Banquete para Fantasmas

Banquete para Fantasmas M M Schweitzer

Resenhas - Banquete para Fantasmas

1 | 2 | 3 | 4

Welliton.Moreira 14/03/2021

Nem sempre um vida de luxo é um vida feliz
SCHWEITZER, M. M. Banquete para Fantasmas. Ed. Smashwords. 2015

Mais uma das aventuras de Zemial, dessa vez ele é chamado a uma casa assombrada para descobrir por que todo ano no mesmo dia, fantasmas invadem um banquete dado em homenagem a falecida família de Eulonieta Paingalle. Zemial ao entrar na casa, logo percebe que não se trata de fantasmas, mas sim de criaturas que se alimentam de lembranças do residente da casa. Descobrimos então eu se tratava de uma história de amor que acabou sendo comprometida por Eulonieta querer uma vida de riquezas, sem nem perceber o mal que estava causando também a sua filha que era obrigada a viver com um pai de mentira. Zemial a ajuda encontrar a paz e a fazer com que as aparições acabem, porém o preço foi alto.
É incrível como as histórias de Morserus sabem representar tantas coisas que nós humanos passamos na vida, nossas inseguranças, nossas dúvidas, nossos medos, os pensamentos ruins, a maneira de encontramos fugas da realidade para evitar sentir dor, sofrer, estar sozinho. O Ambiente que as histórias se passam muitas das vezes não são nada amigáveis e parece que a maioria dos acontecimentos só caminham para a escuridão, ansioso para ver como será o fim desses contos.
Livro recomendado, as histórias de Zemial são demais.

Guilherme.Maia 25/02/2021

Existem verdades que não queremos enfrentar.
"Quando olhamos para dentro da sombra, nós encontramos a verdade sobre nós mesmos, pois a sombra que nos aprisiona também nos protege, ela esconde de nossos olhos as verdades que não temos coragem de enfrentar."

Mas um conto do autor que me deixou sem dormir, quebrei a cabeça de tanto refletir, me fez tirar algumas conclusões, e em geral pensar muito.
O conto é bem marcante, não da para ler tentando buscar explicações sobre o universo do autor, que por sinal é único, o conto é para fazer o leitor pensar bastante, e deixa alguns assuntos em aberto, para cada um tirar suas próprias conclusões.
O conto trás algumas coisas curiosas, como um gato ajudando uma rata, que fantasmas são resquicios de lembranças mal resolvidas.
O conto deve ser digerido não só lido, caso você seja alguém que tira muitas lições de livros, você vai gostar bastante, e se prepare para ficar vários dias pensando muito sobre o conto.
Super recomendo e vou tirar algumas lições preciosas desse conto, e confesso que ainda não estou preparado, para encarar algumas dessas lições, e coloca-las em prática rs.
Guilherme.Maia 26/02/2021minha estante
Princesa, obrigado por tudo, você não tem noção do tanto que aprendo com você.
Obrigado por me mostrar com outros olhos esse mundo das leituras.
Sou seu fã, um dia chego no seu nível, amo você demais.
Obrigado por tudoooo. ???

Keila 11/04/2021

Zemial, o gato mago
A proposta desta história é nos fazer refletir sobre sentimentos, emoções, memórias, traumas, e indicar formas de lidar com aquilo que nos atormenta.

Achei pesado e não entendi a importância de trazer pontos como a automutilação.

Ainda não sei se gostei, mesmo proporcionando reflexões importantes.

Lina.Allmeid 16/06/2023

Mais uma vez, um conto que vai além de sua história inicial. Esse conto fala sobre escolhas, arrependimento e amor.
Na minha sincera opinião esse não é um dos melhores contos de Morserus, ele é raso e pouco desenvolvido. Mas ainda assim é uma ótima historia

Tyr Quentalë 18/02/2020

Pega de surpresa
Resolvi adquirir esse ebook por curiosidade e a cada página que eu lia, fui me apaixonando cada vez mais. A temática sobrenatural, com frases ácidas e que surgem em um momento ou outro, me lembram da minha batalha contra a depressão. Foi um achado maravilhoso e fico me perguntando se os outros livros têm uma pegada tão forte quanto esse teve. Vou até pesquisar se tem uma ordem a seguir e começar a contar o dinheiro pra ir adquirindo os outros livros. Vale muito a pena ler!
Fabrício Miranda 18/08/2020minha estante
Igualmente e pelo mesmo motivo, me pergunto se vc achou as respostas quero mais pra ontem !

Lisandro 03/01/2021minha estante
Sugiro a antologia O Mercador de Sonhos. Foi organizada pelo escritor, sendo o banquete o último conto da antologia.

RLZ 11/09/2021

não espere um livro de terror/suspense

se você quer um livro de terror/suspense esse livro não é pra você. o livro é basicamente um livro ótimo de psicologia e essa história precisa urgente de uma revisão gramatical

Gabriel 05/04/2023

Como um conto funciona super bem, e os personagens zoo-antropomórficos dão ar de fábula. Apresenta um protagonista com traços psicológicos bem definidos, um problema rápido que ajuda em seu desenvolvimento, e uma reflexão moral clara e pertinente sobre felicidade e escolhas. Muito bom e conciso!

Brunna Brasil 22/12/2021

Será que seus fantasmas estão se alimentando de você?
"Ideias são como parasitas. Você acha que é dono da sua mente, quando, na verdade, as coisas dentro da sua mente é que são donas de você."

Banquete Para Fantasmas foi meu primeiro contato com o universo "Livro das Sombras" e uma grata surpresa, não só pelo estilo de escrita do conto, mas também pela metáfora que ele traz em relação a como deixamos, em menor ou maior grau, que nosso passado, em certas ocasiões, nos consuma. Damos força a esses fantasmas, assim como a personagem Eulonieta.

"Existe a dor do corte, mas essa não se compara com a dor que o corte liberta."

O conto se passa num universo de Alta Fantasia e seu protagonista, Zemial, está preso em seus próprios dilemas e desesperanças quando é convocado .por Eulonieta Paingalle, que sugere estar sendo assediada por fantasmas.

Um detalhe interessante da trama é que nesse universo há reinos compostos por diferentes "povos". Esses povos, apesar de possuírem características humanas (como fala e autoconsciência, por exemplo), são compostos por animais. Zemial, por exemplo, pertence ao reino dos Gatos, enquanto o criado de Eulonieta ao dos Rinocerontes e ela própria ao dos Ratos.

Zemial é também um animista (pesquisador dos animas) e é ele quem vai explicar à Sra. Paingalle qual a origem desses seres que vêm assombrando seus banquetes e como afastá-los.

"Quando olhamos para dentro da sombra, encontramos a verdade sobre nós mesmos, pois a sombra que nos aprisiona também nos protege (…) Eu posso lhe mostrar os fantasmas que a assombram, mas eles não são o que você espera que eles sejam. E uma vez descobertos, não existe retorno."

Um conto fluido e cativante, que vai te fazer pensar sobre seus próprios "animas" e como está sua relação com eles.

Amanda.Oliveira 31/05/2021

Terceiro conto que leio desse autor e simplesmente adoro os contos são bem rápidos de ler. Adorei

"Ideias são como parasitas. Você acha que você é dono da sua mente, quando na verdade as coisas dentro da sua mente é que são donas de você."

Naty 29/10/2020

O livro tem alguns insights super interessantes, nos convida a refletir um pouco mais sobre alguns aspectos da vida! Eu ando gostando muito desse autor, com certeza vou ler mais coisas dele!

Oscar.Valeriano 13/04/2023

Mais um conto de Morserus, uma nova história com Zemial o gato albino, a cada história vamos conhecendo um pouco desse mundo, dessa vez ele é chamado a mansão de uma velha rata, para resolver problemas com "fantasmas".

Lumikki 27/02/2024

Banquete para Fantasmas.
"Não se engane, meu caro; ser cego, para os muros de sua prisão, não faz de você um ser livre."

Como eu pude me sentir tão imersa e tocada com um conto sobre fantasmas e pequenos animais falantes?
Quando eu decidi ler esse conto, foi porque ele simplesmente apareceu na minha vida, e então eu iniciei uma leitura sem base alguma, não vi sinopse nem avaliações. E não poderia ter me impressionado mais. Algo que julguei se tratar de uma obra de terror, pelo título, é na verdade uma linda reflexão sobre a honestidade, a verdade, o amor e a solidão. E ainda mais, trás consigo fortes ideias sobre saúde mental fragilizada.
Esteja preparado para frases fortes e uma leitura rápida.

Fiquei encantada, apenas estranhei o fato de serem animais falantes, mas isso pode ser por eu nunca ter lido nada do autor anteriormente.

giio 01/04/2020

Me surpreendeu
basicamente a história de um gato "mago" chamado à casa de uma rata de família rica para resolver um mistério

o livro me surpreendeu muito por serem personagens zoomórficos, como numa fábula

a leitura é rápida, o mistério é interessante e a história é imersiva. cheio de lições e frases de efeito que forçam uma reflexão mesmo que fugaz sobre amor, arrependimento, escolhas e infelicidade.

páginas cheias de diálogos muito bons que infelizmente acabam rápido demais (apenas 31).

Vou procurar mais sobre o autor e recomendaria a quem gosta de leituras fantásticas e rápidas

p.s: maravilhoso que o gato chame zemial.

Carolina 03/08/2020

"amamos apenas aqueles que acreditamos ser melhores que nós, quando pior nos tornamos, mais amor temos para dar"

Leni 11/04/2020

Em continuação a essa leitura tive boas experiências com os livros anteriores se li, é inacreditável como em poucas palavras o autor consegue passar experiências tão marcantes para cada um de nós.
O ponto da recusa de se viver um grande amor ou viver uma vida confortável é dado a uma "dama" que por sua vez vivia na sarjeta e aceita ser companheira de um rato rico para que possa ter uma "vida feliz".
Porém tudo que consegue é viver com seus "fantasmas".

1 | 2 | 3 | 4