O Irlandês

O Irlandês Charles Brandt

Resenhas - O Irlândes

Douglas.Bonin 17/04/2024

Você leu Poderoso Chefão? Ótimo, fique aí.
Vocês acreditariam se eu dissesse que comecei a ler este livro em 2019? Pois é, foi um presente dos meus pais quando iniciei no curso de Direito. Foram em uma livraria e perguntaram sobre algum livro compatível, e o vendedor, por algum raio de motivo, deve ter pensado: ?Um livro sobre máfia, ele vai gostar!?

Desde então, eu juro que tentei conclui-lo, mas a leitura se arrastava, e eu não conseguia sair dos capítulos iniciais. Passava-se alguns meses e eu tinha que reiniciar, afinal, não lembrava do começo da história. E assim prossegui na sagrada tentativa de concluir a saga.

O livro é ruim? Não necessariamente, a narrativa é interessante. Mas senti que a história tem muita gordura, muita coisa que não precisava. O problema não para por aí, confesso que não gostei da edição. As letras são muito pequenas, e com margens estreitas. Talvez os editores concordem comigo, é um livro com muita gordura a ser derretida, mas para fins de redução de custos, o tamanho da fonte e margens tenha sido a opção mais adequada.

Deixando as reclamações de lado, existem algumas coisas muito interessantes neste livro: a organização dos sindicatos, o período enquanto combatente na segunda guerra mundial e algumas ?paredes pintadas? pelo protagonista. Mas, ao mesmo tempo, encontrará longos capítulos sobre aventuras sexuais e brigas fenomenais, uma contínua exaltação de si mesmo, bem chata, por sinal.

No fim, sinto que é isso, um livro que não vai muito além. Nada que Mario Puzo já não nos tenha dito. Então, o cafezinho de hoje é uma indicação negativa de leitura. Sério, vai gastar seu tempo com coisa melhor, recomendação minha.

BRANDT, Charles. O Irlandês; os serviços de Frank Sheeran a serviço da Máfia. Tradução: Drago. 2. ed. São Paulo: Seoman, 2019

luan.willian00 19/02/2024

O homem que pintava casas
Em o irlandês temos a vida retratada de Frank sheeran, da sua infância, a ida para a guerra e como tal fato modificou a sua vida, após uma longa vivência na guerra retornou ao país e começou a viver de pequenos bicos e tramoias, nesse período conheceu Russel Buffalino,chefe de uma das famílias mais poderosas da máfia, cultivaram uma amizade, e sheeran passou a pintar casas para a máfia, por intermédio de Russel conheceu o também poderoso Jimmy Hoffa, presidente do sindicato de caminhoneiros. A partir da perspectiva de Sheeran temos conhecimento do grande poder máfia na política americana e mundial, é revelado por sheeran a sua participação junto Cia e a máfia na invasão a baia dos porcos, o seu papel nos acontecimentos referentes a JFK entre outros. Mais o principal segredo revelado por sheeran envolve o mistério por trás do desaparecimento de Jimmy Hoffa.Um ótimo livro pra quem gosta de True crime e para quem quiser entender o poder da máfia nas décadas de 60 e 70.

Fernando 22/12/2023

O óbvio: o filme é melhor
Raras vezes - como é o caso de O Iluminado, do Stephen Ling -, um livro fica aquém da sua adaptação para o cinema.

Neste caso, Martin Scorsese contornou bem a inconstância presente no livro, que oscila entre depoimentos de Frank Sheeran, o assassino da máfia que afirma ter matado Jimmy Hoffa, e explicações do autor Charles Brandt, que exagera, em vários momentos, na tentativa de dar credibilidade a toda história.

Ao final, por causa de um episódio especifico, a história levanta a hipótese de todo o depoimento Sheeran - ou boa parte dele - ser falso. Mas o autor banca a hipótese de que tudo é real e prolonga o encerramento do livro com mais justificativas - ou era isso ou todo seu trabalho estaria muito comprometido.

Nem tudo se perde nesse livro: a leitura flue bem, as histórias que relacionam a máfia com a política nos EUA são interessantes e, ao final da história, a curiosidade sobre o tema fica bem vívida.

Paulo.Ricardo 11/08/2023

Ótimo
História interessantes e como a máfia influência em tudo mesmo pode deles era bem influente eles com tudo.

Thalezito 11/01/2023

Ouvi falar que você pinta casas
O Irlandês é a história sobre a vida de Frank Sheeran e sobre os crimes do mesmo a serviço da máfia, principalmente a serviço de um chefão influente da máfia italiana, Russell Buffalino.
O livro é instigante e deveras revelador, afinal é neste livro que Frank Sheeran revela a Charles Brandt que ele foi o responsável pelo assassinato de Jimmy Hoffa, um dos lideres trabalhistas mais conhecidos dos Estados Unidos no século XX.
Os aspéctos técnicos são muito bem finalizados e a pesquisa ao redor do caso é impecável, garantindo ao leitor uma leitura prazerosa e interessante.
Recomendo a todos que queiram ler sobre crimes reais.

DaviEsposodaRaquel 30/12/2022

Um dos melhores que li
Apesar de ter assistido ao filme antes de ler o livro, o autor conseguiu me deixar ainda mais curioso sobre o fato.

O livro esclarece, nos pormenores, através de depoimentos de um assassino da máfia, o destino de Jimmy Hoffa.

Vanessa.Oliveira 13/11/2022

Trata-se de uma biografia de um integrante da máfia irlandês nos EUA, escrita por um investigador, baseado em confissões do criminoso já no fim da vida.
Li primeiro pra depois ir assistir o filme da Netflix; confesso que pressinto que o filme deve ser melhor, já que aqui são diversos personagens, o que me confundiu um pouco durante a leitura os atos de cada um.

Cris 15/08/2022

Máfia, política e crime

"'Confessar-se é uma das necessidades da vida, tal como buscar por alimento e abrigo. Isso ajuda a eliminar resíduos psicológicos da mente.'" Pag. 293

Neste livro o autor nos traz uma biografia de Frank Sheeran, um famoso integrante da máfia norte americana.

O autor entrevistou Sheeran ao longo de alguns anos para poder escrever este livro, e segundo ele, Sheeran aprovou tudo o que foi escrito.

O livro começa narrando como foi a infância pobre de Sheeran, seu tempo servindo no exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, seus casamentos e os empregos que teve até se tornar um assassino de aluguel trabalhando para a Máfia.

A história de Frank Sheeran e seu envolvimento no desaparecimento de Jimmy Hoffa, outro poderoso da máfia, é bastante conhecida nos Estados Unidos e foi muito investigada por anos. E o livro traz revelações que por anos ficaram sem resposta.

Para se interessar por esta história, é preciso conhecer um pouco sobre a política norte americana da época, especialmente sobre o governo do presidente John Kennedy e de seu irmão, o senador Robert Kennedy nos anos 1960.

Eu não conhecia a história, mas assisti ao filme baseado neste livro quando foi lançado na Netflix. Na época, não gostei tanto do filme, mas revi agora depois de ler o livro e achei bem mais interessante.

A narrativa é um pouco lenta, mas apesar de não conhecer a história anteriormente, o livro impressiona bastante pela riqueza de detalhes e passagens pesadas.

Eu recomendo para quem gosta de biografias, histórias sobre máfia e também sobre política.

site: http://instagram.com/li_numlivro

douglaseralldo 21/04/2021

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O IRLANDÊS, DE CHARLES BRANDT OU SOBRE PINTORES DE PAREDES
1 - O irlandês é um destes livros que não podemos deixar de ler. Em algum momento temos de enfrentá-lo. E sua leitura é impactante, especialmente porque a despeito de sua questão biográfica e histórica temos a sensação de uma narrativa ficcional de alto fôlego - e pensá-lo em comparação a O poderoso chefão é quase impossível. Um livro sobre a máfia, a máfia visto de dentro; e mais que isso, um livro também sobre política e poder, um livro interessante no retrato da propagada democracia norte-americana;
2 - O livro narra a trajetória do membro da máfia e sindicalismo americano, Frank Sheeran, O Irlandês. Deste livro foi a realizada a adaptação da Netflix indicada a 10 prêmios Oscar. Aliás, há uma convergência muito grande entre livro e filme de modo que é possível dizer que a adaptação capta a essência da narrativa de Brandt, como a escrita de Brandt já está carregada pela ação visual e detalhista como no filme. No livro a confissão de Sheeran e elucidação de um dos maiores mistérios norte-americanos, o desaparecimento de Jimmy Hoffa, sindicalista mafioso dos anos 50, 60, e 70 nos Estados Unidos;

3 - Jimmy Hoffa foi considerado um dos homens mais poderosos daquele país àquela época. De atuação sindical que cobria os terrenos mais ordinários à mais alta esfera de poder americano, Hoffa foi um dos padrinhos do próprio Sheeran no sindicalismo - e na máfia. Nesse sentido, o livro é tanto sobre Sheeran quanto a história de Jimmy Hoffa;

site: http://www.listasliterarias.com/2021/04/10-consideracoes-sobre-o-irlandes-de.html

Eclipsenamadrugada 03/08/2020

Havia assistido o filme, agora ouvi o livro.
Sinceramente? Dessa vez gostei mais do filme.

Yanka 21/07/2020

"Um momento pode trazer de volta uma vida toda, não é?"
O livro é naquele formato de relatos, Frank Sheeran recolhe suas memórias e através de entrevistas conta, não tudo, mas grande parte de seu trabalho para a máfia americana. O texto intercala os relatos em primeira pessoa com a extensa pesquisa realizada pelo autor que ajuda a nos situar na história e naquele cenário. Por envolver muitos nomes e datas achei uma leitura um tanto densa e por vezes cansativa. Tive que recorrer ao meu esquema mental de quem faz o que pra quem e tentar me organizar e lembrar quem era o digníssimo que tava sendo retratado, o que me fez interromper a leitura algumas vezes. O livro não sugere que Hoffa e Frank eram amigos íntimos que frequentavam um a casa do outro, como adaptado por Scorsese, mas grandes parceiros nos negócios que se respeitavam muito. Recomendo para quem gostou do filme ou se interessa pela história da máfia em geral.

Tharlley 18/07/2020

Muito interessante
Livro bom pra ler sem perceber o tempo passando. Compensa muito.

Luiz Miranda 21/03/2020

I Heard You Paint Houses
Décadas de conexões entre crime organizado, política e sindicatos, pelos olhos de um insider conhecido como Irlandês: assassino profissional a serviço da máfia e braço direito tanto do Chefão Russell Bufalino quanto do líder sindical Jimmy Hoffa.

Charles Brandt, ex promotor e investigador, passou anos conversando com Frank Irishman Sheeran até conseguir extrair todas as peças do quebra cabeças Hoffa. O quanto de mentira e verdade tem nos depoimentos é um assunto para estudiosos, o que posso dizer é que se trata de um relato convincente e rico em detalhes.

Bem escrito, joga um enorme holofote em Hoffa, Bufalino, Kennedys e no conturbado cenário político e social da América dos 60s e 70s. Tem um pequeno problema de ritmo em razão de muitos acontecimentos serem narrados duas vezes (depoimento do Irlandês e visão do escritor), além de um enorme espaço a questões sindicais. É o preço de um trabalho minucioso que inclui ainda um extenso posfácio e epílogo.

Não foi à toa que este ótimo registro histórico fez a cabeça de De Niro e Scorsese, que nos presentearam com uma impecável adaptação cinematográfica em 2019. Obrigatório pra quem se interessa pelos bastidores da Cosa Nostra.

4,5 estrelas

Josimar.Nunes 10/03/2020

Submundo da Máfia
Frank Sheeran, um antigo associado da Máfia, agora velho e prestes a morrer, decide revelar seus segredos, do tempo em que trabalhava para o chefão Russell Bufallino e para o sindicalista Jimmy Hoffa.