O amor nos tempos do ouro

O amor nos tempos do ouro Marina Carvalho

Resenhas - O amor nos tempos do ouro

Beatriz 20/06/2020

Lutei pra terminar
Eu estava com muita vontade de ler esse livro pelo romance estilo cão e gato que me disseram. E bem, não teve. Foi amarrada que finalizei esse livro, isso porque gastei dinheiro, e em breve já vou passar pra frente.

A história começou promissora e com muito cuidado histórico, personagem interessantes e muita carga história que foi muito gostoso de ler e lembrar. Ela teve também um cuidado enorme com a escrita e forma com que os personagens falam. Remetendo à época. Todo esse plano de fundo foi o que me fez não abandonar.

Entretanto os diálogos eram muito ruins. Uma história caricata onde aconteciam coisas dignas de novela mexicana. Não senti profundidade no canal, não me cativei pelos personagens principais. Sendo os coadjuvantes muito melhores. E no fim os acontecimentos que se sucederam foi tão tedioso que me peguei revirando os olhos.
Não senti em nenhum momento o romance, só a expectativa de algo mais forte se consolidar até a metade, o que se transformou em decepção da metade pra frente porque pra mim se perdeu diálogos vagos sobre o tempo.

Enfim, mais uma decepção de romance

Ps: depois que passei a ouvir e estudar mais sobre racismo estrutural eu me senti desconforto em varias partes do livro.
Ju Souza 22/06/2020minha estante
Senti uma facada no meu coração com essa nota

Tábata 30/08/2021minha estante
Ia comprar nem vou mais

Ana B. 28/01/2023minha estante
Ain mana, Não tô conseguindo nem chegar na metade ?

Luisa Jordana 05/10/2020

O amor nos tempos do ouro
Cecile tinha uma vida perfeita em Portugal com sua família. Era herdeira de uma família nobre, dona de uma beleza delicada e filha de pais compreensivos e amorosos. A vida de Cecile muda completamente quando uma tragédia lhe tira tudo o que mais amava e a jovem é obrigada à ir encontrar seus tios, únicos parentes vivos, no Brasil, para formalizar um casamento arranjado.
A primeira coisa que me chamou a atenção nesta leitura foi a rica pesquisa feita pela autora em torno do cenário brasileiro no início do Século XVIII, época da corrida do ouro, com ênfase no estado de Minas Gerais. A escravidão é um assunto muito presente e criticado, assim como os conflitos com os povos nativos, que relutavam em permitir que povos estrangeiros invadissem suas terras. Todo o esquema da extração do ouro, do uso da mão-de-obra escrava e das relações com a coroa portuguesa foi amplamente explorado.
O enredo gira em torno da viagem de Cecile que precisa ir da casa de seu tio até as terras de seu noivo, que possui a fama de ser um homem repulsivo, de natureza intragável e extremamente violento. O jovem e atraente Fernão, um bandeirante português, é contratado para levar Cecile ao seu destino, como se a jovem fosse uma simples mercadoria, trocada entre homens inescrupulosos que não a veem como mais do que uma fonte de riquezas, devido à sua herança. Enquanto que no começo a protagonista sofria bastante com o luto, no decorrer da história, usou o seu malfadado destino para se fortalecer e se mostrou uma mulher forte e decidida para todos aqueles que tentavam fazê-la se curvar às suas vontades. Chorei de revolta algumas vezes diante das injustiças sofridas tanto por Cecile quanto pelos escravos que sofreram atrocidades nas mão de seus "donos", assim como vibrei a cada virada de mesa e a cada momento de superação. Confesso que comecei a leitura com um ranço do mocinho, mas apesar de sua redenção ter sido um pouco repentina demais, acabei por também torcer para o seu final feliz.
Este é um livro para quem deseja ler um romance de época enredado em ficção histórica nacional e com mocinhas que enfrentam seu destino de cabeça erguida, sem se calar diante das injustiças, e tudo isso trajando longos vestidos ao cruzar horizontes no lombo de um cavalo.

Káren 28/06/2021

Essa é uma leitura linda e angustiante
Não só retrata um pouco das muitas dificuldades que os negros enfrentaram na época, como também o sofrimento de ser mulher
A autora me surpreendeu muito, tanto por abordar esse tema, como entregar uma história linda, cheia de angústia mas com muito amor e determinação

Nath.Amaral 02/04/2021

Melhor leitura de março, um dos melhores romances históricos que já li! Completo!
A história ocorre no Brasil colônia, ciclo do ouro.
Cecile é uma jovem francesa órfã que é obrigada a se mudar para o Brasil. Seu tio português arruma um velho rico para se casar com ela. Claro que ela não fica feliz.
Mas além de velho, é um homem cruel, senhor de escravos.
Na viagem ao casarão do futuro noivo, ela conhece Fernão, um homem bem diferente de tudo o que ela tinha visto. A vida de Cecile e Fernão vai mudar para sempre.
Amei os detalhes históricos, foi uma história bem feita. E as poesias no começo dos capítulos? Me apaixonei! Recomendo!
É sempre triste relembrar as atrocidades cometidas contra índios e negros. Principalmente sendo descendente deles. Mas não podemos nos esquecer, para que isso não se repita.

site: https://www.instagram.com/p/CNLE1ViDRXDIMAfLO8-2G2lVujqdKsC7s1dzrY0/?igshid=1ez85tg4tulv5

loen 24/04/2016

Incrível. Maravilhoso. Elegante.
Cécile, uma franco-portuguesa, perdeu todos que amava e está sendo obrigada pelo tio, seu único parente vivo, a casar-se com um homem mais velho, rico e cruel. É assim que ela conhece Fernão, um explorador que faz trabalhos para fazendeiros das Minas Gerais, que foi contratado pelo seu futuro noivo para leva-la em segurança até sua fazenda em Vila Rica.

Durante a viagem, conhecemos melhor sobre Fernão e também sobre Cécile e sentimentos novos surgem entre eles.

Porém, é depois que ela é entregue ao futuro noivo, Euclides, que a história toma rumos inesperados e fica ainda mais emocionante.

Pessoalmente, achei, sem dúvidas, o melhor trabalho da Marina. O enredo, a história real do Brasil colônia se misturando com a história fictícia de Cécile e Fernão, os personagens muito bem construídos; tudo isso constitui um romance de época maravilhoso.

Nem mesmo a escravidão, tão presente nessa época e abordada no livro, macula a história. Claro, não é uma situação prazeirosa de ler e nos faz ter vontade de bater em todos os feitores, porém podemos entender que era algo necessário para a veracidade da história.

O Amor nos Tempos do Ouro virou um favorito meu. Misturou todas as coisas que amo: boa escrita, um pouco de drama, personagens cativantes, o romance histórico, um casal lindo e o principal: um enredo surpreendente.
Natália Camila 24/04/2016minha estante
Fiquei com mais vontade de ler! O meu esta pra chegar :)
Parabéns pela resenha!

Gisele 24/05/2021

Perfeito!
Que trabalheira deve ter dado esse livro. Sem dúvidas minuciosamente bem escrito e da de 10 a zero em muito romance gringo. Sério. Da vontade de colocar todo mundo no potinho, a dose de Brasil que ela coloca é tão perfeita que não da pra não sentir. Só fiquei meio curiosa pra saber sobre o futuro de Henrique. Acho que caberia um segundo livro pra falar sobre ele. No mais eu amei!!

Obs: para tudo tem livro dois!!!!!

Alessandro @possati.ale 24/01/2021

Da Nervoso
A História da francesa que vem pro Brasil prometida a um cara rico de Minas e é transportada do Rio até o interior por um bandeirante, nessa ela se apaixona pelo bandeirante. Começa aqui o show de bizarrice.
Quanto a historicidade da coisa, o livro toma bastante cuidado, abrindo mão de sentido mais lá no fim. Clichês são comuns, lembra muito roteiro de novela de época na globo, esse não é o problema, os clichês são bem aceitáveis.
O ruim do livro são as romantizações de relações praticamente impossíveis de acontecerem, é impraticável ler que um bandeirante é amigo de índios e se casa num quilombo sem se revoltar.
A personagem principal é um pouco princesa Isabel, todos os negros do livro a amam, dão a vida por ela e encheram sua humanidade, acho fofo como foi romantizado isso.
O Final é escalafobético, tem bandeirante famoso entrando só que sem muita função ou sentido, confusão gostosa de se imaginar, ruim de se ler. Não é o melhor romance nacional que li, mas vale o esforço da autora na ambientação. Admiro mais quem tenta criar uma obra brasileira sobre o Brasil e suas peculiaridades do que quem aqui escreve sobre o exterior.

Suenia 14/06/2020

Um romance brasileiro.
Muito interessante ler um romance de época que acontece no Brasil, fico feliz com essa representatividade.

Tatið 29/12/2020

Apaixonada
Leitura concluída e recomendada!!
O amor nos tempos do ouro.Marina
Carvalho -romance
A história se passa durante o período do Brasil colônia, Cécile precisa viajar por um longo trajeto do Rio de Janeiro até Minas Gerais, um caminho cheio de perigos e diversas dificuldades. Para garantir que ela chegue ao seu destino, seu futuro marido contrata um explorador de sua confiança, Fernão.
Cécile é uma personagem extremamente forte, mesmo com todas as provações que ela sofreu ela continua lutando, continua intervindo por aqueles mais fracos, ainda que ela também não esteja numa posição tão boa assim. Ela faz aquilo que considera justo e por vezes ela se questiona como as pessoas podem ser tão cruéis com os seus semelhantes, porque os escravos são considerados seres inferiores se eles são pessoas com sentimentos, com alma, esses são pensamentos que ela tem que se tornam cada vez mais dolorosos conforme seu destino é entrelaçado com aqueles que ela deveria desprezar.
O romance entre Fernão e Cécile é bem desenvolvido, eles possuem uma ligação forte, apesar do desprezo que sentiram inicialmente eles acabam descobrindo que nem tudo é como a gente imagina, que cada um enfrenta uma batalha diferente e que muitas vezes julgamos as pessoas sem conhece-las a atração que sentem um pelo outro conforme vão se conhecendo melhor é inevitável.
Cada personagem apresentado durante a narrativa tem a sua importância devida, é impossível não se emocionar, e ao mesmo tempo sentir uma certa revolta por saber que de fato pessoas eram tratadas daquela maneira, e esse é o nosso passado vergonhoso.

Gisela.Lobo 17/08/2021

(...) Tu decides o que se eternizará em teu coração.
Gente!... Marina nunca decepciona mesmo né? O Amor nos tempos do ouro é perfeito!!!
Cécile é francesa nascida em uma família nobre, infelizmente ela perde sua família e é obrigada pelo tio a se mudar para o Brasil e se casar com um velho poderoso de Minas Gerais.
No caminho da casa do tio, no Rio de Janeiro às terras do noivo Cécile comece Fernão, um explorador contratado para levá-la até Euclides seu futuro marido; e é no caminho novo onde o amor floresce.
Marina retrata o sofrimento e as dificuldades dos negros, além de como as mulheres eram tratadas na época então se prepare para uma história linda mais também angustiante

Tamirez | @resenhandosonhos 29/08/2018

O Amor nos Tempos do Ouro
Nunca tinha lido nada da Marina Carvalho e O Amor nos Tempos do Ouro foi meu primeiro romance histórico de 2016. Já tinha ficado interessada na história quando vi que estava rolando a votação para a capa no facebook, sendo essa opção super bonita a escolhida e pela qual eu votei.

Acho que a primeira coisa que devo ressaltar é a personalidade de Cécile. Sempre fico apreensiva em pegar mocinhas fracas ou suscetíveis, mas ela é longe de ser assim. Como foi criada em uma realidade diferente e sempre recebendo muito amor de sua família, ela é audaciosa e corajosa e não entende como o tio pôde fazer algo tão horrível com ela, a colocando a mercê de um homem que ela desconhece para lucrar com isso, como um negócio. Porém, mesmo em um ambiente hostil, ela não baixa a cabeça nunca e passa o livro todo batalhando por trilhar o seu caminho da forma como deseja.

Fernão é o típico cara durão que vai abrindo os caminhos por onde passa. Mas ele não é um homem mau e tem muita honra envolvida na forma como conduz seus negócios, mesmo aqueles que não acontecem dentro da lei. Portanto, mesmo sabendo que a situação de Cécile não é justa, ele tem sua palavra a cumprir. Mesmo assim, algo dentro dele balança e ele tenta nas entrelinhas encontrar uma forma de ajudá-la, fazendo com que o leitor crie um carinho especial por ele e, aos poucos, passe a compreender também suas motivações.

Esse dupla de personagens e a forma como agem me lembrou um pouco Outlander e a interação entre Jaime e Clare. Ambos tem personalidades muito parecidas, além do contexto como se conhecer e acabam por se aproximar. Além do fato de Fernão chamar Cécile por um apelido em outra língua, como Jaime faz, ao se referir a Claire como “Sassenach”.

Mas as semelhanças param por ai e o cenário aqui é bem diferente e sem nenhum tipo de fantasia. Estamos no período da escravidão e não há nada bonito ou bacana sobre isso. Vemos a crueldade como os negros eram tratados e a total falta de humanidade em que muitos viviam, sem voz e sem direitos. Junto com isso, une-se à realidade em que as mulheres não tinham voz e que somente deveriam obedecer, sendo educadas e obedientes. Hoje, mesmo com muitos direitos a serem conquistados ainda, vemos que já andamos um longo caminho e dá uma vergonha enorme saber que esse período está registrado na história do Brasil.

“Fui forte, papa. O senhor teria orgulho de mim. Todas as vezes em que meu corpo fraquejava, eu respirava fundo e visualizada meu futuro.”

No início do livro há um alerta da autora sobre o extenso trabalho de pesquisa sobre a época para contextualizar o livro de forma correta. Eu não tenho nenhuma expertise no assunto, mas consegui caminhar pela história de forma muito fácil e visualizei todas as cenas, tendo em vista meu conhecimento e as descrições bem feitas. Portanto, acho que nesse sentido a autora se saiu muito bem em desenvolver e descrever essa época que não é familiar a todos nós.

Achei a escrita de Marina Carvalho bem fácil e leve e o livro fluiu super bem, sendo lido em apenas algumas horas. Não conheço os outros trabalho da mesma, mas fiquei interessada em dar uma conferida em mais obras, pois ela tem vários livros publicados e alguns deles são queridinhos dos leitores.

Pra mim, que não sou uma fã dos romances e tenho pouco conhecimento sobre romances de época, digo a vocês que tive uma experiência super positiva e torci muito para que as coisas dessem certo ao longo do livro. Por vários momentos temi que algo ruim acontecesse e que caminhássemos para um final que não fosse tão feliz, mesmo esse não sendo o normal nessas tramas. E, ainda assim, é possível encontrar até mesmo um pouco de ação em O Amor nos Tempos do Ouro, e tenho certeza de que quem é fã do gênero vai encontrar aqui uma boa opção nacional pra voltar no tempo e mergulhar em uma nova história de amor.

site: http://resenhandosonhos.com/o-amor-nos-tempos-do-ouro-marina-carvalho/
Andreia535 29/08/2018minha estante
É um dos meus livros favoritos e o outro a seguir também é lindo, fica a dica

gunsformonkeys 20/06/2021

No mínimo sofrível
História completamente anacrônica, personagens que são administradores do quebrando tabu (em uma época que claramente adm de quebrando tabu não existia), um relacionamento que também não iria existir que chega a ser irônico a autora colocar termos racistas só para ter *realismo histórico*. O livro inteiro é um puta complexo de branco salvador, tendo até um diálogo de revirar os olhos entre o Hasan e o Akin. A redenção de um personagem foi super tosca e aconteceu super do nada, tipo o primeiro beijo dos dois principais. Nunca mais quero ouvir "vosmecês" na minha vida.

Thaís Regina 20/09/2021

Resenha por Thaís Regina 🔸 O amor nos tempos do Ouro 🔸 Marina Carvalho 🔸 328 páginas 🔸 Editora Globo Alt 🔸 O amor nos tempos do Ouro # 1 🔸 5/5 ⭐ + ❤️ 🔸 2/5 🔥
Olá meus amores, tudo bem com vocês? Espero que sim!!

✨ Cécile foi trazida ao Brasil às forças por seu tio, após a morte de seus pais com o objetivo de casá-la com um importante fazendeiro de Minas Gerais. Tudo isso porque o tio negociou com seu futuro marido parte da herança da moça. Ao chegar no Brasil, Cécile precisa seguir viagem até o interior e para isso seu noivo contratou Fernão, para acompanhá-la e protege-la.

✨ No trajeto para Minas Gerais, Cécile enfrenta vários problemas e muitas surpresas enquanto vai descobrindo o Brasil, bem diferente da vida na Europa que ela estava acostumada. Além disso, vai conhecendo um pouco mais Fernão, que a princípio parece ser um homem bruto, mas na verdade é extremamente generoso com quem precisa.

✨ Fernão é um aventureiro que sabe bem pelo que aguarda Cécile na vida de casada. Ele tenta negar seus sentimentos em relação a moça, contudo, a atração dos dois é mais forte do que eles e para que a moça não sofra nas mãos do marido, ele planeja uma arriscada fuga. Cécile fica chocada com as condições de vida imposta aos escravidados e buscará ajudar eles como puder, custe o que custar.

✨ Amor nos tempos do ouro é um romance histórico que ganhou o meu coração. Em especial por se passar no Brasil e relatar com veracidade histórica os problemas enfrentados na época que se passa a história, a autora acertou em cheio!

Agora quero saber de vocês: já leram esse livro? Já leram algum romance de época ambientado no Brasil? Me contem aqui nos comentários 🥰🥰

site: https://www.instagram.com/p/CTnfeDmL6YX/

Yasmin | @pernambookanas 24/07/2021

Cécile Lavigne viu sua vida desandar depois da morte dos seus pais. Agora, ela está sob a tutela de um tio ambicioso. Ele fez um acordo com um grande proprietário de terra, prometendo a mão de Cécile a esse homem mais velho. O que Cécile não esperava é que durante o percurso a esse local, ela conhecerá o grande amor da sua vida - Fernão.

Eu já tinha outros livros da Marina Carvalho, mas não tinha conhecido a escrita dela nos romances de época. Eu peguei esse livro no susto, sem ler a sinopse. Só comprei ele, porque foi muito recomendado por algumas amigas minhas. E, olhe, não me decepcionei.

Sobre os personagens: o Fernão a princípio pode ser frio e um pouco grosso. Mas, ao decorrer do livro, ele vai demonstrando ser um amor. Sério, passo todos meus panos para ele. A Cécile é bem determinada, apesar da vida não lhe ser favorável, ela nunca desisti dos seus objetivos. Eu realmente gostei da personagem.

Já o Henrique... então eu custei para gostar dele. Até agora não sei o que achar. Se eu tivesse que criticar algo nesse livro seria a mudança desse personagem, achei um pouco repentina. Agora o pai de Henrique é totalmente nojento. Passei tanta raiva com ele nesse livro.

É notável que a autora fez uma enorme pesquisa sobre o contexto histórico. Eu, como futura historiadora, não tenho o que me queixar sobre esse aspecto. Cabe pontuar que a escrita dela é bem descritiva. Isso, para mim, não foi um empecilho, mas sempre é bom avisar.

O amor nos tempos do ouro é um excelente livro. Eu definitivamente preciso ler mais romances de época nacionais. Estou me surpreendendo muito com a escrita. Recomendo!