As Reputações

As Reputações Juan Gabriel Vásquez

Resenhas - As Reputações

Diego Vertu @outro_livro_lido 24/04/2021

É muito pobre a memória que só funciona para trás.
O livro do escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez narra a história de Javier Mallarino, um dos maiores caricaturistas do grande jornal "El Independiente". Aos 65 anos, Mallarino será homenageado por 40 anos de serviços prestados ao jornal e a pátria. Após sua homenagem, ao receber a visita de uma mulher, Mallarino terá que relembrar algumas coisas do passado e reavaliar toda sua carreira.
Livro muito bem escrito, uma linguagem bem clara e objetiva. O autor traz muito do gênero memória, são nestes flashbacks que a narrativa se constroi e começamos a entender o protagonista da obra. O título é muito bem explorado, vemos o questionamento de como a imprensa pode interferir nas reputações das pessoas públicas levando o protagonista e o leitor a profundas reflexões. Uma obra moderna e urbana ambientada muito bem pelo autor na cidade de Bogotá. O livro traz algumas lições de vida mas achei que faltou um enredo maior ali dentro, há partes repetitivas, personagens sem muitas profundidades. Porém recomendo a leitura.

jota 30/04/2023

BOM: a história de um famoso caricaturista que tem de repensar sua vida quando uma jovem senhora bate à sua porta
Lido entre 24 e 29 de abril de 2023. Avaliação da leitura: 3,8/5,0

Para esses comentários seria possível produzir uma boa lista de respeitáveis cartunistas brasileiros, mas vou citar apenas um, falecido em março último, Paulo Caruso (1949-2023). Que se não passou por alguma situação similar às que vive o personagem central de As Reputações, Javier Marallino, um lendário (e fictício) cartunista colombiano, provavelmente também teria alguma história pitoresca, curiosa ou desagradável para contar, ou várias, quem sabe? Ocorrida consigo mesmo ou com alguém com a mesma profissão, caso de seu irmão gêmeo, Chico Caruso, e outros profissionais com quem conviveu ou conheceu.

A caricatura de uma pessoa num grande veículo de comunicação certamente mexe com ela de alguma forma; o resultado no papel provoca algum tipo de sentimento de agrado, repulsa ou indignação, especialmente quando o caricaturado é alguém muito conhecido do público, como um político poderoso, por exemplo, que é o que ocorre em As Reputações. Em que uma caricatura de Marallino mexe profundamente com a reputação de um indivíduo, a ponto de que ele tome uma atitude radical como consequência de sua exposição ao publico de um jornal, e depois praticamente a toda a Colômbia.

Essa narrativa de Juan Gabriel Vásquez (autor elogiado pelo grande Mario Vargas Llosa), de quem eu havia lido anteriormente, em 2014, O Ruído das Coisas ao Cair, um bom livro. As Reputações trata não apenas do cartunismo de um modo interessante - como Marallino fazia seus desenhos, o material utilizado, sua inspiração, rotina diária, como recebia a repercussão de seus trabalhos, homenagens que lhe prestavam etc.-, mas retrata, como fez no livro mencionado, um tanto da sociedade colombiana de algumas décadas passadas. Enquanto isso vai inserindo questões íntimas, como destaca a sinopse da Bertrand Brasil: “Vásquez nos presenteia com (...) uma intensa reflexão sobre a debilidade dos julgamentos públicos e privados, sobre os encontros irreversíveis que alteram para sempre aquilo que acreditamos definitivo em nós mesmos.” Tudo isso porque ele se vê obrigado a relembrar intensamente uma noite de vinte e oito anos passados...

Que originou uma de suas caricaturas mais marcantes, a de um senador da republica e a frase “Deixai vir a mim as menininhas.”, e vai colocar uma mulher mais jovem em sua vida, além de jogar outras luzes numa outra sempre presente, que já fora sua esposa e é a mãe de sua filha única. Penso que a segunda parte do livro – ou sua parte final -, mais introspectiva, porque íntima do personagem, em que ele reflete bastante sobre a tal caricatura e o fato que a originou, me pareceu um pouco menos interessante do que conhecer a trajetória de Marallino rumo ao sucesso, a construção de sua personalidade, destacada justamente nos capítulos iniciais do livro. De todo modo, vale a pena conhecer As Reputações, porque mesmo imperfeito para mim, foi um livro muito interessante durante a maior parte da leitura.

Fer Paimel 26/03/2022

Surpreendente
Esse livro veio no Pacote de Textos, que minha amiga assina, e eu peguei emprestado sem saber bem o que esperar.
Foi uma surpresa agradável!! A história é a ascensão de um caricaturista colombiano em um país e contexto onde o ?deboche? é uma arma poderosa contra tudo de errado!
Não dei nota máxima porque o enredo não me prendeu de início, mas depois que fui fisgada, não consegui soltar o livro! Recomendo!

Amanda Teles - Livro, Café e Poesia 15/04/2020

As Reputações foi uma deliciosa surpresa do clube @pacotedetextos. Adoro clubes de livros, eles me tiram e muito da zona de conforto e sou desafiada a ler livros que provavelmente não compraria, este é um deles ?.
??????????
Vamos ao livro de Juan Gabriel Vásquez, um escritor contemporâneo Colombiano (Lugar que sonho em conhecer), que conta a história de Mallarino, um cartunista político renomado e reconhecido nacionalmente, que enfrentou a censura, ameaças, medos, e hoje questiona um passado esquecido, cheio de traumas e surpresas que podem mudar seu futuro.
É um livro denso que aborda a coragem e a covardia, onde uma lembrança esquecida protege do desconhecido e quando ela é revelada o medo toma conta.
A sua reputação sempre chega antes de você, mas ela realmente condiz com quem você é?
??????????
Adorei o livro e indico muito, se tu não leu nenhum livro de Vásquez pode começar por este aqui. É um romance curto, leitura fácil porém com algumas questões que colocam a gente para refletir e muito.

romulorocha 16/12/2021

As reputações - Nota 8/10
Autor: Juan Gabriel Vásquez ??
Gênero: Romance histórico
Editora: Bertrand Brasil
140p.

?Sim, pensou Mallarino, a Rainha Branca tinha razão: é muito pobre a memória que só funciona para trás?.

O livro conta a história Javier Mallarino, um caricaturista político muito influente em Bogotá. Ao chegar à velhice, o personagem começa uma saga de questionamentos e confrontos com suas paixões, relações e até mesmo com sua identidade.

#resenhasdoromulo

Dinha 03/05/2020

Sobre renomes
A escrita é bem contemporânea e ágil. O autor aborda um assunto que poucos livros tratam, um caricaturista que tem o poder de construir ou destruir reputações; substantivo feminino ligado a nossa vaidade. A história tem um enredo interessante que renderia mais páginas tranquilamente e terminaria o livro de maneira menos repentina. Gostei e recomendo.

Lia 06/02/2023

Melhor que a primeira
Uma releitura depois de e 3 anos.
Valeu a pena

Sinopse: Javier Mallarino, o caricaturista mais influente do país, é considerado uma lenda viva. Aos 65 anos o prémio que recebe confirma uma vida de êxitos e reverência. No entanto, a presença inesperada de uma mulher na cerimónia de homenagem traz consigo o peso do passado, arrependimentos e ligações obscuras do caricaturista à vida política do país. O passado rebenta no presente e Mallarino vê-se obrigado a pôr em causa o seu trabalho e a sua posição.

Ely 16/02/2020

"A vida nos lavra nossa própria caricatura."
As reputações é um livro muito denso. Apesar do tamanho, foi uma leitura devagar. Há coisas que você precisa parar pra refletir. A inserção do romance curto não suavisa a quantidade de informações nos pensamentos de Mallarino e suas reflexões se tornam nossas reflexões. Foi uma pegada diferente ler sobre um caricaturista em um tempo onde não lemos mais jornais, e eu particularmente nunca achei muito interessante esse tipo de desenho onde eram realsadas uma ou outra característica da pessoa e, lendo essa obra, percebi que na verdade as caricaturas são bem mais do que os traços, e percebi que eu não entendia nada. Depois da leitura achei até interessante o fato do 'ferrão recheado de mel', esse tipo de informação nos aparece hoje por meio das sátiras que tanto gosto. É incrível reconhecer a interferência das informações ditas publicamente na vida da pessoa que está sendo desenhada, resenhada, etc. Imaginamos as pressões em cima de famosos, como devem ficar cheios, alguns. "Às vezes as pessoas queriam descansar das pessoas." Mas nessa narrativa Juan nos coloca de frente com o que chamaríamos de 'delinquente', de uma pessoa que pensamos que merecer o destino que teve, e que Mallarino está de parabéns por expor, talvez no meio da história nós fossemos aqueles jornalistas que queriam entrevistar o caricaturista, olhando para o mesmo com admiração... e ao final, Juan Gabriel Vásquez interrompe nosso pensamento acelerado e 'certo' para perguntar "De que serve? De que serve arruinar a vida de um homem, ainda que o homem merecesse a ruína? De que servia esse poder se nada mais mudava, exceto a ruína desse homem?". Confesso que ainda estou resistente nessa pergunta, imaginando que serve de exemplo, 'não faça isso, vou te expor no jornal', acabar com sua carreira... mas o pensamento fica mais profundo e devagar quando você se pega lembrando o que custou a Mallarino chegar ao ponto que chegou... sua relação com Magdalena e Beatriz, sua paz em certo tempo, manter uma aparência... nos faz refletir tudo o que é necessário para manter uma reputação. Valia a pena? O fim de Adolfo? O início de Samanta? Nesse ponto, de que serviu? Afinal, acredito que todos temos segredos que não precisam ser expostos, nosso yin, pois ele não corresponde o que somos em nossa totalidade. Mas e se for, existe uma forma melhor? Existem as pessoas certas? Enfim... Se for escrever sobre esse aspecto, uma resenha vira um relato. Esse livro dá uma boa e acalorada discussão. Espero conseguir isso um dia. Leitura super recomendada. Obrigada, Rafael.

Observação: Rafael é curador do pacote de textos. Esse foi o segundo livro que adquiri por meio da assinatura. Talvez eu visse ele nas bancadas e não me interessasse, por isso o agradecimento. É verdadeiramente um ponto positivo essas surpresas.

"A vida nos lavra nossa própria caricatura. Os senhores têm, nós todos temos, a obrigação de nos fazer a melhor caricatura possível, de camuflar o que não nos agrade e exaltar o que nos agrade mais. O bom entendedor saberá que não estou falando apenas de traços físicos, mas do misterioso rastro que a vida deixa em nossas feições, essa paisagem moral, sim, não há outro modo de chamá-la, essa paisagem moral que vai se desenhando em nosso rosto à medida que a vida passa e nós vamos nos equivocando ou acertando, à medida que ferimos os outros ou nos esforçamos por não fazer isso, à medida que mentimos e enganamos ou persistimos, às vezes à custa de grandes sacríficios, na sempre difícil tarefa de dizer a verdade."

marcioenrique 10/03/2020

"...Os grandes caricaturistas não esperam o aplauso de ninguém, nem desenham para consegui-lo: desenham para ferir, para incomodar, para serem insultados. (...) minha unica resposta às queixas e às agressões, foi isto: as caricaturas podem exagerar a realidade, mas não inventá-la. Podem distorcer, mas nunca mentir..."

Leila 04/06/2023

As Reputações do escritor colombiano Juan Gabriel Vasquez, publicado em 2013, aborda temas complexos e relevantes, como poder, responsabilidade e a influência da mídia na sociedade contemporânea. Vásquez mergulha profundamente nas nuances da natureza humana e na fragilidade das reputações.

A trama central do livro gira em torno de Javier Mallarino, um caricaturista político influente e respeitado. Mallarino é um homem conhecido por seu senso de justiça e integridade, mas de repente se sente confrontado por sua consciência ao ter que rememorar um episódio do passado no qual esteve intimamente ligado. Vásquez habilmente explora os efeitos devastadores que a exposição pública pode ter sobre a vida de um indivíduo, especialmente alguém cujo trabalho envolve criticar figuras poderosas.

O autor também mergulha nas camadas da sociedade colombiana, retratando com precisão a cultura política e o clima de corrupção que permeiam o país, revelando as complexidades e contradições presentes nas relações de poder. Através da personagem de Mallarino, o autor examina o preço que as pessoas pagam ao escolher permanecer caladas diante da injustiça e das transgressões.

Além disso, Vásquez exibe seu talento em criar personagens realistas e multifacetados. Mallarino é um protagonista intrigante, com suas dúvidas, medos e a inevitável transformação que ocorre em sua vida. Os personagens secundários também são bem desenvolvidos, adicionando profundidade à narrativa e ajudando a ilustrar as complexidades das interações humanas.

O livro pode ser considerado lento em certos momentos. pois o autor dedica-se a detalhes minuciosos e reflexões profundas, o que pode desacelerar o ritmo da narrativa. Embora essa abordagem seja adequada para explorar a psicologia dos personagens e transmitir as sutilezas do enredo, pode desafiar a paciência de alguns leitores que preferem um ritmo mais ágil.

Enfim, As reputações apresenta um retrato vívido da política colombiana e das complexidades inerentes à manutenção da integridade pessoal em um ambiente repleto de corrupção. Apesar de sua lentidão ocasional, o livro vale a pena pois instiga reflexões sobre o poder, a moralidade e a fragilidade das reputações.

Rafaela Prata 18/09/2022

Como é se sentir uma pessoa desconhecida, mesmo tendo um papel crucial num jornal? E como é ficar famoso a ponto de ter pessoas que te veneram e te odeiam na mesma medida? Essas questões são apresentadas ao longo do texto.
Mallarino passa por situações em que vai questionar se vale a pena usar suas charges para críticar pessoas importantes e o preço na vida dos que são criticados.
No geral, gostei mas achei bem confuso. E eu não gosto muito quando sinto que o final fica em aberto.

Marcos Pinto 23/05/2016

Inteligente e crítico
Desbravar As Reputações foi um tiro no escuro para mim. Desconhecia o autor por completo, mas resolvi ler a obra por causa do tema abordado, da capa, que me pareceu bem expressiva e representativa, e da opinião de Mario Vargas Llosa. Após terminar a leitura da obra, a certeza é: preciso ler outros títulos de Vásquez.

A obra começa com uma possível homenagem a Mallarino. Ele é um cartunista famoso, o maior da Colômbia. Durante muitos anos, ele fez presença na vida política nacional, seja destruindo reputações de políticos ou denunciando a situação precária do povo. Depois de tantos anos modificando a opinião pública, o governo quer homenageá-lo.

Por fim, após alguma reflexão, o cartunista cede e resolve receber a homenagem oferecida. Contudo, este ato irá gerar uma série de conflitos internos, na esfera sentimental e familiar, entre seus amigos e também com sua consciência. No evento, alguns acontecimentos tornam-se o estopim do desenterro de memórias. A partir destas, o livro é construído.

“Suas caricaturas políticas tinham-no transformado no que era Rendón no início da década de 1930: uma autoridade moral para metade do país, o inimigo público numero um para a outra metade, e para todos um homem capaz de causar a revogação de uma lei, inverter a sentença de um magistrado, derrubar um prefeito ou ameaçar gravemente a estabilidade de um ministério, e isso com as únicas armas do papel e do nanquim” (p. 14).

Através de Mallarino, Vásquez toca em uma série de assuntos densos e complexos. O primeiro ponto e o mais evidente é o papel da imprensa dentro de uma sociedade. Percebe-se, sem qualquer dificuldade, como uma notícia ou uma caricatura pode destruir a vida de uma pessoa ou de um grupo. Quando temos a vinculação de algo em uma fonte de notícias, há, por trás, muito mais do que apenas um fato sendo exposto: há um jogo político-ideológico que, muitas vezes, não nos damos conta. A imprensa passa a ter um poder tão assustador que gera a seguinte reflexão: até onde ela pode ou deve ir?

Além disso, Juan Gabriel trabalha muito bem a questão da memória coletiva. Sabe aquela história de que o povo não tem memória? Pois bem, é verdade. No Brasil temos inúmeros exemplos dessa desmemoriação coletiva, principalmente no ramo político. Isso é abordado com perfeição na obra. O que acontece hoje, o povo esquece na semana seguinte. Há sempre um novo fato a ser pensado, um novo escândalo a ser revelado. Contudo, esse processo de esquecimento histórico não deve e não pode ser natural.

Contudo, Mallarino também sofre com essa falta de memória coletiva, mesmo que em menor nível. Quando se dá conta disso, a culpa permeia a sua mente. Na verdade, no protagonista há uma falha memória coletiva e individual. Isso, juntamente com sua vida amorosa e familiar altamente dilacerada, faz com que acompanhemos de maneira muito interessante o lado psicológico do protagonista.

“(...) Estamos vivendo tempos desorientados. Nossos líderes não estão liderando nada, e menos ainda nos contando o que está acontecendo. Aí entro eu. Conto às pessoas o que acontece. O importante em nossa sociedade não é o que acontece, mas quem conta o que acontece. Vamos deixar que somente os políticos nos contem? Seria um suicídio, um suicídio nacional” (p. 48).

Outro ponto bastante interessante da obra é a forma de seu início e do fim. O livro começa com um fato aparentemente aleatório, uma homenagem que um cartunista recebe do governo. Da mesma forma, termina de maneira quase abrupta, quase que inesperada. Há, claramente, um fluxo temporal do antes e do depois. As Reputações é um recorte. O objetivo é nos fazer pensar, não acompanhar um romance fechado.

Além do excelente enredo e das mais diversas reflexões geradas, o livro conta com uma excelente parte física. A capa é expressiva e profunda, já apresentando indícios de alguns dos pontos que serão abordados na obra. A diagramação, por sua vez, é bem simples, mas eficaz, gerando uma leitura confortável. A tradução e a revisão estão perfeitas.

Desta maneira, resta-me indicar a obra. Se você procura um livro profundo, que gere reflexão e aborde assuntos complexos que estão cotidianamente presentes na nossa sociedade, essa obra é mais do que indicada para você.

“O esquecimento era a única coisa democrática na Colômbia: abrangia todos, os bons e os maus, os assassinos e os heróis, como a neve no conto do Joyce, caindo sobre todos por igual” (p. 112).

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/05/resenha-as-reputacoes.html

Jhanade 13/04/2022

A força política das caricaturas.
Mallarino é um famoso caricaturista colombiano, desses que são amados e odiados na mesma proporção. Quando jovem vivia em conflito com o pai pois se negara aos estudos de arquitetura, queria viver de sua arte, os pais só se redenram ao talento do filho quando o grande pintor Alejandro Obregón ficou atônito diante uma tela pintada por Mallarino.

Mallarino também deixa de lado a arte de pintar telas, tendo Ricardo Rendón sua grande inspiração, se dedica na arte da caricatura. Dessas caricaturas que inflama, que contesta, que põe o dedo na ferida. Mallarino trabalhava em um jornal onde certa vez uma de suas caricaturas aparece com um diálogo cortado, tendo sido censurado Mallarino rompe com o jornal, isso sem antes passar pelo julgamento de Magdalena.

Ah, Magdalena "era menos que dois anos mais jovem do que ele, mas andava pela vida como um capataz anda pela sua fazenda. Era dona de uma inteligência brutal quanto sua teimosia [...] sempre contra as expectativas de todo mundo". Foi essa mulher que libertou Mallarino das inseguranças diante a vida.

O tempo passa e do casal uma filha, um divórcio ... Mallarino começa a receber muitas ameaças e Magdalena pensa na proteção da filha, mas sem romper ligação com o marido, a relação se torna em uma amizade profunda.

Tudo muda na vida de Mallarino quando Samanta Leal retorna em sua vida, relembrando os acontecimentos envolvendo o congressista conservador.

Aqui o caricaturista refaz na mente sua vida desde o início, suas escolhas, suas consequências. Vemos tudo o que as caricaturas lhe rendeu até o momento em que decide sair de cena, Bogotá perde a voz ácida colocada em desenho.

"Talvez fosse isso a reputação: o momento em que uma presença fabrica, para os que a observam, um precedente ilusório [...] Mallarino os conquistara à força; ele não se aliava a ninguém".

Izabel.Cristina 10/02/2020

Inusitado
É um livro genial, se passa em um curto período de tempo, mas apesar disso é repleto de pensamentos que te fazem entender o quão política é a vida.
O livro se passa na América Latina e é contado a partir da perspectiva de um caricaturista que enxerga e terce críticas a política de uma perspectiva genial.
É uma leitura sensacional e o final me deixou cheia de sentimentos