A Guardiã de Histórias

A Guardiã de Histórias V. E. Schwab

Resenhas - A Guardiã de Histórias

~Ana J.F 17/05/2023

SERVAMUS MEMORIAM ?Protegemos o passado?.
Imagine-se em um lugar, silencioso, acolhedor e, por todo o lugar, uma sensação de paz. E como numa biblioteca, você repousa em uma prateleira. Morto.

Mackenzie Bishop está desmoranando.

Com o legado do seu avô, Da, deixado para ela, Mac se vê como uma Guardiã. O seu dever como tal, é impedir que Histórias violentas escapem dos Estreitos. O problema é que Mac está se mudando para um novo lugar, após a morte prematura do seu irmão, Ben. A morte dele está gravada no âmago dessa família. E ao se mudarem para o sinistro e, talvez fantasmagórico, Coronado Mac descobre uma vibração do passado, uma sensação familiar que a chama para lê-lo. E Mac o faz... Porém, quando um segredo é compartilhado ou ação é feita, não há nada que nos ajude a voltar atrás.

A primeira coisa, que para mim é mais do que uma obrigação, é dizer o quão eu AMO?! A escrita da V.E?... Entretanto?, a segunda coisa que eu também vejo uma certeza urgência para ser comentado é que só em uns 60% que eu REALMENTE! me prendi no enredo do livro.? O problema é que eu já percebi que nos livros da V.E (pelo menos nos que eu já li?) eles se permanecem morno por um bom tempo e depois explodem de uma vez.
Isso não é num todo ruim?, até porque a escrita dela faz com que eu continuei ali, mesmo que eu não esteja achando muito interessante o que está sendo dito?. Porém! >EU< levar 60% porcento do livro pra me sentir REALMENTE! presa na narrativa é algo muito difícil de acontecer.?

Mesmo que eu não tenha me sentido presa no livro, eu gostei dos personagens, achei eles bem típicos. O suspense também foi algo bem legal. ?????

Vou continuar a duologia pra ver como que toda essa história vai continuar a se desenrolar. Porém, em relação a esse primeiro, não achei tão bom como tinha imaginado que seria.?

Fran 09/04/2023

A história (com h minúsculo) começa um tanto lenta e aos poucos evolui em algo mais envolvente. O mistério, que é a trama principal, é introduzido de um modo interessante no contexto do livro.

No entanto, exitem dois pontos negativos: os personagens e a resolução.

Os personagens não são exatamente ruins, porém não foram tão bem desenvolvidos. Mackenzie deveria girar em torno do luto e superação, mas isso só é realmente abordado direito no início. Wesley tinha potencial, mas em vários momentos parecia só um enfeite. O grande vilão da história tinha motivações muito superficiais e sem sentido.

E isso leva a resolução da trama, que, apesar de alguns bons plot twists, ainda é pouco interessante. Imagino que o livro funcionaria melhor como volume único, com algumas alterações, porque é difícil ver para onde a duologia vai andar a partir daqui.

Paçoquinha 22/03/2023

Histórias
Esse livro é incrível,os personagens são maravilhosos e com certeza esse livro merece ser mais reconhecido.Esse livro me fez chorar e me fez rir,o final foi maravilhoso e estou louca para ler o segundo livro

Rafa 22/03/2023

Simplesmente um dos livros mais INCRÍVEIS q já li com certeza!! É um livro de fato contagiante e incrivelmente bom. Tem romance, aventura, ação, é sentimental e tem falas muito profundas e a psicologia passa de forma discreta mas muito significativa para a história! O plot twist é um dos melhores já vistos por minha pessoa. Recomendo MUITO!! Adorei

Mari 16/03/2023

De volta ao mundo das Histórias
Resolvi reler essa história após 7 anos da minha primeira leitura. Pensei que seria uma experiência bem diferente, tendo em vista que conheci a história com 15 anos, mas me encantei novamente pelo mundo criado pela V. E. Schwab. Um dos motivos para a releitura foi justamente por ser um livro da autora, e também por ter comprado o livro 2 em uma promoção ano passado. Foi uma leitura muito gostosa e rápida, levei para o curso e lia antes da aula começar, foi uma grande companhia.

Camila.Goreti 21/02/2023

Um livro com muitas emoções, chorei muito nesse livro, e não sou fácil de chorar lendo oq já garantiu umas estrelas, emocionante acompanhar todo o desenvolvimento da Mac nessa missão dela de proteger o exterior e devolver as histórias, uma leitura muito fácil

Lay 29/01/2023

Universo incrível
A Victoria Schwab tem uma mente incrível e uma criatividade inigualável, o universo que ela criou é incrível e diferente de tudo que já li?

Não sei se gostei muito da personagem principal, amei o Weslley e acho que ele não merece metade do que acontece com ele?

O livro é bom, mas acho que esperava um pouco mais?

Isabela 18/01/2023

???
Eu não consegui ler o livro todo hahahaha.

Me faltou aquela injeção de ânimo (e interesse) para continuar.

Eu li a sinopse e realmente me interessou, mas acho que estava idealizando uma coisa completamente diferente do que o livro realmente é, por isso acabei desanimando.

Para quem gosta de suspense com um
pitadinha de terror, vale a leitura!!

Beijinhos, boa leitura!?

Cintia 13/01/2023

Um pouco decepcionante.
O livro começou bem fraquinho e entediante pra mim,mas resolvi insistir porque normalmente o começo é assim,mas aos poucos a vibe de suspense começou a me envolver e eu fiquei bem animada lendo,só que passou,pois o enredo foi bom mas a resolução final foi muito fraquinha pra mim já que o livro girou todo em volta desse mistério eu esperava um final melhor.
No geral o livro foi bom o suficiente pra eu me apegar com alguns personagens e ficar ansiosa pelo próximo.

Antonia 13/01/2023

Um sistema de magia intrigante
Confesso que esperava bastante do livro A Guardiã de Histórias, por ter sido escrito pela V. E (que, novamente, reafirmo ser uma das minhas autoras prediletas) ou pela premissa, que era bastante inovadora por si só.

Acredito que não foi o livro certo para mim.

A premissa é do tipo que nos faz largar tudo para ir ler logo. Uma garota que trabalha em uma organização secreta que tem de proteger as histórias e registros da vida de alguém (protegidos em uma réplica fiel do corpo da pessoa antes da morte)? Provavelmente seria uma das melhores leituras do meu ano se não fossem estes erros que me fizeram diminuir a nota de 5 para 3.

A escrita da V. E foi o primeiro fator que me surpreendeu bastante. A maioria dos livros dela é descrito em terceira pessoa, e este (e Cidade de Fantasmas, outro livro que pretendo ler) é escrito em primeira pessoa. Não reclamo, porém, enquanto lia de tal obra, não consegui sentir a essência reflexiva da autora e a construção elaborada de personagens ? talvez por este ter sido um dos primeiros livros dela. Embora as figuras desse livro também tenham sido bem construídas, não chegaram ao ponto de eu poder me conectar com os personagens ou até mesmo ter empatia por eles.

Mackenzie não foi uma protagonista muito memorável, se for ser sincera. A personagem era bastante melancólica, e, apesar de eu não julgá-la por ter de tal comportamento (se irmão tinha acabado de morrer), não consegui ver muito mais dessa melancolia que a personagem carrega como se fosse sua marca registrada.

O sistema de magia foi o melhor em toda a trama. É incrível como a V. E consegue criar universos fantásticos tão fascinantes e inteligentes, embora eu não ache que este livro tenha aproveitado mais de seu potencial como fantasia. Acredito que o enredo tenha focado mais na ameaça ao Arquivo e os Estreitos do que no desenvolvimento dessa parte.

Esta foi minha resenha e estas são minhas opiniões finais sobre o livro:

* Ao todo, foi uma leitura gostosinha. Não posso dizer magnífica, mas foi intrigante acompanhar o desenrolar da trama e dos enredos. A verdade sobre os Bibiliotecários me surpreendeu bastante, mas confesso que adivinhei boa parte do plot.

* Wesley foi o melhor personagem da trama inteira. Carismático, interessante e gótico, ele fora basicamente a luz do livro, e, confesso, a relação dele com a Mac me deixou rindo sozinha.

Espero que tenha uma boa leitura ?

Maya 12/01/2023

Universo incrível
Foi o primeiro livro que eu li da Victoria Schwab, e sinceramente foi um dos universos mais únicos e interessantes com o que eu já tive contato, além de trabalhar muito bem o luto, de múltiplas formas, afinal não encaramos o luto da mesma maneira, e desenvolver personagens muito humanos, em especial a protagonista, que é por onde assistimos a história. Apesar de ter gostado de como a Mac se desenvolveu, com seus tropeços, afinal ela é um ser humano, eu não me senti particularmente conectada com ela, por isso tirei meia estrela. Meus personagens favoritos foram o Roland (sonho ter all stars vermelhos) e o Wesley. Recomendo bastante e estou ansiosa para ler o segundo :)

httpsdama 12/01/2023

Onde memórias permanecem
Gostei muito da história, demorei pra pegar o ritmo, mas gostei do desenvolvimento e dos personagens, A Protagonista passou por perdas e acabou se fechando de uma certa maneira.Mostra um pouco como diferentes pessoas lidam com o luto e como é difícil se deixar ser ajudada ou confiar em alguém para confiar um segredo(vários no caso).Um livro emocionante em um cenário onde as memórias permancem como Histórias, com personagens cativantes e um romancezinho fofo. Recomendo!