O Navio Negreiro

O Navio Negreiro Castro Alves

Resenhas - O Navio Negreiro

Carol 07/05/2021

Li para um trabalho do colégio, não tenho muito o que acrescentar sobre o poema em si, mas essa edição é muito boa para pesquisa.

Giovanna.Pinhotti 18/01/2023

?Tinir dos ferros? estalar de açoite??
Em belas poesias, Castro Alves retrata os horrores dentro de um navio negreiro.
Essa obra é dividida em seis partes e é como se fosse aumentando o ?grau? de sofrimento. A primeira parte, o autor descreve as belezas do alto-mar em contraste com a quarta parte, quando Alves nos leva para dentro do porão junto aos escravos.
Essa edição é ótima em termos de pesquisa, o prefácio explica esses ?graus? e também as estrofes.
A obra é incrível, amei os poemas, por mais que sejam de um tema horrendo, Castro brinca com as palavras e rimas e é uma experiência única.

Elza.Fatima 14/10/2021

Poema clássico da literatura brasileira, descreve os porões do navio negreiro e o sofrimento dos escravos durante a travessia do mar.

QUEIJO460 05/03/2024

O Navio Negreiro (Castro Alves).
Esse poema foi escrito pelo baiano Castro Alves e publicado pela primeira vez em 1869, época que ainda vigorava a escravidão no Brasil Império, esse sendo governado por Dom Pedro II.

Castro Alves em seu poema busca chamar a atenção para esse mal que estava impregnado na sociedade brasileira de tal forma que tornava a mesma grandemente dependente dessa prática desumana. O seu poema se inicia com bastante leveza, descrevendo a vida dos marinheiros no mar de maneira bastante romantizada. Mas, como para causar maior choque ao leitor, o poema de supetão se torna sombrio e melancólico, descrevendo o que está acontecendo no fundo daquela embarcação, onde estão os escravizados: mulheres, homens, crianças, todos amontoados como se fossem nada mais que mercadorias.

O papel denunciador em uma sociedade tão escravista como a da época, como também a qualidade da escrita do autor, tornam sem dúvida o poema de Castro Alves de grande importância histórica. Infelizmente o autor não chegou a ver as mudanças em favor dos escravizados no Brasil, causa que tanto militou.

cyver.may 29/09/2023

O Navio Negreiro | Resenha
??· .

Essa edição é incrível, tem uma ótima introdução e a biografia do autor é bem detalhada. Sinceramente, é só isso que tenho a dizer

isabelaferrez 30/06/2020

Não entendi muita coisa, é extremamente complexo uma leitura bem difícil.

Amanda 28/02/2020

O Navio Negreiro
Sempre tive certa dificuldade com clássicos brasileiros, principalmente poesia. Esse, em particular, me surpreendeu muito. Castro Alves era um gênio! Vale muito a pena ler.

arqueofarias 12/06/2021

Lindo e triste poema de Castro Alves sobre os horrores do processo de diáspora africana e a travessia Atlântica a caminho do Brasil para serem escravisados. Não deixa de ser um valioso documento histórico importante para a compreensão do crime da escravidão negra.
arqueofarias 13/06/2021minha estante
Escravizados**

Mar 14/05/2022

Navio das lágrimas
O mar e o navio se complementam nos poemas de Castro Alves. Na rima e na métrica tem um balançar como as ondas do mar. Mas o que faz esse livro único é o contraste da liberdade do oceano com a tristeza dos escravos. Alves nos mostra o quão horrendo foi a travessia desse homens e mulheres negros. As suas palavras são históricas e devem sempre ser lembradas.

Maria18997 05/02/2024

O navio negreiro
Estou estudando romantismo na escola e decidi dar uma chance, já que tinha baixado no apple books.
Definitivamente valeu a pena a leitura!

vaporbarato 30/11/2023

Meu professor de literatura passou um vídeo sobre poema na aula, e a versão musicada. E desde então vivo com os trechos dele na cabeça.

Thaynara63 25/04/2021

Leitura muito rebuscada, se não fosse o prefácio eu não teria entendido muita coisa. Consegui captar o sentimento que os versos traziam sobre a navegação e o povo negro, mas ao mesmo tempo eu tava igual o meme da Nazaré. Enfim, pretendo ler de novo!

Camila.Guibor 29/04/2021

O navio negreiro
Castro Alves faz uma crítica social em relação à escravidão, ele tira esse véu sobre nossos olhos revelando que, as pessoas escravizadas foram retiradas de suas terras, elas sofreram e sofrem. Na última parte, o autor clama para que os homens civilizados acabem com a escravidão.

Camilla 15/01/2023

Escravidão
O poema aborda a escravidão e a triste realidade que foi vivenciada durante a viagem do Navio Negreiro.