Stonehenge

Stonehenge Bernard Cornwell

Resenhas - Stonehenge

Juliana 17/03/2024

Uma história que demorou a me prender... deixei o livro encostado por meses sem terminar, pois não consegui me atrair pela narrativa. Mas depois da metade, fluiu super rápido.

Jenner Azevedo 14/12/2023

Ficção histórica
Sei que esse livro não é muito aclamado pelos fãs de Cornwell, mas eu gostei bastante. Se passa no neolítico, idade do bronze nas ilhas britânicas, e conta a história de 3 irmãos de uma tribo onde todos estão envolvidos com a construção de Stonehenge. Dada as poucas histórias que se passam nesse períodos, é difícil imaginar os personagens (neolítico pra mim é como se fossem ?homens das cavernas? kkkk). O livro se passa mais ou menos em 3000 antes de Cristo, ou seja há 5000 anos atrás. Já naquela época a religião era a principal causa de desentendimentos, massacres e guerras.

RobertoF 08/06/2023

É uma boa leitura
Confesso que em um primeiro momento achei maçante, e parei com a leitura. Mas quando retornei com a leitura do zero, me prendi a história, sentindo todas as crenças e descrenças de um povo, que lutavam pelo que acreditavam.

lyneianana 23/05/2023

Esse livro me fez questionar se Deus realmente existe ou a bíblia foi fruto de uma pessoa louca com várias outras acreditando
Pedro 23/02/2024minha estante
Sim, Deus existe e a Bíblia é a sua palavra, não o fruto da mente de uma pessoa louca. Loucos jamais poderiam escrever algo tão poderoso e transformador como a Bíblia.

Lucas Salsicha 15/05/2023

Sacrifício e sangue
Saban e seus irmãos, Lengar e Camaban vivem conforme as leis de sua tribo. E isso significa que Camaban é um exilado, pois é um aleijado gago.
Saban, o mais novo dos três, após ver o próprio pai ser morto pelo filho mais velho, Lengar, descobre a crueldade dos deuses e dos homens, mas o aleijado Camaban vem para mostrar como sanar isso.
Entretanto, Saban não testemunha suas promessas se tornarem realidade, apenas continua servindo e servindo. Quando o sofrimento terá fim? Quando os deuses estarão saciados?
Nem mesmo os espíritos dos antepassados poderão dizer.

Bernard Cornwell aborda o mistério de Stonehenge de forma brilhante e convincente sobre sua misteriosa criação. É uma leitura fluída e muito boa.

Marcelão 18/02/2023

Muito aquém dos demais livros do autor
O livro é muito extenso para o plano de fundo da história, Eu sentia que o livro podia ter tido um desfecho na metade. Tem uma hora que parece aquelas séries que estão esticando e acabam perdendo o fio da meada.
O personagem principal nem de longe é tão cativante quantos outros personagens que Cornwell escreveu, sinceramente não vale a pena a leitura se tiver outras opções.

Lilian_89 17/02/2023

Stonehenge
O livro narra de forma fictícia, embora use algumas informações reais, como o para que o famoso monumento de pedras Stonehenge foi construído.

A narrativa gira principalemnte em torno de três irmãos, filhos do chefe de uma das tribos do neolítico chamada de Ratharryn, são eles: Lengar, Saban e Camaban, sendo Lengar o mais velho e ganancioso guerreiro, Saban um jovem parecido com o pai que somente deseja a paz e a prosperidade para sua tribo e Camaban uma criança aleijada mas que nascera com a marca da deusa e se diz conversar com os deuses.

Ao longo do livro vamos conhecendo mais de perto o cotidiano e os rituais de cada tribo apresentada no livro e vemos que os monumento de pedras seriam uma espécie de templo para adorar os deuses, responsáveis diretos pela felicidade ou destruição de todos os homens.

A narrativa é tão boa que em muitos momento esquecemos se tratar apenas de uma ficção, os personagens são muito bem construídos e apesar da pouca ação, as cenas de batalhas não deixam a desejar em nenhum momento.

Para quem curte uma literatura mais cheia de batalhas e guerras o livro pode parecer um pouco arrastado e lento, mas adorei a forma como todo o cotidiano dessas pessoas antigas fictícias fora narrado, os detalhes sobre a vida dos personagens nos dá a possibilidade de sentir junto com eles as alegrias e sofrimentos ao longo da leitura.

Recomendo demais a leitura.

Fabrício 10/11/2022

Uma estória de pedras
Achei o livro ok, o plot dos livros do Cornwell são bem parecidos, mas o que mais me incomodou foi o desenrolar de como pedras eram carregadas de um lugar a outro (chato!!!!!). Talvez guiado pelo meu ateísmo, achei um absurdo tamanho desperdício de força, tempo e vidas para os fins apresentados, mesmo que com isso fossem aprimoradas técnicas de construção e manuseio dos elementos da natureza.
Enfim, não me pegou muito, infelizmente.
Lucas.Cunha 23/04/2023minha estante
Não entendi, o que ateísmo implicaria ser um absurdo carregar as pedras e tudo mais?

Wallacy 21/08/2022

A primeira decepção
Sou fã de Bernard Cornwell, posso afirmar que foram os livros dele que acenderam a minha paixão pela leitura, principalmente as Crônicas de Artur e as Crônicas Saxônicas.

Então, mesmo sabendo que esse livro teria uma pegada diferente, com bem menos cenas de batalhas (com certeza o ponto forte do autor) não pude deixar de me decepcionar com a leitura.

Trata-se de uma história muito arrastada e com personagens bem esqueciveis. Infelizmente, tive que fazer um esforço tremendo para concluir a leitura, de tão maçante que se tornou.

Realmente não recomendo, e se quiserem conhecer o autor, o mesmo tem diversos livros melhores.

_Wesley_ 07/05/2022

Leite de pedra
Que Bernard Cornwell é um exímio e cativante escritor está mais que estabelecido por suas famosas obras. Em Stonehenge ele tira leite de pedra, sendo notável em alguns momentos no decorrer da trama. Famoso por suas cenas de batalhas, Cornwell se abstêm desta premissa, o que o expõe a um estilo diferente do seu habitual e assim busca preencher lacunas históricas que até hoje são mistérios. A dificuldade de se construir o templo é muito bem passada, mas seu personagem principal é muito apático não fazendo o leitor vibrar com suas decisões. Talvez o livro seja maior que o necessário, sendo sua terceira parte quase uma repetição da primeira. De todo modo Cornwell escreve muito bem e mesmo com essas dificuldades citadas, sua nota histórica sempre é uma recompensa surpreendente e enaltece sua obra.

Guilherme6421 23/04/2022

Fui surpreendido
Estava com medo da história ser chata, não consiguia pensar como essa proposta seria desenvolvida, mas o autor conseguiu fazer algo muito interessante de consumir. Todo o mundo é muito real e as diferentes situações que ele cria para a história não parar e nem perder o foco são ótimas. Adorei os personagens, as crenças, as justificativas e como tudo é bem pé no chão, mesmo que "converse" com aquilo que os personagens acreditam. Uma ótima história em um mundo muito bem desenvolvido.

Carol851 10/04/2022

Uma história intrigante como o monumento que a nomeia
Sempre fui fascinada pela arqueologia e os rastros que antigas civilizações nos deixaram como herança. Por isso, o Stonehenge sempre foi um monumento que me intrigou, afinal de contas, como construíram aquilo e mais importante por qual razão?

Também sou uma grande fã de Bernard Cornwell e quando descobri que ele escreveu um livro sobre o Stonehenge fiquei louca para ler.

Ao contrário da maioria dos livros de Cornwell que são baseados em figuras históricas reais, a história desse livro e seus personagens são todos ficcionais. Claro que o autor se baseou em dados arqueológicos sobre o período para compor os costumes e fazer algumas referências, o que é a marca refistrada dele.

Os personagens são complexos e se transformam ao longo da trama, o que instiga o leitor. Mas também a certos pontos que lembra outras histórias do autor, com direito a referência
sobre a icônica frase de Crônicas Saxônicas "O destino é inexorável".

Recomendo a leitura a todos que são fascinados pelos mistérios do Stonehenge ou que amam as histórias de Bernard Cornwell.
Douglas Finger 10/04/2022minha estante
??

Paulo Cézar 22/03/2022

Ainda é um Bernard Cornwell
Não me entenda mal, o livro é bom! Me impressiona a capacidade do Bernard Cornwell de pegar pequenos fatos históricos e criar uma mística por trás. Algo plausível é que faz sentido.

O livro em si é bem bacana, tem sacadas boas, mas não foi algo maravilhoso. Tem livros e sagas dele que me atraíram mais.

Paula1735 21/03/2022

Bernard Cornwell é sempre sinônimo de boa leitura.
Não dei mais estrelas para esse livro, pois para mim, ele não foi tão formidável como outras obras do autor, mas é inegável que é um bom livro e como Cornwell é genial para desenvolver seus enredos, mais uma vez Bernard me tira de uma ressaca literária.

O nome do livro já diz tudo, vamos acompanhar a construção do Stonehenge. Como Bernard é um escritor de romance/ficção histórica, é de se imaginar que ele fez muitas pesquisas sobre o assunto antes de escrever o livro e nossa como é gostoso ler as notas históricas de seus livros e ver se onde ele tira suas inspirações para descrição da ambientação e personagens.

Na nota histórica dessa obra, ao saber que estima-se que o Stonehenge foi feito por volta de 4000 a.c. onde todo o estudo da época foi feito através de pesquisas arqueológicas, só deixou o enredo mais incrível e rico, pois Bernard Cornwell tem uma narrativa que me prende ao ponto de me perguntar "será que as coisas eram feitas assim mesmo?!", apesar de termos alguma cenas lutas por território (sempre muito bem descritas), cenas de morte e sacrifício aos deuses, grande parte da história é contando sobre a trajetória de Saban, desde o jovem que só queria passar na prova da sua tribo para se tornar "homem" até o velho Saban e tudo que passou para construir o templo para os deuses.
Em muitos momentos o ritmo da narrativa era quebrada, para voltar o foco na contribuição do templo, o que fez pra mim, com que a nota do livro não fosse maior, mas esse foco na construção é totalmente compreensível, visto que é Stonehenge o título do livro.

Se você é fã desse autor, pode pegar esse livro sem medo, se você só gosta de ficção histórica, leia sabendo que é um livro mais lento, com muita descrição a respeito do que fazer para conseguir construir o grande templo que gerações depois ainda encontra-se de pé.
Will 21/04/2022minha estante
Achei engraçado a capa do livro , o nome do autor está em maior destaque , deixando o título da obra em segundo plano.
Achava que os alienígenas tinha feito esse templo. ?
Massa a resenha , parabéns.

Renato.Machado 08/12/2021

É uma história com 3 protagonistas. Conta a história fictícia desse conhecido monumento. Aliás, o autor como sempre mistura elementos históricos a uma história fictícia e o faz muito bem. O autor cria toda uma áurea de mistério e nos dá uma boa pista do que poderia ter sido o famoso Stonehenge.