O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Lara 16/07/2023

Um livro muito bom, direto ao ponto e que foi muito copiado em O Nome do Vento pq o sistema de magia é o mesmo hahahahaha. Lerei os próximos logo.

Gabas10 11/07/2023

Esperava mais
Achei um livro bom mas tem alguns problemas, ele é bem escrito mas tem poucos diálogos, achei o final ruim a autora enrola muito no último capítulo para fazer uma conclusão simples e sem graça. A história até se desenvolve bem mas o fato de ter poucos diálogos me incomodou muito.

fabio.orlandini 10/07/2023

Maravilhoso
Hoje em dia temos muitos livros sobre fantasia e muitos seguem um mesmo padrão. Úrsula K. Le Guin foi pioneira e esse livro reflete sua capacidade de escrever para qualquer público.
Um livro gostoso, interessante e impossível de se largar.

Try4Any 10/07/2023

Clássico, Bom e bem feito!
Livro fantástico sobre Ged um feiticeiro em terras separadas pelo mar, diversas ilhas, onde sua jornada passa do Norte ao Sul, Leste ao Oeste, em uma busca.

A história pode ser interpretada de diversas formas, uma jornada de entendimento de si mesmo ou em consertar seus erros no mundo, eu entendo como não só fosse algo relacionado a magias, escuridão e Luz, mas algo mais pessoal e sobre se aceitar, ou também pode ser interpretada como um livro de fantasia sobre magias, viagens e nomes.

Recomendo para quem está querendo começar a ler fantasias, e queria começar por uma clássica sem ser aquelas famosas que todos conhecem o final ou tem filmes e séries. Mas algo mais simples e bem feita

Eli 04/07/2023

O Ged é engual eu
Ele não quer salvar o mundo, ele não quer conquistar um amor, ele não quer ser reconhecido, ele só quer PAZ.

Lorendnts99 03/07/2023

Bom, dentro das expectativas
Não conhecia do que se tratava o livro e nem quem era a autora, o mínimo que sabia sobre ele é que é antigo. Como mais um recorrente erro meu, não li a sinopse antes de iniciar a leitura, entendi que se tratava de uma fantasia pelo título e pela capa dessa edição, que acho que não condiz nem a 25% do enredo e para mim, não tem sentido. Fiquei surpresa por descobrir tarde que fazia parte de uma trilogia, particularmente não tinha intenção de iniciar uma devendo outra (a tetralogia napolitana), juntei as peças após alguns momentos da leitura que indicavam futuros acontecimentos, e tudo bem +2 livros para meta de leitura sem data definida.

Fora isso, minhas considerações:
Gostei da fluidez da leitura, da criação desse mundo mágico e a forma que a magia funciona nele, a solução do problema apresentado foi interessante. Por não saber que havia uma continuação em primeiro momento, não gostei do desenvolvimento de algumas dramas pois considerei rasas e rápidas demais.

Senti falta da presença feminina em vários momentos do livro, das poucos e relevantes aparições as mulheres eram associadas a intenções malignas ou misteriosas com a magia. Pensando no contexto no qual foi escrito (1967), como a própria escritora já indica no posfácio da obra, não havia abertura naquele momento para tal ousadia.

Em resumo, o livro é um bom entretenimento.

R. Gomes 26/06/2023

Esse livro é muito bom. Ele o melhor planejamento de mundo, a forma como toda a magia se estrutura, como tudo faz sentido e a maneira como o mundo é detalhado faz com que ele se torne maravilhoso só por isso.

Os personagens são bem desenvolvidos. É muito fácil criar empatia por eles e torcer por eles. Eu sinto que o enredo peca um pouco no final, mas ainda assim não é nada que estrague o livro.

@letraepapel 26/06/2023

Ursula K. Le Guin: a quebradora de clichês
Escrito em 1967 e publicado no ano seguinte, O Feiticeiro de Terramar narra a história de Ged, um menino que deixa uma das ilhas do Arquipélago de Terramar com o objetivo de aprender mais sobre magia e se tornar um grande feiticeiro. O rapaz é extremamente talentoso e inteligente e igualmente arrogante. É essa arrogância que fará ele executar um feitiço proibido, e sofrer as consequências desta ação. Ged então inicia uma jornada por todo o arquipélago em busca de uma solução e nós leitores somos agraciados com a transformação do menino em homem.

Ursula Le Guin reforça seu posto entre as minhas autoras favoritas com esse livro quando consegue escrever uma aventura emocionante e complexa mesmo sem grandes pirotecnias. A maioria das obras do gênero se apoiam na luta do protagonista contra uma força exterior - um grande oponente, dragões, exércitos... Mas aqui, Le Guin faz o inverso e leva o protagonista (e a gente também) rumo a um caminho de autoconhecimento e crescimento pessoal. ?
A escritora ainda consegue quebrar vários outros clichês que cito rapidinho aí no vídeo.

Eu adorei esse primeiro volume do Ciclo Terramar e não vejo a hora de embarcar nos próximos!

Sara 24/06/2023

Não é um livro ruim, mas passou longe do que me prometeram que seria, quando fiquei sabendo desse livro me disseram que era muito parecido com o nome do vento e que eu iria amar e sinceramente achei que tem pouquíssimas semelhanças.

Emma 20/06/2023

O Feiticeiro de Terramar
Entendo que é um livro introdutório da fantasia e que influenciou vários outros livros de que gosto, mas foi um parto de três meses ler esse livro e olha que ele tem 208 páginas.
Não consegui gostar!

Gabriela3872 07/06/2023

Achei a escrita muito diferente do que estou acostumada e, sendo sincera, a história também, achei isso fantástico e gostei muito da história e de Ged.

Foi muito interessante acompanhar as aventuras de Ged, os lugares em que ele esteve e as pessoas em seu caminho, principalmente Vech!, que grande amigo.

A leitura do posfácio também foi muito importante na compreensão das ideias da autora.

Marina 21/05/2023

Me interessei por essa leitura ao saber que ela foi a influência do Patrick Rothfuss para escrever ?O nome do vento?. De fato, nessa narrativa temos a história de um menino com poderes de feiticeiro, que começa a aprender o nome das coisas, podendo assim controlá-las. E aí termina a intersecção entre os dois livros. Eu amei essa história, amei os personagens, Ged, o personagem principal, é incrivelmente gostável. O que faltou, para meu gosto pessoal, foi mais narrativa mesmo, mas desenvolvimento e descrição das coisas, a autora vai sempre direto ao ponto e eu sou uma leitora que gosto de passar páginas lendo sobre a ambientação, as angústias dos personagens? se o livro fosse maior, nós sentiríamos com muito mais profundidade alguns conflitos, algumas perdas. Mas, o livro é perfeito! Uma excelente porta de entrada para o mundo da fantasia, principalmente para juvenis.

Zé Guilherme 17/05/2023

Uma introdução a TerraMar.
Esse primeiro volume do ciclo, pega conceitos clássicos de fantasia e traz uma áurea tão inebriante, que me lembrei de imediato da escrita do Michael Ende. A diferença é que aqui, Le Guin nos conduz pela lenda do mago Ged, subvertendo expectativas, ao trazer toda uma discussão metafísica sobre o que significa ser o ?inimigo de si mesmo?.

Como dito pelos mestres de Ged, ?Acender uma vela é lançar uma sombra?, e no aprendizado da força que os nomes podem ter, na busca pelo significado das consequências de se optar por quebrar o equilíbrio por conta do ego, a autora constrói um protagonista falho, mas inegavelmente próximo a todos nós.

Um livro ao mesmo tempo mágico e sombrio, mas que ainda assim consegue ser cheio de esperança, ao traçar a magia de um mundo como algo enraizado na busca pelo conhecimento da alma humana.

É assim que se faz fantasia. É assim que se deve começar uma história. Seminal.

skuser02844 17/05/2023

4.5
O feiticeiro de Terramar é o segundo livro da Ursula K. Le Guin que leio, o primeiro sendo A Mão esquerda da escuridão (que infelizmente, acabei não gostando muito). Devo considerar, então, um dos que mais gostei. A escrita da Ursula aqui esta magnífica e traz um mundo muito bem construído, que estranhei de início, mas logo tomou as rédeas. De primeira, não ?gostei? muito do personagem Ged, mas depois acabei até mesmo me comparando com ele rs e sendo meu favorito.
E esse final? que final, sabe. Muito bem construído e feito, muito lindo!
Acho que é um livro que a maioria, pelo menos, deveria dar uma lida, afinal ele é bem curtinho.