O Mulato

Douglas Tufano

Resenhas - O Mulato

Beatriz3345 29/03/2024

O mulato
Sou suspeita pra falar pq sou fã da escrita de Aluísio Azevedo, e apesar da linguagem um pouco difícil, ele consegue narrar muito bem.
Só achei algumas partes desnecessárias para a história, como por exemplo se tirasse da história a festa de São João e a gravidez de Ana Rosa, não faria a mínima diferença.
Também achei estranho Raimundo só perceber que era preto no Maranhão. Não existia racismo na Europa?
Mas no geral gostei do livro.

Ale 28/03/2024

O livro se assemelha bastante com o romance de Shakespeare, Romeu e Julieta. achei uma releitura meio parecida, mas com temas atuais como o racismo . Apesar do tema ser identico, o final se tornou diferente. Achei muita descrição de lugar, que tornou a leitura mais cansativa. O começo e o final me pegaram mas o meio foi muito massante

Thayna 18/03/2024

O coadjuvante
É complicado descrever um livro clássico, pois é necessário entender o contexto histórico da escola literária para depois avaliar o livro.

A questão machismo, excesso de personagens, o amor incondicional a primeira vista, a contextualização da igreja (bem e o mau) são só algumas das características deste e outros livros da era realista.

Deixando de lado toda essa parte, o livro me incomodou bastante no aspecto do personagem principal . Senti falta de uma relevância maior do denominado ?O mulato?. A construção do personagem me entediou e o desenvolver da história dele não me prendeu. Esperava mais.

Natasha 13/03/2024

O romance é meh, a questão racial é meh. Muito enrolado e com um final decepcionante, o ponto bom é que mostra bem a vivência do Maranhão do século 19.

Felipe1503 08/03/2024

Uma mensagem para o Brasil
Uma história envolvente, com suspense, segredo e uma mensagem relevante a ser transmitida para o Brasil do passado e de hoje.

Bia 15/01/2024

Que livro!!!
?O Mulato? me surpreendeu em um nível muito grande que nem sei descrever. Inicialmente, não esperava nada de mais uma leitura longa e as vezes chata embora sempre deixasse um pouquinho de quero mais a cada revelação. A escrita de Aluísio Azevedo é tão envolvente que faz você sentir na pele cada momento se repúdio aos pensamentos enraizados na época e o amor incondicional dos dois amantes apesar de as vezes ser muito descritiva. Quando cheguei na metade do livro adiante, não queria mais parar de ler e o final, é apenas tão tenebroso e tão trágico que até me lembra a obra ?1984? de George Orwell. Enfim, um livro que realmente está entre os meus preferidos agora e que recomendo demais.

Yehudi.Lima 12/01/2024

Um romance com cara de novela das nove
Publicado pela primeira vez em 1881, "O Mulato" é considerado o marco inicial do Naturalismo no Brasil. Tendo como cenário a cidade de São Luís do Maranhão, essa obra fala sobre um caso de amor proibido entre Ana Rosa, uma jovem branca, filha de Manuel, um comerciante português, e Raimundo, um rapaz que é filho do português José da Silva (irmão de Manuel) com a escrava Domingas, sendo, portanto, mulato. O mulato que dá título ao livro.

Depois que seu pai morre, Raimundo é levado ainda criança para Portugal, onde realiza os seus estudos. Após se formar, resolve voltar para o Brasil com o objetivo de resolver questões de herança com Manuel e também para descobrir mais sobre o seu passado (Raimundo não sabe quem é a sua mãe). É durante sua estadia na casa de seu tio que o personagem principal conhece Ana Rosa e os dois acabam se apaixonando perdidamente um pelo outro. Entretanto, o preconceito racial bastante presente na sociedade daquele período os impede de ficar juntos.

Achei esse livro bastante interessante, não somente por abordar temas como o racismo e a hipocrisia das instituições (representada pelo personagem do cônego Diogo, um padre católico bastante respeitado na região, mas que ainda assim é inescrupuloso, maldoso e UM RACISTA MALDITO), mas também pela sua narração. Como foi dito em outras resenhas por aqui, Aluísio Azevedo faz um bom trabalho de ambientação através das suas descrições, é como se você estivesse naquele cenário e pudesse ver cada rua, cada casa, cada personagem e eu achei isso muito legal. Também curti a maneira como a cultura do Maranhão (suas festividades e seus costumes) é apresentada. Além disso, uma outra coisa que eu percebi enquanto lia foi a habilidade que o autor do livro teve em brincar com as nossas emoções e colocar cada uma na dose certa. Uma hora você tá tenso, em outra você tá rindo de alguma cena engraçada, em outra você tá com raiva do padre... E assim vai, até a última página.

Por falar em cenas, esse livro tem cenas muito boas, dignas de uma série ou de uma novela das nove. São cenas como essas que te causam fortes sensações, que chegam quando você menos espera e que chegam com tudo.

No entanto, também tenho algumas ressalvas a fazer... Tem vezes que as descrições super detalhadas de Aluísio são realmente bastante cansativas. Sem falar que durante a leitura tive a sensação de que algumas coisas poderiam ter sido cortadas, às vezes parecia que nada de relevante pra história acontecia. A melhor parte mesmo é o finalzinho, quando a tensão aumenta. Tem mais coisas que eu queria falar, mas acho que já tem coisa demais e tenho certeza de que ninguém vai ler esse textão.

Em resumo, "O Mulato" é um bom retrato da sociedade maranhense no final do século XIX. Justamente por abordar um tema bastante polêmico para a época, não foi muito bem recebido nesta província, mas hoje é um livro lembrado pelo seu caráter de denúncia e por ser, simplesmente, um grande clássico da nossa literatura.

Caso você esteja receoso em pegar esse livro pra ler porque ele é antigo ou por causa da linguagem, não se preocupe, não é um bicho de sete cabeças.

Pode pegar sem medo!

eli! 10/01/2024

Um livro sensacional, sou fã da escrita de aluísio azevedo, e apesar da linguagem um pouco difícil pra mim, ele consegue narrar muito bem. a história é bem envolvente, você consegue sentir o que os personagens sentem, você torce por eles, mesmo que as coisas não vão de acordo com o que querem :(
Layza 10/01/2024minha estante
Já vou colocar na lista ??

Roberta798 10/01/2024

Envolvente, cativante e com um contexto epico.
Nitidamente eu não tenho um padrão para gênero na literatura, mas esse livro? aaa, ele foi o primeiro, o que fez com que eu me apaixonasse pela leitura.

Neto 11/11/2023

Uma perfeição da literatura nacional aos meus olhos
Quando li esse livro a uns 5 a 7 anos atrás para um trabalho da escola, eu não era muito fã das obras nacionais. Tava mais focado em obras do Tolkien, Lewis, Poe e Lovecraft. Foi um soco na cara e no estômago quando tive que ler e resenhar esse livro em apenas uma tarde. E meus caros, que soco foi esse que levei.

Com personagens bem elaborados, tramas que se desenrolam muito melhores do que alguns contos de Agatha Cristie, O Mulato tem um terreno de 300 hectares guardado no meu coração. Indico muito, mas muito mesmo para você que quer começar algum dos clássicos nacionais.