Collor Presidente

Collor Presidente Marco Antonio Villa

Resenhas - Collor Presidente

dnascif 19/10/2023

O livro mostra em detalhes o período, usa uma linguagem neutra, trazendo para o leitor os fatos, mesmo que em alguns momentos essa abordagem deixasse a leitura cansativa, essa abordagem ao final se mostra importante, e no último capítulo um espaço para o autor concluir com as suas considerações. Muito bom!

Julius 17/03/2023

COLLOR PRESIDENTE
Collor foi infeliz em suas medidas de governo, também muito impetuoso em suas decisões e escolhas.
De primeiro momento instaurou um Plano, denominado de Plano Brasil Novo, mas popularmente chamado de PLANO COLLOR, possuía uma medida muito controversa e ousada o confisco da poupança. Vale citar uma curiosidade, Collor na sua campanha no segundo turno disse abertamente que Lula se eleito iria confiscar o dinheiro do povo, por ironia do destino foi o próprio quem o fez.
Voltou em circulação o Cruzeiro, abriu o mercado para importação, desestatização, apostou alto nas escolhas e não mediu as consequências delas.
O resultado foi uma gestão desastrosa repercutindo na inflação, no desemprego e culminando na sua queda.
O caçador de marajás queria enxugar a máquina pública, dito isso não consolidou uma base no congresso. Sendo desfavorável ao seu governo.
A obra se faz eficaz em ponderar todas as informações históricas desse mandato. Recomendadíssimo.

thotminaj 28/12/2022

"confundiram crise com crime contra o estado"
nós dá um olhar profundo sobre o governo collor, as vezes diminuindo alguns acontecimentos, e engrandecendo outros, no geral é um bom livro para saber fatos nem tão conhecidos a cerca desse governo e sobre o primeiro impeachment do brasil república

Will 21/06/2022

O jovem Presidente!!
Collor presidente, relata o conturbado período em que Fernando Collor de Mello se tornou Presidente da Republica em 1989 até sua renúncia em 1992.

O livro nos conta o que foi o governo Collor, iniciando com uma reforma de estado extremamente corajosa, ele instingiu um número enorme de empresas estatais, mexeu em cartórios, reforma do sistema financeiro, entrou batendo forte e fez uma coisa que ninguém teve coragem na história do mundo, congelar os ativos financeiros, conta corrente, poupanças, etc, podemos dizer que o plano real só foi vitorioso, devido ao plano collor I, em termos econômicos, claro que sabemos todos os problemas que isso trouxe, o confisco, o significado disso. Collor abriu o Brasil para o mundo, com nova política industrial, etc.
Collor era uma fígura impar, pois tinha várias personalidades ao mesmo tempo, pois ao mesmo tempo que fez essa reforma política e industrial, necessária, permitindo por exemplo que tivemos opções de compras, de valores no mercado nacional. Foi moderno e antiquado ao mesmo tempo.
O livro nos mostra que ele caiu por várias razões, não só por seus momentos de corrupção, mas principalmente por não se aliar aos grandes políticos e extinguir algumas mamatas que os políticos gozavam, ele tomava decisões sem consultar os "grandes chefes do estado" e isso fez que com que se aliassem e pedissem seu afastamento.
Collor errou muito e teve sim, muita corrupção em seu mandato, mas caiu por seu orgulho e por suas maluquices muitas vezes sem sentido.

Collor Presidente é um livro para quem gosta de história moderna do País e quer entender o que foi esse período estranho e ao mesmo tempo importante da história do Brasil.

Vinicius.Chiquito 20/01/2022

Primeiro impeachment, a democracia sobreviveu !
Na leitura do livro, consegui perceber um presidente corajoso e fora do sistema padrão, teve coragem de encarar empresários (elite) qdo abriu o mercado para a indústria internacional. "Nossos carros são carroças". Foi corajoso e extremamente infeliz ao propor o sádico bloqueio de poupanças. Porém o dito "caçador" de marajas, q bradava q a "mamata iria acabar" (hummmmmm) nada mais era q um corrupto com ar jovial, com pinta de galã italiano e esportista. Populista que nos acostumamos a ver em nosso país.

Há paralelos no tal de caça a marajás com o tal do "mamata vai acabar", não é msm?

Igor13 13/09/2021

Boa contextualização e informações úteis
Livro sobre período específico de 3 nos do governo Collor, nem mais, nem menos. Interessante análise intitucional, legal, econômica e política. Sem causos.

Boa contextualização para ler sobre o plano real.

Só com esse livro, não dá pra compreender o ex-presidente. Moderno e correto por um lado, com traços claros de personalidade do atraso da elite nacional por outro.

Sempre achei que o Ciro Gomes tinha um pouco de Collor, e realmente há certas similaridades preocupantes, como o gênio forte, arrogancia e prepotência desmedida. Ambos estão bem acima da média dos seus pares políticos, isso é óbvio. Mas não se governa sem acordos e ajustes.

Não tenho opinião formada. Só desconfiança. Preciso ler mais.

Alguma sugestão de livros sobre os dois?

christyan brayan 20/04/2021

Denso e completo
Um material rico sobre o protagonista do início da Nova República Brasileira.

Bem detalhista e técnico em diversos momentos. Há todo tempo se é bombardeado com números e detalhes específicos, o que comprova a extensa pesquisa do autor, embasada nas notas de rodapé quase onipresentes nas páginas do livro.

O professor Villa, de fato, realizou um trabalho triunfal, mergulhando em uma bibliografia e entrevistas extensas, criando um relato bem-feito e, como o próprio autor menciona, que até então não havia sido feito no que se refere a 1990-92.

Collor sempre foi um personagem político que me despertou interesse, Villa o narrou de forma magistral nessa obra. Apesar de em diversos momentos sentir dificuldade pra consumir todo aquele turbilhão de dados e termos técnicos. Com "Os Presidentes" do Rodrigo Vizeu, por exemplo, tive um entendimento mais fácil, apesar da proposta diferente que obviamente se difere do livro de Villa que esmiuça cada pormenor do Furacão Collor.

"Collor Presidente" é um prato cheio para estudantes da área. Por fim, mais um excelente exemplar para uma lista de livros biográficos da nossa história política!

Fernanda Sleiman 28/12/2020

Se conseguir manter o senso crítico de separar o que é de opinião do autor é um bom livro.

jpserrinha 17/05/2020

A ERA COLLOR
Livro muito interessante sobre o cenário político brasileiro do início dos anos 90,

Edreira 07/05/2020

Trapalhadas e confusões em Brasília
O título bem ao estilo "Sessão da Tarde" seria algo bem empregado a um livro sobre o governo de Fernando Collor (1990-1992).

A chegada de um outsider ao cargo máximo da república, através de um partido fantoche e sem apresentar uma boa habilidade da política, fez com que as gafes cometidas por Collor, como os erros de português em documentos oficiais, corridas matinais com mensagens motivacionais em camisetas, entrevistas embaraçosas e cantorias públicas com astros do sertanejo em meio a um processo de impeachment, não pudessem terminar em outro lugar que não fosse a crise nacional onde ele se meteu.

Aliás, a falta de senso de realidade do presidente durante o processo do impeachment mostrou que ele não apenas era um outsider, porém estava fora da realidade.

Infelizmente, o relato do passado não parece ser tão diferente do presente.
Teremos o mesmo final?

Tiago Queiroz 02/05/2020

Excelente livro
Este é um livro muito bom para quem deseja conhecer mais esse conturbado período da nossa história. Ele cobre toda a trajetória de Collor na presidência: desde sua ascensão política, a campanha eleitoral, a Vitória contra Lula, os planos Collor I e II, o bloqueio das contas bancárias, o isolamento político, o marketing pessoal, as denúncias de Pedro Collor e o processo de impeachment. O livro é curto e a linguagem é simples e direta.
No final há um balanço histórico do significado do governo Collor.
A única coisa que senti falta foi um aparte no final relatando o destino dos principais personagens, como PC Farias, Pedro Collor, Itamar Franco, entre outros.

Cláudia 02/05/2020

História do Brasil
Bom livro, com muitas informações sobre o governo de Collor e o processo que levou a sua queda.

Murilo.Dotto 15/04/2020

Livro que não chega a ser uma narrativa, mas mais um compilado das obras que serviram como referência. Autor expõe sua opinião mais incisiva no final. Para quem não acompanhou o caso na época, vale a pena.

Michel Pinto Costa 05/02/2019

Fatos. Somente fatos.
Antes de tudo, saudosista!

Eu tinha entre 11 e 13 anos de idade na época e me lembro das capas de revistas, jornais e algumas entrevistas no programa ‘Jô 11 e Meia’.

O livro mostra os fatos e deixa o leitor chegar a sua conclusão sobre o governo Collor. Isso é muito bom e está em falta nos dias de hoje, quando se julga os fatos e o leitor que se vira para saber quais são eles.

Alguns trechos são impactantes, como saber que Collor tinha, até pouco antes do ‘impeachment’, apoio velado de gente graúda como Ulysses Guimarães.

A verdade é que Fernando Collor caiu porque não conseguiu estancar a inflação e a recessão e não teve traquejo político para negociar com políticos, trabalhadores, empresários e todas as classes de nossa sociedade. Collor caiu pela própria soberba.

Um trecho do livro que me chamou a atenção é aquele que mostra o trecho do depoimento do motorista Eriberto França, que foi testemunha chave na ligação entre Collor e PC Farias. Segue o trecho:

“Ficaria célebre o diálogo travado entre Eriberto e o deputado Roberto Jefferson. Quando inquirido sobre a razão de ter feito a denúncia, o motorista respondeu de pronto: ‘Porque sou patriota.’ O deputado insistiu: ‘Só por isso?’ E a resposta de Eriberto, desconcertante: ‘E o senhor acha pouco, deputado?’”

Maria Eliete 20/03/2018

Muito bom o livro. De fácil leitura e de fácil compreensão.