O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

skuser02844 17/05/2023

4.5
O feiticeiro de Terramar é o segundo livro da Ursula K. Le Guin que leio, o primeiro sendo A Mão esquerda da escuridão (que infelizmente, acabei não gostando muito). Devo considerar, então, um dos que mais gostei. A escrita da Ursula aqui esta magnífica e traz um mundo muito bem construído, que estranhei de início, mas logo tomou as rédeas. De primeira, não ?gostei? muito do personagem Ged, mas depois acabei até mesmo me comparando com ele rs e sendo meu favorito.
E esse final? que final, sabe. Muito bem construído e feito, muito lindo!
Acho que é um livro que a maioria, pelo menos, deveria dar uma lida, afinal ele é bem curtinho.

rickyrolim 15/05/2023

É? espera mais
Foi uma leitura divertida para ser feita, mas esperava que o livro fosse mais fluido, com mais ação e não um amontoado de termos e explicações para cada passo do protagonista da história. No fim o que estava achando legal ficou um pouco maçante. Mas valeu a experiência da leitura e por conhecer a escrita da Ursula K. Le Guin

Matheus655 13/05/2023

Iniciei a leitura com a promessa de ser uma história de magia, (tema que me encanta) com padrões diferentes dos habituais buscados pelos autores para fazer bestsellers automáticos. E de fato o é ao explorar não grandes batalhas com grandes guerreiros brancos, loiros do olho azul. A autora escreve de forma bem suave as características físicas dos personagens, não brancos em sua maioria, de forma que a pessoa que se incomodaria com isso provavelmente nem perceberia. Um livro escrito para passar desapercebido por alguns, mas com passagens com reflexões muito interessantes em acontecimentos simples e rápidos. Mostra o lado ruim e as consequências severas das ações e ambições do ser humano. A leitura é fluida, bem escrita. Uma escrita do início da vida do que virá a ser um grande mago como Gandalf.

void_Indigo 12/05/2023

O nascimento de um mago-herói
Li em algum lugar que esse livro é um dos poucos livros de fantasia que não tem uma guerra. Realmente, ele faz citações a guerras passadas mas guerra mesmo, não tem. Tem dragões, mas não guerra. E eu não consegui lembrar de outro que não tivesse!

É a história do início da vida de Gued, que virá a se tornar um grande e poderoso mago, mas que nesse início enfrenta um inimigo terrível, uma sombra que ele próprio cria em um momento de soberba (li o livro numa edição portuguesa, uma variedade interessante, com vocabulário diverso do que estou acostumado).

O ambiente é um arquipélago com muitas ilhas com povos, costumes e climas variegados (vocabulário diverso pega...) e a história é bem construída, com vários personagens e acontecimentos marcantes na vida de Gued.

Só não gostei muito do final, um pouco viajante demais, na minha opinião.

Recomendo a leitura, é um ótimo livro. E se alguém lembrar de outro livro de fantasia sem uma guerra, por favor deixe nos comentários! ??

Malu Who? 12/05/2023

A luz é um grande poder....
"Entre terra e céu, todas as coisas estavam sob suas ordens. Ele estava no centro do mundo"

Um mundo, um menino, uma sombra.

O livro é narrado na forma de um conto, no qual é descrito a história de Ged por Terramar, desde de sua infância, seu primeiro contato com a feitiçaria e o mundo do ocultismo até ele se tornar um feiticeiro e sua jornada.

Nesse meio tempo, Ged acaba despertando algo na qual nem ele nem ninguém tem controle sobre: uma espécie de sombra. Durante a história, o feiticeiro tenta encontrar uma maneira de contornar isso que ele trouxe ao mundo.

A escrita é bem detalhada e fácil, a partir de um certo ponto do livro, eu achei a escrita super fluída o que me deixou impressionada por ser um livro de fantasia. Eu achei a escrita desse livro muito linda também. A cada capítulo eu comecei a me encantar ainda mais pela história.

Outro ponto que eu tenho que falar é sobre o desenvolvimento do protagonista. Eu achei muito interessante a forma como a história é desenvolvida. Ele não é visto como um herói, mas sim como uma pessoa que comete erros. No começo da história a gente vê a maturidade e a sabedoria indo sendo construída, o personagem tem uma evolução e aprende com seus erros, por mais fundos que sejam. (O plot principal do livro diz muito sobre essa parte).

Eu gostei muito do final, eu não estava esperando nada daquilo. Arrepiei real.

"É muito difícil para o mal dominar uma alma sem consentimento". ?

readingnaomi 12/05/2023

O verdadeiro início de bruxos e feiticeiros
Se você tá com ranço de Harry Potter por causa da transfóbica, dá uma chance pra ISSO AQUI.

Esse livro está muito a frente de seu tempo. Escrito em 1967 e com personagens principais não-brancos.

Introduzido aqui a ?escola de magia? onde um feiticeiro vai para estudar as matérias. E as matérias de Hogwarts são CLARAMENTE inspiradas nas de Roke (a escola de magia de Terramar).

Essa obra tem que ser reconhecida como a inspiração para HP porque nem isso a transfóbica tem coragem de assumir a inspiração, ela diz que ?sonhou? com isso (nasci ontem por acaso?).

Enfim, uma obra simplesmente MARAVILHOSA e reconfortante ???

Ioneide 11/05/2023

Fantasia
Um livro de poucas páginas que eu deveria ter lido mais rápido. Porém não me instigou a ter curiosidade em saber o final. A ambição de um rapaz faz com que ele busque algo que nem ele mesmo conhece. E faz com que ele se arrependa de ter ido buscar. Apesar de não ter expectativas com o final, foi bem morno, vamos dizer assim.

Anna 10/05/2023

Uma fantasia pesada, mas incrível
O mundo e o sistema de magia desse livro são ótimos. Achei a escrita um pouco marcante em alguns momentos, mas agora fiquei com vontade de continuar lendo as aventuras de Ged o feiticeiro de Terramar
O que mais me interessou neste livro é que o conflito principal foi causado pelo protagonista, que percebeu isso. Senti um pouco de falta de me identificar com os personagens, de sofrer e rir por eles.

Alessandra 05/05/2023

A história cresce ao longo do livro
O começo do livro é difícil gostar do personagem. Ele é extremamente arrogante e orgulhoso, mas conforme a história avança você percebe que esse orgulho adolescente era necessário para a construção da história.
O enredo é de um feiticeiro caçando sua sombra, seu lado ruim, seu maior erro e o final me surpreendeu e eu gostei bastante do rumo que a história tomou

João Vitor Schulte 27/04/2023

Feiticeiros, dragões e uma bela jornada.
Receita perfeita para uma bela fantasia, a autora criou um mundo complexo, com diversos tipos de seres inteligentes, encantamentos de amarração pelo nome das coisas e pessoas. Certamente vemos aqui a base para construção de ?O nome do vento? são várias as semelhanças.

Júh ^^ 23/04/2023

Uma fantasia primorosa
Fazia tempo que não lia um livro de fantasia que me prendia tanto, muito pela narrativa da autora, o que ela faz com as palavras é mágico, já me deixou presa nas primeiras páginas. Me lembrei de ler Harry Potter por exemplo, essa forma de trazer leveza msmo em que está dando tudo errado. Não sei muito bem explicar.
Ainda mais por ser um livro escrito no fim da década de 60 é surpreendente o quanto ele mantém o frescor até mesmo para novas gerações.
Amei acompanhar o Ged por ele não ser o fodao já de cara, lendo o posfácio da autora deu a entender que ela tbm não queria se resignar a escrever um personagem somente fechado na dicotomia de bem e mal.
Já aguardando o preço do físico melhorar na Amazon pra poder continuar a saga, sim aparentemente cai em mais uma pirâmide literária, socoroo Deus... Mais essa vale a pena pelo menos haha

Leonardo T. 21/04/2023

Lógico que foi escrito por uma mulher...
Até a leitura de O Feiticeiro de Terramar, só Tolkien e seu legendário era literatura fantástica palatável para mim. Confesso, detesto o estilo verborrágico e hiperbólico, principalmente, da literatura fantástica estadunidense. Depois de Tolkien, até então, só esbarrei com meras cópias de tolkien super processadas, fruto de uma indústria editorial acéfala-imperialista estadunidense (na maioria esmagadora dos casos, não só) e machista (quando não é também supremacista branca).
Enfim, resolvi ler a Ursula. É fantasia, mas não é Tolkien. É melhor? Não tem como comparar. Mas, ambas as fantasias trazem a assinatura de mentes inquietas e questionadoras de seus tempos. Só nisso se assemelham.
E o Feiticeiro de Terramar me fez ver que há fantasia decente e original depois de Tolkien. Lógico que, fantasia assim, nesse nível de qualidade e verdade, só uma mulher seria capaz de escrever.
Eu diria até que, se quer que seus filhos homens (que se identificam como tal, cis ou não) se tornem seres humanos melhores e não corram o risco, como anda em voga, de se tornar "redpills", "macho alpha" etc. Deem para eles ler Ursula K. Le Guin antes de Tolkien.

No mais, ansioso para ler os próximos 5 volumes.

Edilaine 13/04/2023

Ótima fantasia
Eu não conhecia a autora mas vi que ela foi inspiração para outros autores de fantasia e resolvi tentar. Livro mto bom. Na construção de mundo você percebe vários elementos que já viu em fantasias mais recentes que com certeza se inspiraram. É uma abentura leve e bem construída e pretendo ler os próximos.

Elida 11/04/2023

Não é o tipo de livro que eu gosto
Mas ainda é bom, conta a história de um mlk muito chato chamado dunny, nesse mundo tudo tem um nome verdadeiro (tipo aquelas fantasia do wattpad que toda magia é em latim) o peixinho, pra chamar ele é kast ou kest sla. E quando vc descobre o nome verdadeiro de uma pessoa vc pode meio que controlar. Aí o nosso protagonista faz merda (como sempre) e libera uma "sombra" e depois tem que terminar o que começou ou coisa assim. Não é uma fantasia de bem contra o mal, oq é meio chato mas é legal (complicado né). E o final é meio broxante mas é legalzinho, não é nossa que legal mas tbm não é ruim