As Moedas do Reino

As Moedas do Reino Hellen Silva

Resenhas - As Moedas do Reino

Kamilla 08/11/2016

O livro é bastante confuso e em algumas partes complexo.
De início nós somos apresentados aos doze seres antigos/seres pertencentes a diferentes segmentos. Usaremos o termo seres aqui nesta resenha, ok? Então, estes seres são nos apresentados primeiramente com alguns nomes e posteriormente a autora muda o nome dos mesmos, porquê? não sei, sinceramente só deixou tudo mais confuso. Os personagens (seres) são: Nelantar (Luke), Brícia (Nara), Sud (Dana), o quarto ser (Tony), Arinda (Sol), Regin (Haley), Énio (Henry), Éris (Analu), Fanis/Lanis - creio que neste teve erro de digitação, mas não sei o nome correto - (Silver), Siena (Bea), Heime (Paulo) e Ió (Gabe). Estes recebem uma missão e farão tudo pra conseguir.

É complicado falar porque o livro é um tanto quanto confuso, a autora jogou muitas informações e é bem complicado de acompanhar. Mas pra melhor entenderem a missão dos personagens citados, contarei um pouco sobre o início da história. A história toda acontece no Reino de Além e este após uma disputa (conhecida no livro como Reses) se dividiu oficialmente em dois reinos: o de Alfa comandado por Wotan (responsável pelo chamado dos personagens), ele segue a voz do "pai", e o reino de Ômega comandado por Dorian que segue a voz de Ater vinda de Hastes. Depois dessa disputa o reino mudou e por isso abriram-se 13 portões (portões de Malaki) e por isso nossos personagens foram chamados. Eles ficam numa tribo denominada Insigne. A missão basicamente como citado na própria sinopse é manter o equilíbrio no reino, porém um dos doze seres não pensa da mesma forma e o Luke (Nelantar) faz algo que "não deveria" e vira um desertor, ou seja, agora não pertence a lugar nenhum, mesmo estando ligado aos outros onze personagens (seres), ele não acha que fez algo errado e quer causar uma nova reses (lembram? a disputa).

A autora teve uma ideia bem bacana para o livro, é uma mistura de coisas: tem ação, amizade, lealdade e intrigas. Também não consegui distinguir quem estava certo ou errado, todos tinham suas visões sobre as coisas e como o livro é narrado em terceira pessoa nós conseguimos visualizar tudo que está acontecendo, mas o que mais apareceu sem dúvidas foi o desertor - Luke/Nelantar - pelo fato de ser o protagonista e de ter feito o que fez e o que culminou para todo o reino.

O fato da autora ter escrito em terceira pessoa foi uma sacada bacana até pra ter mais dinamismo, além disto em certos momentos ela conversava diretamente com o leitor, sim fazia perguntas diretamente pra gente. E teve caso até que supomos algo e ela vai lá e diz se estamos certos ou errados.

Porém o livro não foi flores, tem uma história bacana e a autora poderia ter aproveitado bem mais, mas infelizmente não foi bem assim... O livro começa contando a história que meio que já resumi pra vocês, mas a autora acaba se estendendo muito e até divagando sobre as coisas, além de uma descrição sobre tudo que ficou bem repetitiva. Outra coisa que me cansou muito foi os erros de gramática, a revisão no geral (palavras repetidas, falta de acento, pontuação, etc) e isso foi horrível. O tipo de escrita da autora já é diferente do que sou acostumada nas leituras, é algo mais puxado pra linguagem formal, há momentos que ela quebra um pouco disso, não nego, mas a maior parte é bem formal e sem pontuação acabou dificultando muito a leitura. E culminando tudo isso, mais a história que é diferente de tudo que já li acabou se tornando uma leitura confusa. Tinha que ler algumas cenas mais de uma vez pra entendê-la melhor e isso me desanima na leitura.

Sobre os personagens: O Luke é o que mais aparece por motivos já citados, os demais não aparecem tanto. Sei que são cruciais para a história e gostaria de ter visto mais cenas com eles. Uma das minhas personagens preferidas foi a Dana, que não sei nem lhes dizer o por quê de cara gostei dela, a achei sincera - me ganhou. Tarso é um personagem que não foi citado até então, mas foi um que fiquei curiosa pra saber mais e conhecê-lo melhor, não irei dizer aonde conhecemos ele, porém foi através do Luke.

Sobre os detalhes: Já mencionei que o livro tem muitos erros, a revisão foi péssima, em toda página praticamente tinha algum erro. Não sou neurótica em relação a isso, um aqui e outro ali até passa despercebido, mas muito incomoda. A capa é bonita, mas sinceramente não tem muito a ver com a trama, a autora cita as moedas, mas não da forma literal como mostra a capa. O livro não possui capítulos, há algumas divisões através de traços e só. A fonte está em um tamanho bacana pra ler.

Comentário final: Creio que o livro pode ter se tornado detalhista e repetitivo por se tratar do primeiro livro de uma série, não sei quantos estão por vir e quando virão, mas a autora deixou sim pontas soltas e creio que nos próximos livros estas perguntas serão respondidas - ou não. Sobre os erros: como é a primeira edição creio que nos próximos essas falhas serão corrigidas - espero ao menos. No mais, achei a leitura interessante e indico que sim que façam a leitura.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2016/04/resenha-as-moedas-do-reino-uma-moeda.html