A Árvore da Mentira

A Árvore da Mentira Frances Hardinge

Resenhas - A Árvore da Mentira

João 31/08/2016

Esse é o tipo de livro que me chama atenção pela capa.
Lendo a sinopse fiquei ainda mais interessado,afinal uma árvore que se alimenta de mentiras?E que produz frutos contendo verdades ocultas?Já fiquei seduzido só por isso.

O livro é muito bom,os personagens interessantes,A autora define bem o papel da mulher no final do século XIX.O livro manteve meu interesse do começo ao fim.Fiquei surpreso com a solução que a autora deu para o assassinato do pai de Faith.Ela conseguiu manter o suspense até o final e isso me agradou muito.Claro que a bendita árvore demora para um pouco pra "dar o ar da graça"no livro mas quando ela apareceu ficou difícil largar o livro.
A história da árvore,seus segredos,tudo sobre ela é interessante.

Frances Hardinge é uma autora que pretendo acompanhar de perto.
Livro muito bom!
Beth 02/09/2016minha estante
Excelente resenha, João! Já me convenceste a ler o livro.

Rafa Ferrante 03/09/2016minha estante
gostei, já quero

Débora 06/08/2016

Quero ser um mal exemplo
Uma história super bem feita, com uma linguagem agradável e uma personagem principal cheia de personalidade... em relação ao suspense tem umas questões que eram previsíveis, ao passo que outras não. O que me incomodou foi Faith acabar errando em suas suposições que estariam bem na cara de alguém sagaz como ela. Adorei a relação entre Faith e Paul, uma amizade nada convencional e muito fofa. A mensagem que esse livro traz, vai além de não contar mentiras, mas sim ir em busca da verdade, sabendo as consequências que isso pode causar.

Samara 20/07/2016minha estante
Boa pergunta. kkkk Eu esqueci dele.

Beth 14/12/2016minha estante
Muito boa resenha. Gostei do livro, e nem tinha me dado conta do desaparecimento do personagem! O tradutor não deve ser experiente, pois insistiu no "motorista" das charretes o livro inteiro.

Aline Marques 17/07/2016

Se é para mentir...
Há algo de sedutor nas mentiras, para quem conta e para quem crê.

Agora imagine que, além da impunidade, uma mentira bem contada lhe renderia conhecimento. O que você faria?
"As pessoas são como os animais, e os animais não passam de dentes. Você morde uma vez, e passa a morder sempre. Não tem outro jeito de sobreviver."
Faith é uma adolescente que anseia em ser como o pai, infelizmente, no século XIX, as mulheres são fundamentais apenas para gerir lares e gerar herdeiros.

O que não a impedirá de ir atrás de respostas, arriscando muito mais que sua reputação.

Intrigas, suspense, fantasia, feminismo, religião, romance e simbolismos tornam este livro uma experiência única. Sério.

Ah. E tem uma árvore, sabe? Que se alimenta de mentiras sussurradas e seu fruto permite que o mentiroso descubra a verdade sobre qualquer coisa.

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO?

Leitores mentirosos são bem-vindos, porque "só mais um capítulo" será uma frase que usarão frequentemente durante a leitura.

Espere chegar ao final para me compreender.

site: https://www.instagram.com/p/BH7doPgA67m/?taken-by=ousejalivros

Layla 11/07/2016

Lorotas do bem
Qual foi a maior mentira que você já contou?

"Esta é a última página que leio", ou "Este é o último episódio que assisto". Talvez "começarei minha dieta amanhã e seguirei firme até o verão" e "não comprarei mais livros até o final do mês". Provavelmente um pouco além, como "eu estou bem" ou "não gosto dele tanto assim".

Você já mentiu algumas vezes, mas quantas dessas mentiras lhe trouxeram respostas?

Imaginem comigo uma planta pequena e arisca, que não pode ser tocada por nenhuma luminosidade e cresce apenas se o ambiente for úmido o bastante e, é claro, você alimentá-la com mentiras. Quanto mais sua invenção se expandir e pessoas acreditarem nela, maior é o ganho da árvore. Em troca disso, ela dá um fruto. Um fruto que, ao ser digerido, te mostra uma visão. Um fruto que mostra um segredo, seja ele qual for.

Faith e seu pai, um naturalista, têm o conhecimento sobre esta árvore e seus poderes. Sabem onde está e como cuidar dela. Só não sabiam que mais pessoas estavam interessadas na planta e que essas pessoas estavam dispostas a matar para tê-la.

Esta é uma leitura viciante e totalmente original. Frances Hardinge não joga apenas com seu raciocínio, fazendo você duvidar de cada personagem da trama. Ela joga também com seu emocional. Quanto mais a árvore cresce e quanto mais suas raízes se aprofundam no solo e suas folhas sussurram mistérios em seus ouvidos, mais interessado você fica, quase como se as raízes e os sussurros dela entrassem também em seu coração. Há tempos eu não lia um livro tão bem escrito, com personagens bem definidos e um enredo planejado com maestria. E, por mais que o final seja fechadinho, minha vontade é de que houvesse uma sequência para mostrar a nós o futuro de Faith.

E plus: apesar de retratar a sociedade num passado de saias longas e anáguas, é um livro bem atual, já que mostra a vontade de Faith entrar no mundo científico e ser reprimida por ser mulher. Feminismo e ficção sim!

Livro mais que recomendado para quem quer sair do ordinário e provar um fruto doce, instigante e cheio de segredinhos!

site: https://www.instagram.com/laylafromthebooks/

Jess 08/07/2016

Maravilhoso!
"Na inóspita ilha inglesa de Vane, em pleno século XIX, os Sunderlys desembarcam atraindo atenções e suspeitas."

Deixando suposições e uma má reputação para trás, o reverendo Erasmus Sunderlys, patriarca da família e amante das ciências naturais, tem mais segredos do que aparenta. Em circunstância obscura, o reverendo é encontrado morto. Todos acreditam ser suicídio, mas Faith, sua filha, está disposta a achar a verdade.

Em uma sociedade em que mulheres estão em segundo plano e os homens são os únicos dignos de intelecto, Faith precisa ter voz. Ela aproveita de sua invisibilidade para desvendar o mistério mas acaba encontrando um tesouro: A árvore da mentira.

"Uma árvore que se alimenta de mentiras sussurradas e dá frutos que revelam verdades ocultas."

Ela precisa da verdade, mas a que custo? Qual a consequência de uma mentira sussurrada? Por que seu pai escondia essa árvore? Como provar a verdade em uma sociedade que menospreza sua família?

QUE LIVRO GRANDIOSO! Fantasia, suspense, investigação. Sombrio e magnífico! A história cresce com o virar das páginas e vai nos mostrando seu valor.

Confesso que no nosso primeiro encontro, tive dificuldades com a narrativa mas quando retornei, nooossaaa... devorei quase o livro todo em menos de um dia! O livro possui um vocabulário estilo narrativa clássica, mas a leitura é super tranquila e de quebra aprendemos umas palavras novas :) A edição é linda e a diagramação ajuda muito na leitura. Superou minhas expectativas, amei!

"As mulheres estão no campo de batalha tanto quanto os homens. Não recebemos armas alguma, e não podemos ser vistas lutando. Mas devemos lutar, ou vamos perecer."

LT 27/06/2016

Tome cuidado com os frutos do embuste.
Hoje estou aqui para falar de um dos lançamentos mais comentados da Novo Século nesse ano de 2016, o livro “A Árvore da Mentira” da autora Frances Hardinge. Bem, eu não tinha lido nenhuma obra da autora até o momento, por isso, quando recebi esse livro através da nossa parceria com a NS, foi uma grata surpresa e oportunidade para enfim conhecer a escrita da Frances; mas vamos a resenha!

Um livro com uma proposta diferente, uma história que se passa em uma época onde as mulheres são vistas como inferiores, onde suas maiores preocupações devem ser aprender a ser uma dama, encontrar um bom marido e com isso ter uma boa família. E como ficam os demais desejos das mulheres? Não importavam, simples assim, pra quem? Pois é.

Em meio a uma sociedade machista e difícil é que o enredo se passa, nos apresentando os costumes de forma leve, porém evidentes, da época. Nos mostra que a opinião das mulheres – em sua maioria – não eram levadas em consideração, exceto quando expostas por trás das cortinas da sociedade, onde seus maridos é que levavam o mérito pelas coisas positivas.

A história começa com a família de Faith – a nossa mocinha – de mudança para a ilha Vane. Mas a mudança foi brusca e repentina, quase que como uma fuga, assim sentia Faith, ainda que não tivesse provas, suas desconfianças eram enormes. Ela é uma mocinha diferente, curiosa, que gosta de estar informada, de aprender e de estudar – quando permitem, claro. Uma menina que foge aos costumes, uma garota de 14 anos à frente de seu tempo e que deseja abrir portas para o futuro, um futuro em que as mulheres possam ser levadas a sério, falem elas de culinária ou de ciências.

Faith é tratada por vezes como criança, na verdade, sua Mãe (que nos irrita bastante) a infantiliza muito e seu Pai (grosso e indelicado) a subestima, mas na maior parte do tempo, ela é tratada como uma “baba” para o seu irmão mais novo, Howard (com quem ela tem uma relação bonita). Durante muito tempo a jovem manteve-se oculta através de seu silêncio, mas quando seu Pai é encontrado morto e todo mundo a sua volta age de modo estranho e condenando o homem que ela venera, é que Faith mostra a sua verdadeira face. Sem aceitar a morte dele, ela que quer ser, mas na verdade, já é, uma cientista naturalista – assim como fora seu Pai, astuta, esperta, dedicada e incansável, a menina investiga por sua conta e risco o que realmente aconteceu com ele. Será que ele era tudo o que ela pensava? Será que ele era o que os demais pensavam? Grandes choques estão por vir...

Com o diário dele em mãos e sendo a única que conhece a localização da Árvore do Embuste, uma planta pela qual seu amado Pai dera, literalmente, a vida, Faith embarca em uma aventura sem retorno, mergulha em um mundo de mentiras de todos os lados, decepções, traições, ganância, vingança, surpresas, amor, ódio, compaixão, sentimentos; dentre outros fatores e desafia a toda sociedade local. A Árvore é seu maior segredo e seu único trunfo para descobrir o que realmente está acontecendo e o porquê.

A menina encontra parceiros e apoios improváveis, mas não sabe se realmente pode confiar neles. Ela encontra meios para investigas, arrisca-se, come o fruto misterioso. Todavia, quem disse que é fácil interpretar as coisas? Ela está certo? Está errada? Até onde Faith é capaz de ir para tentar provar o seu ponto de vista? Suas interpretações, o que são, de fato? Alguns personagens surpreendem, as revelações fazem o mundo de outros cair por terra e não só Faith, mas todos apendem que, a mentira não tem pernas curtas, ela tem garras afiadas e que no fim das contas, quando reveladas, cortam o cerne e machucam profundamente e elas são reveladas, sobre todos e para todos.

Um mistério envolvente, uma história que te prenderá do início ao fim, sem romances, repleto de desafios e segredos a serem desvendados ao virar de cada página. Frances Hardinge, dona de uma escrita fluída, cativante e linear nos leva a viajar e nos surpreende com um final e tanto. Ela consegue nos induzir a desconfiar de tudo e de todos e consegue nos passar mensagens através dessa história totalmente fictícia e de certo modo... “real”. Por isso, tome muito cuidado, a Árvore do Embuste pode estar no seu quintal...

Quanto a edição, simples, bonita, com pequenos detalhes que deram um toque especial. A revisão está boa, fonte em um tamanho adequado e as adoráveis páginas amarelas que não agridem nossos olhos e facilitam a leitura se fazem presentes.

Se eu indico o livro? Sim, indico! Indico para todas as pessoas que estão com vontade de fugir das leituras “mais do mesmo” (um dia eu explico essa minha definição de “mais do mesmo” – risos). Indico para quem curte um mistério e para quem está fugindo dos romances, pois não temos um romance, nós temos uma história instigante e que nos deixa curiosos até chegarmos a última palavra que encerra o livro, até chegarmos ao fim.

[Quotes]
As ondas foram ficando maiores e menos brincalhonas, rolando por debaixo do barco com perigosa indiferença. Sempre que o barco tombava, cada fibra do corpo de Faith se preparava para a capotagem, para o choque gelado da água.
"Você está cumprindo seu dever para com seu Pai", ela disse a si mesma. Não tem como isso estar errado. "Você tem que confiar nele, é como Abraão. Deus mandou-o matar o próprio filho, então ele foi pegar uma faca. Fez a coisa certa, mesmo que parecesse ruim. Confiava que Deus entendia o bem e o mal melhor do que ele."
A mim pertence a vingança e a retribuição, no devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando, e o seu próprio destino se apressa sobre eles.
É apenas uma cobra perfeitamente sensível, que protege seus ovos e vai abrindo caminho no mundo do melhor jeito que pode.
E assim me despeço dessa menina, dona de uma história que adorei acompanhar, que me levou para um tempo tão distante do meu e me fez viajar com ela em suas aventuras, me cativou e me deixou com vontade de ler mais e mais. Faith, espero eu, que seja, até um dia!

Resenhista: Ana Luz.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Danielle 08/06/2016

sensacional
A família do Reverendo Erasmus está se mudando às pressas de Londres para uma pequena ilha em Vane, a filha Faith não está nada satisfeita com a mudança e começa a investigar, acaba descobrindo nas coisas do pai que ele está sendo acusado de fraudar uma das suas mais importantes descobertas no ramo da arqueologia. Não demora muito para a ilha descobrir a fraude de Erasmus e logo toda a ilha se volta contra sua família ignorando-os.
Faith começa a perceber coisas estranhas acontecendo com seu pai e ele acaba envolvendo ela em um de seus mistérios só que nessa noite ele não voltou mais para casa e seu corpo foi encontrado em uma situação que simulava um suicídio, mas Faith não acredita e vai tentar de tudo para provar que seu pai não se suicidou e conseguir fazer um enterro em terras abençoadas, pois na época que a trama se passa o suicídio era considerado algo muito grave.
Ao investigar as coisas do pai Faith descobre a respeito de uma árvore que ele trouxe consigo para ilha que se alimenta de mentiras e gera um fruto que revela a verdade para que o come. Faith então decide descobrir se essa árvore realmente seria verdadeira ou apenas um delírio de seu pai e usá-la para tentar descobrir a verdade sobre a morte de seu pai.

Minhas impressões
A leitura é envolvente do início ao fim, a trama é muito bem constituída e com um mistério que prende o leitor a cada virada de página.
A escrita da autora tem um toque sombrio e envolve mistério, fantasia em um ambiente histórico e ainda mostra o leitor as consequências da mentira. Esse é o segundo livro que leio da autora e ambos foram sensacionais. Recomendo demais a leitura para todos.

Não posso deixar de mencionar a beleza do livro com um toque sombrio representando muito bem a trama.

site: www.ciadoleitor.com.br

Tamyres 23/05/2016

A Árvore da Mentira!
UAU! Que livro!

A trama gira em torno da família Sunderly. O Reverendo Erasmus, sua esposa Myrtle, a jovem filha Faith e o caçula Howard. O leitor se depara com a família viajando junto com o tio Miles de Londres para a pequena ilha localizada em Vane. Acontece que a protagonista dessa história é extremamente curiosa, o fato de a família ter arrumado essa viagem às pressas com a desculpa de que o pai, o grande naturalista e cientista, é convidado para uma escavação na ilha, desperta a desconfiança da garota.

A narrativa é em terceira pessoa e na maior parte do tempo, sombria e tensa cheia de metáforas intrigantes. A autora conseguiu descrever brilhantemente o cenário de uma ilha pequena, florestas e cabanas escuras e personagens inteligentes. No entanto, o mais curioso de tudo é a Árvore. A misteriosa planta que o Reverendo carrega para cima e para baixo com tanto cuidado e zelo desperta a atenção do leitor. Principalmente quando Erasmus Sunderly é encontrado morto em circunstâncias estranhas e suspeitas. Apenas Faith desconfia de que possa ser um assassinato, enquanto todos acreditam ser suicídio.

Na época em que a história é retratada, no século XIX, o suicídio é um crime quase bárbaro, desumano e terrível. Assim como o fato da sociedade impor o comportamento da mulher como esposa obediente e discreta. É isso que torna Faith uma personagem tão interessante, ela sempre foi contra as regras e obrigações da sociedade, é por isso que não é levada a sério quando conta sobre suas suspeitas.

Sendo assim, após tantas evidências e injustiças, a protagonista decide investigar a morte do pai, ela só não imaginava que o desejo pela descoberta do assassino a levaria para outros assuntos peculiares do pai. O diário do Reverendo achado pela garota a leva para a Árvore e como a boa cientista que quer ser, Faith a estuda. Toma conhecimento da planta e aprende como ela funciona.

O simples sussurro de uma mentira próximo à planta até ao alastramento da mesma dentro da ilha, permite um fruto que contém um segredo. Faith usa desse artifício para descobrir o responsável pela morte do pai, mas o fruto nunca é doce...

Se o pai foi assassinado, existe algum motivo... E Faith estará perto de saber a verdade. Frances Hardinge criou um mistério em torno da Árvore incrível. O desenvolvimento da história é rápido e inteligente. É viciante! Faz tempo que não me empolgo tanto com as páginas finais de um livro. “A árvore da Mentira” é um misto de suspense, ação e fantasia com um cenário sombrio, personagens inteligentes e uma trama bem montada sem pontas soltas. Recomendadíssimo!

"Escolha uma mentira em que as pessoas queiram acreditar..."

site: https://01amordelivro.blogspot.com.br/

Super Ci 06/05/2016

Resenha do Elefante Voador
Meu caso de amor com este livro começou antes mesmo da leitura. A Novo Século teve todo o cuidado de enviar o livro dentro de um saco de juta, junto com marcadores, uma carta do Reverendo Erasmus Suderly (citando a descoberta da árvore) e, acredite se quiser, um envelope com uma semente!

Como se não bastasse essa apresentação linda do livro, o projeto gráfico também me surpreendeu: desde a escolha das fontes utilizadas, a diagramação do livro que proporciona uma leitura confortável (e sem erros), as aberturas dos capítulos e a composição da capa (que é linda). Tudo é pensado meticulosamente mantendo a identidade do livro.

Resumindo:
1) apaixonada pela aparência do livro;
2) com uma plantinha para cuidar;
3) com expectativas altíssimas em relação a história;
4) com 304 páginas de leitura pela frente.

Foi assim que comecei a minha experiência com A Árvore da Mentira.

Veja a resenha completa no site do Elefante Voador.

site: www.elefantevoador.com

Silvana 03/05/2016

"Ouvi falar pela primeira vez da famosa Árvore do Embuste numa visita ao sul da China em 1860. (...) A Árvore, dizia-se, assemelhava-se a uma trepadeira, mas teria frutos cítricos possuidores de extraordinárias propriedades. A planta gostava de sombra ou meia-luz, e somente daria flores e frutos se alimentadas com mentiras. (...) Quando perguntei como uma planta poderia "alimentar-se" de mentiras, ele disse que a falsidade tinha que ser sussurrada à árvore, para então circular amplamente. Quanto maior fosse a mentira, e maior o número de pessoas que nela acreditasse, maior seria o fruto. Se alguém consumisse esse fruto, ganharia conhecimento do tipo mais secreto, e sobre questão de profundo interesse."

Faith Sunderlys está em barco com sua família em direção a ilha inglesa de Vane. Seu irmão mais novo Howard, não se conforma com a viagem e pergunta a sua mãe o porque deles estarem indo. É o que Faith também quer saber, mas com quatorze anos, ela não tem a mesma liberdade que seu irmão de seis, para fazer esse tipo de pergunta. Sua mãe explica que na ilha tem umas cavernas muito importante, onde os homens têm descoberto dezenas de fósseis especiais e como seu pai, o reverendo Erasmus é perito nesse assunto, eles pediram que ele viesse a ilha dar uma olhada. O que ela não explica é porque a família toda veio junto, já que eles nunca acompanharam seu pai a lugar nenhum. Mas Faith é curiosa e não sossega até descobrir que na verdade eles estão fugindo da vergonha, porque seu pai está sendo acusado de fraude.

Logo que chegam, são recebidos pelo pároco auxiliar e como sempre Faith fica com o pior quarto, ao lado da escada dos serviçais. Mas ela não liga, já que assim ela tem uma entrada livre dos olhares da sua mãe. E além de ficar com o pior quarto, ela ainda vai ter que cuidar do seu irmão. Ela sai para um passeio com How para distraí-lo e para conhecer as redondezas. E quando eles chegam a velha torre, Faith, sabendo que seu pai guardou uma das plantas ali, entra para dar uma olhada. Ela encontra uma planta com um pouco mais de um metro de altura e fica curiosa do porque de seu pai ter escondido ela na torre. E quando ela sai da torre, um homem chega perto deles e ela foge com How apavorada. Quando seu pai fica sabendo do que aconteceu, ela tem a impressão de que ele estava mais preocupado com o homem estar perto torre, do que com a segurança deles. E isso se confirma quando ele manda colocar armadilhas perto da torre.

Mas essa não é uma boa ideia, porque logo em seguida, uma das crianças locais quase perde o pé em uma das armadilhas. E isso somado a todos descobrirem a verdade sobre seu pai, faz com que os moradores locais comecem a desprezá-los. E a situação só piora, porque Erasmus é encontrado morto e não parece ter sido de causas naturais. Faith não se conforma com o que aconteceu e se propõe a descobrir a verdade. Ainda mais que na noite anterior, ela e seu pai fizeram algo escondido de todos. Ele pediu a ajuda de Faith para mudar de lugar a planta misteriosa que estava na torre. Faith começa a procurar nos papéis de seu pai e encontra uma espécie de diário onde ele descreve como encontrou a Planta do Embuste. Faith custa a acreditar nas coisas que lê sobre essa árvore e decide ela mesma testar para saber se aquilo tudo é verdade. Só que o que Faith vai encontrar, pode ser nenhum pouco agradavel, ainda que pareca ser assim.

"Faith tinha de saber se era uma coisa ou outra. Se a árvore podia revelar segredos, então quem sabe revelaria para ela o mistério em torno da morte de seu pai."

Quando li a sinopse desse livro, fiquei bem intrigada com ele. E quando chegou, de surpresa, porque não sabia que a editora ia enviá-lo, eu peguei ele na mão e que livro mais lindo é esse? A capa é perfeita, a edição toda é. E sabe aqueles livros que a gente não se cansa de olhar? Esse é assim. E quando comecei a ler, fui lendo bem devagarzinho, para a história durar bastante. Já que logo no primeiro capitulo, já me vi envolvida pela escrita maravilhosa da autora. Eu já tinha visto vários elogios a escrita dela, mas não tinha lido nada dela ainda. Lembrou muito a escrita do Zafón, que eu amo. Aquele toque sombrio, mas ao mesmo tempo leve e até um tanto inocente. E a autora tratou de vários assuntos na história além da fantasia em torno da árvore que claro, é o assunto principal, a mentira e suas consequências. Mas o machismo da época também foi um dos assuntos de destaque na história. Coitada da Faith, além de mulher, é praticamente uma criança, que não podia ter vontade própria.

Faith num primeiro momento passa a impressão de ser uma garotinha desamparada, oprimida pelo machismo da época. Desprezada pelo pai e ignorada pela mãe, ela não se deixa abater e se mostra uma garota inteligente e esperta e que me surpreendeu com sua capacidade ao descobrir sobre a árvore. Eu quando tinha quatorze anos não faria nem 20 por cento do que ela fez. Ela arquitetou um plano tão complexo, que acho que até ela se surpreendeu quando deu certo. Mas ela errou bastante também, e quando percebeu, estava na mesma situação que seu pai esteve, seduzida por uma planta que ela não tinha nem ideia do que era capaz. E a história foi conduzida com maestria e com um final digno da grandiosidade da história. É claro que recomendo o livro. Em um mundo de tantos livros e histórias parecidas, quando encontramos um tesouro como esse, ele merece destaque.

"Escolha uma mentira em que as pessoas queiram acreditar. Elas vão agarrar-se a ela, ainda que seja provado que é falso perante os olhos delas. Se alguém tentar mostrar-lhes a verdade, as pessoas vão se virar contra este e lutar com unhas e dentes."

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2016/04/resenha-arvore-da-mentira-frances.html

Lina DC 27/04/2016

Narrada em terceira pessoa, a trama gira em torno da família Sunderly, tendo foco em Faith, a filha mais velha de 14 anos de idade. A história começa com uma "fuga" da família, que saí de Londres e está em um barco à caminho da ilha de Vane. Faith desconfia que é uma fuga por causa da pressa dos pais, o reverendo Erasmus Sunderly e sua esposa Myrthe, mas ela não tem provas. Pelo menos por enquanto...
Ao chegar em Vane, a família se depara com uma comunidade pequena e extremamente fechada. Seu pai e seu tio Miles foram convidados a participar de uma escavação local, com quatro outras pessoas: o Dr Jacklers, o Sr. Anthony Lambert, o pároco local, o Sr. Clay e Ben Crock. O reverendo é um naturalista, um cientista conhecido que guarda um enorme segredo. Algumas de suas ações mancharam seu nome na comunidade científica e ao descobrirem isso, os habitantes de Vane mostram sua verdadeira face.
Faith é perspicaz, curiosa e não se conforma com o papel da mulher na sociedade da época. Tudo que ela quer é ser como seu pai, uma cientista, participar de escavações e fazer descobertas incríveis. Em casa ela é tratada mais como uma empregada do que uma filha, tendo como tarefa principal servir de babá para Howard, seu irmão de seis anos de idade. O destrato emocional é perceptível desde o início da leitura, principalmente por parte da sua vaidosa mãe, que a infantiliza sempre que pode e a excluí de todos os assuntos de adultos.
Acontece que ser inteligente demais é algo que pode ser prejudicial em uma comunidade tão pequena. Por exemplo, ela observa o comportamento errático do pai, que age de forma abrupta, demonstrando rompantes emocionais em um momento e em seguida, parece estar desconectado do mundo. O que será que o motiva a agir assim?
Em meio a esse cenário de segredos e mentiras, o reverendo é encontrado morto. Só que o que ninguém sabe é que horas antes de sua morte, ele compartilhou seu segredo com sua filha: a árvore do embuste. E por saber esse segredo e saber onde ele estava é que a protagonista tem certeza absoluta de que ele foi assassinado. Mas todos querem deixar a morte dele como um acidente ou até mesmo um suicídio. Afinal, quem teria motivos para assassiná-lo? E quem, em uma comunidade tão fechada, seria capaz de realizar tal monstruosidade?
Apoiada na descoberta que fez do pai e nas anotações do diário dele, a jovem irá investigar por conta própria tudo o que aconteceu. Mesmo que isso signifique espalhar mentiras alarmantes na comunidade, para alimentar uma árvore misteriosa, que não precisa de sol e nutrientes para prosperar. Apenas mentiras...
A trama é totalmente cativante e prende a atenção do início ao fim da obra. Com um tema diferente e uma escrita viciante, "A árvore da mentira" se tornou uma das leituras favoritas do ano de 2016.
O enredo é complexo, os personagens são repletos de nuances e a escrita é fluida, concisa e ritmada. Tudo no livro chama a atenção. Todos são suspeitos. E ninguém está seguro.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho excepcional. A contracapa é linda, a capa é sombria e combina perfeitamente com a história e o final é de tirar o fôlego.
Angel* 13/01/2018minha estante
Amante de um bom livro de suspense A Árvore da Mentira não me decepcionou. Uma história instigante, daquelas que você começa a ler e não quer parar... amei... personagens fortes, principalmente a protagonista e um livro que além da tensão, medos e incertezas a que me remeteu durante a leitura ainda deixa um aprendizado. Não entro em maiores detalhes pois tudo o mais já foi dito antes de meu comentário. Recomendadíssimo para quem gosta desse estilo. bj da angel ;)