O Corvo Negro

O Corvo Negro Lucas de Lucca

Resenhas - Trilogia das Plumas: Livro Um

1 | 2 | 3 | 4

thaiscristina030 17/10/2023

·· ????? ???? ?x?s?? ???s ???? ? ??? ?????s ? ???? ???? ?????? ???? ? ??s ???? ?? ??? ?????? ???. ???? ???ss????? ? ???? ????? ? ?????? ??? ?????? ?????? ?????. S????? ??? ?? s???s????? s??s ????????s ? ???????????? ??????? ? ???? s???? ?? ????? ?? ???s??? ?? ?????? ???????s ?? ????s ??? ?????? ??????????. ??? ?? ???? ? ? ???????? ??????? ?? ??? ? ? ???????? ??s ?????s ??????s ? ? ???? ?? ???????? ??s????. ·· _
?Gor é a cidade-capital ao sul do continente Ayrlia. Uma cidade congelada que tem sua economia baseada no comércio com outros reinos, principalmente de carne de bisão, além da proibição da magia. Um Reino onde ameaças ao governo sempre estão a espreita e roubos vivem ocorrendo, além claro de vários outros crimes.?
A Milícia de Gor é formada a mando do rei, composta por Ukel, Farem e Merienir. Onde o grupo recebeu a ordem de extorquir os lojistas da capital de Gor em troca de proteção deles mesmos, onde nessa função também se encaixa eliminar ladrões e criminosos que roubam o dinheiro do Reino (e quando digo isso, é que tem que haver sangue derramado). Mas claro que nem tudo é perfeito muitas situações irão se desenrolar. ?
·· - ?s??? ??????? - ? ???? ???????? ?? ??? ???x? ? ???? ? ??????????? ????s ??????s. ??? ??s??? ????? s?? ?s????? ? ????? ? ??? ? ????? ? ??s??????? ? ????? ???? ????? ? ??s ????? ??? ?s?????...··

Nesse livro somos transportados para um mundo devastado por uma guerra entre monstros e humanos. Onde não há heróis nem vilões, apenas humanos que seguem seus próprios intisintos para sobreviver. Mostrando assim o outro lado sombrio e frio do ser humano, mesmo que este esteja escondido lá no fundo.?
A narrativa consta com personagens intensos e com seus próprios problemas. Os únicos pontos negativos do livro para mim foi o avanço instantâneo da adolescência para a fase adulta dos personagens, e várias atitudes imaturas do personagem principal. Mas isso não atrapalhou em nada a leitura e gostei muito da estória. E QUE FINAL, se preparem para serem surpreendidos e para muita carnificina.

Leiturasdorogerio 12/04/2023

Resenha feita no meu Instagram literário @leiturasdorogerio
Em ?O corvo negro? voces irão acompanhar uma história que se passa no reino de Gor, na capital do continente de Ayrlia. A trama começa com Ukel, um garotinho de 10 anos morador da vila de Poerpio Baejam, que ao estar em casa com sua mãe, percebe um grupo de pessoas caminhando em direção a capital. Ukel sem pensar duas vezes decide ir com eles, são pessoas refugiadas de Reykholt, no meio do grupo ele encontra uma garotinha elfa chamada Meri e um garoto chamado Farem. As três crianças fazem amizades e ficam mais próximas. Bem no começo do livro há uma passagem de tempo de 8 anos e os 3 já estão crescidos e ganham a vida roubando da população. A mando do rei de Gor por um assassino de aluguel, os tres recebem o convite de trabalhar para o rei, como cobrador de impostos da guarda real e aceitam. Nesse período eles arrecadam os impostos e trabalham com outras coisas porém Ukel muda de comportamento repentinamente devido a um acontecimento em que ele não se deu a devida atenção e importância e isso fará com que a amizade dos três corra perigo. O que será que irá acontecer com Ukel?

Já começo dizendo que eu não me senti conectado com a história. Tinha lido e visto que ela seria em um reino em que uma guerra entre monstros e humanos tinha acontecido e que seria uma fantasia meio que medieval com heróis, magias, assassinatos, monstros por ter como cenário um reino, porém não foi isso que eu vi e li e fiquei um pouco chateado nesse quesito. A história foca nos três personagens e em eles ficarem arrecadando impostos e matando pessoas e não passa disso, o livro inteiro se você parar pra pensar é sobre isso e foi isso que me decepcionou pois eu criei uma expectativa em ver fantasia, ação, e não teve.
O autor fez uso de palavras, expressões que não condizem com a realidade da época em que está sendo contado a história. Misturou expressões e ficou confuso. Faltou uma ambientação e construção de um cenário com traços culturais que remete a um reino. Não dá para entender se a história se passa em um passado e os costumes, cenário, vestimenta, local, remete a época medieval ou se passa na atualidade ou em um futuro ou universo diferente.
No quesito escrita e construção dos diálogos, possuem algumas palavras com erros gráficos e erros na diagramação e os diálogos são fracos, repetitivos o que fez com que a história ficasse monótona e por mais que eu criava pontos na minha cabeça para torná-la mais interessante, a história não me prendia e não tinha um Q a mais que a fizesse ficar interessante.
Lucas já disse que ele escreveu esse livro quando tinha 15 anos e que não era pra esperar muito pois esse foi o primeiro livro que escreveu. Tirando os pontos mencionados, a história até que é gostosinha porém não me prendeu e não me senti conectado com ela, mas vale a experiência de ler e como toda leitura é válida, ainda mais sendo nacional, fica minha avaliação aqui.

Autora Luzia Oliveira 22/09/2021

O que achei de O Corvo Negro
É um livro que me prendeu do início ao fim. A linguagem simples e o tamanho dos capítulos fizeram com que eu lesse mais rápido do que imaginei.
A mudança do tempo verbal em alguns momentos me deixaram um pouco confusa e achei o pulo temporal que tem quase no final desconecto e desnecessário.
Também não consegui associar os apelidos dos três à eles, nem que os mesmos foram usados da melhor maneira.
Achei o enredo cativante e por mais que o final tenha sido muito interessante, não me surpreendi, já que o comportamento do personagem deixava claro que era capaz de fazer algo do tipo.
Adorei o livro e quero ler o segundo volume por esses dias.

Lari - @LitteraLari 02/08/2021

Viciante
Fantasia nacional maravilhosa, sem heróis, sem vilões, apenas pessoas normais encontrando o melhor modo de sobreviver a um lugar ferido pela guerra. Cheio de reviravoltas e com um final dramático que nos deixar ansiosos pela continuação. Com um protagonista que amamos odiar.

Leti 14/07/2021

Adorei a escrita do autor e a história, esse livro, se eu não me engano, foi lançado na feira do livro de 2017. Saudades
Lucas de Lucca 19/07/2021minha estante
Oi leti, muito obrigado pela sua resenha, mesmo. Será que você poderia dar a nota nele? Pq quando fica em branco o skoob considera 0, daí a nota cai bastante. Abraço corvídeo

Lua 05/07/2021

Nossa... não
Quando decidi ler "O corvo negro" estava a procura de uma trilogia, até mesmo uma saga, mas decidi não continuar a leitura. Por ser o primeiro livro, não esperava tanto, mas queria uma boa apresentação. Esperava um mundo fantástico, mas não vi isso, apenas algumas menções. Estava ciente de que o Ukel seria egoísta, mas minha nossa, não tem desenvolvimento.

Era claro o plano dele, só que não foi de um jeito prazeroso. Até pensei que a conclusão do plano viria em outro livro, pelo jeito que as coisas iam acontecendo. Mudei de ideia no episódio em que se passa no futuro, mas não esperava que fosse de um jeito triste. Triste no sentido de mal desenvolvido. Era para surpreender, mas foi ruim. Senti que faltou algo. Teria sido um final ótimo se o desenvolvimento fosse melhor. Se houver uma explicação mais aprofundada dos seus atos, não vou ficar sabendo.

Os acontecimentos são super rápidos, fato que me deixou desmotivada. Fiquei perdida em alguns momentos. Também não me apeguei aos personagens. Não os conheci. Esperava do Ukel algo diferente, mais como a criança que o descreveram, só que me mostraram alguém sem maturidade. O grupo em si não tem uma motivação explicada e profunda.

A escrita é simples, entretém. Leitura fácil e rápida (apesar que leivei dias para terminar). Consegui terminar a leitura por esses fatores. Você pega e tem muitas chances de não largar.

Maria.Paula 30/06/2021

esse livro me deu uma facada...mas eu AMEI haha
Minha experiência com a leitura de O Corvo Negro foi 100% baseada no surto, e vou tentar explicar para vocês o porque.
Ukel é nosso protagonista, começamos o livro com ele ainda criança morando com sua mãe em Gor. Ukel conhece Farem no dia em que acontece um ataque na cidade e um casal de elfos acaba sendo morto, o assasino vai atrás da filha do casal, Merienir, uma elfa de cabelos prateados, Ukel mata o assassino e salva a garota, ele e Farem ajudam ela a partir dai e isso desencadeia uma amizade muito forte entre os três.
Passamos alguns anos a frente, o trio acaba virando a Milícia de Gor, eles extorquem os lojistas da Capital de Gor em troca de proteção deles mesmos. A história começa a se desenrolar de forma mais fluída a partir do momento em que eles começam a trabalhar para o rei, cobrando impostos dos lojistas e ganhando uma porcentagem pelo trabalho, eles agora são os Ceifadores.
Isso é o que eu posso soltar da história para vocês porque qualquer detalhe a mais pode ser um possível spoiller. Mas vamos lá, porque o surto Maria?
Ukel é um personagem que divide a gente no meio, hora o odiamos e hora o amamos, sua resposta e comportamento as coisas que vão acontecendo durante a história faz isso com a gente. Ele é um personagem muito interessante e estigante, o que nos faz mergulhar de cabeça na narrativa. É um livro com altos e baixos no sentido de sentimento mesmo, quando está tudo tranquilo e sentimos a confiança dos personagens, algo extremamente ruim acontece e vemos eles lidando com as consequencias de possíveis erros (tem cena que me fez pular da cadeira!)
O final pra mim foi o auge, o tombo vem, e vem bonito! A queda é grande meus amigos e eu não estava preparada para isso. A escrita do Lucas é muito envolvente e descritiva na medida certa! Devorei o livro, não consegui fazer mais nada até terminar. O autor consegue fazer a mesclagem de cenas mais paradas com diálogos muito importantes, não deixando a história muito parada. Se o livro tivesse 200 páginas a mais eu leria sem problema nenhum.
O Corvo Negro é o primeiro livro da trilogia As Plumas e eu estou suando de ansiedade para o segundo chegar aqui em casa, até lá só me resta respirar! haha

site: https://www.instagram.com/p/COBbW1ujpqS/

Gabriel 09/06/2021

Ukel precisa de terapia
Após o fim da leitura, meus sentimentos em relação à história são mistos (Vontade de estrangular o Ukel e ao mesmo tempo ser brother dele).

O universo fantasioso de "O Corvo Negro" possuí um grande potencial, com um background muito interessante de ser explorado. Ukel, nosso protagonista, tem uma perspectiva raramente explorada em altas fatasias e só esse fato já vale a leitura.

Porém certos aspectos do livro me deixaram confuso, como por exemplo: A quantidade de nomes aleatórios dados ao protagonista e mudanças contraditórias muito repentinas nas atitudes dos personagens.

Estou ansioso para ver a evolução do Lucas no segundo volume, pois sei que ele é um escritor fantástico e sabe o que faz.
Lucas de Lucca 19/07/2021minha estante
concordo 100%

Alessa.Dioro 03/06/2021

Ponto positivo: Acho interessante o protagonista não ser do tipo "herói perfeito", admiro essa proposta, onde explora um lado mais sombrio e diferente do que costumamos esperar do protagonista.- Os capítulos são curtos e bem agitados, a escrita é fluida e agradável.- O nome dos capítulos atiça nossa curiosidade e nos convida a ler "só mais um capitulo".
Ponto negativo: O inicio é tudo muito rápido, os personagens se conhecem e interagem de forma superficial, a jovem que não aceita ajuda por estar assustada muda rapidamente de ideia de um parágrafo para o outro.

Uma pequena revisão deixaria o livro impecável.
Eu amei essa experiência de leitura.

site: https://crush-literario8.cms.webnode.com/

Bianca | @arteespressa 12/05/2021

EXTRA, EXTRA: PSICOPATA À SOLTA
Iniciei a leitura atraída pela promessa de muita magia e lutas sangrentas, mas não foi o que encontrei. O início da história é fiel à sua sinopse, entretanto, com o desenrolar da trama e o desenvolvimento do protagonista, vi que o enredo focou no que chamo de "birra de um garoto mimado". Minha nossa, que protagonista detestável! Autor, se isso foi proposital: meus parabéns, não consigo lembrar do Ukel sem querer quebrar ele na porrada.

Na primeira parte da história acompanhamos os personagens em sua infância. Na segunda parte eles já são adultos e possuem uma rotina fixa. Alguns contratempos ocorrem e isso é um ponto definitivo para a terceira parte, a que me fez de otária.

Algumas atitudes do Ukel na infância me incomodaram. A naturalidade com que ele realiza certas ações só fez sentido com o desenrolar da trama, é parte dele e ponto final. Talvez eu não tivesse me incomodado tanto se o personagem tivesse tido um momento de hesitação, mas como não ocorreu...

Embora não tenha sido o que eu esperava, foi uma ótima leitura. Fui trouxa, acreditei no poder da amizade e fui apunhalada pelas costas. Bem feito pra mim, terminei o leitura encarando o nada e xingando cada familiar do autor (desculpe por isso).

O que dá nome ao livro só ocorreu nas páginas finais e isso me deixou frustrada. Quando finalmente entendemos o título e queremos ir mais a fundo... A história acaba. Poxa, Lucas, sacaneou!

Algumas cenas podem ser explícitas pra leitores sensíveis, então recomendo realizarem a leitura com cautela. Fora isso, é um ótimo livro pra quem deseja iniciar no universo fantástico ??

Gabriela Gramas 10/05/2021

Nessa história conhecemos Ukel, um rapaz jovem que muito cedo teve que fazer escolhas que mudariam o rumo de seu futuro. Um certo dia como outro qualquer em sua vila ele conhece Farem, um rapaz órfão. Nesse mesmo dia eles conhecem Merienir uma jovem que muito cedo foi tirada de sua família.

Após passar alguns anos esses três jovens agora trabalham juntos. Mas Merienir não se sente bem com esse trabalho que eles vêm fazendo durante esses anos. Eles se tornaram um trio de militantes, cobrando em postos das vilas e amedrontando os moradores.

Então num certo dia de trabalho, Ukel é capturado. Após acordar, Ukel está disposto a todo custo ter sua vingança contra aqueles que o traíram.

Depois que Ukel acorda, ele e seus amigos são selecionados para começar um novo serviço. Ukel não fica nada satisfeito com essa escolha, antes era seu próprio chefe, agora precisa receber ordens de outra pessoa.

A narrativa do Lucas é bem tranquila e a diagramação do livro ajuda muito. É uma história bem divertida e com personagens bem intrigantes. Temos muita luta, um triângulo amoroso e amizade.

Ukel é um personagem bem intrigante em alguns momentos, mas sei que sua personalidade vai ser trabalhada no próximo livro da trilogia das Plumas. Eu já estou órfão aqui querendo ler a segunda obra, para saber mais sobre essa história.

site: https://www.instagram.com/p/CN78E_DjasF/?utm_source=ig_web_copy_link

becauad 07/05/2021

Não há mocinhos ou vilões
?As estações têm um tempo exato para começar e terminar, diferente da vida e da morte, que estão fadadas à dúvida.?

?? Contém violência, linguagem impropria e conteúdo sexual

?? Se você espera um belo mundo de fantasia com feéricos e heróis aqui vai um spoiler: você não vai encontrar!
Lucas criou uma realidade caótica, onde a sobrevivência é tudo, não importando os meios pra obtê-la!

?? Ukel me deixou maluca! Ainda quero entender o que eu sinto porque o cara é louco demais, só sei que gostei de ver ele sendo o centro do enredo e os surtos dele foram a ?cereja do bolo? para o meu emocional ser destruído. ?
Os outros eram meros contribuidores, já que as ações deles só ?davam mais força? para brotar a insanidade encubada dentro do protagonista.

?? Bem, eu já solicitei que o autor pague meu tratamento porque não tem como eu viver normalmente depois de ter lido esse livro, simples assim!
O desespero e a busca pela sobrevivência mostram até onde se pode chegar, o nível de loucura que se pode atingir e - pausa dramática - tudo isso vai te envolvendo de uma forma que eu não sei explicar. Sem falar que os plots me deixaram tipo: ?
Resumindo: The Surto is Real!

?? Eu senti falta de mais detalhes sobre o universo, espero que nos próximos livros isso mude. Com relação ao enredo, achei que ele foi corrido e eu não vou negar que meu cérebro dava um ?fatal error?. Então, veio o final e MEU DEUS!!! O que foi aquele final??? Eu tô tendo um ataque!! Eu preciso de respostas, tipo, pra ontem!!

? A leitura foi feita em parceria com a @editoraflyve !!

hugoluminato 28/04/2021

Um universo novo inteirinho.
Faz tempo que não leio fantasias e ao ser apresentado a esse livro por amigos, decidi mergulhar nessa história!

Durante a leitura, eu me imaginei em um jogo de RPG, com elfos, personagens apaixonantes e cenários bem desenvolvidos. O que mais me atraiu e me prendeu na história foi a ligação que eu fiz do livro com o mundo real, e o conceito do bem e do mau que existe em cada pessoa.

O Corvo Negro é um livro bem desenhado e de fácil leitura. Antes de lê-lo, imaginei que esse poderia ser um livro apelativo, cheio de agressões gratuitas, porém, ao ler, vi que tudo que está no livro faz sentido e tem um por quê.

Essa é uma trilogia, no meu ponto de vista, até agora, bem desenhada. Isso porque desenha e resolve os temas centrais do primeiro livro nele mesmo, além de deixar para o segundo livro inúmeras possibilidades. Eu estou super ansioso para a continuação!! (Tô aqui torcendo para o desenvolvimento de alguns personagens no próximo livro).

Em conclusão, se você está buscando navegar em um mundo novo e conhecer Ukel, um protagonista pra lá de excêntrico e original, seja bem-vindo(a) à trilogia das plumas. Eu super indico!

Maisa @porqueleio 26/04/2021

Um livro de introdução, no formato de RPG de mesa
Vamos de fantasia nacional? O Corvo negro é o primeiro livro da trilogia das Plumas, que recebi em parceira com a editora Flyve, e que traz uma trama caracterizada como RPG de mesa.

Ukel é um garoto bem jovem, que vive com a mãe no reino de Gor. A princípio introspectivo, sua vida vai mudar quando um grupo de refugiados chega à cidade em busca da proteção do rei. Enquanto acompanha o grupo, faz amizade com Farem, um órfão que vive de pequenos furtos, e os dois conseguem salvar a elfa Merienir de bandidos, e um laço de amizade se faz.

A estória dá um salto de 8 anos, e os três jovens agora são conhecidos como a Milícia de Gor, envolvidos em furtos aos comerciantes. Evidentemente o rei não vai deixar que eles fiquem impunes por muito tempo, e faz uma proposta inusitada: eles serão os cobradores de impostos reais, e ficarão com uma porcentagem dos ganhos. Ukel se sente traído pelos amigos que prontamente aceitam, e nesse momento a vingança toma o coração do rapaz.

Nosso protagonista é claramente o típico anti-herói, que escolhe um caminho tortuoso cheio de violência e sangue, sempre com o intuito de ser o melhor e sobreviver. É um livro inicial, então temos um vislumbre desse mundo, bem como pinceladas de magia, de armas amaldiçoadas, até de criaturas fantásticas. Muitos personagens são apresentados, mas achei que alguns foram bem rasos, espero que voltem nos próximos livros.

Me incomodou um pouco a falta de um objetivo claro para o protagonista, que achei muito maduro para uma criança, e muito impulsivo para um adulto. Mas, por se tratar de um primeiro livro, pode ser que as próximas ações do Ukel sejam mais condizentes. E o final, daqueles plots de querer entender qual caminho o protagonista vai tomar!

Fiz a leitura com a Nat (@livrosepops ), e foi ótimo para pensar em mil teorias! E foi uma leitura bem rápida, já que os capítulos são curtos, e a escrita do autor é bem fluida.

site: https://www.instagram.com/p/CN-uoeqDnv8/

1 | 2 | 3 | 4