O homem dos lobos

O homem dos lobos Sigmund Freud

Resenhas - O homem dos lobos

Kit 26/03/2021

Achei bem difícil e complicada a leitura deste caso, muitos vai e vem falando sobre as mesmas coisas o tempo todo e algumas conclusões que as vezes pareciam mais palpites do que algo realmente fundamentado. Na última pagina tem uma organização de todos os fatos importantes que ocorreram durante a infância do paciente, talvez seja mais fácil ler e ir conferindo e se localizando no tempo enquanto o caso se desenvolve, pois o vai e vem constante acaba bagunçando a gente em relação ao tempo. Resumindo: é um caso muito interessante, mas a interpretação dele é muito bizarra, cheia de controvérsias, vale a leitura, mas cansa.

Gab 06/11/2023

Gênese de uma neurose infantil
Primeiro contato fidedigno com Freud, não há palavras que definam tudo dito e enxergado pelo pai da psicanálise - a única que se passa a minha mente é bizarro. Surreal. Caso no mínimo instigante, perpetuado por fatalidades extremamente curiosas. Simplesmente a psicanálise é surreal. Surrealíssima?

Sammy 10/08/2020

Rápido e interessante
Bem confuso pra quem não está aprofundado no tema porém ainda consegue prender seu interesse.

Jung TFanny 05/02/2022

Um caso de neurose infantil
A leitura não é difícil se você já tem um certo conhecimento das teorias freudianas, principalmente em relação às fases psicossexuais. Freud é muito completo (na medida do possível) na exposição do caso, eu particularmente admiro muito a escrita e a preocupação de Freud em dar sustentação a suas teorias, o livro não tem pontas soltas e cada associação é muito bem explicada, no final o autor coloca uma ordem cronológica aos eventos, o que ajuda a visualizar melhor o desenvolvimento da neurose.
Um estudo de caso muito importante, recomendo pra todos que estiverem se aventurando no estudo da psicanálise.

lila 03/09/2023

Apesar de certas complicações devido à linguagem profissional (não é um livro de deleite leigo, mas sim um caso clínico muito expositivo e argumentativo quanto às teorias de Freud das relações familiares e neuroses infantis), interessou-me bastante pela teia que Freud vai traçando junto ao paciente com detalhes muitos bem explorados e interligados aos mínimos detalhes. Incrível essa capacidade de investigação tão efetiva dele, é instigante mesmo.

Beatriz.Aguiar 25/09/2023

O Homem dos Lobos
Esse livro é bizarro, causa uma sensação estranha no leitor e explora um ambiente desconhecido e curioso.