A Guardiã de Histórias

A Guardiã de Histórias V. E. Schwab

Resenhas - A Guardiã de Histórias

Dri 04/04/2024

Adoro a escrita dessa autora, pra mim ela só vai melhorando conforme escreve mais livros. Quero ler todos.
Esse é bem juvenil, mas é uma delicinha de ler. A personagem toma umas atitudes que você percebe onde vai dar, mas não consegue questionar porque é uma adolescente e a maioria nesse idade é burra kkkkkkk

Mel ð¯ 25/03/2024

Uma história com uma perspectiva interessante, uma narrativa viciante, embora o mistério seja um tanto quanto previsível, é uma excelente fantasia young-adult.
Nesse livro acompanhamos Mackenzie em uma narrativa em primeira pessoa que alterna entre o presente e memórias do passado. A personagem é a guardiã do Arquivo, uma espécie de biblioteca que guarda os mortos em gavetas, as chamada Histórias.
Enquanto acompanhamos Mackenzie em suas missões de devolver as Histórias despertas para seus sonos eternos, descobrimos sobre o passado dela e de sua família, o treinamento feito pelo seu avô e o mistério em sua nova moradia (um hotel que foi transformado em apartamentos).
O que mais gostei da história é o aprofundamento no psicológico da personagem e sua característica de analisar e julgar a todos.

Priii Reis 11/02/2024

E se existisse um lugar onde as memórias das pessoas que já se foram fosse preservadas.
Mas não é tão fácil e muito menos monótono,o trabalho que agora é da Mackenzie que só tem 15 anos e herdou do avô que seria de seu irmão,um cargo que tem pesos e dificuldades inimagináveis além dela e os pais estarem superando a perda do irmão.

O Arquivo parece uma grande biblioteca que fica num tipo de dimensão paralela. Lá, os mortos, chamados de Histórias, são armazenados em prateleiras e todas as suas memórias são resguardadas.

Entre o Arquivo e o mundo exterior existem os Estreitos, que são basicamente corredores onde vagam as Histórias que despertam. Nesse local ficam portas que são abertas apenas com as chaves dos Guardiões. Algumas portas levam para o mundo Exterior, outras para o Arquivo e também tem aquelas mandam as Histórias de volta, os chamados Retornos.

As Histórias que despertam começam a se desgarrar, ou seja, ficam confusas e até mesmo violentas. O papel dos guardiões é enviar as Histórias de volta antes que elas consigam passar para o Exterior.

Os pais não sabem o que o avô fazia e nem o que ela faz agora,assim como não tem autorização de contar para sua amiga. É doloroso em alguns momentos quando ela quer se apegar ao irmão,e ir atrás da história dele mas sabe que não é ele em si,somente suas memórias.
Mackenzie descobre que uma jovem foi assassinada no seu apartamento muitos anos atrás. Ao investigar o caso, percebe que partes das memórias de algumas Histórias foram apagadas. Mac junta as peças e desvenda o mistério.
É uma história linda que trata do luto com toques de mistério,ação desfechos e tem um segundo volume.

"O Exterior, com o qual você não gasta muito fôlego porque é tudo que está ao nosso redor, o mundo normal, o único que a maioria das pessoas vai conhecer a vida toda.
Os Estreitos, um lugar de pesadelo, uma porção de corredores manchados, com sussurros distantes, portas e uma escuridão densa como camadas de poeira engordurada.
E o Arquivo, uma biblioteca dos mortos, vasta e acolhedora, madeira, pedra e vidro colorido e, por todo o lugar, uma sensação de paz"

Leticia 28/12/2023

Muito boa a historia e muito diferente tb. Só não dei 5 estrelas pq o final pareceu estranho, não sei explicar. Gostei do universo criado, não pesquisei, mas tem continuação?
É muito bem escrito, e gosto da forma como o avô esta sempre presente. O luto na historia é tratado de um jeito profundo que emociona o tempo todo.

L Soares 26/11/2023

No livro existe uma organização que protege o passado e a memória.

Cada pessoa morta é um arquivo em uma gaveta. Com seu corpo armazenando as memórias de tudo que viveu.

Os bibliotecários mantêm o arquivo e podem ler os mortos, que chamam de histórias. Mas quando eles fogem, os guardiões são os responsáveis por retorná-los ao arquivo.

Os estreitos são os corredores escuros entre o arquivo e o nosso mundo, e é o território dos guardiões.

Esse é o cenário no qual acompanhamos a história de Mackenzie. Tendo herdado o dom do avô, e sendo capaz de ler impressões deixadas em objetos como todo guardião, ela foi nomeada para a função.

E após a morte do irmão, que levou os pais a se mudarem. Ela que ainda não aceita essa morte, tem que lidar com um novo território muito mais movimentado.

O coronado, um antigo hotel para onde se mudou. Tem muita história, e isso o deixa cheio de espíritos, mas o número vem crescendo de forma estranha.

E além do aumento no número e no perigo envolvendo as histórias perdidas. Ela se depara com memórias de mortes sem explicação, histórias e impressões apagadas de forma misteriosa, uma história que não se desgarra e mantém a lucidez, ao mesmo tempo que o arquivo vem apresentando "dificuldades técnicas".

A adolescente acaba conhecendo outro jovem guardião que a ajuda a conter as histórias e dar cobertura para os pais não perceberem sua ausência.

Enquanto ela em segredo junto com um amigo bibliotecário no arquivo tentam desvendar os mistérios e acaba conhecendo segredos do arquivo que preferia nem saber.

O livro tem uma trama interessante, e bastante ação e suspense. É uma boa mistura.

sereia do lago ness 16/10/2023

5/12 de 2023
SENSACIONAL.

Como sempre a V. tem a capacidade incrível de criar histórias fora da caixinha, personagens com personalidade e profundidade que fazem com que você se identifique? até mesmo o vilão não é só o vilão pq o livro precisa de alguém ruim pra ter história. Tudo isso combinado a uma escrita MUITO gostosa. É o terceiro livro que leio dela, e não desaponta nunca. Quando você acha que entendeu, que lá vem o clichê...

Não deu nem tempo de atualizar o Skoob e o Goodreads, pq simplesmente devorei sem perceber o livro em dois dias dentro de uma rotina frenética!!!

E vamos de livro 2, até breve M and W ? ?

Ana 09/10/2023

Um achado meu no sebo, não dava nada pra ele, mas se tornou meu livro preferido da vida.
Você sente tudo o que a M sente, chora com ela, ri com ela e se apaixona com ela (Wess eu te amo ??). O jeito que a autora consegue te colocar ali junto com a M é incrível, enquanto ela trabalhava nos corredores ou na biblioteca eu me senti ali segurando a mão dela. Todos os medos e as preocupações dela são suas também, e pra mim essa é a magia desse livro. O ponto negativo pra mim: o final do segundo livro foi muito raso, a autora não contou nada da história do Wess, e ficou tudo muito em aberto, mas tirando ele detalhe EU AMO ESSE LIVRO.
Wess casa comigo ?

Luana.Regina 25/09/2023

Lento
Pra mim foi muito lento a leitura, infelizmente não fluiu como imaginei, amo a autora dos livros Victoria, porém este me decepcionou um pouco o enredo é bom, mas muito lento...

Clara Azevedo 02/07/2023

A Guardiã de Histórias
A Guardiã de Histórias volume 1. Mackenzie Bishop é uma Guardiã ela trabalha para o Arquivo. Um lugar onde cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui,os mortos são chamados de Histórias e o lugar onde elas descansam é o Arquivo.a protagonista herdou esse posto de seu avô que há quatro anos a há levou neste lugar e a treinou para assumir o cargo depois que ele morresse. Como Guardiã ela deve impedir que Histórias ? geralmente violentas ? despertem. Curti demais a premissa do livro já li outros dessa autora.

IsaMarques 29/06/2023

Já estou com saudades
Eu demorei um pouquinho para emergir completamente na história, amei os personagens e o universo desde o começo, mas ainda não tinha me conectado completamente. Quando isso aconteceu, foi tipo UAU, eu estava completamente envolvida com a história, torci e sofri junto com os personagens, foi um ótimo começo com a Victoria Schwab! Não vejo a hora de ler o segundo livro e ler o famosinho dela ?A vida invisível de Addie Larue?. Já estou com saudades desse universo, vai ser difícil ir embora ?

Bruh 23/06/2023

Adorei o livro, o arquivo, o Wes... Todos somos feitos de memórias, e sem elas, não somos nada ... Então vamos criar memórias!!!!

Valentim 04/06/2023

MARAVILHOSO
Simplesmente o MELHOR livro dela de todos os que eu já li na vida!
História incrível, personagens incríveis, intrigas incríveis, tudo demasiadamente incrível
Um livro muito bem escrito