Criação do Ocidente

Criação do Ocidente Christopher Dawson

Resenhas - Criação do Ocidente

Beto 17/05/2021

Uma aula sobre a "Idade das Trevas"
Sempre fui curioso pela obra de Christopher Dawson, pois sabia que ele abordava as questões históricas a partir de um prisma religioso - sua meta-história, como indicado na introdução do livro - e isso, por si só, já tornaria suas teses diferenciadas. No entanto, o autor conseguiu superar minhas (altas) expectativas em um tratado que é uma verdadeira aula sobre o período que compreende a Idade Média.

Chega a ser curioso que, principalmente durante o período escolar, resumimos uma era que durou 10 séculos como "Idade das Trevas", indicando suas deficiências - como as cruzadas, a inquisição e os problemas feudais - e negligenciando seus inúmeros frutos, os quais serão explorados por Dawson ao longo do livro. É impossível não mudar a visão, ao término da obra, do período medieval como um abismo entre dois cumes históricos (a Antiguidade e a Modernidade).

Dawson passa pela formação inicial do indivíduo cristão, explica os inúmeros conflitos envolvendo as invasões bárbaras com um detalhismo invejável, demonstra como a Igreja foi capaz de resistir e se transformar ao longo dos séculos e também enuncia suas tensões, as quais chegarão ao limite no fim do século XIII, quando há a derrocada para o fim do período - curiosamente, no mesmo período que a unidade cristã vive seu auge.

O capítulo 9 "A Cidade Medieval: Comuna e Guilda" é um dos mais esclarecedores em todo o livro, já que neles veremos inúmeros aspectos do período que são negligenciados no estudo convencional e que demonstram que a Igreja foi responsável pela construção de algumas das bases mais importantes que levarão à diferenciação do Ocidente frente ao Oriente a partir do século XV (para saber mais: "Civilização", Niall Ferguson), tornando-se algo ainda mais claro quando finalizamos o capítulo 10: "A Cidade Medieval: Escola e Universidade". Depois da leitura, não é possível mais falar que a Igreja foi um atraso, que o Renascimento "salvou a história" e que o capitalismo é um fruto único da Reforma Protestante.

Há dois pontos que observo que podem gerar críticas ao livro: sua não-linearidade e o alto nível teórico. O primeiro pode incomodar em alguns momentos, mas não é um empecilho para a compreensão da obra; como o livro é oriundo de um ciclo de palestras, é comum que não seja linear do começo ao fim - o que é bom, já que nesses momentos somos capazes de obter os melhores insights. Já o segundo ponto só incomodará se você quiser ler essa obra como uma fonte de relaxamento; se assim o for, talvez não obtenha a "diversão" necessária, já que Dawson é extremamente técnico apesar de possuir uma linguagem fluída e que não é cansativa em momento algum. Isso, todavia, não impede que qualquer pessoa seja capaz de compreender a maior parte do livro, ainda que um conhecimento prévio da Idade Média seja útil em alguns momentos (nada que uma pesquisa no Google não ajude).

Se você é uma pessoa que gosta da Idade Média e que está disposta a se aprofundar no período, "Criação do Ocidente" é o livro perfeito para iniciar sua jornada. É impossível falar desse período fora da ótica religiosa e nisso Dawson tira nota 10. Um material incrível que é capaz de mudar suas concepções sobre a "Idade das Trevas", ainda mais se elas forem formadas, unicamente, pelo que foi aprendido durante o ensino básico + colegial.

Almerissa 31/01/2022

Pode Surpreender
Este não é um livro para ler se você quer iniciar na história do Ocidente. É um livro que exige uma bagagem em história e pelo menos uma leve noção do que foi o período medieval.

O autor explora de forma brilhante sobre como a igreja foi fundamental na criação do Ocidente, no entanto, eu não ser católica ou não ter nenhum conhecimento de história, fez com que minha leitura fosse um pouco arrastada.

Esse livro merece uma leitura posterior a novos estudos adicionais. Sou grata de ter lido o livro num clube de leitura e a aula adicional da Mariana Brito me ajudou muito a ter uma clareza maior do livro.

Não é o meu tipo de livro favorito, mas ler um livro que nunca entraria na minha lista de leituras me tirou da zona de conforto e abriu os meus olhos para a história da Europa e da Igreja Católica.

Judah Figueiredo 27/12/2020

Essencial para quem gosta de idade média
Um livro de história sobre a idade média, apresentando várias influencias, principalmente da Igreja Católica, na formação da sociedade ocidental, desde as invasões bárbaras, até quase o início do renascimento.

Fernanda 16/03/2022

Para conhecer a igreja e sua influência.
O livro retrata historicamente o papel da igreja na formação do ocidente, a origem religiosa, a história dos bárbaros, o papel dos monges e sua cultura que influenciou a formação dos mosteiros, a conversão dos povos que deixavam seus ritos pagãos para seguir a ordem religiosa substituindo seus deuses pelos Santos católicos, vale ressaltar que pós conversões desses povos é indispensável falar das formações das cidades que edificavam nova cultura, mais adiante a criação da comunas e Guildas e o real formador das escolas e universidades a igreja católica e sua tradição, como estaria seus fundadores hoje olhando as universidades de hoje com os desmandos dos governos ? Seus universitários devem desconhecer essas origens tão nobres, concluo me impressionando como o pensamento religioso modificou a história medieval e cultura popular pós reformas e conflitos internos, retratados através da arte. A história dos Franciscanos vem como bálsamo para lembrar dos ensinamentos do Cristo, A expansão de territórios pós movimento das Cruzadas vem também mostrar junto com a rate em pequenos trechos de poesia que há no final dessa obra a profunda vontade que Todas as Ordens de governo e poder sirva a um só Mestre Deus.
Fernanda 29/03/2022minha estante
* Arte

FabiBraga 21/02/2022

Difícil mas enriquecedor
Livro de leitura difícil mas historicamente muito enriquecedor. Para quem quer conhecer um pouco mais da formação do Ocidente e o papel da religião nesse processo.

Dalmo 22/11/2023

A Religião e a Civilização Medieval
Não existe civilização que não tenha sido construída sobre um arcabouço religioso, e nenhum processo histórico que não tido a religião como seu principal fator impulsionador. E a história do Ocidente, mais especificamente a da Europa, não poderia ser diferente: sua constituição passa, necessariamente, pela formação de sua identidade religiosa; ou seja, pela Idade Média.

Este livro, elaborado com base nas transcrições das palestras que Christopher Dawson ministrou sobre a formação da cultura ocidental na Universidade de Edimburgo nos anos de 1948 e 1949, sintetiza e correlaciona os processos históricos ocorridos durante os primeiros treze séculos do cristianismo.

Logo no início da obra, Dawson chama a nossa atenção para a importância de percebemos que a história não é uma mera acumulação de fatos, como nos querem fazer crer as ideologias que criam mitos históricos como base psicológica para doutrinação e unificação social, mas exerce importância direta sobre o destino das sociedades modernas.

Leia o restante da resenha nosso blog.

site: https://www.redumbrella.com.br/noticia/criacao-do-ocidente-christopher-dawson

Lívia 29/01/2022

Leitura muito maçante. Porém, agrega um conhecimento muito enriquecedor sobre o período da Idade Média e apresenta a importância que a religião obteve no crescimento e desenvolvimento do Ocidente.

Aline CS 08/02/2022

Papel da cristandade na civilização ocidental.
Uma leitura um pouco densa, que requer um pouco mais de atenção. O autor descreve muitos fatos históricos abordando a origem da Europa e a influência do cristianismo na formação da cultura Ocidental. Para quem gosta de história é uma leitura essencial.

Melissa.Micheletti 27/12/2022

Leitura importante sobre parte do nosso passado
Incrível como surgiu o cristianismo. Mesmo não sendo católica eu gostei muito da história, fiquei horrorizada em alguns momentos.
Vale a pena ler e entender essa parte da história que foi tão impactante para a humanidade.

Lucas 30/09/2017

A eternidade anda enamorada dos frutos do tempo?
Grande estudo sobre a civilização medieval europeia que nos leva a refletir sobre um dos caracteres mais fascinantes do cristianismo, qual seja, a ambivalência de Cristo (simultaneamente Deus e homem), a imanentização do absoluto transcendente na história, e ao consequente dualismo da cultura cristã que funda o espírito ocidental. São questões que extrapolam o estudo histórico desta obra, mas esse é o seu ponto de partida e de chegada.

Deeh 17/01/2022

Filhos do medievo.
Como falado na apresentação à edição brasileira, a Idade Média compreende uma vasta linha do tempo, seria difícil falar sobre tudo que aconteceu em detalhes. Portanto, achei a primeira leitura importante para lançar um novo olhar sobre a época estudada, mas por falta de um conhecimento histórico prévio, minha leitura ficou defasada. Mas é uma boa ideia olhar para a influência que a religião teve nos acontecimentos históricos.

Dalva Miris 14/03/2022

Informativo
Foi difícil pra mim essa leitura porque não estava habituada com esse estilo.. mas aprendi muito sobre a idade média. Pra quem tem interesse em se aprofundar nesse tema é uma boa dica.

GRossati 08/01/2023

É bom, mas...
Devo dizer que para se ler este livro já bastaria o seu conhecimento de História que aprendeste no Ensino Médio (no meu caso, eu estudei em escola particular). Porém, há algumas sutilezas que são percebidas apenas para quem está familiarizado com livros de História Geral, e são essas sutilezas que eu deixei passar e acabaram prejudicando a minha leitura. No entanto, não digo que foi de todo ruim ou que não foi proveitosa, pelo contrário, foi muito instrutiva, porém, quando eu li este livro, eu não estava pronto para ele. Quem sabe se eu ler ele novamente este ano (2023) eu me surpreenda.

Gustavo.Neves 18/09/2023

Enriquecedor!!!
Um livro capaz de abrir a mente de quem conhece pouco sobre toda a importância e influência da igreja e do cristianismo em nossas vidas.
Ao estudarmos história e o período medieval, costuma-se destacar com mais veemencia os problemas oriundos da política interna da igreja católica, o que torna imprescindível conhecer obras como esta, que derrama luz sobre a contribuição cristã para a construção cultural e das ciências na sociedade, sem deixar de abordar, entrementes, a construção da secularização dentro da própria instituição cristã, e toda a construção histórica que tange, além dos beneficios da cultura cristã no ocidente, o próprio processo da fragmentação da igreja derivado das falhas de seus representantes ao longo dos séculos.
Mais do que recomendado, esse é um livro enriquecedor. Abre mentes e nos apresenta diversos pontos acerca da nossa construção identitária pautada nos valores cristãos que abarcaram grandes mentes da idade média e ajudaram a construir o mundo como conhecemos.

Felipe 31/05/2020

Essencial
É quase impossível exagerar a importância de compreender as raízes da cultura ocidental no período que vivemos. Dawson faz isso com rigor histórico e comprometimento intelectual.