Menina Má

Menina Má William March

Resenhas - Menina má

Dai 07/05/2020

Assustador
Em pensar que atrás de uma menina super educada gentil e inteligente tem uma assassina, é de cair o queixo. Final nao surpreendeu, ja imaginava exatamente o que aconteceu, mas nao deixou a desejar.

Aninha52 05/01/2022

semente do mal
O livro conta a história de uma garota de 8 anos chamada Rhoda, que de início parece ser a criança perfeita: inteligente, educada, madura, autossuficiente e com a aparência impecável. Porém seu rostinho bonito esconde na verdade uma mente com as maiores perversidades, frieza e ganância. Ela é capaz de fingir e manipular para conseguir tudo que quer.

Achei que o foco realmente seria nos atos e pensamentos de Rhoda, mas na realidade gira em torno de Christine (mãe dela), seu passado, seus medos e dúvidas sobre o que fazer com a própria filha. Não gostei muito disso, esperava acompanhar o desenvolvimento da "menina má". O final também deixou a desejar, foi previsível e me deu um pouquinho de raiva kkjjkkk. Os personagens tem papéis bem definidos, aliás, o do Leroy foi o de ser o mais seboso possível (pedófilo e sexista do caramba).

No geral é uma leitura interessante, que faz refletir sobre a origem da maldade/crueldade humana. O livro é da década de 50 mas não existe dificuldades no vocabulário, adorei a edição da darkside!! Pode parecer um pouco repetitivo em alguns pontos, mas ainda assim prende até o final.

Recomendo.

Vivi 16/04/2020

De inocente a menina não tem nada
Um livro com a diagramação e a capa tão bonitas com uma história bem pesada. Sempre que envolve criança é uma surpresa e nesse livro foi assim.

Jéssica Berton 29/01/2022

Muito bom, mas...
O livro é muito bom, mas poderia ter sido bem melhor, mas aprofundado, pois eu senti falta de mais cenas envolvendo a Rhoda, pois o foco foi todo voltando na mãe dela. E os diálogos da Rhoda são muitos rasos, ela só saber falar "você é bobo" chatinha demais. E também o suspense é muito previsível, você sabe o que irá acontecer.

Mas eu gostei de ver o ponto de vista da mãe, ela perdendo a noção e não sabendo como lidar com a situação e também descobrindo o passado obscuro, o final também me surpreendeu muito, não achei que ela seria capaz de fazer o que fez, valeu a experiência.

Para quem vai ler não vai com muita expectativa, pois ele foi escrito nos anos 50, você não vai encontrar um grande enredo, mas tem bastante assuntos interessantes para se refletir/discutir, vale a pena você ler e tirar suas próprias conclusões.

Elena 02/02/2022

É perfeito como mostra a inocência e a psicopatia da criança, passei dias pensando sobre o final do livro

Wilma.Suely 19/10/2020

Um thriller ótimo

Ótima leitura que nos deixa ansiosos até o fim.

Nilsinho 15/08/2023

Final bem previsível, mas foi uma leitura que me deixou bem estigado! Não é nossa ai meu deus que obra prima do terror, mas vale para passar o tempo.

Tangerina 15/10/2020

Fiquei meio perdida de início, porque a troca de visão na narrativa é bem chatinha de pegar, entretanto, quando você se acostuma se torna um ponto bem positivo, pois tem-se uma história mais ?complementar?.
O desespero da mãe, a apatia da garota, é tudo vista de vários aspectos, por vários personagens.
Comecei angustiada, e conclui angustiada.
Não espere um final feliz por aqui.

Toledo15 24/02/2023

Esse livro foi uma grande perda de tempo pra mim, não gostei da escrita, muito enrolada e monótona. Foi uma leitura arrastada.

Apesar de acompanhar os feitos de uma psicopata em descoberta (uma criança) não é tão interessante como achei que seria.

Apenas o final que achei uma grande ironia, é realmente, devemos agradecer por Rhoda ter sobrevivido. Amém!

Clarissa 08/06/2023

A forma de escrita me incomodou um pouco, parece que só conta o que aconteceu e não mostra acontecendo. Algumas atitudes dos personagens, em especial do zelador, e a 'justificativa' para a criança ser como é, também me pareceram meio estranhas. Porém, é preciso lembrar que é um livro nos anos 50 e foi muito inovador, vindo a se tornar uma grande influência até hoje. E o final ainda perturba...

Taísa 26/06/2020

Apenas sem palavras!
O tipo de leitura que te faz passar dias pensando sobre o fim, sobre o começo, sobre tudo.
Não teria outro final possível, e isso que nós mata (afinal a mãe é "o tipo de pessoa que vai ser consumida pela própria bondade", como diz o zelador).
É agoniante e impossível desgrudar os olhos dessa mãe lidando com uma filha bem... diferente?
Adorei que em suas linhas se acha comentários sobre um certo machismo também e como traz personagens complexos que me deixaram sem palavras, mas que representam tantos temas tabus ao mesmo tempo.
Livro incrível e favoritado, recomendo.

Alan kleber 26/01/2021

O poder da literatura é insuperável.
O que você faria se descobrisse que sua filha é uma psicopata ?
É incrível a imensa incapacidade que as pessoas tem em não aceitar que existem crianças que já nascem com o mal em estado puro no coração.
O que fazer com o fato de que seu filho ou filha ser uma criança fria, perversa, cruel, maligna, todas as características de um verdadeiro monstro e ainda em tão tenra idade. É uma experiência perturbadora. E o livro conta tudo isso de maneira brilhante. Imperdível.

Duda 14/09/2021

Criança do demônio
O mal ele é desenvolvido ao decorrer do nosso crescimento ou ele nasce com a gente?
Eu tinha esse questionamento antes de ler esse livro e cheguei a conclusão de que ele nasce conosco. Nesse livro iremos acompanhar a história de uma mãe e sua filha, um assassinato de uma criança que tinha acabado de ganhar uma medalha de caligrafia. Uma mãe que se questiona se sua filha é uma psicopata...
A leitura é gostosa, envolvente, eu diria até que rápida por ser um livro curto, você acaba rápido de tão bom que é. Eu, opinião minha, achei o final meio sem graça, o livro é tão empolgante, mas o final não acompanha ????? fiquei levemente decepcionada, mas, continuo amando mesmo assim, e indico pra quem quer iniciar no mundo do "terror psicológico" e tá procurando uma coisa leve pra ler.