As Reputações

As Reputações Juan Gabriel Vásquez

Resenhas - As Reputações

Rinaldo 14/02/2020

Desenhando reputações.
A vida nem sempre é um desenho perfeito, mas tem a perfeição de uma caricatura... Mallarino inconstante e imprevisível.

Izabel.Cristina 10/02/2020

Inusitado
É um livro genial, se passa em um curto período de tempo, mas apesar disso é repleto de pensamentos que te fazem entender o quão política é a vida.
O livro se passa na América Latina e é contado a partir da perspectiva de um caricaturista que enxerga e terce críticas a política de uma perspectiva genial.
É uma leitura sensacional e o final me deixou cheia de sentimentos

Flaviaunneberg 12/03/2020

Um livro interessante, que não me prendeu muito,confesso. Não há um clímax definido, é morno o tempo todo, mas que ainda guarda interesse.

May @maynemet 08/03/2020

Muito boa
O livro traz muitas reflexões. Para mim não houve nenhum momento parado, a história fluiu muito bem, apesar de terminar de forma "aberta". Valeu a leitura.

Janaina Bessoni 17/01/2020

Como personagem principal um caricaturista político num jornal colombiano que recebe uma grande homenagem. Recorda então sua trajetória, aborda sua luta por liberdade de expressão, a reação ao seu trabalho, a influência do seu trabalho na reputação das figuras representadas em seus desenhos, a ?verdade? da imprensa, as consequências do seu trabalho na sua vida pessoal e na vida da sua família .
Até que uma figura do passado vem em busca de memórias que o faz questionar sua responsabilidade em um acontecimento de 28 anos atrás.

Lusia.Nicolino 02/08/2019

"Podem distorcer, mas nunca mentir.”
Se ainda não leu Vásquez pode começar por As Reputações. Autor perspicaz, que passeia pela narrativa de romance curto, um quase conto, de escrita ágil e envolvente.
Você tenta acompanhar o raciocínio, a cena, a consequência do que está sendo narrado, mas é levado entre passado, presente e um futuro que não se sabe, com impulso de querer opinar para descobrir que é muito mais do que você supôs.
Javier Mallarino, nosso personagem central, é um caricaturista político, O caricaturista. Trabalha desde sempre em um dos jornais mais influentes da Colômbia. Ao receber uma homenagem do governo em cerimônia que acontece no luxuoso teatro da capital, passado e presente o assaltam e o fazem rever o seu papel e as suas relações.
Quote: ...“Os grandes caricaturistas não esperam o aplauso de ninguém, nem desenham para consegui-lo: desenham para ferir, para incomodar, para serem insultados...
...foi isto: as caricaturas podem exagerar a realidade, mas não inventá-la. Podem distorcer, mas nunca mentir.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Sofia 09/01/2022

Nessa obra colombiana vamos conhecer o caricaturista Javier Mallarino. Ele vive em Bogotá com sua esposa e filha e produz caricaturas para um dos maiores jornais do país.

A partir de então, vamos acompanhar todas as dificuldades, alegrias, ameças e prêmios que envolvem a vida de quem expõe com tanto humor e verdade a vida dos maiores políticos do mundo.

E, ao mesmo tempo, vamos nos deparar com um fato que aconteceu na vida de Javier que pode mudar tudo que ele sempre pensou sobre si e a profissão.

Gostei do livro, achei uma leitura que flui bastante, você entra na história e quando vê já acabou ela. Achei o assunto interessante, pouco abordado, mas que ao mesmo tempo se faz muito presente no nosso dia a dia.

Fêh Zenatto 11/10/2016

RESENHA - BLOG COISA E TAL
Preciso contar pra vocês que eu amo literatura latina; não sei exatamente o motivo mas adoro essa aparente proximidade que as histórias e os autores passam e tenho certeza que há grandes talentos por aí. Com Juan Gabriel não foi diferente; não estava muito animada com a leitura porque a sinopse não me atraiu muito mas, depois de começar a ler o livro (o que fiz em 3 dias), fui totalmente capturada pela escrita ágil, atraente e perspicaz do autor.
A história de Mallarino, por mais distante de nossa realidade que esteja, é extremamente interessante. O autor consegue colocar à nossa frente um quadro enorme, uma espécie de linha do tempo da vida de Mallarino e, por ela, descobrimos - ou imaginamos descobrir - como/quando/porquê o casamento terminou, como ele adquiriu esse poder com suas caricaturas e todos os reais pensamentos do personagem sobre as situações de sua vida.
O livro é curto e a história possui poucos personagens realmente importantes, o que torna tudo extremamente envolvente. Parece que estamos ali, ao lado de Mallarino, recordando com ele cada um de seus passos para chegar onde chegou e a que preço.
Por fim, o final do livro é extremamente enriquecedor falando justamente sobre as reputações. O que nós fazemos para manter nossa reputação? Vale a pena? Será que essa reputação existe realmente frente a todos ou é imaginada somente por nós mesmos? Não há respostas mas as perguntas são extremamente interessantes.

site: http://www.blogcoisaetal.com/2016/10/asreputacoes-juangabrielvasquez.html#.V_yCs-ArLIU

Mariane 22/06/2016

Em As Reputações, mais um bom título, característica crucial de Vásquez às primeiras vistas, vê-se a valorização do desenho, do jornal, a importância de uma ilustração bem feita e orientada ao seu propósito. Romances latino-americanos tem um ardor e uma intensidade muito característicos e esse não é diferente: ótimo livro, rápido e fácil de ler (alguns críticos atribuíram esta característica emprestada pelo conto ao romance de Juan), carregado de temas profundos e imprescindível na estante.

site: http://estanteinsolita.blogspot.com.br/2016/06/as-reputacoes-juan-gabriel-vasquez.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 06/06/2016

Sobre a memória, o passado, a caricatura, a influência e a reputação
"O passado de uma criança é de massa de modelar, senhor Mallarino, os adultos podem fazer com ele o que lhes der na telha." (página 103)

No livro, cuja história se passa na cidade colombiana de Bogotá, conheceremos Javier Mallarino, um homem de sessenta e cinco anos que foi indicado para receber um prêmio nunca antes concedido a um caricaturista, profissão que ele exerce por mais de quarenta anos e onde tem muito destaque e influência. Javier não gosta muito de tecnologias, mora numa casa no alto de uma montanha e, por causa de sua profissão, é temido pelos desonestos por medo de virarem alvo de suas denúncias, e algumas pessoas se afastaram dele por não concordarem com suas opiniões, mas Javier tem a consciência tranquila pela certeza de estar fazendo a coisa certa, e a indicação para esse prêmio seria a prova de seu sucesso, não?

"- Rodrigo disse que lhe manda parabéns, que você já está onde deveria estar. Que neste país, uma pessoa só é alguém quando um outro alguém quer lhe fazer mal." (página 34, mais uma evidência do alcance da obra de Mallarino, se não estivesse incomodando no início de sua carreira não sofreria ameaças de morte)

Porém, após o evento, Mallarino é procurado por uma mulher que pede que ele se recorde de um acontecimento em especial, e quando Mallarino começa a buscar em sua memória as respostas para as questões trazidas por essa mulher, ele passa a duvidar se realmente fez tudo certo no passado, e essa dúvida pode por em risco a carreira do cartunista: e se as denúncias feitas por ele forem infundadas?

"'Não seja ingênuo', respondeu Magdalena. 'As pessoas já sabem o que pensam. As pessoas já têm seu julgamento prévio bem formado. Só querem que alguém com autoridade lhes confirme o julgamento, embora seja a autoridade de mentira que os jornais têm. É esse o seu prestígio, Javier: você dá às pessoas material para que possam confirmar o que já pensam.'" (página 58)

Eu não tinha muitas expectativas em relação a "As reputações" e fui surpreendida positivamente. Foi interessante ver uma trama ambientada em Bogotá, cidade sobre a qual sei menos do que sobre Londres, por exemplo, a América Latina tem cenários tão ricos e que quero conhecer mais, mesmo que através da literatura. Viajar ao passado de Javier e descobrir um pouco sobre o que é ser um caricaturista e vislumbrar a influência e o alcance que esse trabalho pode ter foi uma experiência valiosa. A obra me fez refletir sobre a responsabilidade que temos sobre as opiniões emitidas e nossos julgamentos, e sobre as consequências que eles podem trazer, especialmente quando se tratam de figuras públicas.

Javier Mallarino é um personagem bem caracterizado, humano, seus conflitos são compreensíveis, e mesmo que ele tivesse errado em seu julgamento (coisa que creio que não aconteceu), ainda seria digno de admiração. O final deixa uma questão em aberto, mas é aceitável se levarmos em conta quem é o protagonista da obra.

Há um tema abordado na trama sobre o qual talvez eu não falaria em outra época, mas com um caso de estupro coletivo repercutindo tão fortemente nos dias atuais, creio ser relevante mencionar que a temática do estupro está presente na obra e a leitura traz uma reflexão sobre a questão do que um crime desses acarreta para a vida da vítima, mais um fator pelo qual recomendo a leitura de "As reputações".

"Há mulheres que não conservam, no mapa da face, nenhum traço da menina que foram, talver porque se esforçaram muito em deixar a infância para trás - as humilhações, as sutis perseguições, a experiência da desilusão constante -, talvez porque, enquanto isso, aconteceu algo, um daqueles cataclismos íntimos que não moldam a pessoa, e sim arrasam-na, como a um edifício, e a obrigam a se construir de novo desde os alicerces." (página 55)

Sobre a edição: não me lembro de ter encontrado erros de revisão, as páginas são amareladas e porosas, a diagramação é simples (margens, espaçamento e letras de bom tamanho) e eu achei a capa criativa e bem mais bonita que a de outras edições estrangeiras.

Enfim, fica a recomendação para quem procura uma leitura cativante, que pode ser feita em pouco tempo (apesar dos parágrafos longos) por ser um romance curto, indicado especialmente para quem gosta de literatura latino-americana ou quer saber um pouco mais sobre a vida de um caricaturista e refletir sobre o poder da arte.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/06/resenha-livro-as-reputacoes-juan.html

Adriana 28/10/2022

?- essa roupa lhe cai muito bem - disse Mallarino. Sua intenção não foi de fazer um galanteio barato, mas assim soaram as palavras (?) as mulheres não tinham de mostrar compreensão ante os impulsos imbecis dos homens, nem de suporta-los nem sequer de tolerá-los, nem de aguentar qualquer elogio que lhes lançassem, por mais bem-intencionado que fosse.?
+ uma história que não me prendeu, mas tudo bem

Sofia Trindade 31/05/2016

Javier Mallarino é um homem muito influente, ao ponto de despertar a raiva de muitas pessoas importantes em seu país e causar muita polêmica com isso. Ser famoso nem sempre foi um mar de rosas para Javier. Por conta dos inimigos que foram sendo acumulados e das ameças por suas criticas, sua família foi sendo separada para a proteção de sua mulher e filha.
A vida de Mallarino muda quando algo polêmico do passado vem a tona, de uma forma que ele nunca imaginou, e agora Javier tenta resolver uma parte do passado que destruiu a vida de vários envolvidos.

Com uma ambientação que se passa em Bogotá, Colômbia, Juan Gabriel Vásquez apresenta a vida de um caricaturista influente em seu país pelas criticas que fez a diversos problemas que aconteciam. Com uma narrativa detalhada, o autor vai alternando entre o presente e algumas lembranças da vida de Javier, como a carreira dele surgiu, sua separação, etc.

A ambientação escolhida foi um ponto positivo para o livro. Um ambiente diferente dos que vemos em outras obras, sem contar que pegar o país em que o autor nasceu para contar a história torna tudo mais fácil.

Juan traz um assunto interessante de ser explorado. O que as pessoas fazem pela fama e o que elas fazem mais ainda para não sujar seu nome, mesmo assim é um livro que não conseguiu me agradar totalmente. Ao concluir a leitura tive a sensação de que tudo poderia ser mais aprofundado e elaborado. Faltou algo que me cativasse e fizesse com que a história se tornasse marcante na minha memória. O segredo que envolve a trama poderia ser mais aproveitado. Entendo que o autor quis tratar de outras questões, só que foi um segredo muito intenso para ser revelado e ter ficado em segundo plano.

O autor tem uma forma de desenvolver o enredo diferente, direto ao ponto, que pode agradar a um determinado público, mas no meu caso não foi totalmente bom e algumas páginas a mais seriam bem vindas para complementar melhor a leitura.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2016/05/resenha-as-reputacoes.html

@retratodaleitora 29/05/2016

"as caricaturas podem exagerar a realidade, mas não inventá-la"
"Os grandes caricaturistas não esperam o aplauso de ninguém, nem desenham para consegui-lo: desenham para ferir, para incomodar, para serem insultados. (...) minha unica resposta às queixas e às agressões, foi isto: as caricaturas podem exagerar a realidade, mas não inventá-la. Podem distorcer, mas nunca mentir."

Javier Mallarino é um renomado caricaturista de Bogotá, e suas charges políticas são capazes de fazer arrancar os cabelos o político mas influente, além de manchar ou ruir reputações. Amado por uns, odiado por outros, Mallarino segue sua rotina na casa onde mora há muitos anos, no alto de uma montanha; quase não vai à cidade, e, quando vai, reclama da poluição, dos cheiros e do barulho.

Aos sessenta e cinco anos, com quatro décadas de uma carreira brilhante, ele recebe as devidas honrarias por seu trabalho em um grande evento; e lá conhece uma bela e jovem mulher.

Samanta Leal aparece em sua vida de uma hora para outra, questionando-o sobre o que aconteceu com ela tantos anos antes na casa da montanha, na noite em que ele recebeu seus amigos para inaugurar a residência. Ela tinha apenas 7 anos quando aquilo aconteceu, e já não lembra de muitas coisas; para ela, é essencial saber.

Ao recordar de tudo o que aconteceu não só naquela noite, mas naquele ano, Mallarino começa a questionar suas atitudes, a falta da mesma, e também a refletir sobre a memória, mentiras e verdades não ditas; sobre lembranças bloqueadas e traumas que deixam marcas para a vida inteira.

"Todos conheciam o espaço onde sempre estivera sua caricatura: bem no meio da primeira página de opinião, esse lugar mítico aonde vão os colombianos para odiar seus homens públicos ou para saber por que os amam, esse grande divã coletivo de um país longamente enfermo."

Para mim, não tem jeito melhor para descrever esse livro como colocar nesta resenha trechos dele mesmo. Reputações é um romance curto, e suas 140 páginas são, todas, necessárias no enredo. Então, não quero estragar a leitura de vocês com meus resumos enormes.

"Quero me despedir - disse - recordando uma certeza que frequentemente esquecemos: que a vida é o melhor caricaturista. A vida nos lavra nossa própria caricatura. Os senhores têm, nós todos temos, a obrigação de nos fazer a melhor caricatura possível, de camuflar o que não nos agrada e exaltar o que nos agrade mais."

As Reputações, do autor colombiano Juan Gabriel Vásquez foi uma leitura que fiz aos poucos, degustando cada página e tentando entender cada ponto. Não foi uma leitura das mais fáceis, apesar da escrita do autor ser muito, muito boa.

Além da premissa aparentemente simples, o autor consegue introduzir questões atuais sobre política, imprensa e até machismo. A escrita de Gabriel Vásquez tem uma força, uma ousadia, que consegue levar o leitor realmente a se colocar no lugar do personagem de Mallarino. Personagem esse, aliás, que foi lindamente bem construído.

No decorrer da leitura, algo me incomodava, porém não conseguia apontar o que era. Sabe aquela sensação de que falta alguma coisa? Um clímax, um ponto de tensão que movimentasse a narrativa? Bem, o livro não tem nada disso. É como se adentrássemos a mente do personagem e lêssemos sua vida, seu dia a dia, seus desejos. Tudo com muita naturalidade, misturando o simples, o vazio e o estranho com uma intensidade; uma profundidade desconcertante. Javier Mallarino é um personagem, mas poderia ser eu ou você.

"Veja, estamos vivendo tempos desorientados. Nossos líderes não estão liderando nada, e menos ainda nos contando o que está acontecendo. Aí entro eu. Conto às pessoas o que acontece. O importante na nossa sociedade não é o que acontece, mas quem conta o que acontece. Vamos deixar que somente os políticos nos contem? Seria um suicídio, um suicídio nacional."

Leitura mais que indicada!

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2016/05/as-reputacoes-de-juan-gabriel-vasquez.html

Felippo 20/05/2016

As Reputações
Achei esta resenha na Internet e concordei com tudo que foi escrito.
Recomendo e muito a leitura.

site: http://www.estantedelivros.com/2016/02/opiniao-as-reputacoes-juan-gabriel-vasquez.html