Mar absoluto e outros poemas

Mar absoluto e outros poemas Cecília Meireles

Resenhas - Mar absoluto e outros poemas

Everton Vidal 07/01/2021

Terceiro livro da fase madura da autora (depois de Viagem e Vaga Música). O sentimento de ausência é a chave da sua poesia e está figurado nas palavras que sempre se repetem nos livros: morte, mar, viagem, navegação, rosa, retratos, etc. E é como se estes primeiros livros (ainda não li os posteriores) estivessem entrelaçados ao redor da fugacidade - eterna - da existência, da natureza humana vista pela perspectiva do tempo que tudo destrói. Mas apesar dessa temática negativa, é uma poesia doce, melódica, que flui afetuosamente entre métrica e rimas, como se a poeta estivesse rindo delicadamente no meio de uma tempestade.

Como em Heráclito, "tudo flui e nada permanece", e este livro é a reação - de inconformidade e aceitação - da autora frente a esse mar absoluto, esse vazio gigantesco e desmedido de perenidade. Os cinco motivos da rosa são faróis onde a autora volta uma e outra vez para reexaminar o fluir da vida e de alguma maneira, talvez, o poema "4° motivo da rosa" seja uma síntese-superadora onde a rosa-vida lhe diz "Não te aflijas… por desfolhar-me é que não tenho fim".

Sobre Elegia (poema que ocupa o terço final do livro):

Poesia em homenagem da avó da autora, sua segunda mãe, Jacinta Garcia Benevides. Uma busca de alívio da dor através das relembranças, da superação do luto através do tempo, com a aceitação de que, apesar da inevitabilidade de que tudo passa, há o encontro do ser amado nas coisas cotidianas. Qualquer pessoa, cuja dor da perda de um ser amado ainda não foi cicatrizada poderá sentir algum auxílio e talvez consolação nesse poema doloroso e delicado.

“Queria deixar-te aqui as imagens do mundo que amaste:
o mar com seus peixes e suas barbas;
os pomares com cestos derramados de frutos;
os jardins de malva e trevo, com seus perfumes brancos e vermelhos.
E aquela estrela maior, que a noite levava na mão direita
E o sorriso de uma alegria que eu não tive,
mas te dava"

Thay 05/11/2021

Não tem como reclamar de alguma obra de Cecília, tudo que ela escreve tem meu coração, e dessa vez não seria diferente.

VinAcius9 02/05/2020

Absoluto mar profundo
Livro extremamente sensível: às coisas concretas da vida e aos sentimentos humanos! É um absoluto mar profundo.

Valnikson 11/12/2016

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Mar Absoluto e Outros Poemas
Cecília Meireles, além do notório trabalho poético, foi ensaísta, cronista, folclorista, tradutora e educadora. A dedicação às letras foi reconhecida por diversos prêmios importantes recebidos pela escritora ainda em vida, com a crítica especializada e o público cativo perpetuando seus escritos e a consagrando como um dos maiores nomes de nossa literatura. Sua produção aparentemente se voltava mais a uma universalização de sentidos, mesmo marcada pela forte verve testemunhal e memorialística, servindo-se de dilemas históricos e do seu contemporâneo. A coletânea 'Mar Absoluto' evidencia uma lírica carregada de musicalidade, melancolia e virtuosismo verbal, assinalando-se como uma das obras mais relevantes da autora carioca. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2016/11/25/79-mar-absoluto-e-outros-poemas/

Mr. Jonas 09/02/2018

Mar Absoluto e outros poemas
A história de Cecília começa antes de seu nascimento. Inicia-se nos Açores, onde nasceram seus antepassados. E essa memória intrínseca à sua alma fora inspiradora para quase toda a sua obra. A beleza e o silêncio do mar foram enriquecidos com os mistérios e o lado obscuro da morte - revelando uma poesia mística, lírica e serena. Mar absoluto e outros poemas é um dos principais livros da poeta, que o escreveu entre as décadas de 1930 e 1940, e certamente um dos mais importantes momentos da poesia brasileira de hoje e de sempre.

O significado de "Mar absoluto" pode ser o de mar total, ou mar sem limites e mar infinito; mas é mais exato pensar que sua significação seja indeterminada. Darlene J. Sadlier, professora da Universidade de Indiana, propôs que esse título pode sugerir diferentes ideias, como a do passado heroico dos navegadores portugueses, avós e tios de Cecília; a grandeza, a profundidade e a liberdade, opostas ao cotidiano que a autora chama de "mesquinho formigar do mundo".

Suzana.Alves 17/02/2021

A leitura quase se materializa graças à delicadeza com que as imagens são descritas.

Ester 21/12/2021

Como eu amei esse livro, sério. Foi uma leitura cheia de emoções, prazer, paz... Amo demais os livros da Cecília, fico apaixonada em como ela escrevia bem.