A Árvore da Mentira

A Árvore da Mentira Frances Hardinge

Resenhas - A Árvore da Mentira

Tamara127 21/02/2023

Eu devo ter lido o livro errado achei chatissimo, muita informação, muita enrolação a única coisa que salva no livro é a personagem Faith. Uma garota muito inteligente e corajosa.

Carolina2972 02/08/2022

Não superou as expectativas
A história começa a ficar interessante mais para o final. Mas não prende muito o leitor.
Confesso que terminei o livro pq não abandonar.

Nely 07/08/2021

Uma história muito interessante. A princípio, achei que o título em relação a história era puramente figurativo. Mas na verdade não é. A cada capítulo, você só quer saber até onde ela é capaz de ir ou até onde ela é capaz de fazer. Até minhas melhores suspeitas falharam no decorrer da história.

David 22/05/2021

Cara... Gostei muito!
Demorei um pouco pra gostar do cenário e pra me habituar à época da história. Mas me apaixonei pela protagonista, que carregava conflitos bastante parecidos com os meus. A trama vai muito bem e sobrevive bravamente aos delírios que se apresentam ao longo da história. Muito bom!

Bina 13/05/2021

Li esse livro a uns 4 anos atrás e simplesmente amei, relendo agora só confirmo o quanto esse livro é maravilhoso. Faith, a protagonista, é uma personagem feminina extremamente inteligente, esperta e com muita força de vontade, que nos apegamos muito no decorrer do livro, também há personagens extremamente irritantes, porem cada um tem seu objetivo o que acaba explicando certos comportamentos. O enredo se desenrola de maneira maravilhosa com mistérios que nos deixam completamente imersos na historia.

Manu 07/04/2021

? ??????? ?? ???????
Confesso que me senti um pouco burra depois de ler esse livro kkk
a inteligência de faith me surpreendeu a cada pagina desse belo livro a, astúcia do pai dela e o maravilhoso irmão que fez uma boa parte do trabalho, sem contar que è uma gracinha!!

Karol Arantes 03/04/2021

Instigante!!
A premissa deste livro é bem curiosa uma vez que existe uma árvore capaz de revelar segredo e mistérios mas para isso é necessário cultivá-la com mentiras e quanto mais importante a verdade maior deve ser a inverdade, então temos uma personagem determinada a descobrir o porquê e como o seu pai foi morto e para isso ela fará o que for necessário para ter essas respostas. É interessante acompanhar as descobertas dessa garotinha sobre quem era realmente o pai que ela tanto admirava (até mesmo idealizava), e também como ela vai descobrindo a realidade  que é ser mulher em uma sociedade no século XIX , ela com seus 14 anos em uma idade ambígua entre a infância e a vida adulta (para a época, claro) começa a compreender o que é esperado dela e como há pouquíssimo espaço para mulheres na ciência algo que almeja para sua vida.

Assim ela percebe tbm como é subestimada pelas pessoas, principalmente os homens (e quando mostra que mais inteligente do que aparenta isso os incomoda haha), e então inteligentemente utiliza disso para promover as suas mentiras e tenho que dizer que é muito bom ver ela cultivar suas mentiras ao manipular e enganar os "homens da ciência" e todos os habitantes ilha de Vane. A história é ambientada em um suspense cativante com diálogos muito bons (que poderiam ter sido desenvolvidos mais vezes ao decorrer do livro, na minha humilde opinião) em uma escrita bem fluida.

Beta 26/03/2021

Na inóspita ilha inglesa de Vane, em pleno século XIX, os Sunderlys desembarcam, atraindo atenções e suspeitas. Quando o reverendo Erasmus, patriarca da família e proeminente estudioso de ciências naturais, é encontrado morto em circunstâncias obscuras, sua filha, a jovem e impetuosa Faith, está determinada a desvendar o mistério. Para isso, precisará de coragem não apenas para confrontar dolorosos segredos mas também para desafiar as implacáveis tradições da sociedade em que vive. Investigando os pertences do pai em busca de pistas, ela descobre uma planta estranha. Uma árvore que se alimenta de mentiras sussurradas e dá frutos que revelam verdades ocultas. Quando a espiral das sedutoras mentiras de Faith fica fora de controle, ela compreende que as verdades estilhaçam muito mais. Combinação de horror, romance policial e realismo fantástico.

Ayata 15/01/2021

Quando iniciei a leitura desse livro, não me causou boa impressão, até estava pensando em desistir devido a monotonia mas dei continuidade, e a leitura foi fluindo. E fui ficando mais curiosa para saber o desenrolar da história. E posso dizer que a leitura se tornou instigante. Recomendo.

Paraíso dos Livros 31/12/2020

A árvore da mentira
...................Em breve.................................

Karina 31/12/2020

A árvore da mentira
..........................Em breve..........................

Ikaro Uzumaki 24/12/2020

SIMPLESMENTE INCRÍVEL ?
Terminei o livro e o que eu tenho a dizer é que é incrivelmente bom. Tem personagens cativantes, algumas "piadas", lágrimas, romance e talvez até tenha um casal de lésbicas (talvez, pelo que eu entendi).
Realmente foi um suspense do início ao fim e fiquei passado com o final. Esse foi um livro que eu realmente me apaixonei.

Morgana 08/12/2020

Olá, estrelinhas!
Hoje trago para vocês a resenha dessa história sombria que se mostrou uma leitura bastante agradável.
Uma mentira, por mais leve que seja,possui ramificações que fogem do nosso controle e seus frutos podem ser muito amargos.
Nessa perspectiva, acompanhamos o relato da nossa protagonista Faith em "Árvore da mentira", que num microcosmo social de um cidadezinha, relata sobre os efeitos do conhecimento inacessível, da ambição e do poder.
Um clima de mistério paira na mudança de vida da protagonista, mas diz respeito a algum acontecimento que coloca à prova a competência do genitor da família ,Sunderlys, que busca em lugar afastado ser esquecido pelo passado.
Fora toda a superficialidade de sua família, a vida na cidade interiorana de Vane traz grandes atenções e suspeitas sobre segredos que seu pai guarda, até o dia em que o mesmo aparece morto por supostamente ter cometido suicídio.
Impedido de ser enterrado no cemitério da igreja em que exerce a profissão, a garotinha começa uma busca para desvendar os mistérios da referida morte até que encontra uma planta estranha que se alimenta de mentiras e parece revelar verdades ocultas. Qual o preço da verdade?! Até que ponto é possível alimentar uma mentira?!
Durante a leitura deste exemplar foi possível verificar várias críticas sociais descritas na época: a questão da mulher que deveria tomar parte apenas dos assuntos do lar, o preconceito que existia com pessoas destras, uma vez que Howard, irmão de Faith, é obrigado a escrever com a mão direita e até sofre alguns mecanismos de imposição disso, como usar paletó apertado que põe a mão errada presa, o fato da mãe da protagonista ser egocêntrica e parecer sempre competir com sua filha e desejar aprovação da sociedade.
O clima de que algo ruim está para acontecer perpassa sobre toda a obra e é incrível acompanhar o desenvolvimento dos personagens e a forma de enfrentamento que Faith é seduzida a conhecer, as mentiras e os estragos que a mesma causa. História intrigante que mistura fantasia e suspense! Indico a leitura

Sabrina 28/07/2020

Poderia ter sido melhor
Eu não posso dizer que amei o livro, por que não amei. Não entendo como essa história ganhou um prêmio de melhor história, mas é a vida. Mesmo assim, o livro não é de todo tuim, dá pra distrair bem. A história é de fato bem criativa, mas a autora enrola muito com trivialidades e isso resulta numa narrativa chata e enfadonha que só dá vontade de desistir, o que aconteceu comigo, mas retornei e acabei lendo o livro todo.

Mia 15/04/2020

O fruto da mentira...
Quais são suas razões pra contar uma mentira? O amor ou o poder justificam uma mentira? Uma mentira pequena e uma grande são tão diferentes assim?
A mentira é como o fogo, as vezes pode ser bem imprevisível e indomável!

Demorei um pouquinho para pegar o ritmo, quando peguei, li todo o resto em um dia!

A personagem principal está naquela fase onde não é nem criança nem adulta. Ninguém realmente a leva a sério e ninguém parece saber qual é a posição dela na sociedade (obviamente, nem ela mesma o sabe). E isso me fez ficar muito aflita junto com a personagem e também me fez recordar da minha juventude.

Amo livros que dão a sensação de que você faz parte da história. Levava um bom tempo até me desconectar e voltar a realidade. Simplesmente amei!