Dom Casmurro Machado de Assis

Ana Cis Gestal 24/03/2020

Autor: Machado de Assis
Editora: Via leitura
Páginas: 223

" Dom Casmurro. Os vizinhos que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados deram curso à alcunha que afinal pegou. (...) Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que ele pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia para atribuir- me fumos de Fidalgo"

" Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem. Se ainda não o disse, aí fica. Se disse fica também. Há conceitos que se devem incutir na alma do leitor, à força da repetição."

Publicado pela primeira vez em 1899, uma das obras mais importantes para a literatura brasileira, possui também um dos maiores questionamentos literários: "Afinal, Capitu traiu ou não Bentinho?"
Peço desculpas aos defensores e aos acusadores, mas nunca saberemos a verdade, pois a única versão que temos, é a narrativa de um homem extremamente ciumento, inseguro e amargo pelas decisões tomadas quando mais jovem. Tendo a acreditar em Capitu, pois nunca deu motivos tirando uma única cena e algumas coincidências (quem leu vai entender) e parecia mesmo o amar, afinal o esperou por muito tempo.
Acredito que, a intenção do autor não foi criar uma trama pronta, com respostas certas ou erradas, mas sim, nos fazer questionar a veracidade nos fatos retratados pelo narrador, levantar hipóteses e deixar o mistério para a eternidade.
Confesso, que a primeira parte foi bem lenta para mim, demorei muito para engatar na narrativa, mas do meio para o final ficou mais ágil. Um enredo simples, que cativa e se transforma em algo incrível, principalmente quando pensamos na época em que foi escrito. Ao final, me senti grata, por (finalmente) concluir essa obra!

Tamires Felix 27/12/2021

Bom... porém, esperava mais.
É um clássico e eu tinha curiosidade. Feito! E se perguntada se voltaria a lê-lo a resposta é não. Tem alguns trechos e "falas" interessantes, mas é isso.

Dansd1 20/01/2022

Clássico!
Vale muito a pena. A trama é muito bem desenvolvida. A história se passa no século 19, então, espere por ler coisas que eram costume na época.

Renisson 22/09/2020

Clássico brasileiro
Livro que me surpreendeu pela sua linguagem achava que seria robuscada algo que não foi.
Livro com uma história rápida até demais, por isso que deixou a história arrastada na parte final.
Livro focado em poucos personagens e muito bem apresentados algo de positivo. O livro me fez pensar muito em um diário

Por fim uma observação nesta edição senti falta de umas notas de rodapé.

Ortega:) 14/09/2023

Dom Casmurro
MDS que livro maçantes, uma escrita muito antiga e sinceramente é muito chato o livro no começo, mas no final parecia que eu estava no começo. Da mais raiva do personagem principal doque qualquer coisa e vou falar CERTEZA QUE A CAPITU TRAIU ELE MAS PQ PQP PRA ATURAR UM CARA CHATO SÓ TRAINDO UMA ? #$%!& DESSAS
Ja dizia ?no começo não estava gostando e nem entendendo, ja no final achava que estava no começo?

bella 16/11/2022

MEU FAV CONFORT TE AMO
comecei a ler Dom Casmurro por causa da escola, e não dei nada pra obra. Eu era bem o típico leitor que julga os clássicos, mas depois dela percebi que eu AMO CLÁSSICOS.
Dom Casmurro virou o meu livro favorito da vida, a capitu e o bentinho são perfeitos, tenho muitas opiniões impopulares sobre (tipo passar mto pano pro bentinho, pq eu amo ele), mas tá tudo bem!!!
Machado, obrigada pela obra mais perfeita e importante da minha vida!!

Lila Prado 12/02/2024

Um gigante
Faz total sentido ele ser o cara na literatura brasileira. As obras dele são incríveis e essa em especial é muito perspicaz.