Vozes de Tchernóbil

Vozes de Tchernóbil Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - Vozes de Chernobyl

Pdrmcd 05/04/2024

Nós morremos e nós tornamos ciência
Há muito tempo queria ler esse livro. Durante a faculdade muito foi comentado sobre a forma com a qual Svetlana conta a história de Tchernóbil, mas não aquela que conhecemos dos livros de história e documentários de Hollywood. Essa é a verdadeira história de quem estava lá, de quem viveu lá e das pessoas que de lá não quiseram abandonar.

É extremamente difícil imaignar como deve ter sido para essas pessoas a tragédia. Realmente, é algo que não importam o quanto escrevam, ainda não seria capaz de conjecturar toda a imensidão do que foi aquele 26 de abril.

Não é à toa que o livro ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Para quem é apaixonado por acontecimentos históricos, esse livro é sensacional. Acredito que a leitura deva ser recomenda para além de saber sobre Tchernóbil, mas para compreender até onde a gância humana vai. O lado bom é que o livro traz histórias que mostram como combater isso: através do amor.

Surrender_Nih 31/03/2024

É um livro difícil e profundo
Com certeza não é o tipo de livro para se manter uma leitura frequente. Será necessário soltar ele um pouco, respirar fundo e refletir isoladamente, principalmente por ser muita informação e ser revoltante em certas partes.

Mesmo após a leitura, não sei bem o que pensar sobre a administração do destrate. Nunca havia ocorrido algo daquela dimensão, havia o contexto da guerra fria e uma população praticamente agrária na Bielorrússia. É difícil você ajudar as pessoas quando elas não estão entendendo o que está acontecendo. Eles estavam preparados para uma guerra, mas aquilo era completamente diferente.

Esse livro também pôde mostrar o poder do partido comunista na vida dos indivíduos naquela época, como muitos morreriam pelo seu partido. O patriotismo é uma coisa tão estranha e magnífica de se ver, o poder que uma ideia e um padrão de vida tem sobre o ser humano.

São tantas coisas passíveis de fala sobre esse livro e eu não serei capaz de fazer jus a ele nessa simples resenha. É uma leitura que vale muito a pena, vai te impactar e emocionar, assim como gerar questionamentos e reflexões.

. Quotes:

"Nós somos fatalistas. Não tomamos nenhuma iniciativa, porque acreditamos que tudo será como tiver de ser. Cremos no destino. A nossa história é a seguinte: cada geração viveu a sua guerra. Houve muito sangue derramado. Como podemos ser de outro modo? Somos fatalistas."

"Somos metafísicos. Não vivemos na terra, mas nas nossas quimeras, nas nossas conversar. Nas palavras. Devemos somar algo à vida cotidiana para compreendê-la, mesmo quando estamos à beira da morte."

"A memória nos inspira. Nós sempre vivemos no terror, somos capazes de viver no terror; é o nosso habitat.
E nisso, o nosso povo não tem rivais..."

Guigspinho 28/03/2024

Bom, mas cansativo
Poxa eu queria tanto ter gostado mais desse livro, o começo dele com a história da Lyudmila (esposa de um dos bombeiros que morreu por causa da radiação) é absurdo, tocante, doloroso, cru. E logo depois vem os relatos/monólogos das testemunhas, sobre as mais variadas coisas (claro, desde que tenham relação com o desastre), que variam entre textos longos e curtos, lineares e não lineares, e por ai vai, dando a sensação que as pessoas tinham total liberdade sobre o rumo que iriam seguir na entrevista. E nesse ponto o livro me perdeu um pouco, foram poucos os monólogos que realmente me instigaram.
Por mais nobre que seja a ideia de apenas ouvir o que o outro tem a falar sobre sua história, sem influenciar o rumo da conversa com perguntas ou comentários, não é fácil transpor esses relatos pra um livro de forma que ele consiga manter o interesse do leitor durante quase 400 páginas. Então, a disposição que os monólogos foram colocados não foi das mais favoráveis pra mim (algo mt de gosto), deixando alguns momentos bem confusos quanto a quem ta falando, se a história acabou ou vai continuar e afins, o que acabou sendo um motivo pra não me manter engajado.
Outro ponto que acho que seria legal é o uso de imagens, não me incomoda e nem é algo essencial, mas por se tratar de um livro quase que ""documental"", seria enriquecedor ter fotos no livro.

Dito isso, independente dos pontos que falei, é um livro com uma ideia muito linda e que merece a sua atenção, me deixando com curiosidade de conhecer outros trabalhos da autora. Por último, dos muitos trechos que me chamaram atenção, queria deixar um deles marcado aqui:
"Li há pouco uma reflexão do meu filósofo preferido, Konstantin Leóntiev, onde ele diz que as consequências da perversão físico-química algum dia exigirão que uma inteligência cósmica intervenha nos nossos assuntos terrestres"

Jefe 26/03/2024

Se você espera uma história apenas sobre o acidente então não é este livro.
Este livro é formado a partir de relatos de pessoas que moraram lá, que trabalhavam no local, de militares de familiares de bombeiros, principalmente suas mulheres. São relatos fortes e pesados. E como em toda tragédia quando você começa a perceber que são pessoas ao invés de números de mortos, essa tragédia passa a aumentar de tamanho.
É muito triste o que aconteceu com estas pessoas. A política era e ainda é muito forte na Rússia e cada relato vai te abalando aos poucos.
Livro me surpreendeu bastante.

Mylena.Esteves 24/03/2024

Não tem como devorar esse livro, apesar de muito bem escrito. É muito difícil de ler, é um livro muito triste, muito angustiante e achei também revoltante, pois o descaso daquele governo é de dar nojo. Eu parei várias vezes para chorar por alguns dos relatos. Termino essa leitura com o coração partido.

iammoremylrds 24/03/2024

Uma leitura pesada, densa, uma obra pra se ler em parcelas, especialmente por ser uma obra tão pesada, contando os inúmeros relatos, de modo bem respeitoso além de ser recheado de detalhes, uma obra sem igual, essencial!!

Cami 21/03/2024

Ótimo retrato do que foi Chernobyl pela visão de quem de fato viveu o que foi.
Pode ser um pouco cansativo ler tudo isso de apenas depoimento, mas vale a pena.

felipefrancica 17/03/2024

Doses fortes sobre a humanidade
Confesso que demorei um bom tempo pra ler esse livro. A leitura dele foi feita em doses. Foram doses fortes. Da metade pro final resolvi encarar de uma vez só. Cada relato é um soco no estômago, sobretudo aqueles feitos pelos liquidadores (responsáveis pela limpeza da região afetada).

Os textos relatam a dificuldade da população local de entendimento sobre o que esrava acontecendo logo após o acidente, deixam claro que os soviéticos tentaram mascarar o problema e até mesmo atribuir a responsabilidade a um inimigo imaginável.

Se está pensando em ler os relatos, colhidos com maestria pela nobel Svetlana Alexijevich, saiba que vai enfrentar cenas muito tristes.

Foi uma boa leitura para conhecer de perto um dos grandes acontecimentos do século passado.

Camila 16/03/2024

A história de Tchernobil de uma perspectiva única
O livro conta a história da tragédia nuclear a partir da perspectiva dos moradores da região, que sofreram de forma mais ou menos direta os efeitos da radiação.
Apesar de conhecermos a história de Tchernobil, a sensibilidade com que ela é contada no livro é realmente única.

Ivinha 23/02/2024

Maravilhoso.
Sou fã de tudo que a Svetlana escreve.

Dos 3 que li, até agora, esse foi o que menos me deixou devastada. Os que falam sobre a 2ª Guerra Mundial são relatos mais pesados e devastadores? mas isso não faz esse ser menos triste.

Foi muito comovente saber mais sobre a tragédia de Tchernóbil e como os russos, bielorrussos e ucranianos compararam esse desastre com uma verdadeira guerra.

Cada relato, cada história é diferente e contado (realmente) como se estivéssemos numa conversa.

Enfim, muito bom. Ja quero ler os outros que faltam dela.

carolina 19/02/2024

Guerra
Paciência é a palavra que define o livro pra mim. Paciência para entender de vez que guerra nunca foi e nunca será algo natural, é entender que dentro dela existem PESSOAS, vidas, cotidianos; e que isso será diretamente impactado independente de suas decisões, caberá à elas o fardo de tentar sobreviver a partir do que lhes sobra.

anythgs 09/02/2024

Dói sabe? :(
Svetlana tem um cuidado muito grande de contar relatos de sobreviventes de muitas catástrofes, é sempre difícil parar de ler. O nobel foi dado a uma escritora com extrema sensibilidade e o olhar humano (apesar do lado jornalista de entregar os fatos do jeito que aconteceu). Achei que tinha atingido a cota de tristeza em ?as últimas testemunhas?, mas muitos monólogos nesse livro me deixaram no chão.

principalmente o monólogo da página 138 ?

DAbora277 07/02/2024

O livro é um relato sobre o acidente nuclear de Chernobyl. Nele, a autora colhe histórias das pessoas atingidas pelo acidente, em especial na Bielorussia. Relatos de pessoas que trabalharam na área contaminada, moradores, crianças e familiares de atingidos. O mais interessante, para mim, foi entender o olhar dos atingidos pela tragédia e principalmente como o ?homem soviético? se portou diante da situação.

Aylane Nunes 04/02/2024

Depoimentos bem difíceis...
Nesta obra você irá ler depoimentos sobre o desastre de Tchernóbil.
Muito triste mesmo saber o que o povo de lá passou e as consequências que carregam, marcados na memória o que ficou estampado perante o mundo inteiro.
Considerando que muito raro se encontra sobre tal tema, recomendo fortemente a leitura!

Raiana.Hemanoella 30/01/2024

Saber que tudo isso foi e é real me deixou impactada.
Extremamente pesada e triste, relatos que me trouxeram sentimentos de tristeza, raiva e muitas vezes repulsa.

Algo que me chamou muita atenção: O tanto que as mulheres, se dedicavam aos seus maridos sem se importar com o que a radiação tinha causado a eles.
Elas só queriam estar com eles.