O Nazista e o Psiquiatra

O Nazista e o Psiquiatra Jack El-Hai

Resenhas - O Nazista e o Psiquiatra

heloisadecarli 24/10/2023

Chato, entediante e repetitivo.. era pra entregar tudo e não entregou nada! não sei como consegui terminar de ler

Dany 26/04/2020

Cansativo
Eu esperava mais desse livro. Se torna cansativo, repetitivo e chato.

Bibi 23/04/2020

Começa bem mas fica entediante
Acho que tinha outra expectativa em relação ao livro que é mais uma biografia. E o autor pode ser bastante prolixo. Confesso que pulei algumas partes. Os capitulos tbm achei mal divididos o que se tornou cansativo para mim. Mas para quem gosta de psicologia ou psiquiatria pode achar bem interessante.

Vivi 12/03/2020

O livro até que é bom. Mas com algumas partes bem massantes. A parte do julgamento era o que mais me prendia. O cotidiano doz prisioneiros, a tentativa de Kelley e seus relatórios somados a pensamentos em tentar entender o que levou esses homens a agir de maneira tão brutal contra a humanidade. Seria isso uma doença? Ou é seria da natureza do próprio homem ser tão monstro assim?
O triste é saber que muitos a sede pelo poder e o alimento para o seu ego pode destruir a todos que o rodeiam.
Achei mega desnecessária encaixar aqui a vida do Dr Douglas M. Kelley isso somou a algumas outras partes massantes.
Todos e tudo aqui é real e alguns pontos é impossível não sentir ranço por esses montros.
Que a leitura é válida não resta dúvidas.Mas se o tema somado a psique não é atrativo para suas leituras talvez seja difícil querer seguir com a essa obra até o final.
Sinopse: "Kelley seguiu os nazistas para o presídio de Nuremberg. Suas novas ordens eram avaliar a saúde mental dos vinte e dois homens de maior escalão para se defrontar com a Justiça no julgamento vindouro. Suas experiências com os nazistas em Mondorf, e com Göring em particular, continuavam a fazer com que seus pensamentos fossem

muito além das preocupações de seus deveres de oficial. Haveria uma falha mental comum a todos aqueles prisioneiros? Eles compartilhariam de um distúrbio psiquiátrico que os fizera participar das monstruosas ações do Terceiro Reich? Trabalhar entre

aqueles alemães fez com que Kelley ficasse pensando se ele conseguiria responder às perguntas prementes que ocupavam seu cérebro. Talvez seu estudo científico das mentes daqueles homens pudesse identificar um fator significativo que seria útil para a

prevenção da ascensão de um futuro regime nazista semelhante.

A necessidade era urgente. Sem sanção oficial, Kelley estava desenvolvendo um plano para explorar os recantos psicológicos do

cérebro dos líderes nazistas prisioneiros."

Vitor Daolio 23/12/2018

Livro chato
O livro em si é bom, conta com detalhes a relação do psiquiatra com seus pacientes nazistas. Porém confesso que muitos capítulos são péssimos de serem lidos, simplesmente por expressar impressões pessoais e inexatas do autor do livro e informações totalmente desnecessária para o objetivo do livro, fazendo com que eu pulasse algumas páginas e mesmo assim não perdesse a linha de raciocínio, de tão prolixo que é. Uma leitura rica, porém enfadonha e as vezes descatavel, procure emprestar em uma biblioteca ou de amigos, pois não vale a pena comprar.

Marcos 27/03/2017

O livro é interessante para aqueles que gostam de história e psicologia. A mente dos réus nazistas segundo o livro e o psiquiatra que os avaliou não aparentava nenhum distúrbio grave mental. Não eram loucos ou esquizofrênicos, exceto Hess e Robert Ley.
O gosto pelo poder, o egocentrismo e o desprezo pela vida humana marcaram a vida de alguns ali, principalmente Goring.
Entretanto, em todos os estudos com diversos psiquiatras e psicólogos, não se diagnosticou a "mente nazista" como muitos queriam.
Uma história da raça humana que não pode ser repetida.

alex 25/10/2016

O nazista e o psiquiatra
Minha leitura não foi tão agradável. Talvez pq tivesse outra expectativa em relação ao livro. Trata-se de uma biografia sobre o psiquiatra Douglas Kelley. O nazismo faz parte desse história (pq ele trabalhou no presídio de Nuremberg), mas não é central.

Arca Literária 20/07/2016

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/o-nazista-e-o-psiquiatra-jack-el-hai/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/o-nazista-e-o-psiquiatra-jack-el-hai/

Vitor Daolio 19/06/2018minha estante
Achei péssimo também ir lá pro avó de Kelley e falar tão mal do pai do psiquiatra tb foi pessimo

Brú Rampinelli 25/04/2016

Todos somos?
A obra apresenta uma abordagem bastante curiosa ao mostrar a personagem protagonista na tentativa de desmistificar a imagem do nazista "bicho papão".
A possibilidade de humanizá-los pode parecer estranha ao leitor desatento, porém tal recurso nos mostra como o homem ( sem usar necessariamente a máscara de lobo mau) pode ser capaz de cometer atrocidades. Acredito que tal forma de abordagem nos mostra que o terror pode sempre ressurgir das mais diversas maneiras em toda sociedade.