Nova Era

Nova Era Paloma Brito

Resenhas - Nova Era

Patricia Kessler 12/04/2022

Excelente
Adorei, já começa instigante!
A leitura é super fluida, bem escrito, te prende do início ao fim!
Recomendo!

Mari 07/04/2022

A leitura desse livro foi bem dinâmica e de certa forma a história me prendeu, tanto que finalizei o ebook bem rapidinho, quanto a isso a leitura é bem fácil e flui bem legal, mas o que me incomodou bastante foi o desenvolvimento dos personagens.
Todos mudam de humor muito rápido e as vezes ficava meio perdida, principalmente o principal, que no começo em questão de um capítulo para outro vira praticamente uma pessoa diferente. Entendo os bloqueios dos personagens em certas situações que a autora citou, mas eles poderiam ser um desenvolvimento melhor.
Acho que o universo em que se passa o livro poderia ter um pouquinho mais de contexto, mas isso acabou não me incomodando muito, pois o único momento que fiquei meio confusa foi no começo, depois já começou a fluir um pouco melhor.
É um livro legal, há sim coisas a melhorar, mas a leitura é bem leve e rapidinha.

kams 07/04/2022

eu tava com ressaca literária e esse livro foi ótimo pra me tirar dela, leitura foi super suave, AMEI o casal principal e deixa com um gostinho de quero mais, não vejo a hora de começar o próximo

Ellen Gonçalves 02/04/2022

Livro muito bom, bem escrito a leitura muito fluida. O livro é nacional, simplesmente incrível, indico.

Giu 27/03/2022

Leiam pelo Calion, o maior
Um livro muito bom, a escrita da Paloma é muito boa, e me fez ficar envolvida com a história e me prendeu muitoo.
Ela me fez eu criar sentimentos muito profundos por certos personagens, um amor por um, um ódio muito forte por outro que mano?

A protagonista me irritou muito, é muito drama para pouca coisa, ela tem um poder muito fod* e fica ?nossa que poder péssimo, sou péssima, nn sirvo para nada?, AAAAA nn tenho paciência, ela ainda ficou assim no livro todo af

Acho que tinha coisas que podiam se mais bem explorada, e tem vezes que achei que podia falar mais da fantasia aprofunda só um pouquinho. E me incomodou ser elfos negros e os outros se elfos da luz, tipo podia ser escuridão nn negros

Me apaixonei pelo Calion que homem maravilhoso gente, leiam por ele.

Tem quotes tudo para minha existência.

Gostei muito do final desse livro, deu um gancho para o próximo livro que já quero muito ler. Enfim 4,5/5

Luci 19/03/2022

É um livro muito bom porém no momento não acho que eu leria ele dnv um dia, não é muito o estilo de leitura q gosto mais recomendo.
Tem aquele romance que gostamos, tem desavenças, entrigas, lutas e outras coisinhas mais.

Letícia Guimarães 16/03/2022

A ideia de história é bem boa, a escrita é leve e prende super.
Mas achei um pouco raza a aprofundação no mundo, não explica quase nada, o que geralmente é esperado em primeiros livros de séries.
E fica tudo por conta do leitor imaginar a ambientação e as características dos personagens, ja que pouquíssima coisa é falada sobre eles.
Espero que algumas coisas se resolvam no próximo livro.

Passei muita raiva com a pp e o pai dela...

majujuba 15/03/2022

foi uma experiência diferente
eu gostei bastante, mas foi uma leitura que não em prendeu muito e não me conectei com os personagens. eu também senti que faltou alguns detalhes pra compreender o universo, e como funciona a ligação e os poderes.

Laura.Treba 15/03/2022

Adorei
Nossa protagonista Arien tem um poder raro, em vez de controlar algum dos quatro elementos ela foi presenteada com o elemento equivalente ao espírito: Akasha. O quinto elemento que originou todos os outros.

Apesar de várias pessoas a prestigiarem pelo poder raro ela se rebaixa toda vez, julgando-o inútil e mesmo quando começa a conseguir controlá-lo melhor e descobrir novos segredos sobre ele, ela segue achando ele inútil ou até mesmo um peso para sua vida.

Por um lado ate entendo, do que adianta um poder raro se ela não sabe controlá-lo? Mas me incomoda que toda demonstração incrível do poder dela ela não consegue ver beleza alguma nisso, pelo contrário - parece achar cada vez pior sua situação.

Gostei da nova visão de um elo de parceria que a autora trouxe, os elfos da luz tem um diferencial que é nascer ligado a outro elfo da luz: seu aías. Essa ligação de aías não é uma ligação romântica como estamos acostumados a ver nos livros de fantasia, esse elo existe para ajudá-los nas guerras. O problema é que isso também se torna o ponto fraco deles: se um morre o outro também.

Eu gostei bastante do jeito que o universo foi construído, os problemas e tudo o mais. Me incomodou foram as atitudes burras da Arien, nossa senhora como passei raiva com essa menina!

Por ser o primeiro livro eu nem pesei tanto o fato de não ter várias respostas - fiquei incomodada com o tanto de segredos que os personagens escondem da Arien, mas acredito que teremos essas respostas nos outros livros entre tudo bem.

Talvez a construção do personagem do Calion poderia ter sido melhor no começo do livro, achei as mudanças muito rápidas tirando um pouco da profundidade do personagem, mas eu adorei ele então passo pano e ta tudo bem kkkkkkkk

É isso, eu gostei bastante da experiência, mas passei muita raiva com a protagonista (apesar de gostar dela). Recomendo a leitura!

dryellepinscher 12/03/2022

Esperava mais ?
Sendo um livro de fantasia escrito por uma autora nacional eu estava com expectativas bem elevadas e me decepcionei um pouco.

Tinha uma promessa de ser um enemies to lovers, mas ele mal ocorre, num momento ele odeia ela e num piscar de olhos ela é o amor da vida dele ????

Não dá espaço pra imaginação. Eu confesso que odeio livros com muita descrição, mas não ter nada também é foda. Não consegui imaginar como é o vilarejo dela, os pais, os amigos e nem mesmo a própria personagem (o que salva é o desenho dela na capa do livro).

As coisas acontecem muito rápido, sem muito aprofundamento em determinados acontecimentos e isso me incomodou bastante.

Achei o vilão meio sem propósito, não senti nem indícios do porquê ele estava fazendo tudo aquilo. Creio que é proposital, mas ainda assim isso me incomodou.

Achei o Calion um pouco possessivo demais. Não consegui nem me apaixonar muito por esse casal por conta disso...

Mas, apesar de tudo isso, eu até que gostei do livro, admito que ele prende bastante, apesar de os capítulos serem megaaa longos, e acho que tem potencial de melhorar nos próximos livros. Principalmente em relação a Arien, acho que essa angústia que ela tem por ela mesma é muito bem justificada e acredito que a autoconfiança dela virá no decorrer da história.

Laís / @escritoralaisbarbosa 11/03/2022

Curti bastante
Esse livro está na minha estante há muito tempo, não o lu porque sabia que fazia parte de uma trilogia. Quando peguei a promoção do KU, resolvi dá uma chance.
Curti muito a escrita da autora, bem fluida e bem gostosa. Foi bem rápido.
Gostei do mundo e dos personagens também, tô curiosa sobre várias coisas que ela deixou em aberto nesse livro. Espero que no próximo ela explique tudo.
Vale a pena ler e conferir, conhecer Arien e Calion ?

Lidiane170 09/03/2022

Normaliza a violência contra a mulher e o abuso psicológico.
A premissa de uma fantasia nacional, sobre elfos, poderes elementais e uma adolescente se descobrindo é perfeita, mas a autora infelizmente não soube desenvolver bem o livro. Não posso negar que o escrita da é muito boa, ela escreve bem de fato, mas ao longo de toda narrativa tiveram muitos erros de coerência; muitas vezes a personagem principal ficava surpresa com uma informação que ela já tinha, em relação a origem dos poderes dela, por exemplo, ela já sabia de onde vinha, ela já parecia saber o que era, não fez sentido todo o mistério que circundou a origem do poder, quando os argumentos sobre essa origem permaneceram exatamente os mesmo.

Outra coisa que me incomodou muito, e que me fez desistir do livro - acabei voltando atrás porquê queria bater a meta e fazer uma resenha. Precisava, na verdade - foi o machismo tóxico e a passividade da Arien. Ela sofre vários tipos de agressão, psicológica, moral, física... A todo tempo ela é manipulada pelo próprio aías, que impõe uma força e um controle tóxico demaiss. O fato dela ficar calada pq ele está bravo? Plmds, né. Isso não existe, é extremamente problemático não haver, não só problematização como romantização desse comportamento machista, patriarcal e arcaico. Fiquei chocada com o quanto os leitores cedem e passam pano pra narrativas assim, que dão margem pra normalização da violência contra a mulher e mais romantizam relacionamentos abusivos.

O Calion não é bipolar e não sofre nenhum transtorno psicológico pelo visto, mas o humor dele depende totalmente do comportamento da Arien, o fato dela deixar de fazer certas coisas pq influencia o comportamento desse macho.... cadê a liberdade de expressão dessa menina? Além de que não há um desenvolvimento pleno da personagem, de nenhum aliás, a forma como ela se vê é depreciativa do início ao fim, o que faz ela mudar de opinião é só um fator: o que o Calion acha dela. ?????

Nenhum personagem me cativou, o Calion é extremamente tóxico e moleque, a personagem principal não tem personalidade e é totalmente passiva e inerte...

O universo é bom, mas preciva ser mais desenvolvido, o que eu não posso julgar pois é o começo de uma trilogia, porém os erros de incoerência incomodam e a falta de argumentos para a construção e identidade dos poderes elementais.

Meu um ponto foi pela escrita e universo num geral. Gostaria muito que a experiência não tivesse sido negativa. Mas me senti na obrigação de contextar toda essa avaliação positiva. Se autora estiver lendo isso, não foi para magoar, tentei criticar de forma construtiva.

Lary 08/03/2022

No começo senti que fui bombardeada com informações, mas passando do primeiro capítulo você se encontra com uma escrita tão fluída que conduz pela narrativa de forma tão natural que, quando percebemos, já estamos na metade da história. A protagonista e os pais me irritaram um pouco, a personagem principal é um pouco insegura consigo mesma e como só temos a narrativa dela eu tava enlouquecendo com isso, e os pais misericórdia, o pai no caso, vamos deixar a Airen viver a vida dela né. Mas irritações a parte, a história é tão envolvente que me rendi completamente e, mal posso esperar para começar o segundo.