exemplos como isto pode fazer com que uma empresa progrida ou fracasse.
No 7º capítulo, temos a importância do gerente estar sempre muito próximo do subordinado.
No 8º capítulo, fala-se de como pequenos problemas que não são resolvidos prontamente acabam tornando-se grandes "bombas" nas empresas.
Também, o autor cita como administrar conflitos entre funcionários e quando demitir, ou quando não demitir um funcionário.
No 9º capítulo, o autor fala que no trabalho é injusto tratar todas as pessoas da mesma forma. As pessoas devem ser tratadas como elas merecem (de acordo com sua produtividade). Ele usa algumas histórias bem interessantes para exemplificar isto.
Por fim, no 10º capítulo, temos as considerações finais e a forma de como começar a implantar as técnicas do livro.
Uma leitura muito legal, que eu gostei bastante de fazer.
Li o livro bem devagar, para "absorver" tudo o que foi dito.
Recomendo a leitura a todos que desejam aprender um pouco mais sobre como gerenciar e conduzir grupos de funcionários, mesmo que você não concorde com tudo o que foi dito aqui.
Recomendo também aos funcionários, para que eles tenham uma visão mais ampla sobre o que seu chefe enfrenta diariamente.
O trabalho feito pela editora também está legal.
Letra em tamanho bom, margens grandes, e um papel que não transpassa letras, nem reflete muita luz.
Vale a pena dar uma conferida.
Um abraço e meu respeito a todos.