O amor segundo Buenos Aires

O amor segundo Buenos Aires Fernando Scheller

Resenhas - O amor segundo Buenos Aires

Catarina273 06/04/2024

Apesar de ter gostado mais de alguns pontos de vista do que outros, gostei muito do livro como um todo. A principal proposta do livro é a cidade não servir apenas de plano de fundo e sim ser um personagem integrante da história, e eu acho que isso foi muito bem executado. O último capítulo (o ponto de vista da cidade em si) é recheado de algumas cafonices... mas do tipo bom, que acabam dando um toque final na história, que consiste em nada mais do que a narração das vidas cotidianas de um grupo de pessoas. Mesmo assim, a história te prende, porque é contada de maneira hábil. Gostava de ler esse livro antes de dormir, porque com ele conseguia construir uma bolha de imersão e me transportar para Buenos Aires antes de adormecer (acrescentei um trecho cafona à resenha em homenagem às cafonices bem executadas deste livro rsrs). Achei sim alguns pontos de vista tediosos, mas gostei especialmente dos pontos de vista de Hugo e de Pedro, além do mais, acredito que, de certa forma, todos tem sua magia e a obra como um todo vale a pena.

Anderson 15/03/2024

Por amor Hugo se muda para Buenos Aires, e lá seu amor se dissipa e ele se vê envolto da companhia de seu pai e de amigos que fez na Argentina para se recompor e se entender.

_clrub 11/03/2024

Amei.
Que livro bom. Já indiquei pra deus e o mundo. Falar de uma pessoa sob o olhar de outra me pegou, adorei de verdade. E, claro, quis ir pra Buenos Aires e terminar o livro em alguma praça de lá!

Danilo546 03/03/2024

Nome: O amor segundo Buenos Aires
Autor: Fernando Scheller
País de origem: Brasil
Período de leitura: 22 a 25/02/2024

Comentário SEM SPOILERS: Eu simplesmente AMEI esse livro! Juro, achei maravilhoso!!! Cada história, cada personagem, cada local e cada evento me cativaram de uma forma diferente e me gerou muitas reflexões! Não conseguia parar de ler e de pesquisar os cenários de Buenos Aires pra imaginar direitinho cada cena e refletir com cada acontecimento! Gostei tanto que estou até usando ele no meu TCC da Pós em Literatura ?? acho que entrou na lista de livros favoritos! ????

Natacha com CH 23/02/2024

Existe amor em Buenos Aires
Um livro que retrata o amor das mais diversas formas. Leve e delicado, o livro não traz vilões, grandes plots ou conflitos. É um livro sobre a vida, sobre o amor e, sobretudo, o amor por Buenos Aires. Acho que por isso me identifiquei tanto com a leitura. Acho difícil passar ileso por Buenos Aires. Levamos pra sempre o amor pela cidade.

"Tem algo em Buenos Aires, em San Telmo, que parece que está no meu organismo. Gosto de ficar admirando os grafites de rua, gosto de observar as moças de cabelo colorido e os rapazes de roupa bagunçada da Universidad del Cine, gosto de tomar café cada dia em um lugar diferente, de colecionar as placas velhas de rua quando consigo achar alguém vendendo alguma por um preço razoável, de caminhar e de entender como as pessoas mudam de cara de um canto para outro da cidade. Ou talvez Buenos Aires represente pra mim a aposta, a esperança. Quando cheguei aqui, parecia que sempre encontraria a felicidade na próxima esquina."

"Acho que a invenção do telefone celular pôs um fim definitivo à poesia que ainda estava no mundo. Com os celulares, qualquer celebração do passado se torna falsa."

Barbara Martins 17/02/2024

O amor não é só um romance
Esse livro se trata da maneira como o amor realmente é. Amor de pai pra filho, de namorado pra namorada, o amor que te faz construir uma família, o amor que te motiva a ser quem você realmente, o amor que está no cuidar e no deixar ir. Esse livro é contemplativo, não tem muita ação, é uma apresentação de sentimentos humanos, os capítulos são narrados do ponto de vista de outra pessoa, então o livro tem vários narradores, temos vozes de várias pessoas e podemos enxergar o mundo com seus olhos, pessoas tão diferentes de mim. É um bom livro, mas não é tão fácil, é preciso um pouco de esforço.

jmatos 11/02/2024

É um livro bonito, um pouco parecido com a primeira leitura que fiz desse autor. Gostei da ideia de Buenos Aires também ter uma perspectiva e ser uma personagem.

Avner 17/01/2024

Sentir é mais importante que pensar
Achei lindo! Acredito que a minha percepção de ter amado o livro venha das coisas que ele me fez sentir: desde quentinho no peito até não conseguir segurar as lágrimas. Me explico: a leitura é gostosa, mas não é um livro que te deixa querendo ler mais e mais, os capítulos se encerram e você consegue parar ali tranquilamente. Porém, tem algo na escrita, na jornada dos personagens, que me capturou de uma forma muito linda, exatamente por me fazer sentir muitas coisas.

Acredito que a versão original termine no capítulo ?O Amor Segundo Buenos Aires?. Se sim, aquele final é impecável! Com isso, fiquei um pouco frustrado com os capítulos extras que vem depois disso, nessa edição comemorativa de 10 anos do lançamento. Ainda assim, o último capítulo ainda consegue ser bonito. Mas acho que teria ficado mais feliz com o final original. Ali eu chorei e senti que tudo fazia sentido.

Vale muito a leitura pra quem quer algo sensível, reflexivo e sem muita ação. Eu amei e recomendo! Fiquei com vontade de voltar à Buenos Aires, e tendo a certeza de que o amor existe de muitas formas, mas sempre está nos detalhes e na atenção com o outro e com o mundo ao seu redor!

Claraszs 12/01/2024

O amor importa, e ele está por toda parte
O amor se manifesta de diferentes maneiras e habita diversos lugares. essa é a premissa desse livro.

O autor constrói personagens que possuem a crença no amor romântico, mas que frequentemente são lembrados que o romantismo faz parte, mas não é a principal parte do amor. pelo contrário, é apenas uma face pequena do que é amor de verdade.

Cada capítulo expõe os enfrentamentos de vida e novas relações, descobertas de partes que nem eles sabiam que existiam em si. essa perspectiva me faz lembrar duas grandes obras sobre o amor: a gente mira no amor e acerta na solidão, da Ana Suy, e Tudo sobre o amor, da Bell Hooks.

Constantemente as experiências dos personagens estão ligadas uns aos outros, mostrando que não se pode e não se deve ignorar o vazio e que o amor que todo mundo sonha só é possível quando, juntos, constroem uma rede de apoio ao amor próprio do outro e a disposição em manter esse tipo de ação, além de manter a abertura pro perdão quando necessária, bem como enfrentar os finais e os começos.

é um livro para românticos, assim como eu.

Eliza.Bedin 03/01/2024

Maravilhoso!!!
Essa leitura foi uma das minhas favoritas no ano de 2023 e é um dos meus livros favoritos na estante. Guardo no meu coração com muito carinho, primeiro por que ganhei do meu amor com o intuito de conhecer um pouquinho a cidade para onde iremos um dia, e segundo por que a história é simplesmente maravilhosa!

Lá pelas tantas tu se sente da família dos personagens, quer ler mais e mais pra saber sobre tudo o que tá acontecendo, sobre os conflitos, sobre o passado, relacionamentos? é viciante! Romance bom demais!!!!

Vocês precisam ler!

h4gatha 06/12/2023

Esse livro é muito lindo na forma que retrata relações, sejam elas com nós mesmos, outras pessoas ou lugares. e mesmo que não tenha me tirado da ressaca foi uma experiência bem legal

Leticiametal 15/10/2023

Que livro lindo! Queria poder dizer só isso, mas aí não classifica como resenha. Enfim, vale a leitura, principalmente se você tem algum afeto por Buenos Aires.

Liza 12/10/2023

PERFEIÇÃO, LINDO, EMOCIONANTE
Eu comprei esse livro porque tava rolando pela Amazon e achei o título atrativo, queria saber sobre o que era. Bem, depois de alguns meses na lista de compras, alguns dias na estante e uns dias bem corridos, consegui terminar.

O amor segundo Buenos Aires é literalmente o que o título diz. É o amor em volta de uma cidade. Temos personagens com histórias lindas e bem tratadas. Não importa sua idade, gênero, sexualidade ou qualquer outro critério, você vai se achar em algum personagem.

Os capítulos são de pontos de vistas diferentes sobre pessoas diferentes. O que é bem interessante já que conseguimos ler como o ser humano enxerga o próximo devido cada circunstância. E o último capítulo (o meu favorito) é do ponto de vista da cidade. Fernando Scheller, o autor, consegue criar essa personificação incrível da cidade de uma forma que me tocou o coração.

Eu queria ter palavras o suficiente para explicar o que esse livro me fez sentir. E eu só queria ter a chance de agradecer ao Fernando Scheller por essa obra que me marcou.

O livro consegue tratar de temas tão reais com personagens tão reais, que você sente que é próxima dessas pessoas e faz parte de suas vidas.

Enfim, esse livro é incrível. E eu recomendo para qualquer um que está disposto a ler de peito aberto e a entender que a vida é do jeito que é.

Shayanne.Klen 08/10/2023

Leiam mais sobre o amor
Serei bem breve dessa vez kkk, esse livro é sobre o amor e as suas mais variadas formas de se apresentar. Amor entre amigos, amor entre família, amor entre apaixonados, amor por um lugar, é o amor sentido e vivido?

A história contada nos leva a reflexão de vários pontos em nossa vida, sobre o perdão, sobre superar o passado, sobre não ficar pensando tanto no futuro e principalmente sobre viver o presente, pq a situação até pode se repetir, mas o momento não, vivemos cada coisa apenas uma única vez.

Eu amo BA, me apaixonei pela cidade e realmente vemos o amor em cada lugar, assim como o livro nos traz. Ao ler esse livro consegui voltar lá e viver cada sentimento me lembrando dos lugares visitados. Mesmo com vários pontos positivos, só consegui decolar com a leitura nos últimos capítulos.. eu não daria nenhum destino diferente ao grupo de loucos que são os protagonistas.