Simplesmente Crente

Simplesmente Crente Michael Scott Horton

Resenhas - Simplesmente Crente

Regy 28/03/2024

Crente e não seguidor de modinha
Esse é um daqueles livros que precisamos retomar a leitura outra vez e outra vez. Não posso dizer que concordo com tudo que o autor defende, mas posso afirmar que muito do que ele fala, é necessário. Precisamos voltar ao primeiro Amor. A fé que uma vez nos foi dada pra seguir o Cordeiro de Deus. Ser simplesmente crente é o que Jesus nos chamou a ser. Não super crentes, não crentinhos. Crentes em Cristo Jesus, andando como os discípulos andaram.
Precisamos observar o Evangelho e seguir o Chamado.

Cristiano 02/02/2024

Acalma seu coração, crente
Este livro vem como um acalento ao coração do crente que percebe como é incapaz de retribuir a Deus o que recebe dele. Pois de fato, não há como fazer por ele nada que se compare ao que ele fez e faz por nós. Nem ele espera isso de nós, justamente por ser impossível.
Também é um alerta ao crente que se esforça para merecer a salvação e a benção do Senhor. Pois suas maiores realizações, por belas e espetaculares que sejam, são inúteis para este fim.
Da mesma forma, é um reconhecimento a cada pequena coisa, normal e ordinária, que a vida do servo de Deus realiza em amor ao Mestre e a seu semelhante.
Ponto negativo para mim, é que às vezes, tive a impressão de certo exagero em algumas abordagens do autor. Mas isso foram exceções à regra. A abordagem dele em sua grande maioria é coerente e precisa.
Livro muito bom.

Jessica 28/11/2023

Apreciando o ordinário
Graças a Jesus, que fez por nós o extraordinário, temos liberdade pra, nEle mesmo, viver ossa ordinária vida de modo a glorificá-lo. Horton foi feliz em nos encorajar a uma vida simples, cujo foco é cumprir com nossas mãos o chamado que Deus nos deu.

Questiona o que é o convite a ser radical, revolucionários, extraordinários, inconstantes, ambiciosos, e repensa a busca desenfreada pelo sucesso, que tantas vezes nos exaure e acentua a ansiedade que nos atormenta.

Em contrapartida, nos propõe uma vida regada pelo contentamento de estarmos satisfeitos em Jesus e, consequentemente, aceitar dEle a porção que nos cabe. Amando o próximo, servindo em nossas vocações ordinárias e nos preparando para a grande coisa da vida de quem foi salvo por Cristo: o encontro com ele face a face. Essa é a grande coisa extraordinária das nossas vidas e é ela que nos deve encorajar a viver simplesmente uma vida ordinária para glória de Deus.

Eu amei a leitura e as reflexões trazidas, me tem ajudado a olhar pro dia a dia com mais clareza e buscar dignificar ao Senhor através dos meus tantos afazeres comuns. Servir o jantar, lavar o banheiro, ensinar a Bíblia, alimentar meu gato, ser terapeuta, pesquisar sobre os refugiados, tudo isso tem o mesmo valor quando feito pra glória de Deus. E é simplesmente maravilhoso. Posso descansar e ser ordinária, o extraordinário já foi feito pelo meu Pai.

Karine.Maco 30/09/2023

Não é um livro simples
Pelo título e descrição eu julguei que seria um livro de leitura simples e rápida mas, eu me enganei. Esse livro traz muitas discussões que exige embasamento teológico, confesso que muitas coisas que li acabei não atendendo completamente. É um livro que traz uma mensagem muito importante sobre o cristão servir a Deus no dia a dia, glorificando-o na rotina de leitura da palavra e oração, transmitindo esses ensinamentos ao descendentes. Eu acredito que esse livro seja de maior utilidade quando lido por pastores pois, eles terão embasamento teórico teológico para compreender as discussões e argumentos levantados em vários momentos no livro. Acredito que por isso demorei tanto pra concluir essa leitura, foram no total sete meses porque acabava deixando de lado e me dedicando na leitura de outros livros.

Sandro 23/12/2022

No ritmo da graça
Deveríamos ser contentes pelo fato de sermos salvos. E esse contentamento deveria abranger todas as áreas de nossa vida. Porém não vivemos assim. Somos descontentes em vários aspectos.
E essa tendência nos leva a buscar alguma coisa, algum movimento, alguma ação que tampe esse buraco.
E nesse looping infinito ser crente já não é o bastante, temos sempre a próxima grande coisa a fazer.

É tão óbvio, e ao mesmo tempo tão difícil. Pois até quem é crítico destes movimentos do super, hiper, ultra, extraordinário pode recair na falt
a de entendimento bíblico do que realmente é ser simplesmente crente.

Neste livro você terá uma explanação sobre o tema que será um ótimo direcionamento para uma vida cristã comum, repleta da graça de Deus.

Mi 08/07/2022

Você já achou fatigante a rotina semanal de ir à igreja e fazer sempre as mesmas coisas? Já questionou sua vida monótona comparada à vida de pessoas que acredita que realmente estão fazendo a diferença no mundo? Percebeu o quanto as pessoas têm saído desse meio para formar movimentos com características próprias e inovadoras de adoração a Deus?

Enquanto somos peregrinos nessa terra, nossa vida cristã é feita de processos e repetições, da forma mais singela e perseverante. Com olhos de ambição, queremos viver nossa vida à procura de algo novo constantemente, nunca estamos satisfeitos, inclusive para exercer nosso chamado; contudo, não se trata de como achamos que devemos adorá-lo, mas da forma que Ele instituiu que devemos adorá-lo. O ordinário não significa miserável, mas é o meio pela qual Deus mostra seu constante cuidado para conosco, e por onde o Espírito Santo age propagando o Reino dos Céus. Há beleza nisso. Esse livro faz um retorno ao propósito estabelecido pelo Senhor, Criador e Soberano, registrado na Bíblia. Ele fala muita coisa, e cada parte é sensacional.

Pessoalmente falando, esse livro marcou minha vida; trouxe à tona verdades das Escrituras e reflexões sobre como tenho vivido meus dias conforme a cultura. O conselho é ter discernimento durante a absorção do conteúdo, e ser compreensivo, pois o livro é a análise de Horton sobre seu contexto atual a partir da cosmovisão cristã.

Recomendo a todos os irmãos em Cristo: simplesmente leia, crente hahaha - e especialmente aos jovens!

Zaqueu 04/07/2022

Vida com Deus na simplicidade
O segredo em ser um servo de Deus é ter uma vida simples no sentido de que tudo o que fizermos seja para elevação ao nome dele pois tudo é para honra e glória no nome dele.Em tempos confusos essa leitura nos dá uma rota em como podemos ser felizes com o pouco que temos e que as vezes a nossa ingratidão nos distancia de Deus.

Floriele 02/07/2022

Crescimento exige constância
Este livro é incrível. Horton nos apresenta uma maneira de enxergar a vida cristã para além de uma busca pela "próxima grande coisa", mas esta deve ser vista como uma constante e gradual busca pelos meios ordinários de crescimento que Deus nos deu, como oração, serviço na comunidade local, contentamento em nossas, muitas vezes, entediantes rotinas.
Precisamos alicerçar nossa fé naquilo que é firme, e que não muda quando tudo está "comum".

Rafaela.Silva 13/04/2022

Edificante
Esse é um daqueles livros que você precisa prestar bastante atenção pra não acabar se perdendo. Eu não entendi 100% do livro por ter vezes que acabei me distraindo ou simplesmente não tinha um pré conhecimento pra compreender o texto por completo, mas fiquei muito satisfeita com tudo oq consegui absorver.

O foco dele é nos ensinar acerca do valor do ordinário. Nossa vida ordinária não é uma vida medíocre, muito pelo contrário, ela pode ser extraordinária se nos dedicarmos em enxergar o potencial que Deus nos deu no lugar que nos colocou.

Certamente vou pensar em reler quando tiver mais conhecimento para poder entender mais do livro.

A única coisa que me incomodou foram os capítulos grandes pois isso me desestimula um pouco, mas é mais preguiça minha do que qualquer outra coisa.

Cranudo 09/04/2022

Sistemática da Vida
Livro essencial para todo cristão. Basilar e conciliador, bem como profundo e bíblico.
Quem não teve um "discipulado oficial" só tem a ganhar com os momentos dedicados à leitura.

Thiago 31/03/2022

Por uma vida cristã comum
A cultura atual nos diz para sempre buscarmos o extraordinário, o fantástico, a experiência mais empolgante, intensa e "significativa". Mas não percebemos que os grandes avanços acontecem a partir das tarefas corriqueiras, comuns do dia a dia, a rotina "chata" que todos reclamam. A cristandade não passou ilesa pela moda das grandes experiências, dos super eventos, da busca incessante pela catarse. E é nesse ponto que Michael Horton bate, mostrando como a ambição de realizar projetos megalomaníacos, apagam os méritos de uma vida cristã comum, baseada nas disciplinas espirituais, vida em comunidade e amor ao próximo. Afinal de contas, é muito mais empolgante se imaginar abrindo poços de água na África, do que ajudar com um encanamento que estourou no vizinho.

vet_leitora 21/03/2022

simplesmente excelente
Neste livro há diversos conselhos práticos pra "crentes comuns".

Michael Horton explica que não há necessidade de ir morar na África para estar servindo a Deus, mas podemos servir ao Senhor em nosso chamado "comum".

Não são apenas missionários os chamados a espalhar o Evangelho, mas todos os crentes. Cada um pode falar sobre sua fé para os vizinhos.

Esse livro foi escrito por uma pessoa comum para pessoas comuns.

Ele é dedicado a todos os crentes que vieram antes de nós e viveram vidas exemplares no anonimato.

Não é necessário ser "radical" ou "famoso" para ser um bom crente. A maioria dos crentes verdadeiro nem é lembrado, mas enquanto viveu ajudou o mundo e fez discípulos.

O livro é bem gostoso de ler, sem ter uma gramática rebuscada que seja difícil de entender.

Obviamente existem algumas partes que não concordo, já que não há duas pessoas no mundo com a mesma opinião em tudo.

Mas a fonte bíblica para o livro é forte, com as passagens referência para cada parte do livro.

No geral, muito, muito bom, e extremamente necessário para todos os crentes.

Gualter 26/02/2022

Um chamado ao ordinário
"Esquecemo-nos de que Deus distribui seus dons extraordinários por meios ordinários de graça, nos ama através de portadores da sua imagem que são semelhantes e comuns, e nos envia ao mundo para amar e servir ao próximo em chamados comuns." (P. 19)

Ordinary: Sustainable Faith in a radical restless world ou "simplesmente Crente" como foi traduzido pela Editora Fiel é um livro importante para questionar nosso chamado como cristãos no mundo. O livro tem uma crítica importante a tendência de buscar o extraordinário e fantástico a cada segundo de nossas vidas e esquecermos que ela ( a vida), se dá no cotidiano.
O livro é bom e tem insights importantes para o cristãos contemporâneos. Porém a escrita de Horton nesse livro (principalmente no final) é arrastada e dá a impressão que sua mensagem poderia ter sido mais resumida. Por fim, Horton é um Reformado cessascionista então algumas de suas afirmações podem incomodar alguns, o que não desmerece a obra como um todo, que no geral, é bem recomendável.

Ronne.Melo 28/01/2022

Excelente livro que me veio na hora errada...
Livro excelente, contém grandes verdades. Escrito de forma clara, mesmo que em algumas vezes eu achei o autor um pouco romântico demais ( e não é uma crítica) mas dificulta um pouco o entendimento de algumas coisas, no fim se mostra um livro relevante e necessário. Creio que me veio no dia errado, e que eu por falha minha mesmo, não consegui absorver tudo que poderia.