Simplesmente Crente

Simplesmente Crente Michael Horton

Resenhas - Simplesmente Crente

Claudio.Santos 12/05/2020

Legal
O livro busca despertar a beleza da vida cristã comum em meio a um tempo onde se cultura o extraordinário e às megaperformances espirituais.

Guilherme.C 13/11/2019

Tema peculiar
O livro traz um assunto muito rico e até mesmo radical para os dias de hoje. Mas não consegui identificar se é a tradução, ou a forma que o autor escreve, ele parecia do meio em diante muito arrastado, e eu custei a terminar de lê-lo. Apesar de tudo, saí com bastante informação relevante.

Kelly Oliveira 28/09/2019

Por uma vida cristã comum
Toda vez que penso na minha vida cristã, na minha jornada com Cristo, na minha experiência com uma igreja local, me lembro desse livro e isso tem sido bom para mim. Simplesmente crente se tornou um símbolo na minha vida, a própria capa está gravada na minha mente: “por uma vida cristã comum”. Um símbolo do que significa ser um crente comum, o que na verdade todos os cristãos deveriam ser. Um símbolo que me lembra que a vida cristã de verdade acontece na rotina do dia a dia e não nos grandes eventos, ou que ela não é o que aparece nas notícias do mundo gospel. Se você é um crente, tenho certeza que já está me entendendo.

Quando o li pela primeira vez em 2017, foi impactante. Michael Horton lançava sobre mim tantas óbvias verdades, que praticamente a cada página lida parava e ficava olhando para o nada. Foi mesmo necessário reler esse ano para entender melhor e talvez eu o faça pela terceira vez.

Publicado originalmente em 2014, e traduzido e publicado no Brasil pela Editora Fiel em 2016. Segundo o autor a obra não é primeiramente uma crítica, mas é sim rss! Simplesmente Crente é uma baita crítica ao radicalismo, ao exagero, a busca pela grandeza no mundo evangélico, para citar alguns pontos. Enfatizando: o livro é uma crítica! E por isso também, é dedicado a todos os crentes, uma espécie de convite para abraçarmos o ordinário, o corriqueiro da vida cristã que afinal, segundo Horton, é a atitude mais corajosa e radical que podemos ter.

O livro é dividido em duas partes: Na primeira “RADICAL E INQUIETO” o autor aponta os problemas e faz suas críticas e denúncias aos crentes e ao próprio mundo contemporâneo. Segundo ele vivemos em um mundo inquieto, em que as pessoas estão sempre atrás do: revolucionário, transformador, impactante, máximo, extremo, alternativo, inovador, notícia explosiva, mudança de vida etc etc; o que tem gerado uma aversão – em decorrência dessa inquietação – ao comum, corriqueiro, simples… em outras palavras: está tudo complicado demais. Na segunda parte “ORDINÁRIO E CONTENTE” ele faz suas sugestões para solução dos problemas, como por exemplo sua longa meditação sobre o que é contentamento e como vivê-lo na prática. Coisas assim, que qualquer cristão já sabe mas que precisa relembrar de tempo e tempo.

Alguns pontos que gostaria de destacar são:
1. O levantamento histórico que ele faz do radicalismo na Igreja, desde do clube santo dos irmãos Wesley até a onda do movimento reformado calvinista que ele notava provavelmente enquanto estava escrevendo o livro e que nós estamos presenciando atualmente no Brasil. Como ouvia sempre uma pessoa dizer: o problema são os excessos. E como as pessoas erram nisso.
2. Achei importante essas afirmações: A cultura tem verdadeira adoração pela juventude e isso há muito chegou na igreja. Segundo Horton, a preocupação com os jovens se desenvolveu de um “culto de jovens” para uma igreja só de jovens. Não se busca mais maturidade bíblica, parece que todos querem continuar a ser crianças e mimadas.
3. O que ele aborda no capítulo quatro, em resumo: estamos viciados em novidade perpétua e isso não é bom.
4. A abordagem que ele fez sobre o assunto da ambição. Nunca tinha visto nada parecido. A ambição afinal é um vício e não uma virtude… como isso é confrontador.
5. O contentamento como um lugar de descanso.
6. O próprio título do capítulo dez diz o que quero expressar: “Pare de sonhar e ame o próximo”.

Mas o livro não é só flores. Eis o porquê gosto tanto dele, mas não o considero um dos meus favoritos. O autor se empolga em vários pontos do livro, isso é, ele sai do assunto para divagar sobre outras coisas e se alonga nelas; e usou também o livro para defender seu calvinismo, o que até aí tudo bem, muitos autores dessa linha teológica fazem o mesmo, mas ele usou também das páginas para defender pontos doutrinários bem polêmicos e que não tem nada a ver com a questão central, como por exemplo: o batismo de crianças; o que na minha opinião quaseee acaba estragando o livro, eu disse quase.

Outra coisa que não gostei também foi a quantidade de páginas ou seja a dedicação e principalmente o tom que ele fez uso para criticar o Charles Finney. Vale dizer que apesar de eu ter a teologia sistemática do Finney na estante, não a li completamente e ainda não estudei a fundo a vida dessa figura da história da igreja, porém, não achei legal a forma que o autor criticou o Finney.

É o tipo do livro que eu recomendo muito, mas com ressalvas. Por isso uma recomendação difícil e por isso esse livro está aparecendo por aqui somente agora. Se você já leu Simplesmente Crente por favor me conta o que achou.

site: https://cafeebonslivros.blog/2019/09/27/simplesmente-crente-de-michael-horton/
. 28/09/2019minha estante
Bela resenha! Vc congrega em que igreja, no sentido denominacional?

Kelly Oliveira 28/09/2019minha estante
Vou te responder no privado ;)

Barbara.Tomaz 29/09/2019minha estante
Boa resenha. ?

Kelly Oliveira 29/09/2019minha estante
Obrigada Bárbara!

Marlon 22/02/2019

Vivendo além do extraordinário!
Michael Horton traz no livro “Simplesmente Crente” uma abordagem incomum, em um tempo que se clama por avivamento e se quer gerar um avivamento, o autor considera esse desejo uma fuga. Ansiamos pelo extraordinário, pelos milagres, pelas grandes mudanças pois esperamos A Grande Coisa acontecer para que o cenário atual mude. Não queremos trabalhar dia após dias através dos meios ordinários, queremos meios mais fáceis e efetivos. O “Simplesmente Crente” é um soco no nosso velho Adão, pois muito provavelmente não seremos vistos e nem reconhecidos pelo que fazemos para Deus. Muito das nossas intenções tem uma capa santa, mas seu interior são egoístas.

Trechos desse livro você encontra em:

site: https://trechoselivroscristaos.com.br/resumos/simplesmente-crente-michael-horton/

Lucas 21/11/2018

A vida ordinária é bela
Horton nesse livro apresenta o quanto a vida ordinária, ou seja, a vida corriqueira é bela e didática para crescermos na graça. Inicialmente, Michael Horton apresenta alguns movimentos de jovens cristãos que estam sempre "inovando" para que novos jovens participem da igreja. Não apenas jovens, mas toda a igreja local pode criar uma cultura pensando em um forma comercial em atrair novos visitantes. O autor explica o quanto isso pode ser maléfico para a comunidade local, tanto para os cristãos que lá pertencem, pois passam a confiar em si mesmos e não no Senhor. Outro perigo dessa abordagem é a presente angústia e ambição gerada por ser uma igreja relevante. Na segunda parte do livro, Horton, faz as aplicações a nós, cristãos, que desejam viver uma vida não necessariamente extraordinária, mas que glorifique a Deus no trabalho, na escola, na família e igreja. Horton explica que o Deus extraordinário ordena coisas ordinárias para que tenhamos alegria, aprendamos a graça e possamos anseiar pelo futuro extraordinário que nos aguarda. Enquanto isso não acontece, não necessitamos de um novo herói, mas sim de um Senhor que é eternamente melhor e desejado que um simples herói. Enfim, livraço que gostei muito de ler. Único ponto negativo que destaco é a primeira parte do livro que Horton acaba de tornando repetitivo em alguns pontos. Mas no geral, excelente livro! Vale a leitura!

joaoaranha 28/02/2018

Ótimo confronto.
Como viver minha fé na vida comum do cotidiano, diante de uma sociedade e igreja irriquieta, que exige, em todo momento, um Deus incrível, fantástico e extraordinário? É nesse questionamento confrontador que Michael Horton nos leva a uma ótima reflexão em "Simplesmente Crente". Obra recomendadíssima da Fiel Editora.

Ruan.Maurili 16/05/2017

Simplesmente crente Por uma vida cristã comum
Um livro que todo crente deveria ler, nele, o autor identifica um certo tipo de obsessão de muitos evangélicos pelo extraordinário, pelo incomum, estes tais crêem que Deus age assim o tempo todo, porém, ao agirem assim, acabam ignoraram do por completo os aspectos práticos e comuns da vida cristã que se manifesta no cotidiano, e devemos nos conscientizar de que Deus também age por meio do que é comum e ordinário para promover seu reino entre os homens e abençoar nossa vida.