Vai que é sua, Marieta

Vai que é sua, Marieta Alessandra Tapias Morales

Resenhas - Vai que é sua, Marieta

Danielle 11/04/2020

Conto divertido
São 40 páginas muito rápidas de ler. Gostei da escrita da autora.

Xandy Xandy 15/12/2016

Quero Mais!!!
A história se passa em uma cidade qualquer do interior, onde a jovem Marieta vivia solitária com suas flores, criações de animais, e bem longe da modernidade das coisas da cidade grande; sem qualquer outra pretensão que não fosse a de ouvir músicas no rádio e viver serenamente cada dia de sua vida.

Tudo isso muda no dia em que ela resolve participar, depois da insistência das amigas, de um concurso de aniversário da cidade, promovido pela rádio que ela ouvia. O prêmio era uma viagem a Nova Yorque. E quando o locutor anunciou o nome da ganhadora, era ninguém mais, ninguém menos que... Marieta!

Quer saber mais? Então dê uma passadinha no meu blog:

site: https://lendomuito.wordpress.com/2016/12/15/vai-que-e-sua-marieta-alessandra-tapias/

Marcos Pinto 10/06/2016

Que eu gosto de contos não é segredo para ninguém. Não é raro aparecer esse gênero textual em resenhas e divulgações aqui no blog. Como bom fã do gênero, também leio textos do tipo em blogs; foi assim, através da coluna Tô Pensando em Contos, no blog Tô Pensando em Ler, que eu conheci a Marieta. Foi amor à primeira vista. Quando a Alessandra Tapias anunciou que o conto seria estendido, quis ler na hora. É dessa versão final que você encontra a resenha aqui.

Marieta é uma moça simples, meio ingênua, que mora na zona rural. Gosta do seu cantinho, da sua casa, das suas flores. O seu mundo é pequeno, mas tem uma mágica inigualável. Contudo, o mundo de Marieta está prestes a sofrer uma grande mudança; como ela ganhou um concurso na sua cidade, ela irá a Nova Iorque com tudo pago! Claro, sendo Marieta quem é, isso geraria uma história linda e muito divertida.

Marieta, obviamente, não estava preparada para uma viagem como aquela. Aliás, ela nem estava muito animada, afinal, as suas flores eram bem mais interessantes. Porém, com a ajuda das amigas, ela pega roupas emprestadas, enche as malas e parte rumo ao desconhecido. Sem dúvidas, sua visão de mundo se expandirá para sempre.

Partindo dessa premissa, Tapias cria um conto belo e doce. Marieta é uma protagonista incomum. Inocente, ingênua, que se encanta facilmente e que confia sem grande dificuldade, o que será o motivo de todos os desdobramentos da obra. Guardando todas as proporções, é claro, lembrou-me de Macabéa, personagem criada pela Clarice Lispector. As similaridades entre as duas são muitas, apesar de o aprofundamento ser completamente diferente.

Outro ponto que torna a leitura maravilhosa é a escrita da autora. Alessandra não cai naquele academicismo de criar um enredo simples, com uma protagonista simples, mas com uma escrita rebuscada. Ao contrário, a escrita é leve, doce, suave, assim como a alma da protagonista. Isso faz com que a leitura das páginas seja rápida.

Quanto à parte física, não há muito que falar, visto que o conto é publicado em formato e-book. Contudo, preciso elogiar a capa que combina perfeitamente com o enredo. A diagramação, por sua vez, é simples, mas funcional, propiciando uma ótima leitura.

Em suma, Vai que é sua, Marieta é um conto doce, leve e singelo, perfeito para ler entre livros mais densas. O seu ponto é alto é a protagonista; aliás, protagonista esta que merece outros contos ou até um romance. Sem dúvidas, fico na espera de novas aventuras da Marieta.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/06/resenha-vai-que-e-sua-marieta.html
Lelê 16/08/2016minha estante
Seu lindo!!! ?

Neyla 27/05/2016

Que eu amo contos, todo mundo que acompanha o blog já está cansado de saber. E hoje vim falar a respeito de um que é muito especial pra mim, afinal foi escrito por alguém que eu gosto além da conta: a linda da Alessandra Tapias, a Lelê, do Tô Pensando em Ler.
Nesta história, vamos conhecer a Marieta, uma moça simples, órfã e que tem muito amor pelas suas flores. Ela é do tipo de pessoa que nunca se arrisca a fazer nada que saia da rotina e para ela as coisas estão bem do jeito que estão. Quando a rádio local faz uma super promoção, todo mundo fica eufórico, afinal o prêmio para o ganhador é uma viagem para Nova York com TU-DO pago! Mas vocês pensam que Marieta fica animada? Na-na-ni-na-não! Ela não está nem aí para essa viagem para os "isteitis", quer mesmo viver sua vidinha calma e sossegada.
Mas, no dia do sorteio, adivinha quem é a ganhadora? A Marieta! A partir daí o que se sucede é uma verdadeira loucura. As vizinhas praticamente invadem sua casa, roupas são emprestadas, afinal Marieta não tinha nenhuma roupa adequada para a viagem, e no dia da tão esperada viagem a ansiedade toma conta da nossa mocinha. Ma sabia ela que aquela viagem mudaria para sempre a sua vida.
Não teve como não me apaixonar por essa história super gracinha e por essa protagonista fofa! Marieta é uma moça como há muito tempo não encontrava nos muitos livros que li. Ela é doce e ingênua, o tipo de pessoa que se encanta fácil pelas coisas e que encanta a quem está ao seu lado por ser uma pessoa super simples. Contudo, é também uma pessoa que não se arriscava muito na vida e para quem tudo estava sempre bom.
Uma das coisas que mais marcantes é a forma como essa viagem muda a forma da Marieta enxergar a vida. Ela passa a ver tudo de um novo jeito, conhece lugares diferentes, experimenta novas coisas e sente prazer em fazer coisas que ela jamais imaginava ser possível. A forma como ela amadureceu é visível e só deixou a personagem ainda mais interessante.
A escrita da Alessandra é super gostosa e bem humorada, do tipo que a gente vai lendo e se sente cativada. Gostei demais da forma como ela construiu os personagens e a ambientação da história ficou incrível. Várias vezes me senti dentro da história, conversando com a Marieta e conhecendo um lugar novo e tão bonito. A escrita dela é bem simples, sem aqueles floreios e enrolações que alguns autores estão acostumados a fazer. A história tem um ritmo constante e a narrativa flui muito bem. Mas já estava esperando por isso, afinal sou leitora assídua das resenhas da Lele e ela sempre me encanta com seus textos tão apaixonantes (e, claro, faz minha lista de desejados subir "ao infinito e além" - hahaha). Ler essa história foi um enorme prazer e fica aqui o meu pedido para que ela continue a escrever, sejam contos ou livros. Eu, certamente, lerei todos!
Confesso que não queria que terminasse, me apeguei muito a Marieta e aos demais personagens. Adoraria mais histórias com ela, quem sabe uma série de contos contando suas peripécias? seria tudo de bom!
Para quem curte leituras leves e rápidas, aqui está uma excelente pedida. História de qualidade que irá agradar a todos e que, com toda certeza, vai te deixar com um sorrisinho nos lábios ao final da leitura.
Lelê 16/08/2016minha estante
Sua linda!! ?