Menina Má

Menina Má William March

Resenhas - Menina má

Ana Lícia 26/05/2016

“O que você me dá se eu der para você uma cesta de beijinhos?”
“Às vezes, sua semente estava enterrada bem fundo; às vezes, mais próxima da superfície – mas estava sempre ali, a postos, pronta para brotar, dadas as condições adequadas, em toda a sua terrível irracionalidade.” (pág.52)

Hoje vamos conversar sobre um clássico do suspense, terror. Publicado pela primeira vez em Abril de 1954, que fez muito sucesso pelo seu conteúdo polêmico para época. E agora chega ao Brasil pela DarkSideBooks. O tema abordado no livro é Psicopatia Infantil, falar de psicopatas já é assombroso, imagina se este psicopata é uma criança, fica mais assustador ainda. Imaginar uma criança assassina com certeza mexe conosco. Quando se fala em criança, ligamos logo a inocência, pureza, fragilidade. Agora pense no oposto, pensou em Rhoda.

Em Menina Má iremos conhecer a Christine Penmark, mãe de Rhoda uma garotinha linda de 8 anos. Rhoda é uma menina madura, astuta, eficiente em tudo que tenta fazer, perfeccionista, e muito dissimulada. Não sente culpa e muito menos medo. Quando quer uma coisa, faz sua melhor cara de boazinha e encanta todos os adultos ao seu redor. Extremamente educada, inteligente e também muito calculista, é assustador a frieza de Rhoda. E é mais perturbador quando ela é gentil para conseguir algo.

“O que você me dá se eu der para você uma cesta de beijinhos?”

Christine é uma mulher adorável e muito bonita, todos elogiam sua beleza. E no momento está morando sozinha em seu apartamento com Rhoda, pois seu marido está viajando a trabalho. Mas ela tem a vizinha Monica que se tornou uma grande amiga. As coisas começam a mudar na vida de Christine quando Rhoda participa de um concurso de caligrafia, ela se esforça muito, mas outro colega de classe vence, e acaba ganhando como prêmio uma medalha. Rhoda fica muito frustrada e chateada, não se conforma com a situação, repetindo o tempo todo que a medalha era dela. E esta medalha vira seu objeto de desejo. A escola promove um piquenique anual, e o garotinho vencedor está lá com sua medalha, mas acontece um acidente muito grave com o garoto, que vem a falecer. Com isso Christine fica apavorada, ela sente que tem algo errado, e pergunta o que houve para a filha, e claro, que ela diz que não sabe de nada. Assim começa o tormento de Christine, ela começa a reparar mais na filha, que sempre apresentou um comportamento estranho, sempre fria, indiferente. Ela não se importa com ninguém, apenas consigo mesma.

Na escola, as crianças têm medo de Rhoda. Os adultos já a veneram, por ser sempre tão impecável e independente. Rhoda não se suja, não bagunça seu quarto, e não faz bobagens e tira as melhores notas. Sempre centrada e correta. “Uma mocinha” como alguns dizem. Mas tem alguém que conhece o interior de Rhoda, ou acha que conhece. O Zelador Leroy, um homem de caráter duvidoso e cheio de maldade na língua e mente. Vive falando de todos e sempre com pensamentos horríveis contra os outros, sempre pensando em fazer mal.

Neste livro veremos várias atitudes que nos deixa desconfortáveis, preconceito da instituição de ensino, pessoas que só pensam em fazer mal, a mãe que tem uma relação meio incomum com o filho, além de Rhoda e toda sua habilidade para conseguir o que quer. E vemos que as pessoas “boas”, gentis, como Christine, é taxada de boba e burra. Teremos vários temas abordados, alguns bem de leve, mas que, em uma simples frase, já nos faz refletir, como o incesto, a sexualidade, estupro, e a origem do mal.

“Sei que Rhoda é uma menina agressiva, e egoísta também. Mas até aí, o mundo inteiro parece estar cheio de gente egoísta e agressiva. Meu marido e eu esperamos que, com o tempo, ela vá deixando esses comportamentos para trás.”

Christine ao perceber que tem algo diferente em sua filha, começa a pesquisar sobre o assunto e descobre um segredo horrível do seu passado, que abre a questão, a pessoa nasce má, ou vai se tornando má? É possível uma criança ser assassina? É angustiante acompanhar toda a aflição de Christine. Sentimos todo o seu pavor e sofrimento, e pior, ela não tem com quem dividir este fardo. Pois não confia em ninguém para confidenciar seus tormentos.

Menina Má me pegou de jeito, adorei o livro. Gostei muito de como a história caminhou, achei perfeito ser em terceira pessoa, com a visão da mãe, deixando a Rhoda mais sombria. Pois não sabemos o que se passa pela mente de Rhoda. É um enigma. Enquanto ficamos torcendo para que Christine encontre uma saída para lidar com a situação. Que não é fácil para nenhuma mãe. (Quem conhece Norma Bates da série Bates Motel? Pois é. Sabemos do que ela é capaz para proteger o filho psicótico). Agora como será que Christine vai lidar com todas estas dúvidas, e com o que está por vir.

“-Eu sei que, no fundo, você está muito triste, minha linda.
-Não sei do que está falando, mãe. Não sinto nada”.

O final é impactante, mas eu já esperava algo familiar, mas foi chocante do mesmo jeito. Ao terminar o livro, corri para ver o filme A Tara Maldita, adaptação cinematográfica de Menina Má, e confesso que gostei mais do final do filme. Pois deixou meu coração mais leve, enquanto o desfecho do livro me deixou de cabelo em pé e assustada, ainda mais pela frase final. Só pensei em uma coisa: Você está literalmente ferrado!

A edição está ótima, as ilustrações iniciais e finais são lindas. Livro com folhas amarelas, letra no tamanho agradável, capa dura. Leitura fácil e rápida. E com um assunto perturbador, pois afinal de contas. Nascemos maus e bons? Vamos aos poucos nos transformando no decorrer do tempo? Todos nascem com uma sementinha do mal e a qualquer momento pode desabrochar? E a pergunta mais difícil. Existe alguém realmente bom, ou depende das circunstancias?

“Eu achei que conhecesse meninas más, mas você é a pior de todas”

site: http://chalecult.blogspot.com.br/2016/05/resenha-menina-ma-de-william-march.html#more
Paula Arantes 28/05/2016minha estante
Mds, que resenha! Já estava louca querendo esse livro e me deparo com uma resenha maravilhosa com a sua. Vou correndo comprar Menina Má

Dry 07/03/2023

O denominador de todo esse gênero de assassinos era a cobiça
Diferente da maioria dos comentários que li, eu não achei a mãe de Rhoda fraca, pelo contrário, me imaginei na situação dela por diversas vezes, imagina descobrir da pior forma uma mini assassina em baixo do seu teto? Sem contar a época na qual o livro se passa, que de certa forma a sociedade era mais conservadora, a submissão de uma mulher ao marido era obrigatória e sega, tudo fazia com que Christine se sentisse sem escolha... Ainda mais quando em dados momentos ela sente e sabe que a situação só tende a piorar, conforme Rhoda for crescendo.. sabe dos riscos que isso representa.
Mesmo assim não torno em nada o final previsível pra mim, apesar de eu não enxergar outra saída.. a história realmente conseguiu me prender, e em momento algum senti o livro arrastado.

Victor Silva 31/05/2020

Menina Má é um grande clássico,serviu de base para grandes personagens do cinema,que até hoje são muito bem recebidos pelo ou público. Uma história intrigante. Leiam!

Hayra.Oliveira 18/08/2020

Bad seed
Livro bem interessante que relata a história e estudos do autor sobre o universo da psicopatia em crianças.

Acredito que na época do seu lançamento, ainda em meados de 1950, o livro deve ter causado muito impacto na sociedade, que até então tinha poucas referências sobre o tema na cultura pop e por isso acabou sendo uma referência no tema.

A narrativa apresentada pelo autor foca nas percepções da mãe de Rhoda e toda a aflição e angústia vividas por ela ao se deparar com uma situação extremamente delicada e sem poder contar com o apoio de nenhuma pessoa para direcionar-lhe. Essa narrativa e perspectiva me prenderam bastante e foi o ponto principal da obra, na minha opinião.

Muito bom para quem gosta de ler sobre assassinos em série e temas delicados, como a origem do mal.

Leiturista 24/09/2023

Cruel e Verdadeiro
A narrativa começa contando a história da pequena Rhoda, uma criança aparentemente perfeita na visão dos outros, porém que carrega um sentimento cruel e obsessivo, mas à medida que a história se desenrola, revela-se muitas coisas escondidas.
O começo é meio óbvio quase todos que realizaram essa leitura já sabiam quem foi, mas eu não sei de que maneira, esse livro mesmo lendo poucas páginas por dia, teve dias de eu nem conseguir ler, mas mesmo assim, ele entrou na minha cabeça sabe, ele te prende de uma forma espetacular, e com um ambiente tão clássico, acolhedor, vc se sente dentro da história, os personagens tbm todos muito bons, na medida eu diria, os diálogos maravilhosos, o escritor foi muito inteligente nesse livro. O que mais me impressiona é como a história tem a possibilidade de ser real, e parece muito real, isso deixa o livro ainda mais incrível, tem alguns pontinhos no livro que não permitiu eu favoritar, porém, é um 5 estrelas parça, o final é muito bom, tudo o que a Catherine fez, a jogada do autor ao escrever sobre o passado dela e ir dando esses pequenos ''plots'', escrita genial, só leiam!!

Lyta @lytaverso 03/08/2020

Consulta com a Dra. Breedlove
Este é um livro realmente intrigante, com sua escrita confusa e desfoque o autor nos leva para dentro da mente de uma personagem humana, cheia de conflitos e incertezas, consegue isso com maestria mesmo sendo uma narrativa em terceira pessoa.

Apesar da questão ser em torno da pequena Rhoda e suas perceptíveis diferenças comportamentais, ela não é a protagonista da história mas sim sua mãe, Christine que se vê as voltas com embates de certo ou errado que teve de passar. Me faz pensar em quantas decisões tive de tomar, dividida entre o que eu QUERIA fazer e o que TINHA que fazer, muitas vezes congelada pela dúvida.

Leva a vários questionamentos interessantes, leia com a mente aberta a eles e não se arrependerá.

" Há um motivo, minha querida, há um motivo psicológico para tudo que fazemos, se nos esforçarmos em encontrá-lo. " ~ Pág. 159

Clara.Pamponet 17/02/2020

Livro surpreendente
Antes de falar qualquer outra coisa, vos digo: ler Menina Má foi o mesmo que me retirar da zona de conforto do dia para a noite, nunca tinha lido thrillers muito menos pensado em ler.
William March conta a história de Rhoda, uma criança adorável, a filha perfeita altamente obediente, porém, ela também é altamente fria, calculista mentirosa e dissimulada.
A forma que ela é retratada é muito importante para podermos ter noção do que vem adiante.
O mais chocante do livro é pelo fato de estar tratando sobre uma criança psicopata e serial killer, mas se observarmos a forma que ela age é pelo fato das pessoas estarem com o que ela quer.
A experiência foi ótima, mas como diz Amanda o livro é agridoce, não sei se gosto ou se desgosto dele.
Talvez, eu me ouse a passar por outra experiência desse tipo!

Simon 19/12/2021

Criança assassina?
Olha achei esse livro nos 15 mais interessantes sobre seriais killers e essa história me chamou atenção, uma criança consegue ser tão fria, calculista e fingida! Tem partes só livro que simplesmente me arrepiei com a frieza da criança.

Kess 30/11/2022

Rhoda, uma criança de 8 anos que aparentemente é a filha PERFEITA. É adorada pelas pessoas mais velhas, pois sabe como encantá-las para conquistar o que DESEJA, porém Rhoda é uma criança extremamente fria, calculista e que só pensa em si mesma.

Acontece que, após um acontecimento TRÁGICO na escola de Rhoda, Christine, sua mãe tenta descobrir se sua filha tem INFLUÊNCIA no que houve, pois vários INDÍCIOS fazem a mãe desconfiar e duvidar da menina.

O livro é incrível, ainda mais por abordar o tema PSICOPATIA INFANTIL em pleno anos 50, um clássico onde o autor traçou PERFEITAMENTE um perfil de figura infantil psicopata.

Enfim, o final ficou em ABERTO, talvez o autor quisesse deixar o leitor livre para imaginar o que acontece depois, MAS eu COM CERTEZA teria apreciado mais se todas as pontas fossem fechadas.

Nilsinho 15/08/2023

Final bem previsível, mas foi uma leitura que me deixou bem estigado! Não é nossa ai meu deus que obra prima do terror, mas vale para passar o tempo.

Samara Pimenta 19/06/2016

Resenha no Youtube
Venha conferir a resenha em vídeo do livro "Menina Má" no canal "Hojé é Dia" ;D

site: https://www.youtube.com/watch?v=X30MbUttw_Q

Dai 07/05/2020

Assustador
Em pensar que atrás de uma menina super educada gentil e inteligente tem uma assassina, é de cair o queixo. Final nao surpreendeu, ja imaginava exatamente o que aconteceu, mas nao deixou a desejar.

nathalia724 21/08/2020

Menina má
Gostei muito do suspense e do impacto que esse livro causa. Abrange muitas questões filosóficas, uma criança já nasce mal? Ela se torna mal? O tipo de criação influência? O final foi muito bom, não estava esperando. Recomendo.