Um Chapéu Cheio de Céu

Um Chapéu Cheio de Céu Terry Pratchett

Resenhas - Um Chapéu Cheio de Céu

Felipe 29/08/2022

A diferença entre parecer e ser
Em "Um Chapéu Cheio de Céu" voltamos a acompanhar as aventuras de Tiffany Dolorida, uma jovem bruxa de 11 anos, e seu aprendizado a respeito do mundo e do que significa ser uma bruxa e uma boa bruxa.

Seguindo as pegadas do primeiro livro, aqui o humor é presente em diversos momentos, sendo um humor voltado para um público mais adulto mas sem precisar apelar para fazer rir, focando mais em satirizar situações cotidianas e certos tipos de pessoas.

A história, assim como as personagens, são mais maduras nessa continuação e isso é mostrado de uma forma muito natural, continuam muito carismáticas e divertidas e todas contam com boas passagens e momentos marcantes.

Com várias pequenas lições a respeito da vida e de autoconhecimento, o livro transmite bem sua mensagem. Confiar em si mesmo, valorizar o amor e a amizade, respeitar e ajudar o próximo sempre que possível e encarar as responsabilidades sem medo dos momentos difíceis que possam surgir são alguns dos pontos que o autor aborda, além de tecer criticas ao estilo de vida superficial, onde o parecer é mais importante do que ser e o status é levado mais em conta do que fazer a coisa certa.

A narrativa é simples e muito gostosa, fluindo muito facilmente e prende o leitor sem fazer esforço. Uma jornada de aprendizado e autoconhecimento que desperta a empatia e nos faz refletir a respeito de nossas escolhas e valores.

Acessível a todas as idades, é recomendado para todos os fãs de fantasia e aventura e em especial para quem curte histórias "infantis" que são muito mais do que isso e personagens espertos demais para o próprio bem.

Coruja 19/01/2021

"Sempre enfrente o que você teme. Tenha apenas dinheiro suficiente, nunca em excesso, e um pouco de corda. Mesmo que não seja sua culpa, é sua responsabilidade. Bruxas lidam com as coisas. Nunca fique entre dois espelhos. Jamais cacareje. Faça o que deve fazer. Nunca minta, mas você nem sempre tem que ser honesta. Nunca faça desejos. Sobretudo, não faça desejos a uma estrela, o que é astronomicamente estúpido. Abra os olhos e, então, abra os olhos novamente."

------------------------------------------------

Continuando minha tradição de começar o ano com Pratchett, comemorei a chegada de 2021 relendo Um Chapéu Cheio de Céu, segunda aventura de Tiffany Dolorida. Tinha várias vagas lembranças da história (que li pela primeira vez em 2011), mas há sempre algo mais a ser dito e visto em cada releitura que fazemos - além de observações sobre a tradução, visto que minha leitura anterior foi do original em inglês.

De pronto observo que não vi grandes problemas de tradução (Pratchett é difícil de traduzir, com seus trocadilhos e ironias intertextuais), mas vários de revisão. Conectivos faltando, artigos num gênero com substantivo em outro, letras comidas… Fiquei desapontada, especialmente comparando com o cuidado das edições mais antigas da série, publicadas pela Conrad. Faltou um pouco mais de atenção.

Dito isso… tratemos da história.

Após derrotar a Rainha das Fadas com uma frigideira, uma boa dose de talento natural para a bruxaria e a ajuda dos Nac Mac Feegle, chegou o momento de Tiffany começar a aprender o quê, de fato, significa ser uma bruxa. Para tanto, ela deixa sua casa e as colinas de Giz, indo se empregar como aprendiz com a senhorita Plana - criatura peculiar, que possui uma única alma dividida entre dois corpos.

------------------------------------------------

"Tiffany havia feito mágica, mágica de verdade. Até fazer, ela não sabia que era capaz; quando estava fazendo, ela não sabia que estava; e, depois, ela não sabia como acontecera. Agora, teria que aprender como fazer."

------------------------------------------------

Não demora muito para Tiffany perceber que sua noção do que é ser bruxa é algo bem diferente - e muito menos glamouroso - da realidade. Longe de suas raízes, ela precisa compreender e descobrir a si mesma e como se encaixar no mundo ao seu redor.

Um Chapéu Cheio de Céu - na verdade, todos os livros da Tiffany na série maior de Discworld - é uma típica história de amadurecimento, embora leve a questão do conflito de identidade ao extremo. Tiffany, ridicularizada pela ‘clique’ em que tanto deseja se encaixar, acaba se tornando vulnerável a uma entidade predatória - o Enxame - que literalmente invade seu corpo e tenta absorver sua personalidade em si.

O que o Enxame realmente faz, contudo, não é simplesmente tomar para si a vida de seu hospedeiro. O Enxame não tem exatamente uma vontade; ele é praticamente apenas medo e instinto. Ao encontrar uma mente em que se instalar, ele absorve a essência - e os desejos sem censura e sem barreiras sociais - daquela criatura.

Desejos é a chave da questão e é por isso que o que mais horroriza Tiffany é perceber as ações do Enxame enquanto está no controle de seu corpo como um reflexo dos desejos egoístas que ela possuía - os quais não tinha coragem de vocalizar por não serem social ou moralmente aceitáveis. De um certo ponto de vista, o Enxame é uma representação do Id de Tiffany e é por isso que ela se sente responsável pelos malfeitos dele, ainda que ela tenha uma desculpa perfeita para justificá-los (o famoso “eu não estava em plena posse das minhas faculdades mentais”).

------------------------------------------------

"Era muito fácil ter um lapso de pequenas crueldades descuidadas, só porque você tinha poder e outras pessoas não; muito fácil pensar que as outras pessoas não importavam; muito fácil pensar que ideias como certo e errado não se aplicam a você."

------------------------------------------------

Para resolver essa questão, lidar com sua culpa e responsabilidade - e também resolver de uma vez por todas o problema com o enxame - Tiffany precisa encontrar o que a vovó Cera do Tempo chama de “a alma e o centro”, o que faz de Tiffany a pessoa que ela é. Algo que tem muito a ver com suas raízes: com as colinas do Giz, com as memórias de vovó Dolorida, o trabalho com as ovelhas e o queijo, um ritmo, um ideal, uma imagem de algo que vai para além do real, ainda mais verdadeiro do que aquilo que podemos apenas ver.

Se levados aos extremos, os conflitos de Tiffany ainda assim são típicos da adolescência. Ela deixa o universo do que lhe é familiar, tenta se conformar ao que é esperado dela, tenta se encaixar com a turma das populares e, à deriva num mar de incertezas, encontra um porto seguro nas memórias de família - nesse caso, a avó -, na tradição do trabalho das colinas, na liberdade de aceitar-se exatamente como ela é, independente das expectativas dos outros.

Na introdução de A Slip of the Keyboard, Neil Gaiman fala que as pessoas tinham a impressão de Pratchett, baseado em seus escritos, como um homenzinho simpático e repleto de humor; mas o que ele era realmente era um homem furioso com as injustiças do mundo.

Há algo dessa fúria em muitos dos personagens do Discworld. Sam Vimes, Reg Shoe, Vetinari, William de World, Brutha, Susan St. Helit, Angua, Vovó Cera do Tempo e, sim, Tiffany. O fato dessa subsérie do Disco ser considerada infanto-juvenil não diminui nem um pouco o peso que os temas apresentados possuem.

Pratchett sempre nos faz rir, mas, às vezes, é um riso nervoso, reflexivo. Ele não é simplesmente um colecionador de ideias absurdas, mas, acima de tudo, um questionador. Em sua melhor forma - e os livros da Tiffany estão nessa categoria -, Pratchett vai para muito além do simples escape de que muitos críticos acusam a fantasia. Não que isso faça diferença visto que, como bem disse Tolkien, quem se preocupa com fugas são os carcereiros da prisão.

Com sua irreverência, otimismo e tremenda humanidade, Pratchett nos faz um constante convite à reflexão, sem ser pedante ou didático. Responsabilidade, identidade, amadurecimento, compaixão, a diferença entre o que desejamos fazer e o que é necessário fazer, nosso papel dentro de uma comunidade são algumas dessas reflexões em Um Chapéu Cheio de Céu: a alma e o centro que buscamos em cada um de nós.

------------------------------------------------

"Por que você parte? Para que possa voltar. Para que possa ver o lugar de onde veio com novos olhos e cores diferentes. E as pessoas de lá veem você de forma diferente também. Voltar ao ponto de partida não é a mesma coisa que nunca partir."

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/01/um-chapeu-cheio-de-ceu-alma-e-o-centro.html

Alexandre 21/04/2022

Cavalo branco Uffington
Um autor com uma fluidez textual encantadora e um humor sagaz e nobre. Histórias focadas, sem tentativas de convencer demais. Obrigado mais uma vez pela experiência, Terry Prachett.

Babi 28/08/2022

Sinceramente me surpreendi com esse livro. Não é lá o melhor livro que eu já li, mas é muito bom ( cheguei ate a me emocionar em determinadas partes).
Assim como o seu antecessor (os pequenos homens livres), tem uma abordagem engraçadinha, o que eu gostei bastante. Mas nesse livro os acontecimentos foram bem mais desenvolvidos e até trás pequenas reflexões sobre a vida ( de um jeito leve) que deixou a história melhor ainda.
Recomendo a leitura pra quem quer um livro de aventura engraçadinho

Priscila 29/06/2016

Um livro que merece ser lido por todos (contém spoiler do primeiro livro)
Nesse livro Tiffany Dolorida se encontra em uma nova aventura. No primeiro livro, conhecemos Tiffany uma jovem muito esperta e muito nova para ser uma bruxa, mas que conseguiu derrotar a Rainha das Fadas, com a ajuda dos pequenos Pictsies. Ela demonstrou um talento muito importante para ser uma bruxa, manter os olhos abertos e usar o bom senso.

Agora em Um chapéu cheio de céu, temos o seu desenvolvimento e crescimento como bruxa, descobrimos que ela faz parte de uma longa linhagem de bruacas e agora ela terá que por a prova, tudo que aprendeu ao derrotar a Rainha das Fadas.

Tiffany tem que deixar o Giz, para ir acompanhar uma bruxa mais experiente que pode mostrar-lhe como desenvolver e controlar seus talentos, e essa bruxa tem suas peculiaridades, algo bem interessante é a casa onde ela ensinará novos truques para Tiffany.

No decorrer dessa viagem descobrimos que Tiffany está sendo perseguida. Ela não faz ideia disso, mas os Pictsies já sabem disso e partem para ajuda-la, depois de uma boa conversa com a sua líder Kelda. Amei essa parte, pois essa Kelda tem uma personalidade e tanto.

Esses pequenos homens livres, Pictsies, na minha opinião são os responsáveis pela boa dinâmica do livro. Eles estão sempre no meio de alguma confusão e são o suporte essencial para Tiffany. Outros personagens também são importantes, como algumas bruxas que aparecem, e uma que me identifiquei muito, pois ela fala muito 'humm' que é contagiante. Como um amigo me disse: "quando o livro imita a vida, ou seria ao contrario". Terry Pratchett consegue criar personagens marcantes e com personalidades únicas.

Nesse livro aprendemos, que temos que enfrentar nossos medos. E aprendemos lições importantes sobre ser uma bruxa. Tiffany aprende lições que serão uteis para toda a vida. Eu gostaria de entrar em detalhes sobre as lições aprendidas por Tiffany, mas estaria dando muito spoilers, por isso vou me segurar.

Um chapéu cheio de céu, é uma historia que tem pouca ligação com o restante dos livros do mundo de Discworld. Esse livro é maravilhoso, melhor que o primeiro, ele foi escrito com maestria. Uma história linda e mágica que me encantou do começo ao fim.

Gostei muito da edição da Editora Bertrand Brasil, principalmente da capa e do acabamento. O meu desejo é que a editora publique mais livros desse universo lindo que é o Discworld.

site: http://leituramanialer.blogspot.com.br/2016/06/resenha-50-um-chapeu-cheio-de-ceu.html

ACarvalho 05/01/2017

Decepcionante!
Me desapontei!
Este livro é uma mera sombra do primeiro - arrastado e repetindo demais coisas que já haviam sido explicadas suficientemente na história anterior.
A Edição da Bertrand Brasil desaponta, pois é muito inferior ao excelente trabalho realizado pela Conrad na primeira edição de Os Pequenos Homens Livres. Mas isso não é surpresa, a Bertrand Brasil já a algum tempo vem realizando um trabalho pífio com capas, vide edições como de "Algo Sinistro Vem por Aí", que é uma das melhores histórias de Ray Bradbury e tem uma das piores capas que eu já vi na minha vida. E isto porque a Bertrand Brasil cobra os olhos da cara pelos livros. Não gostei. Ficou muito a desejar. Desculpe quem não concorda comigo, mas essa é a minha opinião sincera.

Manu 30/06/2021

Com todo respeito, mas pUTA MERDA QUE LIVRO SENSACIONAL!!! Sério foi tão gratificante ler cada página que agora que eu terminei, parece que um vazio tomou conta de mim. Eu ousaria até dizer que esse se tornou o meu livro favorito do Pratchett.
Leiam pois vale muito a pena!!
Girinaldo 09/07/2022minha estante
Faço das suas as minhas palavras.

Jóice 28/09/2021

Que livro gostoso de ler! Foi muito rápido e fluido. Já estou bastante afeiçoada a Tifanny e ansiosa pelo próximo livro.

Mari 08/10/2021

Uma história leve
Continuação dos Pequenos homens livres, este livro é tão gostoso quanto o primeiro.
Adorei ler esta história.

CAMBARÃ 04/04/2023

"orrivel"
Esse foi o pior livro do gênero que li. o único personagem dos dois livros,que tinha uma profundidade,um quê de real,foi o Enxame.
História fraca diálogos pobre.

Thami 12/09/2022

Minha mãe me recomendou este livro!
Ela disse que este era o seu livro predileto, então fiz questão de ler e realmente é um livro maravilhoso, foi ótimo criar o habito de ler todo dia novamente! Espero não perdê-lo novamente.

Fernanda3427 09/07/2020

Um chapéu cheio de céu
Se o primeiro livro já era bom, esse daqui é muito melhor.
Ele da continuidade a história da Tiffany para se tornar uma bruxa, tendo bastante foco nisso. Mas também tendo um foco no crescimento e amadurecimento da própria Tiffany.
O livro também apresenta novos personagens, e a volta de personagens memoráveis do primeiro, os Nac Mac Feegle, além de ganharem um ponto de vista na história.

mcorvere 30/05/2021

bruxaria e ovelhas
sei lá mano eu só quero ser uma bruxa morar numa colina fazendo poções, salvando o mundo de demônios incorpóreos, cuidando das minhas ovelhinas e conversando com meus nac mac feegles.

Tane 19/01/2023

"E então Tiffany fez do céu um chapéu..."
Que obra maravilhosa! Terry consegue trazer lições tocantes sem deixar o humor de lado. "Um Chapéu Cheio de Céu", foi empolgante do início ao fim, conseguindo me cativar e emocionar grandemente.
Ansiosa para continuar com a leitura das aventuras dessa bruxinha tão especial!