O Mulato

Douglas Tufano

Resenhas - O Mulato

Pereira 10/09/2012

Estrategema
O Naturalismo é a escola literária que mais aprecio. Linguagem direta, fatos mais próximo do nosso mundo e o final sem maquiagens românticas. a abordagem do preconceito no Brasil na época próxima a abolição é perfeitamente descrita nesse romance instigante. Mesmo dotado de títulos e dinheiro a personagem principal não consegue se livrar dos grilhões que sua origem lhe impõe. O seu passado conturbado atrapalha o seu presente cheio de um futuro promissor. Felismente o autor não envereda pela trilha da idealização e constrói um livro muito bom. Como poucos têm coragem de dizer em suas obras, o mal é um elemento muito mais forte que o bem. O mal tem conhecimentos estratégicos, enquanto o bem tem a tolice do crer. Prefiro a luta de encarar a realidade (muitas vezes cruel) a devaneios à espera de um futuro incerto.
Bernardo 07/02/2013minha estante
Amigo, boa resenha.Apenas gostaria de acrescentar que há uma idealização bem a forma romântica tradicional presente na composição dos protagonistas.Vê-se claramente uma descrição detalhada de Raimundo preceituada nos valores de elegância e sofisticação da época, que somavam em uma áurea de sedutividade

Bernardo 07/02/2013minha estante
Amigo, boa resenha.Apenas gostaria de acrescentar que há uma idealização bem à forma romântica tradicional presente na composição dos protagonistas.Vê-se claramente uma descrição detalhada de Raimundo preceituada nos valores de elegância e sofisticação da época, que somavam em uma áurea de perfeito cavalheiro. É clara também a sua retidão moral, de homem honesto. Algo muito parecido se aplica a Anica, porém com uma formatação diferente. Ela, ainda que provinciana, personifica os valores da mulher subjugada ao objeto da paixão, o Raimundo, e consciente do sua condição feminina que era ser mãe, numa quase obsessão.Era bonita, frágil e digna. O desfecho e toda a preocupação em com a análise psicológica, somados com claros tons de positivismo outorgam um contorno mais naturalista a obra em questão, mas sem dúvida, conclusivamente, não há uma ruptura total com alguns elementos românticos, dentre eles a idealização que acabo de expor. Valeu pela resenha!

Carolina 06/05/2022

Fruto do naturalismo brasileiro, O mulato é sem dúvida uma história que reúne os traços e características desta escola literária além é claro, de narrar uma história envolvente e repleta de preconceitos.
Embora essa narrativa se passe no período oitocentista ainda assim estabelece um diálogo com o leitor atual. Pois aborda questões de gênero, política, sociedade e sobretudo preconceito.

David Alves 12/01/2021

Lançado em 1881, mas muito atual...
Um clássico magnífico. Eu já li O cortiço e me apaixonei pela imaginação atraente de Aluísio Azevedo. Agora, com a oportunidade de ter conhecido O mulato, me surpreendi mais uma vez.

Acima do amor entre Raimundo e Ana Rosa está o preconceito racial por parte da sociedade. Na época, era um escândalo uma moça branca ser cortejada pela ousadia de um negro, na história um mulato (filho de homem branco e uma escrava). Apesar da educação, da posição de Raimundo, sua cor impede de amar e se casar com Ana Rosa. A sociedade não aceita e fazem de tudo para que isso não aconteça. São capazes de atitudes perversas para impedir "tamanha ousadia de um mulato". Aluísio descreve minuciosamente esse enredo escancarando o preconceito, o interior dos personagens, e faz críticas ao modo da sociedade, além de criticar o governo e os cidadãos ignorantes.

O final deste livro é horrível. Horrível no sentido das atitudes dos personagens em relação a Raimundo e Ana Rosa. Algo que não seria incomum em pleno século XXI.

Parece que nada mudou, mesmo depois da Lei Áurea.

Aldimir.Santos 07/08/2013

Quase tudo Natural
Uma das grandes obras literárias brasileiras e a primeira representante do movimento naturalismo no Brasil.
Aluízio Azevedo quis inaugurar na obra O Mulato os primeiros traços do movimento literário naturalismo, sendo essa umas das primeiras obras pra não dizer a primeira obra nesse seguimento literário no Pais. Não teve cem por cento de naturalismo sendo visível em varias partes da obra traços do romantismo.
Ao todo, Aluízio Azevedo conta no livro a historia amorosa entre Ana Rosa e Raimundo, esse, enfrentando ao longo da obra o preconceito e o racismo de uma sociedade hipócrita da época em quê a colônia portuguesa estava dividida totalitariamente em norte e sul. O livro acaba com uma forte tragédia e com a batalha sendo vencida pela hipocrisia da sociedade vigente da época - uma coisa não muito anormal contemporaneamente - no ultimo capitulo podemos sentir um forte traço do naturalismo aonde se pode constatar a prova de quê a obra foi feita com base no tal movimento.

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

O Satanás Da Cidade
Introdutor do Naturalismo, o romance "O Mulato", quando publicado em 1881, foi motivo de escândalo na sociedade maranhense, graças ao modo arrojado que o autor, Aluísio de Azevedo, ousou descrevê-la. Como já não era visto com bons olhos, o "Satanás da Cidade" teve de abandonar São Luís, indo residir no Rio de Janeiro onde o livro teve boa repercussão.

De fato, a obra é uma severa crítica à sua terra natal, apresentando de modo satírico e impiedoso seus habitantes mais típicos. Entre eles, destaca-se um comerciante rico e grosseirão, a velha beata e um padre relaxado, todos compondo um painel que vai do devasso ao caricato.

Durante a narrativa, Azevedo atira para todo lado, atingindo a Igreja e a sociedade. Também cria um protagonista "mulato", Raimundo, cuja sensualidade invade a trama, ao exibir seu desejo pela prima Ana Rosa. Se não bastasse, a história encaminha-se para um final "indecente", na contramão moral da época, pois "os crimes ficam impunes e os criminosos gratificados".

O romance também apresenta resíduos do Romantismo. Escrito em plena campanha abolicionista, o autor mantém-se neutro sobre a questão e, ao tomar partido da miscigenação racial, exibe um mulato idealizado, com "ares de herói" que parece "ignorar sua cor..."

Com cerca de trezentas páginas, distribuídas em dezenove capítulos, trata-se de uma agradável leitura que merece a atenção de todos aqueles que pretendam aprofundar seus conhecimentos em literatura brasileira

Gabri 28/02/2020

Racismo no XIX
Considerado o primeiro livro naturalista, o romance foi uma grata surpresa. Ainda não completamente tomado pelas fórmulas cientificistas do naturalismo, o autor elaborou de fato uma história com uma trama bem urdida e com reviravoltas que tornam a leitura interessante e não maçante.
O sabor maior do livro, para mim, contudo, é o modo como o racismo é, não somente explorado, mas se torna em um elemento propriamente narrativo, ligado à estrutura íntima do livro.
Gabri 18/04/2020minha estante
Correção: primeiro livro naturalista do Brasil (embora tenha minhas dúvidas quando a isso, precisava verificar com maior rigor)

Lara 13/02/2020

Bom mas me decepcionei
Um bom livro, mas que não chega aos pés de O Cortiço, do mesmo autor. Por este ser muito melhor, me decepcionei um pouco com O Mulato.
Gostei muito do final, que de tão realista chega a ser cômico.

Ana 26/12/2013

Muito além de um romance ...
O que disser sobre " O Mulato " ?
Mais um entre vários romances do movimento realista/naturalista, com intuito de mostrar a corrupta alma humana?
Não, não seria somente isso.
É uma grandiosa trama, envolvente, que mistura amor proibido, com traição, falsa pureza eclesiástica, em uma sociedade hipócrita, com seu preconceito racial, acima de qualquer virtude que possa existir no ser de cor ou descendente deste.
Nessas páginas, escrita com a alma e força, Aluísio de Azevedo, descreve o Maranhão do século XIX, com forte influência portuguesa, tanto nos modos quantos nos hábitos cotidianos dessa região.
Uma excelente leitura, que recomendo.

Felipe1503 08/03/2024

Uma mensagem para o Brasil
Uma história envolvente, com suspense, segredo e uma mensagem relevante a ser transmitida para o Brasil do passado e de hoje.

oeudesalves 07/10/2016

O mulato: uma pintura crua do Brasil do XIX
Considerado o pioneiro do movimento naturalista no Brasil, ‘O Mulato’, de Aluísio Azevedo, publicado em 1881, chocou a sociedade da época e provocou uma série de duras críticas ao autor, sendo este obrigado a se mudar do Maranhão para o Rio de Janeiro, onde o seu trabalho foi reconhecido.
A maneira realista com que o romance tratava de temas polêmicos como República e escravidão incomodava os mais conservadores, e ao mesmo tempo estimulava progressistas e liberais a colocarem essas questões em pauta. Uma delas, em especial, percorre todo o enredo e trata da relação entre brancos, negros e mestiços como agentes de uma trama social.
O romance conta a estória de Raimundo, jovem advogado, de posses, filho de um homem branco com uma mulher negra. Parece meio simplista resumir uma personagem apenas por sua linhagem, mas era exatamente assim que se fazia no século XIX, ou seja, os seus pais ou seus avós diziam quem você era. Não importava o seu valor moral, poder econômico e outros atributos, o sangue sempre falava mais alto.
Essa circunstância pinta um cenário difícil para o nosso protagonista, que terá de enfrentar além da falsidade dos que dizem ser amigos, a rejeição da própria família. O ponto alto da trama se dá quando Ana Rosa, sua prima por parte de pai, declara-lhe o seu amor eterno e os dois passam a viver um romance proibido. Aí muitos personagens brilham num papel caricato desenhado pelo autor que os divide em dois blocos: aqueles que representavam o novo tempo e aqueles que eram o próprio passado, antiquado e hipócrita.
Essa é uma característica típica do naturalismo, isto é, a de desenhar tipos completamente justos ou injustos, bons ou maus. Então é bom estar avisado, caso você seja um leitor que – assim como eu – gosta de personagens mais complexos. A crítica à Igreja e à crença popular também é muito forte, enquanto a ciência e o ceticismo são enaltecidos. Por outro lado, os costumes, cenários, vestimentas e até a maneira de falar são descritos de forma belíssima.
Durante todo o livro você acompanha Raimundo em sua busca por desvendar o seu passado e, principalmente, sobre quem era a sua mãe, Domingas, a quem não conhecia. Torce para que ele e Ana Rosa fiquem juntos e que os vilões caiam em sua própria armadilha e dá algumas risadas com o modo de vida provinciano tão bem narrado pelo autor.
Sem dúvida, um clássico que vale a pena ser lido, não só pelo seu valor histórico e cultural, mas também por apresentar questões que – a exemplo do preconceito racial –ainda são atuais, reflexo de um processo histórico do qual homens e mulheres reais fizeram parte como verdadeiros protagonistas.
Quatro estrelas! O que quer dizer “ótimo livro” pra mim, mas não perfeito, neste caso apenas pelo final, que achei muito resumido, quase brusco, apesar de bem montado. Eu já tinha ideia de como a trama ia terminar conhecendo um pouco Aluísio e a corrente naturalista, mas é aquela coisa: não custa nada sonhar com algo um pouquinho mais esperançoso e feliz, certo?
Vanessa.Souza 07/11/2017minha estante
Sua resenha é realmente boa. Obrigada por deixar aqui a sua contribuição! :)

oeudesalves 26/11/2017minha estante
obrigado. ;)

Raquel Lima 15/07/2009

Triste e realista
Como vários livros desta fase da literatura brasileira, o Mulato assusta seu realismo, sua verdade nua e crua de nossa sociedade. Raimundo é um jovem mulato que por sua cor é rejeitado pela sociedade, pela igreja e sofre por amor.

Usagi a coelha 04/09/2022

me deu crise de ansiedade.
Definitivamente é melhor que "o cortiço", mas ao mesmo tempo, passei muita raiva lendo isso. Aluísio é muito importante para a geração do naturalismo de fato, mas isso não anula o fato que a narrativa é bem arrastada e chata. A trama só vai ficar interessante da metade pro final e mesmo assim você passa muita raiva com o racismo escancarado dos personagens (que o autor faz justamente uma crítica nessa obra), mas mesmo assim, passei raiva. O final não é feliz (oque não é um problema) mas é que depois de você ter passado tanta raiva, você pensa que vai ser recompensado no fim, mas, não, e isso me irritou ainda mais. Enfim, é isto.

Felipe 23/03/2018

Desfecho sensacional
Escravidão, violência, racismo e corrupção são coisas que são a cara do Brasil, não é mesmo?
Com uma trama curiosa e um final surpreendente, o livro "O Mulato" fala de como o ser humano pode ser cruel quando quer atingir seus objetivos.
Diferente dos contos de fadas, o livro em questão mostra o lado real da vida, em que nem sempre o bem prevalece.

San 16/02/2022

O clássico "crítica social f*da".
O livro conta a história de Raimundo, um mulato brasileiro filho de um português com uma de suas escravas. Após a morte de seu pai, ele é enviado ainda criança para morar e estudar na Europa e retorna ao Brasil como um doutor advogado por motivos de negócios. Ao chegar à São Luís acaba por passar por série de situações preconceituosas que cominam em tragédia.
A escrita visceral de Aluisio nesse livro chega a incomodar que precisei fazer algumas pausas. E acho que era justamente o que ele queria. Ele consegue ao mesmo tempo narrar com naturalidade e criticar a postura preconceituosa e hipócrita da sociedade ludovicense da época.
Me incomodou que Raimundo só percebeu o motivo do ódio que sentia por ele quando Manoel verbalizou. Parece que ele não se entendia como mulato.
Mas o que mais me chamou atenção foi a construção do Cônego Diogo. Um homem que me causou repulsa desde o início do livro e que sempre conseguia se super no quesito maldade.
No fim eu fiquei triste porque esperava um final feliz, mas Aluisio me deu algo real.

- JB 08/01/2023

Esse livro realmente me prendeu? Acho que foi devido ao fato de conseguir imaginar o cenário nitidamente já que conheço São Luís. Conseguia visualizar cada casa, cada personagem nitidamente.