Menina Má

Menina Má William March

Resenhas - Menina má

Nath 20/12/2020

Reflexivo
Qual a origem do mal? Nascemos mais? Ou a maldade é algo que se desenvolve ao longo da vida? Depois de ler ?Menina má? você vai ser perguntar várias e várias vezes a respeito. Christine Penmark é uma jovem mulher que vive juntamente com a filha Rhoda, seu esposo trabalha distante e os dois se comunicam basicamente por meio de cartas. Ela é uma pessoa tranquila e querida pela vizinhança e sua filha é uma criança aparentemente adorável, educada e madura. Mas a garotinha de apenas 8 anos começa a apresentar desvios de comportamento que fogem à compreensão da mãe. Após um piquenique organizado pela escola em que Rhoda estuda, na qual uma tragédia acontece, a senhora Penmark começa a enxergar um lado da menina que ela não quer acreditar que possa existir. A única coisa que não me agradou é a narrativa ser em terceira pessoa. O final é surpreendente!!

lady hideko 26/10/2020

“O que você me dá se eu der para você uma cesta de beijinhos?”
A história flui de maneira terrivelmente perturbadora e é impossível não questionar a si mesmo sobre o que faríamos se estivéssemos no lugar dessa mãe. O autor por muitas vezes deixa implícito assuntos polêmicos que nos faz querer saber um pouco mais de como sua mente foi formada. A introdução é um tanto curiosa e já de cara nos prende, não só na narrativa dessa obra, como na personalidade de March. O final não poderia ter sido diferente, não há como esperar um final feliz para essa história.

sofi 25/02/2024

Criança psicopata?
Será que nascemos maus ou nos tornamos maus. Essa leitura trás muita reflexão e apesar de ser mais parada, bem descritiva, é fácil e rápida. Confesso que o final foi mais arrastado e do nada tudo andou muito rápido para um plot previsível, mas não há como dizer que é um livro ruim, sobretudo pelo ano em que foi escrito (o que mais me surpreende).

Achei o enredo incrível e claro que hoje em dia temos livros melhores, mas esse é quase que o início de tudo e uau. Atingiu minhas expectativas, a darkside não decepcionou dessa vez kkkk

5/5

Ted 09/03/2021

Desde que vi a capa eu sabia que deveria lê-lo, e o mesmo fez jus a capa que tem, é incrível!!!!
Eu sabia muito pouco da história e foi um choque acompanhar a evolução e a intensidade da maldade da personagem. É um livro com a escrita fácil de ser absorvida e é muito rápido pra ser lido. Acho bem difícil alguém conseguir ir devagar diante das coisas odiosas que vão acontecendo.
Daniel Neves 11/03/2021minha estante
Queria ler, mas tenho receio kkkk

Ted 12/03/2021minha estante
@Daniel Leiaaa sem medo, ele não é grande e é bem direto

Paula.Cacilhas 23/12/2020

Um bom livro, com um final totalmente inesperado, causando variados sentimentos.

Guilherme.Maia 05/02/2021

Nascemos todos inocentes?
Nascemos todos inocentes e somos corrompidos pelo mundo à nossa volta?
Essa é uma pergunta que me fiz com a sinopse do livro, e foi respondida durante a leitura, de uma forma bem clara. Rhoda é uma menina linda, que tem tudo para ser perfeita, tanto de beleza, comportamento, educação e etc.
Mas o mal não tem aparência, e não se da para se identificar facilmente, se fosse fácil ajudaria bastante, a evitar certos crimes, no caso de Rhoda ela tem uma doença, um transtorno mental, que o autor deixa bem claro durante todo o livro.
Recomendo o livro demais, a leitura é bem leve, flui de uma forma muito boa, e não da vontade de parar de ler, e o final, simplesmente me deixou de boca aberta.
Não me julguem mais achei Rhoda muito fofa.
"Se eu der pra você uma cesta de beijinhos, o que você me dá de volta?"
Guilherme.Maia 05/02/2021minha estante
Princesa você é a minha maior inspiração, não chega nem aos seus pés, me inspiro demais em você.
Obrigado por tudo amo você demais, meu orgulho, sou seu fã número 1, te amo muitooooo

Leti 23/09/2020

QUE LIVRO FOI ESSEEE?
Admito que quando comecei a ler, não estava me prendendo muito a leitura, mas daqui a diante meu deus do céu que livro foi esse? Eu fiquei tentando me imaginar como é lidar com os assassinatos em uma época de 1950 e por ai, onde as pessoas eram muito fanáticas religiosas, consideravam que gente com instinto de "modus operandi" (não sei se o termo encaixa nesse livro) doentes e com a pena de morte ainda que é algo muito pesado ainda mais para uma criança... A Mãe também lidando com o caso que ocorreu..Gente do céu! O Livro me deixou muito tensa com o final e eu tô processando até agora... Que REVIRAVOLTA DO CARAMBAA!!! Recomendo muitoo!
brusnax 23/09/2020minha estante
Devorei essa belezinha em 2 dias, amo essa história ??

Leti 23/09/2020minha estante
Nossa é incrível! Eu enrolei muito pra ler! Socorro eu tô chocadaaa! Já virou um dos meus favs

Monica Monte 23/09/2020minha estante
Me interessei em ler esse livro pela biografia do autor e no fim também me surpreendi.

Leti 23/09/2020minha estante
Eu não esperava o final assim tô chocada demais ainda meu deus

Monica Monte 23/09/2020minha estante
E a época retratada também é muito interessante de acompanhar

Leti 23/09/2020minha estante
Suuper! Nossa eu ficava me colocando no lugar da Christine tentando lidar com isso meu deus que doido

skuser02844 22/06/2023

Leitura bastante interessante, foi muito bom acompanhar o desenrolar dessa história, pelos olhos da mãe de Rhoda.

O questionamento que fica é, o mal se desenvolve ou ele é hereditário/inato?!

Leitora sem sentido 10/08/2022

Menina Má
Esse foi um livro que peguei para ler sem motivo algum mas gostei bastante..

Andava pela casa com ele e a qualquer momento que não tivesse nada para fazer (dois minutos que fosse) eu pegava ele e lia (Só para vocês verem o quão viciante ele é)

A história é bem boa mas achei muitas situações desnecessárias, que parecem que foram colocadas ali só para o livro ficar maior. Não sei.
Acho que se não fosse por isso, eu teria dado cinco estrelas porque nunca li um livro que mesmo tendo tanta "encheção de linguiça" me viciou tanto.

Enfim... Não sou boa com resenhas mas estou dando meu melhor e espero que se alguém for ler esse livro goste da mesma forma que eu gostei (ou até mais) ?

Sávio 28/03/2022

O que você me dá se eu der para você uma cesta de beijinhos?
Esse livro não foi o que eu esperava, mas gostei mesmo assim, se você for ler pensamento que vai vê mortes e assassinatos nesse livro, nem tente, nesse livro se trabalha mais o lado psicológico.
Andrey 28/03/2022minha estante
Oi, assista o filme, muito bom

Sávio 28/03/2022minha estante
Nem sabia que tinha um filme, qual o nome? Pesquisei aqui e apareceu diversos filmes relacionado

Andrey 29/03/2022minha estante
É antiguinho, chama the bad seed de 1958

Sávio 29/03/2022minha estante
Ah certo, eu vi esse, Obrigado.
Tem um chamado a "Tora maldita" a sinopse era um pouco diferente, mas a atriz que faz a menina ia se encaixar perfeitamente no papel, por que pense em uma criança que deu raiva e medo ao mesmo tempo

Andrey 29/03/2022minha estante
Sim rs

Keila 31/05/2021

"...o que você me dá?"
Rhoda é uma criança comportada, inteligente, dedicada, meiga, organizada, autossuficiente. Elogiada por todos.

Durante um passeio escolar, um dos colegas de turma da menina sofre um acidente e a partir disso Christine Penmark, mãe de Rhoda, começa a notar outras características na menina, de apenas 8 anos, como a ganância e a frieza com relação ao seu colega. Isso faz com que Christine passe a prestar mais atenção no comportamento da filha, e a cada dia mais ela vai descobrindo mais da menina e de seu próprio passado.

A escrita é dinâmica, fluida, mas também arrastada e um pouco incômoda por tratar de uma história com fundo na psicologia e psicanálise, inclusive dando a impressão de se tratar de uma análise de caso em muitos momentos ao mesmo tempo que traz essa abordagem de uma forma bastante informativa.
(A maioria dos personagens são chatíssimos. Leroy ganha a coroa).

A história traz temas como psicopatia infantil, assassinato, suicídio, estupro, incesto.

O que mais me chamou atenção, foi ver tudo a partir da perspectiva de Christiane, se descobrindo mãe de uma psicopata, todo o sofrimento psicológico, sua forma de lidar e tomadas de decisões.
Achei o final bem ruim, a história acaba do nada e de uma forma nada desejada.

Para quem for ler, indico deixar a introdução para o final. Tem muita informação que se torna spoiler.

É um suspense leve. Para quem gosta de psicanálise freudiana, com certeza vai gostar muito.

Thi 04/09/2020

Um final surpreendente, uma história que vai se desenrolando aos poucos e te envolvendo do início ao fim

Vini 25/06/2021

O que você me dá se eu der para você uma cesta de beijinhos? - Perguntou Rhoda.
Muitos livros na história da literatura se tornam icônicos por diversos motivos. Seja pelo protagonista, seja pela história que se desenrola em suas páginas. Menina má de William March foi um marco não só pela história que conta como também por, em um sacada de mestre, transformar uma criança protagonista em vilã. Hoje em dia o tema já foi tão explorado que nos parece banal mas em 1954 acredito que as pessoas tenham ficado chocadas com Rhoda Penmark, a garotinha de 8 anos aparentemente adorável que, na verdade, é uma criança assassina e psicopata.
Para mim o livro ganhou muito por não focar exatamente na menina mas sim em sua mãe e nos dilemas que ela enfrenta quando começa a descobrir o verdadeiro caráter da filha, tendo que lidar com a situação sozinha, pois seu marido está viajando a trabalho. Como proteger as outras pessoas da própria filha? Como proteger a filha da sociedade? São as questões que a mãe de Rhoda enfrenta durante o livro.
Um segundo ponto que achei incrível foi o fato da protagonista não ser uma criança adultizada. Ela é cruel, manipuladora e falsa sim mas ainda mantém, se é possível, uma inocência infantil. Só porque é uma psicopata não significa que seus planos são infalíveis.
No mais, achei uma boa leitura, um tanto previsível pelo gênero saturado mas nada que tire o mérito do livro que, logo em seu lançamento, foi adaptado para uma peça na Broadway e logo depois ganhou uma adaptação para o cinema que rendeu uma indicação ao Oscar a atriz que interpreta Rhoda.
Pra quem se interessar há no youtube o remake completo, feito em 2018, que muda muitas coisas do livro mas mesmo assim vale a pena pela atuação da protagonista.

Marina.Lima 01/09/2020

Menina má
Comprei o livro com altas expectativas, mas me decepcionei um pouco. Esperava que fosse mais focado na Rhoda, mas se trata mais sobre a mãe descobrindo sobre a personalidade da filha, além de ter um final muito previsível.
Apesar disso a leitura é muito fluida e tem algumas parte bem tensas.
Fabio 01/09/2020minha estante
A expectativa é a mãe da merda rs