Desencontros e Desencantos

Desencontros e Desencantos Nathalia Batista

Resenhas - Desencontros e Desencantos

Kate.Batista 30/07/2020

Muitas surpresas, muito café, e muita força
Há um bom tempo não leio um livro que me faça sentir os odores das cenas, imaginar os ambientes, sentir junto os sentimentos dos personagens e ler o mais rápido possível pra saber como termina a história.
É um romance lindo, uma delícia de ler tomando um cházinho no inverno. E não é "mais um romance", não é nada previsível. No meio do livro eu já estava de olhos arregalados sem acreditar no que estava acontecendo.
Super indico!
???????

Loja APL 25/04/2016

Resenha - Desencontros e Desencantos - Blog O Amante de Livros
A história inicia-se no século XIX e contará sobre a vida de Suzanne, que é orfã e vive na casa da Sra Hampton como dama de companhia de sua filha, Veronika. Ambas são o oposto uma da outra, Verinoka é impulsiva, invejosa, rejeitada e deseja ser o centro das atenções, já Suzanne é meiga, elegante, educada, discreta e carinhosa. Veronika sempre a invejou por Suzanne ser bela e ter atenção, coisa que nunca aconteceu com ela, já que Veronika é desprezada por sua própria mãe.

Quando a senhora Hampton descobre que está doente tenta deixar suas "filhas" encaminhadas através de um bom casamento, sendo assim a família viaja à Londres onde as jovens frequentarão os bailes mais luxuosos da alta sociedade.

Ainda que Suzanne tenha todos os pré-requisitos que uma dama necessita para conseguir um bom marido, não tem um dote que possa atrair a atenção de um nobre para ser seu esposo já que é uma criada, mesmo assim Sra Hampton lhe da uma boa quantia para seu dote além de leva-la para as mesmas festas que frequentará Veronika, sua filha.

Em Londres o primeiro baile frequentado pelas moças é o da residência Redcliff que é oferecido pela marquesa amiga da Sra Hampton, cujo maior desejo é ver seu único filho o marquês Alexander casado. Suzane vai até o jardim dos Redcliff para colher jacintos a pedido da Sra Hampton, lá conhece Alexander que ao vê-la fica extremamente encantado pela moça e a convida para uma dança.

Sra Hampton e as meninas ficam hospedadas na residência dos Redcliff, lá o interesse de Alexander por Suzanne aumenta e ele pede sua mão em casamento. O que o nobre casal nunca imaginou era que o perigo estivesse mais próximo do que nunca, Veronika morrendo de ódio por Suzanne ter sido escolhida por Alexander e não ela, elabora junto a uma criada da casa um plano para separar o casal, no dia do baile de noivado de Alexander e Suzanne, ela inventa uma mentira que mudará o destino dos apaixonados para sempre.

Mesmo com a temática de época a escrita não é pesada, contém jargões e dialetos típicos, mas nada extremamente rebuscado, a leitura é leve e fluída. O enredo é açucarado e em alguns momentos nos faz lembrar os famosos contos de fadas, os personagens são envolventes (não sei o motivo, mas as vezes enquanto lia lembrava daquelas novelas de época que passam na TV as seis da tarde), por momentos são bons demais ou ruins demais, no avanço da trama acompanhamos o lado mais humano com falhas e avanços. O cenário da história não é composto apenas pelo luxo, a autora também aborda a miséria e como viviam os menos favorecidos da época e, a maneira como as pessoas reagiam à essa divisão social.

Ainda que seja característico da época o fato das mulheres serem extremamente submissas aos homens não é algo que me agrade, mas as coisas funcionavam assim, e por mais surpreendente e assustador que pareça, hoje em dia ainda é possível encontrar semelhanças entre épocas tão distantes e os dias atuais, isso é algo à ser refletido.

A qualidade técnica do livro começa pela beleza do trabalho gráfico na capa, dentro a diagramação é simples e as folhas são amarelas o que não deixa a vista cansada, sendo assim temos um melhor aproveitamento.

site: http://www.oamantedelivros.com.br/2016/04/desencontros-desencantos-nathalia.html

R A Cirino 03/08/2016

APAIXONANTE!
Desencontros e Desencantos é, sem dúvida alguma, um romance que me fez viajar através do tempo!

Porque diz isso Ray?
Porque ele se passa na Inglaterra do séc. XIX :3

Brincadeiras e trocadilhos a parte, Desencontros e Desencantos foi um dos poucos romances de época que me encantou de verdade nos últimos tempos. Antes que digam, eu ainda não li os livros da Babi A. Sette, quero muito lê-los, mas o dinheiro ainda não me permitiu. (Além do mais sou fascinada demais por Jane Austen e, quando vi que a Nathalia também gostava dela, logo quis o livro dela para mim :3 )
Voltando para o livro. Céus, eu queria poder contar toda a história, nos mínimos detalhes para vocês, mas não posso. Só o que posso dizer é que Suzanne e Alexander me encantaram e fizeram com que eu me apaixonasse perdidamente e que há muito tempo (desde que a Rafaela Cruela Alves destruiu meu coração) eu não me sentia tão apaixonada por um personagem!
Mas vamos com calma...

Desencontros e Desencantos é um livro da Nathalia Batista, uma jovem mãe de uma linda garotinha (a qual eu adotei como sobrinha, pois me apaixonei), que faz inúmeras faculdades, toma conta de sua linda família e ainda arranja tempo para escrever histórias apaixonantes (eu não sei como ela consegue xD). É um livro publicado pela Chiado Editora. Um livro cheio de romance, de intriga e de vestidos fabulosos! (Eu sou fascinada pelos vestidos do século dezenove, por favor me perdoem)

Sinopse:

A Inglaterra, do início do século XIX, é palco de um romance repleto de paixão, dor, encontros, encantos, desencontros e desencantos. O romance é composto por pessoas e com elas, tudo o que há de pior e de melhor no ser humano. São sentimentos explorados em uma cadência lenta nas fases mais difíceis da vida de uma mulher.
Suzanne é uma doce e ingênua moça de dezessete anos, cercada e castigada pela maldosa Veronika, de quem era dama de companhia. A vida tem seu próprio jeito de ensinar aos ingênuos e proporciona um longo e árduo caminho a menina em meio a uma sociedade onde respeito e posição não raramente eram construídos com crueldade, inveja, mentiras, intrigas e vingança.

Você sabe que se apaixonou pelos personagens quando sonha com eles, eu acho que sonhei com o Alexander pelo menos duas vezes (pelo menos os sonhos que lembro xD ) Adoro livros assim, que me fazem viajar e sonhar e me fazem desejar ter uma história de amor!

Um livro que te prende do início ao fim. Um romance que te faz querer mais e mais páginas. Intrigas que te deixam louca da vida e te fazem devorar o livro mais rápido e um desfecho que te deixa toda boba.

Isso resume esse livro simplesmente MARAVILHOSO!

E vocês não podem deixar de lê-lo!

site: http://lyneamorim.wix.com/r-a-cirino#!blog/cswb

Carol Cristina | @blogacdh 15/10/2016

Resenha postada no @blogacdh
"Desencontros e Desencantos" se passa na Inglaterra do século XIX, inicialmente na propriedade Foxes Park, dos Hamptons. Conta a história de Suzane Black, uma jovem órfã de 17 anos, dama de companhia da srta. Veronika Hampton. A mãe de Suzane faleceu há alguns anos, e a sra. Hampton (mãe de Veronika), se responsabilizou em abrigar Suzane, filha de sua criada. A sra. Hampton nunca foi das mais carinhosas e atenciosas, nem com a própria filha Veronika. Filha esta que não é bem "flor que se cheire", e nutre um ódio mortal por Suzane desde a infância, por motivos de: Suzane é uma moça bonita, doce e educada, sempre elogiada pelos que a cercam; e Veronika estraga sua própria imagem com os outros, por suas atitudes desdenhosas e egoístas (mas claro que pra ela, a culpa é sempre da Suzane).
"- [...] Veronika não é propriamente uma criatura má, apenas ainda não conseguiu achar a bondade em si mesma para passar a agir com discernimento e carinho no trato com os que a rodeiam.
- Só podemos estar falando de Veronikas diferentes [...]"
Tanto Suzane quanto Veronika estão em idade de debutar. A sra. Hampton, então, anuncia que farão uma viagem a Londres para tal, em busca de um casamento para as duas moças: sim, a sra. Hampton decide disponibilizar um dote para Suzane e livrá-la das obrigações como dama de companhia; atitude que com o decorrer da trama, é melhor compreendida.
Em Londres, a "rivalidade" entre Veronika e Suzane se intensifica. Especialmente quando Suzane conhece o marquês Alexander Radcliffe, e o Duque Underwood, dois personagens que serão, de formas diferentes, cruciais em sua trajetória de vida. Veronika se sente humilhada e não aceita tanto interesse dispensados a alguém insignificante como Suzane.
Será que em algum momento Veronika colocará sua inveja em prática, para a infelicidade de Suzane? Como será que a inocente Suzane irá lidar com sua nova condição, seu primeiro amor, os segredos dos Hamptons, ou com a maldade e futilidades da sociedade londrina?
"Temia esses pensamentos, porque não tinha certeza de nada [...] Todavia, ainda que não falasse para ninguém sobre seus sonhos, jamais deixaria de sonhá-los."

Qual não foi a minha surpresa quando, passeando pelo catálogo da Chiado Editora, encontrei um romance histórico com uma sinopse interessante e essa capa maravilhosa? Tive que solicitar pra resenhar, é claro! Tinha lá as minhas expectativas e não me decepcionei com o que li ;)
"Desencontros e Desencantos", da autora Nathalia Batista, é um romance de época narrado em terceira pessoa (sei que não é a preferência de muitos leitores, mas não me senti incomodada); e exatamente como a sinopse diz, mostra o que o ser humano tem de melhor e de pior dentro de si.
Vamos concordar que não têm muitos livros nacionais por aí desse gênero, não é? Fiquei satisfeita com a linguagem que a autora utilizou no livro, condizente com a época (mas equilibrada, não tão difícil de entender), e com a ambientação. Uma vantagem da história é que a autora não explorou apenas o romance, mas o núcleo familiar também.
Geralmente os romances de época não trazem essa carga psicológica, bem humana, por vezes triste e até cruel, que "Desencontros e Desencantos" trouxe: são mais leves. Claro que tiveram momentos fofos e clichês no livro, mas na maior parte do tempo, a autora conseguiu fugir disso.
"Na verdade, ambos gostaram de sentir o contato de seus corpos, um do outro. A moça ficou sem fôlego, não entendia o que se passava com ela. Ele, já experiente, soube naquele momento que estava perdido de amor por ela, e que seu coração só a ela pertenceria, pois nunca sentira tamanha atração por mulher alguma, até hoje."
No começo, eu achei que ia ser bem clichê mesmo: no estilo o príncipe e plebeia, com a mocinha mais bela, pura e inocente, vista como um anjo pelo mocinho que nunca antes se encantou por nenhuma mulher e etc.; só que aí as coisas começaram a acontecer rápido demais, antes da metade do livro! E fiquei sem saber o que ainda ia acontecer depois, né? Foi meio surreal. Nem imaginava que ainda tinham muitas águas pra rolar na história...
Mas o melhor foram as minhas reações ao longo do livro, a leitura te envolve de diversas formas! Minha mãe acabou lendo-o antes de mim, daí quando eu chegava em certas partes da história a gente ficava comentando as indignações e surpresas, haha. Aliás, o título do livro foi uma ótima sacada! Mas não que a obra não tenha tido "encontros e encantos" também! rs
"Ela gargalhou em resposta, nunca tinha gargalhado na vida. Não sabia se era isso o que significava ser mulher, mas se sentia no mínimo mais confiante e descontraída."
Falando um pouquinho sobre os personagens, temos nessa história várias mulheres de personalidade forte, e um mocinho imperfeito (quem diria?!). Poderia dizer isto sobre a nossa protagonista, Suzane, também: ela teve uma vida de altos e baixos, certamente! E o que dizer sobre Veronika...? Não sabia que tinha como alguém ser tão errada e rejeitada assim! kk Mas ainda bem que temos a bondade de personagens como o Duque Underwood, para nos impressionar também...
"As pessoas tendem a ganhar mais com a maturidade do que supõem os mais jovens. Os idosos percebem que não adianta ter tanta pressa, tanto falatório, nem tantas palavras desperdiçadas. No vigor da juventude, cometemos muitos erros por não percebemos o que realmente é importante em nossas vidas. Quando a maturidade chega, começamos a dar valor somente ao que realmente interessa, porque já aprendemos o que realmente significa viver."
Poxa gente! Não posso revelar muito mais do que isso, infelizmente 8B Na minha avaliação da história pesou bastante o enredo, que teve pontos que eu realmente gostei, mas alguns outros que nem tanto: alguns momentos da história soaram um pouco forçados, exagerados e extremos; com umas coisinhas convenientes aqui, e outras ali. O livro tem alguns errinhos de revisão (trocas de nomes, por exemplo), mas nada que atrapalhe muito a leitura.
Em "Desencontros e Desencantos", a autora quis dar uma forte "moral da história", e conseguiu trazer reflexões interessantes; trouxe também realidades diferentes da época: como por exemplo, o fato de contar a história da Suzane, uma órfã e dama de companhia...
"Uma vida toda sendo alguém que sempre estava apenas ao lado, e nunca no centro de nada, a desgastava mais do que poderia imaginar."
Espero que tenham gostado da indicação!

site: http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

mabelslivros 05/03/2017

Desencontros e desencantos.
É uma emoção tão boa ler um livro que te deixa eufórica e muito feliz. Depois de virar a noite lendo, é assim que me sinto depois de ter o prazer de conhecer Desencontros e Desencantos.

A história de amor vivida por Suzanne e Alexander se passa no século XIX. Suzanne, é uma linda menina muitos simples e doce, que desde que nasceu nunca tinha saindo de Foxes Park. Era dama de companhia de Veronika, filha dá Sra. Hampton, que a criou depois que sua mãe morreu.

Antes de ir para Londres onde Veronika debutaria, a Sra. Hampton chama Suzanne ao seu escritório. Comprindo uma das promessas feita no leito de morte dá mãe de Suzanne a Ser. Hampton lhe comunicar que assim como Veronika, ela também irá debutar.

Em seu primeiro baile, que ocorreu na residência dá família Radcliff, Suzanne conhece Alexander, anfitrião do baile. Um belo rapaz que de certo era muito cobiçado. Desde o primeiro momento que viu Suzanne, Alexander se apaixonou e aos poucos foi conquistado o amor daquele ser que mais parecia um anjo.

Mas a inveja de Veronika consegui separar os dois. Suzanne se casa com o Duque Underwood, que a trata como uma filha e lhe dá tudo que precisa. Do amor de Suzanne e Alexander nasce Felipe. Doze anos se passa, enquanto Suzanne tinha ódio e mágoa, Alexander ainda a amava. Agora ele se reencontram, e apesar de sentimentos distintos o mais forte de todos vencerá.

Morgana Brunner 28/06/2017

Desencontros e Desencantos - Nathalia Batista
Oiii gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do livro que recebi em parceria com a Chiado Editora, como sabem não sou muito chegada em romance de época, mas como minha amiga disse que esse livro era maravilhoso, resolvi solicitar e ver o que eu acharia para contar.

Suzanne sempre fora uma menina que sofreu muito na sua infância, perdeu sua mãe enquanto era pequena, sofreu horrores, mas um anjo chamada Sra. Hampton resolvera que iria cuidar da menina, no leito de morte de sua mãe prometeu e assim seria cumprido, aliás a companhia de Suzanne era maravilhosa, sabia sua hora de falar e tinha bons modos, assim como aprendera com a Sra. Mary Hancock, sua tutora.

" - Acredito que as pessoas dizem o que querem dizer." Pág. 48

Por outros lado, temos Veronika, filha da Sra. Hampton, uma menina sem nenhuma educação possível, questionava e gritava com sua mãe por motivos tolos, acredita que podia ter tudo e fazer tudo por ter dinheiro, sua mãe não aceitava e a cada dia estava se definhando de tristeza ao perceber que aquela era sua filha legítima, seu sonho mesmo era que fosse Suzanne.

" - As pessoas tendem a ganhar mais com a maturidade do que supõem os mais jovens. Os idosos percebem que não adianta ter tanta pressa, tanto falatório, nem tantas palavras desperdiçadas." Pág. 67

Com o passar do tempo Suzanne sempre acabava sofrendo com as humilhações que Veronika causava, a humilhava na frente de outras pessoas como se fosse uma criada qualquer, a quem sua mãe estava cuidando por obrigação. Suzanne que tinha o coração carinhoso, acreditava que a menina não fazia por mal, que era seu jeito de se expressar, até que em alguns momentos ela era carinhosa, mas era falsidade.

"Não nos podemos deixar limitar por aquilo que conhecemos, às vezes inovar pode ser bom." Pág. 104

Suzanne chegando quase aos 18 anos e Veronika ficando mais velha, Sra. Hampton decidiu que seria o momento de arrumarem um casamento, pois estava doente e não sabia se iria sobreviver ao outono que chegaria, acreditava que estava cada dia mais fraca, até que em certas localidades, a doença lhe afetava que nem tinha mais paladar e nem sabia distinguir certos cheiros.

A história se passa no século XIX, então em todas as épocas, o mais esperado eram os bailes, Sra. Hampton, decidiu que iria levar as meninas e que poderiam escolher o vestido que quisessem, independentemente do valor. Nessa expectativa, Suzanne escolhera o mais simples, aquele que iria ressaltar seus olhos azuis, a simplicidade sempre fazia parte da moça. Já Veronika, escolhera um cheio de babados, no qual sua mãe acabara não gostando muito, mas como era o desejo da filha, consentiu.

" - Porque você o ama e sente falta dele, e a saudade é o sentimento mais doloroso da face da Terra." Pág. 170

O dia tão esperado chegou, ao Suzanne entrar, soube ser discreta e ao passos que dava começou a conhecer nomes importantes, mas que para ela não importava o nível que tinha, a classe social, mas sim, como a pessoa a tratava, se era carinhosa, se tinha principalmente respeito, no final, era a base de tudo.

" - Os livros nos trazem um amor fantasioso que não podemos em realidade alcançar." Pág. 204

Era o que Suzanne teve ao conhecer o marquês Alexander Radcliffe, pois teriam que enfrentar obstáculos se acaso quisessem ficar juntos, com vontade própria, ironia do destino e até intervenção de Veronika, no qual via que ver a tristeza de Suzanne era sua maior felicidade, estavam prontos para se aventurem e descobrirem o que seria melhor para todos, será que conseguiriam? Será que em certas ocasiões o amor pode ser mais forte e ultrapassar barreiras?

Minha primeira experiência com livros de romances de época, de certa forma mostrou-me que posso gostar sim e me encantar por épocas diferentes das que nós vivemos, principalmente pelos vestidos que fiquei morrendo de amores, em relação ao romance, foi tudo muito novo para mim e até que gostei bastante, não achei nada tão enjoativo a ponto de ficar com raiva das personagens, além disso Suzanne me encantou em todos os seus aspectos e sei que amaria conhece-la pessoalmente se fosse real.

A edição de Chiado, como sempre está bela e bastante caprichada, fico feliz de ter essa oportunidade e fiquei encantadíssima com a beleza dessa capa, com toda certeza quero reler e deixar na parte da estante que sempre verei, pois está um luxo.

Tive momentos de ódio e até mesmo vontade de chorar por causa de Suzanne, não imagino que alguém possa ser tão cruel a ponto que nem a Veronika, quando vocês puderem ler, verão que tenho razão e sentirão a mesma coisa, super recomendo!

Recomendo esse livro para quem gosta de romances de época, gosta de um belo romance encantador de encher os olhos.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/06/desencontros-e-desencantos-nathalia.html

Elida.Marinho 30/06/2017

Resenha: Desencontros e desencantos- Nathalia Batista
A história se passa no século XIX, na Inglaterra, na propriedade dos Hamptons. Suzanne, fora criada pela família Hampton desde os seis anos de idade, que foi quando sua amada mãe falecera. Antes de falecer, a mãe de Suzanne, fez um pedido a Sra Hampton, pediu a ela que cuidasse da sua filha, e assim ela fez.Suzanne tornou-se dama de companhia de Veronika (filha da sra Hampton).

Suzanne, sempre fora um menina doce, carinhosa, amável, bela e inteligente. Já Veronika, uma menina do tipo maldosa, invejosa, desprezível e egoísta. Mesmo com todos esses defeitos, Suzanne com sua ingenuidade acreditava que Veronika era uma pessoa do bem.

Suzanne e Veronika foram educadas pela Srta. Mary Hancock, que tinha a srta. Suzanne como uma filha, cuidava dela com um carinho especial.

Quando a Srta. Hancock anuncia que irá embora, Suzanne sente um vazio e uma tristeza, pois, tinha um grande afeto por ela, e era a única da casa a mostrar reciprocidade. Mais um baque na vida de Suzanne acontece, quando a Sra Hampton diz a ela que está doente, e que terá pouco tempo de vida.

Antes de partir, a sra Hampton anuncia a Suzanne que ela não será mais dama de companhia da Verônika, e assim como ela, poderá debutar nos bailes para arrumar um casamento.
Logo as moças viajam para Londres, com o desejo e o sonho de arrumar um casamento. O primeiro baile que as moças presenciaram foi na casa dos Radcliff, oferecido pela Marquesa, que tinha um objetivo: ver seu filho Marquês casado. ⠀

Alexander Redcliff, assim que viu a Jovem Suzanne, se pôs a conversar, convidando-a para uma dança, tentando conhecer mais sobre ela.

A fúria em Veronika é clara,quando ela percebe que o marquês mostrou interesse por Suzanne, ficou indignada, porque para ela, Suzanne não passava de uma criada, e não significava nada.

A partir daí, surge muitos acontecimentos. A fúria em Verônika provoca dentro dela o sentimento de vingança, a mesma não mede esforços para tentar arruinar a vida de Suzanne. Juntamente com Morgan (mais detalhes no decorrer do livro) Veronika, faz algumas armações, que acabam prejudicando tanto Suzanne como Alexander.
Como será esse desfecho? Será que Suzanne e Alexander vão conseguir evitar que as armações de Veronika interfiram na vida dos dois? Ou vão deixar que ela os vença? Leeeeeiam

Fernanda @condutaliteraria 11/09/2017

Em Desencontros e Desencantos, a história se passa na Inglaterra no início do século XIX, na propriedade de Foxes Park, onde vamos conhecer nossas personagens.

A primeira é Verônica, filha da baronesa Hampton e a segunda é Suzanne, sua dama de companhia, criada pela família desde os seus seis anos de idade, após a perda da mãe, que também era dama de companhia.

Mesmo as duas tendo a mesma educação e trato, são completamente diferentes entre si. Enquanto Suzanne é doce, delicada e de uma educação ímpar, Veronika é maldosa, invejosa e egoísta. E sente uma profunda raiva de Suzanne, a culpando pelo tratamento frio que recebe de sua mãe.

“Suzanne queria chorar...Mais uma vez precisou segurar e engolir seus sentimentos. Foxes Park era o seu lar, mas aquelas paredes da casa grande eram frias, e as pessoas tão duras que pareciam que ia sufocar a qualquer momento.”

Com a saúde debilitada, a baronesa resolve viajar para Londres com as duas garotas para debutarem nos famosos bailes londrinos e assim terem a oportunidade de um bom casamento. Essa também, foi uma promessa feita à mãe de Suzanne, de que não a deixaria desamparada.

Em Londres, Suzanne conhece o marquês Alexander Radcliff e se apaixonam logo à primeira vista.

Mas nem tudo serão flores, Verônika, cega em seu ódio, fará de tudo para separar o casal.

“A felicidade depende do quanto se está resignada diante da sua situação.”

Desencontros e Desencantos é um romance cheio de intrigas, segredos e reviravoltas. Ingredientes imprescindíveis em uma boa história e, realmente, o livro consegue te entreter, você sofre, xinga, se emociona e torce pelos acontecimentos.

Claro que tem seu lado clichê, mas a autora consegue também mexer com psicológico do leitor, sem tornar a escrita pesada. O enredo é açucarado sem cair no exagero e eu achei isso ótimo.

Em geral, foi uma ótima leitura, somente algumas partes que eu achei que foram rápidas demais e outras soaram um pouco forçadas, mas nada que estrague e tire o encanto da história.

Os personagens são bem construídos e humanos, o ideal de mocinha, mas também com seus defeitos e fraquezas. Outro ponto positivo para mim.

A edição está linda. A capa é uma das mais belas que já vi e condiz muito com a personagem, você já imagina Suzanne por ela!

Encontrei alguns errinhos de revisão, mas nada tão grosseiro e dá pra passar.

Recomendo aos apaixonados por romances de época!

kleris aqui, @amocadotexto no ig 29/09/2017

Para tardes chuvosas e/ou preguiçosas
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

DeD convida qualquer um à distância pela sua bela capa; parece um magnetismo. O mesmo pode-se dizer da história de amor essencialmente romântica que Nathália nos conta. Como já se entrega no título, a trama é marcada pela mágoa, rancor e muitos enganos.

Neste romance de época, Suzanne é uma dama de companhia da família Hampton, que, de uma hora para outra, lhe é dada a oportunidade de debutar, como hóspede agregada da matriarca. A Sra. Hampton sempre teve uma relação difícil com a filha, Veronika, tendo mais respeito e carinho por Suzanne, o que vem a conturbar ainda mais o relacionamento entre as três.

Desde o início, se sabe, Sra. Hampton está adoentada, não aguentará por muito tempo, precisa deixar suas meninas bem amparadas. Veronika, apesar do grande dote, não é uma dama lá muito respeitosa ou de modos, diferente de Suzanne, quem, sem título algum, logo desperta a atenção da sociedade no primeiro baile. Mais precisamente do marquês Alexander Radcliff. Logo está armada toda a disputa, intriga e uma sede de vingança. Veronika não medirá escrúpulos para acabar com Suzanne.

Sob aviso da autora, de que o livro tem erros no texto e revisão, desliguei este tópico de meu criticismo para me deixar levar pela história. De escrita leve e fluída, Nathália se preocupa em descrever o visual, além de pontuar bem os sentimentos em cena; por outro lado, diz muito, a ponto de entregar os pontos da trama, sem mesmo permitir que o leitor tenha tanto suas conclusões. Deste modo, o enredo segue bem aquela ideia de meios para um fim, com diversos segredos e reviravoltas. Por conseguinte, isso é sentido na condução da história, em que ora é súbita, ora se alonga, sem muito equilíbrio de cenas ou fases.

Também, em favor destes fins, aqui reina o maniqueísmo. Não consegui me apegar nem à mocinha, nem ao mocinho. São tão ingênuos que se deixam levar tão por qualquer deslize ou tramoia. Faço uma menção honrosa, no entanto, ao Duque de Underwood :)

Neste romance de estreia, Nathália nos oferece uma leitura razoável de uma ou duas sentadas e demonstra que tem potencial em sua escrita. Desencontros e desencantos é, assim, indicado para tardes chuvosas e/ou preguiçosas. Curou minha ressaca literária.

site: http://www.dear-book.net/2017/05/resenha-desencontros-e-desencantos.html