Menina Má

Menina Má William March

Resenhas - Menina má

shiotome 11/04/2024

Quase entrei em uma ressaca literária ao ler alguns capítulos - especificamente nos últimos capítulos- , mas não desisti e agora estou revendo meus interesses literários kkk.Ou talvez eu tenha criado muita expectativa nesse meu primeiro livro "dark side" e que ainda não processei esse final..mas acredito que poderia ser outro final..
Assim , adorei todas versões dos filmes The Bad Seed e tem também uma série , onde conheci mais sobre a atriz McKenna Grace que faz a Rhoda dessa geração.Mas ao ler o livro em si, com o final ñ m fiquei muito impressionada..tirando isso é incrível.

Mai / Amai 06/04/2024

NÃO LEIA ESSE LIVRO
Mano, que livro ruim.
Não é um livro de uma criança psicopata que dá medo. Muito pelo contrário, ela é bondosa e sonsa pra tirar proveito das pessoas.
A mãe é uma tremenda bocó que não faz nada o livro todo e, no final, quando a mãe resolve fazer alguma coisa, saí tudo errado kkkk

HORRÍVEL!

Tainateixeira92 05/04/2024

Não é sanguinário, mas não deixa de ser assustador
O livro, escrito em 1954, levanta questões sobre a natureza da maldade e suas origens. É interessante explorar essa temática e refletir sobre o que leva alguém a agir de maneira tão perversa. A protagonista, Rhoda, é apresentada principalmente pela narrativa de sua mãe e de outras pessoas próximas a ela. O que torna a obra ainda mais impressionante é o fato de ter sido escrita há mais de meio século e explorar de forma acessível a psicologia de um personagem com transtornos como o de Rhoda numa época em que esses temas eram menos discutidos e compreendidos.

A narrativa de March nos permite ir para a década de 50 e testemunhar as perspectivas daquela época sobre a maldade e o comportamento humano. É uma leitura envolvente que nos desafia a questionar nossas próprias noções de moralidade e psicologia. É uma obra que nos faz refletir sobre a complexidade da natureza humana e as diversas camadas da maldade.
Regis 06/04/2024minha estante
Adorei sua resenha, Tainá! Não sabia que era um livro de 1954, imaginava que fosse de meados de 2010.

Tainateixeira92 08/04/2024minha estante
Regis achei interessante pelo período em que foi escrito.

Regis 08/04/2024minha estante
Isso também me chamou atenção. ?

Vênus_Alice 31/03/2024

Menina Má
A maior parte da população tem a capacidade de desenvolver habilidades para viver em sociedade, aprendem a empatia, preceitos morais e regras de convivência. No entanto, há outras pessoas que não tem a capacidade de desenvolver essa consciência, não importa como foram criadas, como recebeu afeto e nem o local em cresceram. Nem mesmo as boas influências surtem efeito.

A menina má é um exemplo do segundo grupo, uma criança inteligente, aplicada na escola, bom comportamento e uma filha que não dá trabalho. Mas ao mesmo tempo, fria, manipuladora e pensa só em si e molda tudo para o seu benefício.

A mãe percebe isso, mas de início vê tudo como características e tem a esperança de no futuro, melhorarem. Porém, mortes cercam a vida da menina e nada a afeta.

Como lidar com uma criança assim? O que será o futuro dela e de toda a família? E se manter segredo? São questionamentos que ocorrem durante o livro. Veremos a consequência...

Acacio 30/03/2024

Menina má! Muito má!
Livro que prende ao desenrolar a trama. A construção de personagens e ótima e reflete a sociedade dos anos 50.

Leitura rápida, direta e clara. Apesar da história ter alguns pontos pesados, é muito boa!

O final... O final é de arrepiar!

Sabrina320 29/03/2024

Demais
Queria mais?. Sabe aquela sensação de querer saber mais, entender melhor? foi essa que fiquei ao terminar esse livro?

Lahlavrac 27/03/2024

Um bom livro cujo tema, batido hoje em dia, certamente foi inovador em sua época
MENINA MÁ, de William March, é um livro de 1954 que funciona muito bem na atualidade. São poucos os detalhes no texto que o situam no tempo e espaço em que foi escrito, de modo que um leitor atual mais desinformado sobre o autor e a obra pensaria que é um livro desta década.

March desenvolve uma prosa bastante interessante sobre o que hoje chamaríamos genericamente de psicopatia. O enredo é bom e continua atual, o texto é bom e o argumento continua a funcionar. E isso é bastante interessante.

Quase tudo o que ainda hoje se fala sobre as “origens” de um psicopata e sobre seu comportamento em sociedade estão aqui. Pode-se até inferir que após 70 anos, a psicologia e a psiquiatria praticamente não avançaram em termos de descobertas sobre esse assunto.

A trama gira entorno de Rhoda Penmark, uma menina de 8 anos egoísta, antissocial, indiferente e dissimulada, e de sua mãe Christine Penmark, que luta para lidar com o “distúrbio” de sua filha. Após alguns acontecimentos fatais, Christine começa a juntar peças e a suspeitar de sua filha, que é bem-vista e muito querida por quase todos ao redor, sobretudo por senhoras idosas.

Apesar de a novela não chegar a criar tensão, ela cria expectativa sobre como aquilo tudo acabará e incita reflexão ética e moral a respeito do que deve ser feito e de como deveria ser feito. Claro que a narrativa faz isso, sobretudo, a partir da perspectiva da mãe cuja psique vai se deteriorando página a página a partir de descobertas a respeito de sua filha e sobre si mesma.

Para quem gosta de estudar “mentes perigosas”, MENINA MÁ representa uma baita alegoria que merece leitura. Não é um livro longo, tem uma boa história que é bem narrada e tem um desfecho adequado à trama. Nota 6,75.

Lais544 26/03/2024

Definitivamente aterrorizante.
Qual a origem do mal? A pessoa já nasce assim ou se torna? São perguntas que muitas vezes nos fazemos. Livro brinca justamente com essa ideia de semente do mal, e se muitas já ficamos aterrorizados com a ideia de adultos assassinos frios, quando colocamos toda dissimulação em uma criança tudo fica ainda mais sinistro. O fato do horror ser construído de uma maneira mais psicológica, sob a perspectiva de uma mãe descobrindo os horrores da filha torna a leitura muito interessante e me fez devorar o livro pra saber o que iria acontecer, e quando vi que a coisa caminharia pra onde achei que ia realmente foi algo que me impactou e me deixou bem pensativa sobre como pode ter sido o futuro dos personagens.

holorat 25/03/2024

...
A menina má é um livro que segue uma narrativa linear ao ponto de estressar o leitor. Mesmo sendo caracterizado como um trama de terror, não passa nenhum sentimento para o leitor, chegando a possuir um enredo totalmente previsível. Posso afirmar com certeza que o ponto alto da trama é a personagem mãe da menina Rhoda, a Christine Penmark. Ao decorrer da história é possível ver um desenvolvimento da personagem a medida que a Christine descobre que sua filha não é nada do que ela imaginava. Entretanto, o livro decepciona em apresentar diversos personagens rasos, inclusive a própria menina má, a Rhoda. São pouquíssimas as cenas em que podemos observar a maldade da criança, tornando-a assim, uma coadjuvante sem personalidade.
Em geral, a escrita do William March é agradável, o mesmo traz ao livro detalhes interessantes à toda história, porém, me decepcionei bastante com a leitura.

Tayanne0 22/03/2024

Fui ler esse livro pela sinopse, me atraiu logo de cara e se vc gostou da sinopse e está nessa resenha pra ver algumas opiniões bora lá..

Primeiro, a menina é doida, isso a gente já sabe, só que a mãe é tonta, que mãe maluca cara..
O final foi aceitável, não foi um final bom mas tbm não foi terrível afinal não tem muito o que fazer quando literalmente o livro é sobre uma criança maluca!
Gostei? Sim. Mas se você tiver em dúvida entre esse e outro livro, nem quero saber qual é o outro livro, só vai no outro?

Eles vir me buscar 19/03/2024

Meniná má, nascida da maldade
"Será a maldade uma espécie de semente que carregamos dentro de nós, capaz de brotar na mais adorável das crianças"?
Em menina má descobrimos que está pergunta é veradeira, o livro conta a história de christine, e rhoda, sua filha de apróximadamente 8 anos, que demonstra pensamentos psicóticos, vemos uma história com muito drama, terror e suspense, mostrando como a mente de uma mãe pensa ao descobrir que sua filha foi responsável por diversos assassinatos. O livro em sí é PERFEITO, porém não é um livro 5 estrelas, achei o final meio mixuruca, e xoxinho? durante o livro pensei em diversos plots que super se encaixariam no final, mas quando acaba, vc fica tipo: ué, é isso?????

Poduraes 19/03/2024

Bad Seed
Oque mais gosto de livros antigos é pensar em como ele impactou os leitores da época. Se ele impacta até hoje, imagina na década de 50 ?
Um livro profundo, misterioso, intrigante e de fácil leitura. A história anda de forma leve, mesmo ela não sendo leve. Comecei a ler pensando que a Rhoda seria a principal da história, mas pra mim foi a Christine. Quanto sofrimento nessa mulher, nessa mãe, nessa esposa, nessa amiga.
Leiam e se surpreenda positivamente!
AliJu 19/03/2024minha estante
A capa dele é bonita demais!!!!

Caliope 16/03/2024

Quando digo que tenho medo de crianças e as pessoas não me entendem, irei recomendar esse livro.
Foi bem difícil de eu me conectar com a história, pois a primeira metade é bem estendida e a trama já estava bem óbvia para o leitor, faltava só a personagem principal descobrir. Um ponto que me incomodou foi a personagem Mônica, que sempre vinha com histórias de terceiros e fofocas que eu não estava nem um pouco interessada, quase larguei o livro nesse começo pela história ser muito repetitiva.
A segunda metade é bem melhor, pois se introduz um novo suspense e torna os personagens muito mais interessantes.
No fim das contas acabei me decepcionando um pouco com o livro, acho que a parte mais interessante foi sobre a vida do autor e em tentar relacionar isso com a trama.
Mah 16/03/2024minha estante
Eu so vi o filme, gostei pq ela recebe o castigo que merece. E eu tenho medo de crianças também pq elas sempre foram más comigo, principalmente na minha infância.