O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

@ruthlunang 27/07/2020

O feiticeiro de Terramar
Gavião é um camponês órfão de mãe que desde criança aprendeu a usar magia. Durante uma invasão em seu povoado, ele consegue salvar todo mundo manipulando a névoa, e dessa forma um grande mago o encontra e se oferece para ensinar ao menino. Porém, a forma de ensinar de Ogion não satisfaz Gavião e este parte para uma escola de magos. O ego e ganância de gavião o levam a liberar um mal desconhecido que o perseguirá por muito tempo.

O único ponto negativo, na minha opinião, é a rapidez dos acontecimentos que nem sempre dá tempo de processar o que aconteceu.

Infelizmente este primeiro livro não me dá muita vontade de ler o resto da série.

Fillipe Gontijo 26/09/2016

Magia, ilhas e sombras
"O Feiticeiro de Terramar" é um livro delicioso. A escrita parece deslizar a história diante de nossos olhos, é tudo muito fluido e as palavras escorregam, como um riacho, elas fluem e nos encharcam com sua delicadeza e sua verdade. Embora seja simples, a narrativa consegue transmitir o equilíbrio da história. Nela, as palavras parecem ser ditas por uma voz macia e sábia, que nos conta pacientemente toda a história, escolhendo as exatas palavras para comporem a primeira aventura do Gavião. Terramar é um mundo vasto, que aos poucos, seguindo os passos de Ged, vai se revelando. As muitas ilhas são descritas cuidadosamente e seus moradores possuem características próprias que enriquecem cada lugarejo que conhecemos. A estadia de Ged em Roke, na escola de magia, é interessantíssima e rezei para que existisse um livro inteiro contando com muitos detalhes tudo o que se passou durante aqueles anos. Lá, junto dele, conhecemos a verdadeira magia de Terramar e ela é incrível. A forma como a magia é abordada é instigante, misteriosa e quase real. Naquele mundo, todos sabem da magia, todos conhecem magos, feiticeiros, bruxas, fazedores de chuva, mas ao mesmo tempo, ela é algo tão delicado, complexo e lindo que ao abraçar o mundo de Terramar, a magia se distância e apenas empresta seu poder aos homens. Nesse sentido, no de lidar com algo muito simbólico, os magos são como cantores de uma música que eles mal conhecem e o que lhes resta é apenas acompanhar a melodia que a magia toca. Uma melodia incerta, flexível, que se revela, mas nunca por completo, que sempre esconde mais mistérios, mais poderes, mais possibilidades. Em relação a trama, o livro não possui grandes reviravoltas, é linear e acompanha o amadurecimento de Ged desde sua infância até o momento em que ele precisa enfrentar um grande mal que ele mesmo trouxe para o mundo. Acredito que o tema da história é, sobretudo, sobre o fato de que ser completo e inteiro significa aceitar cada defeito e qualidade, é se enxergar falho, mas continuar perseverante. Então, ao acompanharmos Ged em sua jornada de auto-descoberta, nos apaixonamos por Terramar, pelo seu povo, pelos seus mitos e pela sua magia. E percebemos que essa poderia ser uma história sobre nós mesmos que, assim como Ged, ao buscarmos o mundo, acabamos nos encontrando e lá estamos inteiros.
FlávioAlves 27/09/2016minha estante
Resenha muito linda, me deixou mais animado e ansioso pra ler esse livro *_*

Fillipe Gontijo 03/10/2016minha estante
Obrigado, Flávio. O livro é demais, pode ler mesmo. =]

Lore 03/09/2021

Que livro foi esse viu, muito bom! Eu gostei muito do modo como a história dele foi contada e como, de certa forma, o foco foi nele tentando resolver o problema com a sombra.

Fabio Di Pietro 09/12/2023

Surpreendeu
No começo, fiquei um pouco de bode do que pareceria aquela mesma ladainha do menino marrento e vaidoso que quer ser mais f*da do que o outro menino também implicante. Mas a espera valeu a pena. Depois do evento descrito no verso do livro, a história parece realmente iniciar. Fui tomado por uma fantasia simples, mas profunda. Por sendas de autoconhecimento e não de guerras, da dicotomia do bem e do mal.
Certamente vou ler os próximos.

Nathan Soares 07/03/2021

O Feiticeiro de Terramar conta a vida de Ged que, desde pequeno, tem o poder dentro de si. Um poder ainda incompreendido, mas que com a sua ida a Roke, fortaleza onde os meninos são mandados para se tornarem magos, ele terá acesso a sua verdadeira natureza. Terá de enfrentar os seus medos e, principalmente, a si mesmo.

Cello 17/06/2020

Tornar-se inteiro
Ged deve ser o primeiro protagonista aprendiz de magia na literatura mundial. E é incrível como este livro dos anos 60 mesmo num mar de livros similares consegue ainda ser bem diferente. Mais do que a manjada luta do bem contra o mal, um encontro consigo mesmo para tornar-se "inteiro".

Allife 06/01/2021

Terramar
Realmente um livro de fantasia fora do padrão. É nítido que o Patrick se inspirou nesse livro para compor diversos elementos do livro o nome do vento. Gostei mto e na expectativa dos próximos.

Ro 23/09/2020

Uma senhora fantasia
Fazia tempo que eu terminava um livro e me sentia feliz com a história que li.

Le Guin optou por criar uma fantasia relativamente curta, se levarmos em conta a quantidade de páginas, mas estritamente importante e rica de sentidos.

Pela primeira vez na minha vida li um livro em que as personagens negras não estão no papel de vilãs, não são demonizadas ou apresentadas como inimigo. São pessoas comuns, apenas vivendo no universo do livro, o que parece simples, mas que faz total diferença.

Outro ponto importante, e que a autora deixa explicado no posfácio, é a não adesão por parte dela de uma narrativa maniqueísta em relação ao reconhecimento das dificuldades e a batalha final do herói, Ged. Le Guin, propositalmente, escolhe não criar pessoas más que precisam ser derrotadas por pessoas boas (que, se formos olhar a fundo na questão, acabam se transformando em más também, visto cometerem atos vis em nome do bem).

Talvez eu esteja apaixonada? Talvez. Se amei a questão do poder das personagens ser centrado na nomeação das coisas? Certeza. Não é só pensar que as palavras tem poder. É ver o nome das coisas despertá-las ao ser corretamente chamadas à vida, à ação.

Se você curte fantasia, precisa ler esse livro. Mas se não for o seu caso, leia também. Principalmente naqueles momentos quando você precisar de algo leve, mas ao mesmo tempo discursivamente potente, para te lembrar que ler é prazer, assim como é se reconhecer na leitura.
Ave Fantasma 24/09/2020minha estante
Essa fantasia é incrível. E eu adoro justamente pelos elementos que você descreveu.

Ro 24/09/2020minha estante
Uma pena a Arqueiro ter lançando apenas os dois primeiros volumes, né?
Comprei porque você falou dele no L.A.

Ave Fantasma 24/09/2020minha estante
Uma pena mesmo. Deveriam ter feito um investimentozinho nessa série. Eu havia lido umas edições de Portugal e parei de ler justamente para ver se pegava essas em pt, mas tá nesse hiato aí.

YisraelC 21/01/2023

Segundo contato que tenho com a Le Guin, posso dizer que ela gosta muito de escrever sobre jornadas e viagens, o que torna a leitura um pouco arrastada e cansativa.

Apesar disso, a premissa da estória é interessante, o sistema de magia também mas para mim faltou um pouco mais de desenvolvimento sobre ele. Apesar disso, pareceu um começo promissor de aventuras de Ged. Pelo que notei a intensão é ser uma história curta mesmo e sem muitos rodeios.

Vou ler o segundo.

fabio.orlandini 10/07/2023

Maravilhoso
Hoje em dia temos muitos livros sobre fantasia e muitos seguem um mesmo padrão. Úrsula K. Le Guin foi pioneira e esse livro reflete sua capacidade de escrever para qualquer público.
Um livro gostoso, interessante e impossível de se largar.

juliaememo 10/03/2023

O Feiticeiro de Terramar - uma magia cativante
Eu gostei bastante dessa história. O mundo que a autora criou é muito interessante, toda hora eu ficava olhando o mapa e me localizando.
Me diverti acompanhando as aventuras do nosso protagonista.

nathan @lendosurtos 26/07/2020

Esse livro foi um grande jornada...
Comecei esse livro com uma expectativa ENORME, e foi aí que eu cometi meu maior erro...

Esse livro nos traz uma fantasia (muuuito fantastica) de 1968, escrita pelas palavras da consagrada e consolidada Ursula K Le Guin. Como está escrito após a sinopse do livro, este mesmo é um antecessor ao Harry Potter, e que promete entregar uma experiência incrível para todas as idades, com foco nos adolescentes. Logo de cara pensei que seria o meu tipo favorito de leitura, e me joguei.

Porém, as primeiras 100 páginas desse livro foram completamente maçantes e arrastadas, já fazia alguns meses que eu não lia um livro tão entediante assim, fiquei bem desapontado. Mas eu não desisto fácil de um livro, ainda mais um livro de 170 páginas, entao eu continuei firme e forte nessa saga kkkkkk

O livro nos apresenta o protagonista chamado Ged, que descobre ainda criança que tem um grande potencial para feitiçaria,e que logo se tornaria um grande mago. Também somos introduzidos a vários personagens secundários que tem grande presença na história como Ogion, Vetch, etc.

Pra mim, um dos melhores aspectos desse livro foi a geografia criada para Terramar. Achei incrível o mapa criado e como a autora nos conduz por cada país/ilha através do protagonista. Ultimamente estou gostando de leituras sobre navegação então fiquei muito interessado. Outras partes que me deixaram super envolvido na história foram as partes em que ele fala com o dragão, foge da sombra e interage com outros moradores de ilhas distantes. Pra mim, o livro só me deixou de verdade imersivo na história a partir da metade para o final.

Eu quase dei 3 estrelas para ele, mas por todo o contexto histórico do livro, pela grande elaboração e desenvolvimento de enredo e personagens, pelo grande e fascinante universo criado por essa autora de grande renome, e tambem por conta de umas palavrinhas que a Ursula nos deixa no posfácio, achei injusto da minha parte fazer uma avaliação dessas. O livro é um puta high fantasy bem feito, acho que eu demorei na leitura porque a linguagem é um pouco antiga, mas tirando isso, o livro é uma obra iconica e muito significativa. Dei então as 4 estrelas que ele merece.

Espero futuramente poder ler algum outro trabalho da Ursula para não tirar nenhuma conclusão precipitada de seus livros.

Nathy 12/06/2022

Uma fantasia infanto-juvenil linda com muitos detalhes e ótima para quem quer começar no gênero!

Terramar é um mundo de magia e suas criaturas, saber nomear algo em sua verdadeira língua é poder.
Ged é um jovem feiticeiro sem experiência que começa a trilhar o caminho do conhecimento mágico. Mas ao ir nessa direção, ele também percorre o caminho das descobertas sobre si mesmo e como esse pode ser o mais difícil.
Em uma experiência de demonstração arrogante de poder, Ged libera no mundo um ser que tem como objetivo o destruir. Agora ele precisa arranjar um jeito de descobrir o nome da criatura para a banir pra sempre. Mas esse percurso o leva a lutar contra um dragão, navegar por mares inexplorados e, principalmente, leva para dentro de si mesmo.

Eu fiquei nada supresa quando AMEI esse livro! A autora tem uma escrita maravilhosa que se torna mágica fazendo os personagens pularem das páginas.

Os assuntos, mesmo sendo profundos e importantes, são tratados de maneira leve e passamos por eles como se fosse a primeira vez que reparamos realmente. Como se estivéssemos crescendo junto com o personagem principal.

A fantasia é tranquila, por isso digo que é bom pra quem está começando. A única coisa que me pegou foram os vários nomes para as centenas de ilhas que existem no mundo. Mas deu para seguir tranquilamente pois na edição tem um mapa no começo para não nos perdermos totalmente.

Além de uma narrativa de aventura, a mensagem que ela passa sobre nós mesmos e como lidamos com nossas partes ?feias? é incrível de mais!

Indico pra qualquer pessoa que goste de ler fantasia! Vai adorar esse livro curtinho, mas que deixa uma marca no coração!