A Guardiã de Histórias V. E. Schwab

Resenhas - A Guardiã de Histórias

Pam 02/03/2022

Uma fantasia comum, mas nem tanto.
O conceito de A Guardiã de Vazios é algo que existe em vários livros por aí: uma biblioteca que armazena as histórias da vida de todos os seres humanos mortos. Me lembrou muito Biblioteca da Meia Noite (mesmo que sejam abordagens e ideias diferentes). Mas isso não tira o mérito dessa história. Acho que a Victoria Schwab conseguiu fazer uma aventura muito bonita e ainda falando de assuntos como relações familiares e luto, o que enriqueceu muito esse livro.

A gente acompanha a Mackenzie, uma adolescente que recentemente perdeu seu irmão mais novo. Além de acompanharmos a Mac tendo que lidar com o luto, vemos como a família toda está sobrevivendo a essa perda. E, claro, isso não é tudo. A Mac se muda com a sua família para um prédio antigo misterioso e precisa conciliar tudo isso com seu “emprego”, legado do avô dela: ela ajuda a guardar os Arquivos, basicamente uma biblioteca que armazena as histórias de todos os mortos.

Eu confesso que a Mac não me convenceu muito como protagonista, mas ainda assim me peguei muito interessada nas aventuras dela. A abordagem do luto da família é muito sensível, isso não é o foco do livro, mas senti que a Schwab soube equilibrar bem, dando uma profundidade muito bonita, dá pra sentir a tristeza pesando na família e as formas que cada um está criando pra enfrentar isso. Falando do trabalho da Mac nos Arquivos, É FENOMENAL. Todo o mistério que surge de coisas suspeitas acontecendo lá e no prédio antigo é muito legal.

As únicas ressalvas que eu tenho é que eu gostaria que algumas coisas tivessem sido mais aprofundadas, eu, por exemplo, queria entender mais do avô dela e de quem ele foi nos Arquivos. Eu gostei muito da construção dos relacionamentos de amizade e família aqui, outros deixaram um pouco a desejar. O plot twist final também é um pouco previsível, mas ainda assim tive algumas surpresas. Tudo foi feito de forma coerente, isso foi bem satisfatório.

Como a maioria dos livros de fantasia da Victoria Schwab, o ritmo é bem rápido e ela não enrola pra entregar informações. É um livro que dá pra devorar rapidinho, muito bom.
Isabela 16/01/2023minha estante
estou lendo ele agora confesso que é algo muito diferente do que costumo ler, mas quero explorar novos ares.
tô com um leve medo dele hahahahaha, sou bem
medrosa!! mas estou gostando

Pam 16/01/2023minha estante
espero que voce goste!! pode ir sem medo, a leitura é bem fácil.

Isabela 28/01/2023minha estante
eu abandonei ele hahahahaha

Priii Reis 11/02/2024

E se existisse um lugar onde as memórias das pessoas que já se foram fosse preservadas.
Mas não é tão fácil e muito menos monótono,o trabalho que agora é da Mackenzie que só tem 15 anos e herdou do avô que seria de seu irmão,um cargo que tem pesos e dificuldades inimagináveis além dela e os pais estarem superando a perda do irmão.

O Arquivo parece uma grande biblioteca que fica num tipo de dimensão paralela. Lá, os mortos, chamados de Histórias, são armazenados em prateleiras e todas as suas memórias são resguardadas.

Entre o Arquivo e o mundo exterior existem os Estreitos, que são basicamente corredores onde vagam as Histórias que despertam. Nesse local ficam portas que são abertas apenas com as chaves dos Guardiões. Algumas portas levam para o mundo Exterior, outras para o Arquivo e também tem aquelas mandam as Histórias de volta, os chamados Retornos.

As Histórias que despertam começam a se desgarrar, ou seja, ficam confusas e até mesmo violentas. O papel dos guardiões é enviar as Histórias de volta antes que elas consigam passar para o Exterior.

Os pais não sabem o que o avô fazia e nem o que ela faz agora,assim como não tem autorização de contar para sua amiga. É doloroso em alguns momentos quando ela quer se apegar ao irmão,e ir atrás da história dele mas sabe que não é ele em si,somente suas memórias.
Mackenzie descobre que uma jovem foi assassinada no seu apartamento muitos anos atrás. Ao investigar o caso, percebe que partes das memórias de algumas Histórias foram apagadas. Mac junta as peças e desvenda o mistério.
É uma história linda que trata do luto com toques de mistério,ação desfechos e tem um segundo volume.

"O Exterior, com o qual você não gasta muito fôlego porque é tudo que está ao nosso redor, o mundo normal, o único que a maioria das pessoas vai conhecer a vida toda.
Os Estreitos, um lugar de pesadelo, uma porção de corredores manchados, com sussurros distantes, portas e uma escuridão densa como camadas de poeira engordurada.
E o Arquivo, uma biblioteca dos mortos, vasta e acolhedora, madeira, pedra e vidro colorido e, por todo o lugar, uma sensação de paz"

Francisco 11/04/2016

A morte tem sempre se figurado como temas centrais de vários livros ao longo da humanidade, mitologias, lendas, e livros, mais muitos livros já versaram sobre esse assunto. Aí você pensa, não deve ter mais nada a se explorar sobre isso, aí você se depara com a teoria de que ao morrer, nós viramos histórias que são guardadas num local chamado Arquivo, aí você pensa, é... Não vi de tudo não, então resolve dar uma chance, depois dessa chance, precisa externar tudo o que você sente, então escreve a sua resenha abaixo contando como Victoria Schwab te conquistou com A Guardiã de Histórias...

Histórias são registros (...) Imagine um arquivo da sua vida inteira, de cada momento, cada experiência. Tudo. Agora, em vez de uma pasta ou livro, imagine que esses dados são guardados num corpo (p. 19)

Genteee, esse livro caiu na minha mão, que não sei como dizer, foi algo que me conquistou à primeira vista, primeiro porque já estava querendo ler algo da Victoria Schwab. To esperando ansiosamente pelo livro Um Tom Mais Escuro da Magia, e segundo porque a história tem um plot que achei bem diferente do que já vi antes.

O Livro conta a história de Mackenzie Bishop, uma garota de dezesseis anos que se tornou uma Guardiã de História, após a morte do seu avô que repassou as funções a ela. Dessa forma, ela ficou responsável por não permitir que as histórias fujam do Arquivo, Aí você deve tá se perguntando, que louco, que coisa estranha... Calma, já vou explicar para ver se fica mais fácil.

De acordo com o enredo, nosso mundo é dividido em três territórios: o mundo exterior, onde todos nós estamos hoje; o estreito, um local que serve como um espaço transitório; e o arquivo, local onde são guardadas as histórias. Aí você se pergunta, o que é uma história?

Na teoria de Victória Schwab, quando estamos vivos, somos um corpo, quando morremos, nos tornamos histórias, nos tornamos todas as nossas experiências e lembranças de tudo aquilo que vivemos, e somos então guardados no arquivo, onde ficamos dormindo por toda a eternidade, a questão é que quando ficamos inquietos, e acordamos por algum motivo, acabamos por perambular, sem entender o que está acontecendo e querendo voltar de onde viemos, só que isso não é bom pra gente, porque ficamos loucos, desgarrados, como a autora ressalta e assim acabamos caindo nos estreitos. Nesse momento entra a função dos guardiões, nos levar de volta até o arquivo. Louco não?

O arquivo e esse processo é todo controlado pelos bibliotecários, eles guardam, cuidam, e se houver a fuga, eles deslocam os guardiões para os locais necessários. Ou se por acaso, as histórias conseguirem chegar ao mundo real, desloca as equipes para então mandar as histórias de volta, pela sala dos retornos.

Tudo estaria funcionando bem, porém coisas estranhas começam a acontecer, as histórias estão sendo acordadas em massas, e algumas nem possuem mais algumas lembranças, além disso, histórias estão aparecendo com artefatos, tudo está se tornando um caos para Mackenzie, somando-se ao desejo enorme que ela possui em ter o irmão de volta, que morreu a um ano atrás. Então, o que está acontecendo nesse mundo? O que será que irá acontecer, se as histórias começarem a acessar em peso o mundo real? E assim, a gente vai passeando por essa história maravilhosa...

Tão lindo que, por um momento, esqueço que as paredes estão cobertas de corpos. Que as estantes e os armários que compõem as paredes, embora adoráveis, guardam Histórias. Em cada gaveta, um suporte de bronze com etiquetas cuidadosamente impressas com um nome e datas. Tão fácil se esquecer disso (p. 48)

O livro é muito bem escrito, a autora nos entrelaça com a história que é difícil não ficar fissurado até acaba-la, Os capítulos são curtos e cheio de plot twist, que você emenda logo um capitulo ao outro e quando percebe: Já acabou Victoria?.

A autora escreve basicamente em primeira pessoa, e ainda bem que ela escolheu a Mackenzie para ser a protagonista, gostei muito dela, não é aquelas damas que sempre precisam ser salvas, mas também não é um poço de frieza (apesar de tentar ser), ela é um meio termo tão bom que a gente se afeiçoa logo. Alguns capítulos, ela fala com alguém (do passado) como se estivesse falando com a gente (Você isso... você aquilo) e posso dizer que adoro esse tipo de recursos para nos fazer participantes da história.

E nesse contexto existe um romance? Sim, mas o interessante que ele passa quase despercebido, o que não significa que você não possa shippa-la com alguém, aliás, tome cuidado com isso, porque olha, eu que não sou acostumado a shippar personagens, mas com essa história shippei, e fundo... sabe no que deu?? SHIPEI ERADO esse jhcyasbcgcwuayfgyaijf.

Não vou mentir para vocês, o livro é recheado de cenas clichês, mas não significa que ele não ganhe pela originalidade em algum ponto, ganha sim, a autora usou os clichês que amamos (ou não) para construir essa história, do qual eu como leitor, ainda não tinha visto e na minha opinião, esse casamento da ideia original, com os clichês de coisas que já conhecemos, deu super certo.

Ao finalizar a história, descobri que esse livro é uma trilogia, com dois livros já lançados, esse em 2013 (nos USA), e outro em 2014 (presta atenção que o último não foi lançado ainda, o que deixou os seus fãs órfãos durante esse tempo, malvadinha ela não), apesar de que achei o enredo desse primeiro livro bem fechadinho, então se você quiser parar por aí, tudo bem, o que eu acho difícil depois dessa leitura.

Vale dizer que essa história tem referências claras a algumas histórias, entre elas Doctor Who, principalmente no que diz respeito a Biblioteca infinita, então para os nerds de plantão essas referências também são um prato cheio, não é verdade?

A edição brasileira foi lançada agora em 2016, pela Editora Bertrand Brasil (Grupo Editorial Record) com uma capa, estilo aveludada, com uma chave no centro da capa e a predominância do uso de cores, na tonalidade de azul, ficou simples, mas bonita, e eu particularmente achei mais bonita que a edição norte americana.

Então é isso pessoal, o livro Guardiã de Histórias é uma aventura no mundo dos mortos, onde só uma pessoa tem a chave dessa História: o leitor

Histórias são registros dos mortos (p. 300)

site: www.sobreososlhosdaalma.blogspot.com.br
Paula de Franco 10/08/2016minha estante
Também shippei errado. kkkk'

anetelesz 01/12/2017minha estante
shippei tudo o que apareceu e já estava pensando em como aquilo ia acabar dhjfgsfkfhkf pensei que não ia ser trouxa, fui trouxa e amei esse livro!

Emys 28/10/2021minha estante
ESSA RESENHA É TUDOOO

Debbye 09/07/2021

?? A Guardiã de Histórias ??
A guardiã de histórias apresenta uma protagonista que queremos proteger e abraçar, uma trama envolvente e muitos momentos emocionantes. Apesar dos mistérios terem sido resolvidos no final do livro, uma continuação já foi lançada e se chama A guardiã dos vazios. Eu mesma não vejo a hora de reencontrar Mackenzie e entrar novamente no Arquivo.

" Os mortos são silenciosos, e os objetos, quando guardam impressões, nada dizem até que os toquemos. Mas o toque dos vivos é ruidoso. Pessoas vivas não foram compiladas, organizadas ? o que significa que são um amontoado de lembranças, pensamentos e emoções, tudo misturado e mantido a distância apenas pelo anel de prata no meu dedo."

Maya 12/01/2023

Universo incrível
Foi o primeiro livro que eu li da Victoria Schwab, e sinceramente foi um dos universos mais únicos e interessantes com o que eu já tive contato, além de trabalhar muito bem o luto, de múltiplas formas, afinal não encaramos o luto da mesma maneira, e desenvolver personagens muito humanos, em especial a protagonista, que é por onde assistimos a história. Apesar de ter gostado de como a Mac se desenvolveu, com seus tropeços, afinal ela é um ser humano, eu não me senti particularmente conectada com ela, por isso tirei meia estrela. Meus personagens favoritos foram o Roland (sonho ter all stars vermelhos) e o Wesley. Recomendo bastante e estou ansiosa para ler o segundo :)

sirvosijk 12/07/2021

entre fodonas que não sorriem e emos de delineador
Em guardiã de histórias, temos o de sempre das histórias da Schwab: um universo amplo e interessante, personagens complexos, história coesa e muito caos.

Apesar do começo devagar e de momentos meio conviventes com a protagonista, isso pode ser facilmente ignorado ou até esquecido quando nos deparamos com uma história, não exatamente grandiosa, até porque a trama se resume no próprio núcleo da Mackenzie, além da escrita cativante, isso forma um livro maravilhoso.

E o final... QUE FINAL! Eu estou chocada, irritada com a burrice de uns abençoados, pronta pra matar qualquer um que ousar tocar nos meus personagens favoritos.

Estou indo para o segundo livro esperando ver mais da Mackenzie e do Wes, querendo saber mais sobre esse universo e como vão andar as consequências desses eventos.
Acaui 12/07/2021minha estante
MELHOR TÍTULO KKKKKK

Dri 04/04/2024

Adoro a escrita dessa autora, pra mim ela só vai melhorando conforme escreve mais livros. Quero ler todos.
Esse é bem juvenil, mas é uma delicinha de ler. A personagem toma umas atitudes que você percebe onde vai dar, mas não consegue questionar porque é uma adolescente e a maioria nesse idade é burra kkkkkkk

Gisele296 12/10/2020

"Sem regras, haveria o caos."
Eu amo como esse livro sempre consegue me deixar totalmente imersa na história, me levar a, assim como Mac, me confundir com relação às pessoas. Amo como ele consegue tocar minhas emoções (coisa que não é algo muito fácil de se fazer sem ter animais envolvidos kk)
A Guardiã de Histórias conta a história de Mac., Mackenzie, que, após a morte de seu avô, fica encarregada de devolver as Histórias que fogem, de volta aos arquivos.
Histórias são algo como as memórias dos mortos, porém com um corpo igual ao físico da pessoa, porém não é a pessoa real e, se acordados, tendem a enlouquecer.
Mac. nos leva por sua luta, depois que um drástico acontecimento leva sua família a se mudar de cidade, para o Coronado, um antigo hotel que hoje foi transformado em apartamentos residenciais.
Sendo responsável pelos estreitos e portas do coronado, logo ela se depara com algo mais complexo, que pode pôr todo o seu trabalho e o que acredita em jogo.
#
Um livro maravilhoso, uma leitura rápida e envolvente, nunca me canso desse livro.

Beatriz3857 24/03/2022

perfeito!
me surpreendi demais com a história, ao contrário de algumas pessoas achei a leitura super fluída, com muitos detalhes. mas, confesso que pra entender de fato esse mundo demorei algumas páginas, mas super valeu a pena e já to com saudades da história!!!

Sthe 19/07/2020

A guardiã de histórias
Para mim, a história foi muito original, me deixou intrigada, curiosa, não tinha lido nada parecido. Fala de morte e sofrimento mas também de afeto e amizade. Gostei muito e estou empolgada para a continuação.

Laura3122 19/12/2021

A Guardiã de Histórias
esse foi mais um daqueles livros que no começo não achei que seria bom mas no final acabou sendo melhor do que imaginei.
a história é muito boa, nunca tinha visto ou ouvido falar de nada parecido. os personagens são muito bons.
durante a leitura, a cada acontecimento ou descobertas eu ficava mais empolgada, intrigada e eufórica em querer saber logo o que iria acontecer.
recomendo muuuito a leitura, queria poder esquecer da história pra poder ler de novo e sentir as mesmas emoções que senti!

Clara Azevedo 02/07/2023

A Guardiã de Histórias
A Guardiã de Histórias volume 1. Mackenzie Bishop é uma Guardiã ela trabalha para o Arquivo. Um lugar onde cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui,os mortos são chamados de Histórias e o lugar onde elas descansam é o Arquivo.a protagonista herdou esse posto de seu avô que há quatro anos a há levou neste lugar e a treinou para assumir o cargo depois que ele morresse. Como Guardiã ela deve impedir que Histórias ? geralmente violentas ? despertem. Curti demais a premissa do livro já li outros dessa autora.

Alessandra 11/10/2022

Isso só pode ser dívida de jogo
Eu juro que tentei, li até 62% (daí achei o final do livro na internet e marquei como lido).
O Contexto é legal, a ideia é muito boa, a escrita da Schwab é boa, mas que desenvolvimento capenga, brega, xoxo.
Tinha um baita mistério na história que foi sobrepujado por um fantasma loiro e um cara de delineador no olho.
Fora que o desenrolar da história só acontece porque a personagem tem o neurônio de uma porta.
Sinceramente, é adolescente demais pra mim, se eu tivesse lido uns 10 anos atrás até ia, mas de resto. 6 anos encalhado na estante por nada.
Lucas.Godoi 11/10/2022minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkk como amo