Azeitona

Azeitona Bruno Miranda

Resenhas - Azeitona

Vica 21/05/2016

Previsível, porém divertido
Iniciei o livro esperando muito da leitura. Os primeiros capítulos fluiram rápido e fizeram com que eu me surpreendesse com a escrita de Bruno. Porém, logo este ritmo de leitura e minha empolgação com a trama mudaram.
Durante alguns diálogos, quase acreditei estar lendo o roteiro de uma novela mexicana. Achei os personagens muito caricatos (bonzinhos demais ou malvados demais), fantasiados e pouco trabalhados. Não consegui me identificar com nenhum personagem, mas fiquei bastante tocada com a profundidade do relacionamento de Ian e Iris.
Dei boas risadas com algumas situações; Bruno Miranda leva jeito para o lado cômico da coisa, e era isso que eu estava esperando de Azeitona. Por outro lado, fiquei confusa com a maneira que alguns personagens foram introduzidos na história, como se tivessem caido de paraquedas na trama. Consegui prever todos os plot-twists, porque durante o desenrolar da história algumas dicas foram jogadas e não tive nenhuma revelação de cair da cadeira. Inclusive o maior deles, que deixa Ian sem chão nos ultimos capítulos do livro.
Alguns conflitos deixaram a desejar na maneira em que foram resolvidos, como a relação de Caio e Estela, Emília e Helena e Emília e Gael.
Acredito que se eu estivesse com meus 14, 15 anos, eu teria amado a leitura e considerado como um favorito, porque abrange com leveza e sentimento os relacionamentos familiares e nos diverte na medida certa. Com 19 anos, achei a história previsível, porém, uma boa pedida para passar o tempo.
Por ser o primeiro livro do autor, acredito que tenha sido um bom começo. Li Azeitona em dois dias e depois de 3/5 do livro eu me peguei bastante curiosa com a maneira que Ian e Emília se livrariam do problema em que se meteram. Não leria novamente, mas com certeza recomendaria a leitura para quem se interesse pelo gênero.

site: https://www.youtube.com/channel/UCR6JyaDSjpJ7cGxbvKFZq1Q
Tay 22/07/2017minha estante
Concordo! Olha que eu esperava muito do lado cômico ahahah foi mais ou menos

M Ferreira 03/06/2021

Para ser sincero, tenho dúvidas se vou ser capaz de escrever algo que expresse o que este livro representou para mim.

Após uma leitura mais densa, eu escolhi esse livro por imaginar que seria curto, rápido e simples. Uma leitura para passar o tempo, sem muito envolvimento. Porém, logo nas primeiras páginas eu já me senti muito apegado aos personagens e ao enredo.

Conforme a leitura foi progredindo e eu fui me sentindo cada vez mais próximo aos personagens, já não possuía mais a mesma opinião de antes. Apesar de ser um livro curto, rápido e simples, foi escrito de tal forma que é impossível não sentir na pele o que os personagens estão enfrentando, torcer por eles e imaginar como essa história vai acabar.

A história é muito bem desenvolvida e os personagens são tão cativantes que eu acabei desenvolvendo um carinho imenso por eles. Os capítulos são curtos e objetivos, mas brincam com os nossos sentimentos. As reviravoltas na história nos pegam de surpresa e o final é acolhedor.

Eu reconheço que subestimei o livro. Não tinha muito interesse em ler e não ouvia ninguém falando sobre ele, a não ser o próprio Bruno, em cada vídeo do canal. Só escolhi por gostar do humor dele e por acreditar que isso refletiria em sua escrita. Entretanto, o livro merece muito mais reconhecimento do que realmente possui.

É um livro cheio de emoções, aventuras e reflexões. Estou muito feliz por ter escolhido esse livro. Não somente pelo enredo em si, mas também por ter sido surpreendido.

Vale a pena a leitura!
Jahm 03/06/2021minha estante
Amo o bruno miranda mds ??

Thais645 03/06/2021minha estante
Fiquei muito curiosa a respeito desse livro. Obrigada por expressar suas impressões e de como a obra o sensibilizou. Certamente ele fará parte da minha lista de futuras leituras.

QueciaC 10/02/2023

"Azeitona, à venda nas melhores livrarias"
Eu tinha zero expectativas pra esse livro. Só li porque tava curiosa sobre oq o menino Bruno tinha escrito e pensava q fosse ser só humor e coisas bestas, mas como eu me enganei!

Os personagens foram o ponto principal do livro e oq realmente me fez gostar dele. Todos são muito reais e têm desejos, medos e ambições diferentes; ou seja, nenhum parece ser um boneco perfeito e sem falhas.

A história, em alguns pontos, deixou a desejar por algumas coisas mal explicadas. Mas nada de mt grave. Me prendeu do começo ao fim. E, além disso, o livro tratou de temas importantes (como gravidez na adolescência e estupro) e não se tornou só mais uma história de romance água com açúcar. As mensagens e lições que esse livro traz são o suficiente para me fazer recomendar ele a qualquer pessoa.

Felipe Juan 02/02/2022

maldito bruno miranda fez eu ter lido me alienando
"se você gosta de ____ sabe o QUE TAMBÉM VAI GOSTAR É DO MEU LIVRO AZEITONA QUE ESTÁ DISPONÍVEL NAS MELHORES LIVRARIAS"

Tiago 05/01/2021

Muito bom...
Bruno me surpreendeu com esse livro. A história talvez seja algo clichê, que segue uma fórmula impossível de dar errado. O contexto as vezes parece ser surreal demais - entrar em um programa de gravidez e não temer os problemas que pode ocorrer? Mas o Bruno sobre aproveitar bem a história e fiquei bastante satisfeito.

Maria 28/10/2022

Eu ameiii
Eu com certeza não esperava essa história só por ver a capa e imaginando o que o Bruno escreveria, já que sempre assisti os vídeos dele.
Achei bem criativo e é uma história que prende.
Gostei muito!!
8.5/10

Jayane.Fereguetti 15/09/2023

Genial
O Bruno é genial!
O livro tem um tom de humor bacana e uma história bem original e louca.

Não sei pq ele não lançou mais livros.

Laisazinha0 23/05/2023

É um livro frinds to lovers, fofinho, as vezes dá uma raiva e aflição
Super recomendo, leitura gostosinha de fazer.
Gostei da escrita. Os capítulos não são longos (a maioria)
Jessica Loumine 23/05/2023minha estante
Adoro o Bruno! Esse livro tá na minha lista :)

Mariafariak 23/05/2023minha estante
Tenho muita vontade de ler, só por todo vídeo o Bruno fazer um marketing para os fãs lerem kkkkk

Leticia 03/06/2021

Eu me diverti, mas...
Acredito que primeiramente não é o estilo de livro que eu curto, e isso influência nas estrelinhas que dei.
A historia pra mim é muito surreal então a má vontade também deve ter influenciado nas estrelinhas que dei para o livro

O livro em si tem um escrita divertida, mas pra mim falta algo na historia pra que eu possa falar que é bom. Ele Aborda assuntos interessantes mas acredito que passei da idade para ler esse ?

Mesmo assim ri alto de algumas falas.

Não é um livro ruim, mas só pela sinopse não teria lido, pq sei que a temática de BBB de casais grávidos não me agradaria, mas quis participar da leitura do clube do livro.

A propósito Um bj pra galera do clube do livro, importante ressaltar eu não odiei o livro ???

Gael.Coutrin 18/09/2022

Romance?
Confesso que fiquei meio assim pra ler esse livro, justamente por ser de um youtuber, já que eles normalmente fazem biografias. Mas esse livro me surpreendeu, tem uma história interessante que te faz querer ler mais. Você fica sem saber o que os personagens vão fazer para contornar a situação e é isso que eu acho legal nele, você é sempre surpreendido de alguma forma. O livro se diz ter romance, mas só teve realmente no fim da história e eu sinceramente achei meio sem sentido, já que os personagens não demonstraram interesse amoroso um no outro. Eu amo esse livro e recomendo muito ??

Mii Lima 16/03/2021

Gostei muito!!
Eu não tava com tantaa expectativa com esse livro, mas eu gostei demais! A leitura é bem fácil e flui muitíssimo bem, li super rápido pois todos os problemas que acontecem ao decorrer do livro me prenderam e eu só conseguia parar de ler quando tudo fosse resolvido!!
Eu recomendo esse livro pra quem busca algo mais descontraído, é uma ótima opção.

Rafa 27/11/2021

Leitura leve
Uma ótima opção para uma leitura leve.
A parte mais interessante do livro acaba ficando concentrada para a parte final.
Mas recomendo demais!
cattjubs 08/12/2021minha estante
Tinha ouvido falar que era ruim, mas pelas resenhas não parece tanto assim. Às vezes cai bem uma leitura leve :D

Júlia 12/07/2022

Queria dizer que eu AMO o Bruno, amo os vídeos dele, amo o humor dele, mas o livro ficou muito abaixo das minhas expectativas. Acho que por gostar tanto do autor, eu acabei colocando expectativa demais, além do reforço que foi ouvir o próprio Bruno falar sobre o livro em todo começo/final dos vídeos dele. Não é um livro ruim. Ele na verdade foi bem cativante em alguns momentos, principalmente pela relação do Ian com a irmã. Porém, é um livro comum, imemorável, sem aprofundamento, irreal e o casal principal, na minha opinião, não tem química nenhuma (e eu consigo imaginar diversas formas de desenvolver uma química ali). A escrita não é ruim, mas é simples. Azeitona é um livro feito para passar o tempo e ser lido sem pretensão alguma

hibernarrd 03/07/2020

O livro é muito engraçado e adoro o modo como os conflitos são bem feitos, sempre com um problema que gera outro e mais outro. Apenas não gostei de alguns trechos, mas valeu bastante a leitura.