O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Anna 09/05/2022

Eu deveria ter gostado...
Livro clássico, que deu origem aos livros de fantasia... Mas é tão chato.

E o herói vai... E vai mais um pouco.. e para na ilha tal, e vê a ilha tal... E continua indo... E a tal jornada de herói não passa disso, nada acontece por umas 20-30 páginas... Socorro!

Não deu pra mim, livro curto mas levei uma semana inteira para ler, de tão parado que era...
Bruno 06/06/2022minha estante
Melhor correr de O Senhor dos Anéis. São 500 páginas do herói indo? e indo mais.. indo mais um pouco.

Anna 06/06/2022minha estante
Sim, com duas jornadas né! Os filmes fizeram tão bem a essa história... Lembro de ler o entebate... E socorro! Hahaha

Bruno 06/06/2022minha estante
sim, li O Hobbit e logo em seguida vi os filmes (que acrescentaram muuuita coisa a história do livro) e o filme é melhor, ou no mínimo tão bom quanto. O primeiro filme de O Senhor dos Anéis tentei ver duas vezes antigamente e nunca consegui terminar, vou tentar de novo quando acabar de per As Duas Torres.

Leonardo T. 21/04/2023

Lógico que foi escrito por uma mulher...
Até a leitura de O Feiticeiro de Terramar, só Tolkien e seu legendário era literatura fantástica palatável para mim. Confesso, detesto o estilo verborrágico e hiperbólico, principalmente, da literatura fantástica estadunidense. Depois de Tolkien, até então, só esbarrei com meras cópias de tolkien super processadas, fruto de uma indústria editorial acéfala-imperialista estadunidense (na maioria esmagadora dos casos, não só) e machista (quando não é também supremacista branca).
Enfim, resolvi ler a Ursula. É fantasia, mas não é Tolkien. É melhor? Não tem como comparar. Mas, ambas as fantasias trazem a assinatura de mentes inquietas e questionadoras de seus tempos. Só nisso se assemelham.
E o Feiticeiro de Terramar me fez ver que há fantasia decente e original depois de Tolkien. Lógico que, fantasia assim, nesse nível de qualidade e verdade, só uma mulher seria capaz de escrever.
Eu diria até que, se quer que seus filhos homens (que se identificam como tal, cis ou não) se tornem seres humanos melhores e não corram o risco, como anda em voga, de se tornar "redpills", "macho alpha" etc. Deem para eles ler Ursula K. Le Guin antes de Tolkien.

No mais, ansioso para ler os próximos 5 volumes.

Bruno 06/06/2022

Fantasia em sua essência
O feiticeiro de Terramar nos conta a história de Gavião, um dos maiores feiticeiros de todos os tempos. Existem várias histórias sobre ele, afinal de contas, o homem é uma lenda. Porém, nesse livro iremos ler uma de suas aventuras há muito esquecida, pouco cantada e contada.

Acompanhamos a saga de gavião desde criança, até se tornar um grande feiticeiro e enfrentar aquele que naquele momento foi o maior desafio de sua vida.

É uma aventura épica!!

A leitura desse livro foi muito especial para mim. Primeiro porque é totalmente diferente das fantasias modernas e segundo por me lembrar muito de O Hobbit (fantasia pura e simples).

É uma história simples, não tem muitos personagens, raças, mundo vasto, íntrigas políticas, traições, romances inusitados, plot twists e etc. É uma aventura, que pode ser apreciada por leitores de todas as idades.

O livro não é longo, assim como O Hobbit, mas nos conta uma história de forma tão esplendida, que ao final, parece que não faltou nada, que mesmo em poucas páginas, fomos totalmente consumidos por aquele mundo.

Clichês? bem, hoje em dia podemos dizer que há clichês. Mas como uma obra de 1967 pode ser avaliada com uma crítica de 2022?

Na época que foi escrita é uma obra MUITO original. Nos dias de hoje ainda considero uma obra original. Vi pouquíssimos dos clichês que mais aparecem nas histórias. Não vejo gavião como o escolhido. O vilão não é aquele ?mau? por natureza. O protagonista não precisa salvar o mundo, não carrega fardo dos outros, não vence com o poder da amizade ou amor.

Temos um protagonista de pele escura, os tons de pele de 90% dos personagens variam de cobre ao preto. Poucos brancos aparecem e esses são os mais ?vilanescos?. A autora fez isso numa época em que editoras se recusavam a colocar um negro na capa de seus livros. Ursula fez isso de forma sublime, não ficou forçado e o livro não fica chamando nossa atenção para isso ou ficou politizado. É simplesmente isso. Hoje em dia isso seria visto de uma forma positiva e elogiada pela crítica. Mas na época poderia ter afundado as vendas do livro, ainda assim O Feiticeiro de Terramar resistiu, sendo até hoje lembrado como um clássico da literatura fantástica.

Achei o livro foda!
DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

VanessaRabaquim 15/07/2021

este livro .... !!! o que falar deste livro ... ???

vi algumas pessoas perguntando como terminar de ler ele .. e frustada por não conseguir ler ...

Não foi uma leitura complicada ... ela é simples e fácil ... sem duvida um livro inovador para época que foi lançado (1967) ....uma leitura rápida de 5h.
mas sem duvida nenhuma foi a narrativa mais arrastada e pouco empolgante deste ano ....

... vale muito ler .. e ver como vc pode odiar o Ged ( eu o odiei com muita força hahahaha como todo adolescente mimado e presunçoso ... Ele fez tudo que pode fazer para irritar e cometer erros irremediáveis..... mas aprendeu muito com eles .. ..)

Vamos a Ged ... ou gavião ... o menininho revoltado (eu quis matar ele por mais de uma vez... e esfolar ele outras 10 veze ) confesso... depois de um tempo eu deixei de odiar para ter pena... (e pensei em dar uma boa surra para ver se o juízo voltava para o lugar)
Quando ged fez as escolhas erradas dele ... que vontade que eu tive de socar ele até ele morrer ... (o muleque mimado ) menino pretencioso .. só pq tinha um poder nato... e um desenvolvimento natural .. se sentia o melhor .. (acho que a invocação do espirito por “acidente” foi a melhor coisa que aconteceu para ele..)

Tive pena dos professores dele .. e muito mais do diretor da escola ... o primeiro mestre dele é digno de nota ...(eu tenho o habito estranho de me apegar aos personagens secundários .. e foi a ele que eu me apeguei .. e sofri por ele não fazer parte da narrativa toda ... mas achei fundamental a existência dele na trama)

O reconhecimento das sombras por gavião (ged) é sensacional ... e surpreendente .. uma lição de vida ..

Considerando que a narrativa é de 1967... para época a ideia de magia de nome verdadeiro das coisas era novo .. e provavelmente serviu de inspiração para muitos escritores como Christophe paullini ... Dá uma sensação de .. ("eu sei o seu segredo ") é muito bom ..

O livro é legal para vc saber de onde veia a inspiração de tantos escritores .. e de onde veio a magia de tantas narrativas como Harry Potter.... A crônica do matador de reis... O ciclo a herança ( série Eragon) e como realmente eles foram influenciados por Úrsula ..
devemos agradecer muito por isto ... (Afinal todos os livros de magia que eu já li .. tem a bolinha de luz na ponta do cajado.. do dedo.. da cabeça.. da varinha .. e sei lá mais onde ) ...

O verdadeiro nome das coisas provavelmente tbm foi uma grande inspiração ...de vários escritores ...
O ciclo a herança tem por muitas vezes a descrição do nome verdadeiro das coisas como forma de magia... e realmente é de uma semelhança inacreditável com a narrativa de Úrsula .. sugerindo que as obras de Úrsula serviram de inspiração para C.Paullini .. o que é fantástico ... (pra quem quiser saber um pouco mais sobre a magia relacionada ao nome verdadeiro das coisas ... o ciclo a herança desenvolve bem este assunto )

embora o livro siga arrastado até os últimos capítulos ( não querendo desanimar mas já desanimando) os 3 últimos capítulos são bem legais . E o último e se eu não me engano o epílogo são as melhores partes do livro ..!!!( o que de certo modo é comigo .. ja que a maioria dos livros eu tendo a entrar em depressão com no final)

Quando eu comecei a ler o feiticeiro de terramar. Eu tive a impressão do livro ser cantado por possuir muitas rimas .. e não me enganeis .. no decorrer do livro vc percebe que eles entendem canções como contos .. e como narrativas de fatos históricos ..

o começo foi meio complicado ... pois ja começou falando de um herói que nunca ouvi falar (de uma maneira que me pareceu iniciar uma saga pelo ultimo livro) devo admitir que fiquei bem confusa .. pois a narrativa me dava a entender que eu tinha perdido alguma parte da historia .. e que agora eu estava ouvindo falar da infância de um herói conhecido e que eu nunca tinha ouvido falar ... ... ou melhor .. juro que no inicio eu realmente escutava um trovador cantando a narrativa dos fatos ... acho que este foi o motivo de eu ter aberto uma botella de vinho e ter acabado com ela para conseguir terminar o livro ...

Ursula possui uma narrativa limpa .. rápida (porem arrastada) e inspiradora .. realmente enlaça vidas em suas fantasias. Valeu cada minuto da minha noite lendo esta fantasia ...

para quem ja começou e parou muitas vezes este livro ....De mais uma chance....com a ideia de que vc vai ler ali ... segredos de vários escritores .. como se vc estivesse desvendando mistérios guardados por anos ..

Entenda que vc vai ler em o feiticeiro de terramar .. coisas que vc já leu em vários outros livros de fantasia (muito mais elaborados)... Mas vc pode ter certeza que a ideia inicial veio deste livro e que ursula é uma audaciosa .. entenda tbm que é uma trilogia ... e que nem sempre .. o primeiro livro de uma trilogia realmente é fantástico ... mas que sua continuação pode ser uma serendipidade ( uma descoberta afortunada)

eu encarei como sendo a descoberta de muitos segredos hahahhss .

Mialle @mialleverso 21/07/2022

Uma leitura especial
Primeiro eu quero falar da edição: Esse livro é lindo demais. A capa dura, o mapa, as ilustrações. Ele é muito bonito. O Feiticeiro de Terramar é um livro lindo e a Morro Branco fez uma edição linda demais.

Agora para gostar de O Feiticeiro de Terramar você precisa se acalmar. Tem muita coisa por aí falando que o livro de Ursula inspirou um monte de gente a escrever outras coisas épicas, que O Feiticeiro de Terramar é uma fantasia loucona com dragões etc. E é, sim, mas Ursula não é sua autora de fantasia comum.

Aqui o desenvolvimento de personagens secundários e a ação são colocados para segundo plano em favor dos questionamentos internos e do processo de crescimento do protagonista.

Ursula tem uma coisa muito forte pela ambientação de suas histórias, então temos bastante disso também. Aqui não temos grandes vilões com grandes planos malignos que precisam ser enfrentados e destruídos. O foco deste livro é Ged e o mundo de Terramar, como funciona tudo e como Ged precisa aprender e evoluir como feiticeiro antes de se tornar algo grande.

Na minha primeira leitura de Feiticeiro de Terramar (por volta de 2017) eu não gostei do protagonista, não achava que personagens podiam ser assim, tão claramente falhos, estava acostumada a protagonistas bons, pessoas terrivelmente boas que jamais fariam certas coisas ou tomariam certas atitudes. Desta vez, Ged é realmente alguém que gostei muito, com suas dúvidas, com seus erros, com sua força e perseverança.

O texto de Ursula me foi muito mais agradável agora que eu já conheço a autora e sei como ela trabalha fora do que era o padrão na época dela e fora do padrão da época atual. É REFRESCANTE ler um livro que conta uma história completa sem precisar de 500 páginas.

Encerro dizendo que estou ansiosa para AS TUMBAS DE ATUAN, o próximo livro de Terramar.

rickyrolim 15/05/2023

É? espera mais
Foi uma leitura divertida para ser feita, mas esperava que o livro fosse mais fluido, com mais ação e não um amontoado de termos e explicações para cada passo do protagonista da história. No fim o que estava achando legal ficou um pouco maçante. Mas valeu a experiência da leitura e por conhecer a escrita da Ursula K. Le Guin

Rose 19/09/2016

Peguei este livro com boas expectativas em relação a história, sem falar que estava encantada com a capa. O enredo, para quem nãos sabe foi publicado em 1968, sendo considerado um clássico da literatura fantástica, sendo referência para muitos autores do gênero. Ele também é visto como o "pai" de Harry Potter".
Com credenciais assim, peguei o livro bem empolgada, mas confesso que esta empolgação foi por água abaixo. Não consegui me envolver com o enredo, nem ter aquela ânsia de devorar suas páginas. É verdade que em determinado momento até pensei: "agora vai"e me vi presa em algumas páginas. Mas a empolgação foi logo embora e a leitura de apenas 176 páginas foram uma eternidade para mim.
Mas deixa eu falar um pouco do enredo.
Ged é um menino pobre que foi criado por um pai um tanto quanto bruto e sem muita paciência. Em suas curiosidades infantis, ele logo descobriu algumas magias. Foi através de seus poderes que ele conseguiu salvar o vilarejo em que morava.
Com isso sua fama viajou pela vizinhança, e ele acabou recebendo o convite de se tornar aprendiz de Ogion, um famoso mago, conhecido por ter controlado o terremoto que destruiria a cidade de Gont. Aos 13 anos, seu mestre o considerava que ele seria o maior de todos os magos, o mais poderoso.
Mas Ged estava com pressa e com sede de conhecimento, por isso partiu para a Ilha de Roke, para estudar magia na Escola de Roke.
Foi lá, que ele conheceu seu rival, Jaspe. Um outro estudante de magia que já morava no local. Houve uma antipatia mútua entre eles, e a rixa foi aumentando com o passar do tempo. Lá ele também conheceu quem viria a ser um grande amigo seu Vetch.
Em uma discussão entre Jaspe e Ged, que era chamado e conhecido por todos por Gavião, Ged acaba mostrando toda sua imaturidade diante do poder que havia dentro dele, e liberta um grande mal. Um monstro forte e assustador que nem mesmo os magos sabem como derrotá-lo.
Depois de passar dias em uma espécie de choque e de ter que reaprender várias coisas, Ged é obrigado a conviver com os frutos de sua ação impensada. Ged também aproveita este tempo para repensar sobre si mesmo. Com ajuda de seu antigo mentor ele entende que para vencer o mal que ele mesmo soltou, era preciso enfrentar seu caçador.
Agora ele e Vetch partem em uma viagem que pode não ter volta para nenhum dos dois, ou que pode não ter um fim nunca.
Como eu disse no início, não foi uma leitura que eu tenha gostado, mas sendo apenas o primeiro volume, e tendo visto algumas coisas que me chamaram atenção, ainda quero ler sua continuação, pelo menos o próximo volume, antes de decidir se sigo, ou se largo de vez.
E vocês? Alguém já leu esta série? Conhece o enredo?

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
DDF 28/10/2016minha estante
Concordo plenamente contigo, a leitura é cativante em pouquíssimos momentos no livro, e a autora se estende demais no que não deveria.

Manu 01/07/2020

Bom, mas podia ser mais
A história de Ged é apaixonante. Um garoto que aprende com o próprio erro e traz uma boa lição de moral para os adolescentes (seu público alvo). Todavia, o universo de Terramar parece tão legal que o que é exposto no primeiro livro deixa a desejar.
Espero que na continuação esse mundo seja mais explorado.

Malu Who? 12/05/2023

A luz é um grande poder....
"Entre terra e céu, todas as coisas estavam sob suas ordens. Ele estava no centro do mundo"

Um mundo, um menino, uma sombra.

O livro é narrado na forma de um conto, no qual é descrito a história de Ged por Terramar, desde de sua infância, seu primeiro contato com a feitiçaria e o mundo do ocultismo até ele se tornar um feiticeiro e sua jornada.

Nesse meio tempo, Ged acaba despertando algo na qual nem ele nem ninguém tem controle sobre: uma espécie de sombra. Durante a história, o feiticeiro tenta encontrar uma maneira de contornar isso que ele trouxe ao mundo.

A escrita é bem detalhada e fácil, a partir de um certo ponto do livro, eu achei a escrita super fluída o que me deixou impressionada por ser um livro de fantasia. Eu achei a escrita desse livro muito linda também. A cada capítulo eu comecei a me encantar ainda mais pela história.

Outro ponto que eu tenho que falar é sobre o desenvolvimento do protagonista. Eu achei muito interessante a forma como a história é desenvolvida. Ele não é visto como um herói, mas sim como uma pessoa que comete erros. No começo da história a gente vê a maturidade e a sabedoria indo sendo construída, o personagem tem uma evolução e aprende com seus erros, por mais fundos que sejam. (O plot principal do livro diz muito sobre essa parte).

Eu gostei muito do final, eu não estava esperando nada daquilo. Arrepiei real.

"É muito difícil para o mal dominar uma alma sem consentimento". ?

José Vinícius 31/07/2021

Boa versão.
A primeira vez que li uma tradução foi uma edição de uma editora de Portugal. Esta respeita bem o material original, manteve o cerne da história intacto. A capa, porém, prefiro a da edição portuguesa.

Victor 21/06/2022

Pequenos frascos e grandes fragrâncias.
É exatamente assim este livro, menos de 200pg, mas não deixa nada faltando, por ser o 1/6 tenha calma, mistérios ainda serão revelados. Entendo porque Patrick Rothfuss (autor da "crônica do matador do rei") se inspirou nesta obra, até eu me inspirei para criar um livro.

Vittor 12/08/2020

Os primeiros capítulos são incríveis, a leitura flui, mas no desenrolar da história as coisas começam a ficar mais arrastadas. Me senti perdido em diversos momentos, por não conhecer os conceitos ou criaturas que a autora vai apresentando com o tempo. Por vezes, algumas criaturas são mencionadas, e vc que lute para descobrir como elas são.

Gabriela3872 07/06/2023

Achei a escrita muito diferente do que estou acostumada e, sendo sincera, a história também, achei isso fantástico e gostei muito da história e de Ged.

Foi muito interessante acompanhar as aventuras de Ged, os lugares em que ele esteve e as pessoas em seu caminho, principalmente Vech!, que grande amigo.

A leitura do posfácio também foi muito importante na compreensão das ideias da autora.

Lucs 03/11/2022

Bacaninha mas dispensável
A ideia do livro, de saber ou não o nome real das coisas pra ter poder sobre elas, assim como outras coisas são bacanas mas achei a história muito linear, sem muitos pontos memoráveis.
Eu ia ler os demais livros da série mas acho que vou deixar pra lá e partir pra algo diferente.