Supernatural: Nevermore

Supernatural: Nevermore Keith R. A. DeCandido

Resenhas - Supernatural: Nevermore

Bruna Fernández 24/02/2012

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Simplesmente não faz o menor sentido na minha cabeça o fato da série de TV Supernatural ser o maior sucesso aqui no Brasil e, até agora, nenhuma editora teve a brilhante ideia de começar a publicar os livros da série aqui no nosso país. Não posso falar pela série toda – que deve ter uns 10 livros e alguns autores diferentes – pois só li Nevermore, mas posso afirmar aqui que o livro não me decepcionou em momento nenhum.

Vocês provavelmente não sabem, mas sou completamente viciada em séries de TV e assisto várias! Supernatural é um dos meus seriados favoritos de todos os tempos, daqueles que a gente assiste religiosamente e revê sempre que pega um episódio passando na TV, sabe? Tinha vontade de ler os livros, mas confesso que rolava um medinho de ser algo muito chato e que destoasse da série para a TV. A personalidade dos personagens, principalmente de Sam e Dean – são tão fortes e tão bem delineadas na TV que eu não queria pegar o livro pra ler e me deparar com uma coisa completamente diferente.

Mas resolvi arriscar e logo de cara ao abrir o livro me deparei com uma nota que situa o leitor em que “tempo” se passa a história contada no livro. Achei demais! Nevermore, por exemplo, conta uma história que se passa entre os episódios “Crossroad Blues” e “Croatoan”, ambos da segunda temporada. Adorei esse ‘detalhe’ que é super importante já que a série na TV já se encaminha para a sétima temporada, complicando a vida do leitor se tivéssemos que nos situar sozinhos. Essa dica temporal cai como uma luva, começou bem!

Para quem vive embaixo de uma pedra não sabe o que é Supernatural, nunca viu o programa, ele basicamente narra a história de dois irmãos que caçam demônios e outras criaturas sobrenaturais. Os irmãos Dean e Sam são órfãos de mãe, ela foi morta por um demônio quando ambos ainda eram muito pequenos. Desde então o pai dos meninos, John Winchester, não se cansa de investigar o mistério por trás da morte de sua esposa. Enquanto Dean sempre ficou ao lado do pai e colaborou com as investigações sobrenaturais, Sam deixou a casa para entrar na faculdade de direito. O desaparecimento repentino do pai, porém, promove um reencontro entre os irmãos. A partir daí, os dois irão se aventurar pelas estradas caçando os mais terríveis monstros e, aos poucos, descobrindo mais e mais sobre o passado deles. E um terrível futuro.

O começo do livro é como o início de um episódio: somos apresentados ao “monstro” em questão que será caçado pelos Winchester sem, claro, muitas informações sobre ele. Depois somos levados ao encontro dos irmãos Winchester e então seguimos na “caçada” com eles. O enredo é muito bem construído, com descrições detalhistas da maioria das passagens. O livro oscila entre toques que terror e momentos cômicos, novamente, como no seriado. Os momentos de comédia, que normalmente envolvem Dean, são um escape perfeito para o enredo. Não queria passar a resenha toda comparando o livro à série, mas é muito difícil não fazê-lo, pois ambos ficaram com estruturas muito parecidas.

Nesse livro, Sam e Dean acabam trabalhando em dois trabalhos diferentes. Vão para Nova Iorque para livrar a casa de um amigo de um amigo de um fantasma que aparece regularmente para assombrar o morador. Enquanto estão na cidade resolvem investigar algumas mortes que estão ocorrendo perto da antiga casa do famosíssimo escritor Edgar Allan Poe, pois os crimes se encaixam em mortes escritas nos livros de Poe. Adoro os contos e livros de Poe, então, para mim, isso contou como um enorme ponto positivo para a história. É muito interessante aprender mais sobre o autor junto com Sam ao longo da narrativa.

O livro é cheio de mistério e com revira-voltas impressionantes, levando o desfecho dos casos para direções que o leitor não espera. O único problema, eu acho, é que essa série talvez seja mais atrativa para quem já assiste ao seriado e está familiarizado com a história e conhece a mitologia da série. Sam e Dean acabam fazendo comentários que remetem a coisas que vimos nos episódios, falam de personagens que não aparecem no livro e sim na série, mas isso não deve diminuir o valor da leitura se você nunca viu o seriado. Você talvez perca a ideia de alguma piada, somente isso.

Entretanto foi uma ótima leitura da qual eu me arrependo de não ter começado antes. Pra quem é fã é um ótimo bônus. Pra quem não conhece é um ótimo motivo pra começar a conhecer esse mundo de Supernatural. O livro é muito bom e se você sabe inglês não aconselho a espera por um lançamento nacional não, compre e comece a ler agora mesmo!

Marselle Urman 26/11/2012

"Nevermore", como diria o corvo de Poe. Mas até leria outra estorieta de Candido, sim.

Dois casos andam em separado, alguns assassinatos com envolvimento místico e um caso de fantasma. Não tem nada de muito criativo, mas a ação é razoável. O autor descreve bem a personalidade dos meninos, embora na minha opinião ele tenha exagerado com o Dean, ficou meio caricato.

Leiturinha divertida, pra quem não tem muitas pretensões, fiel à série.
gabrieloamorim 14/06/2013minha estante
As referências musicais são boazinhas tbm

Carol Dias 24/09/2010

Gabi 09/11/2012

Supernatural
Se os livros forem tão interessantes quanto os livros,vai valer muito a pena ler.Se eu pudesse teria a coleção inteirinha,pois como já disse sou muito fã das aventuras dos irmãos Dean e Sam.

carol 22/11/2012

eu amo o seriado e agora vou ler o livro

fernando.arazao 22/02/2014

SUPERNATURAL: Nunca Mais - A Resenha:

Depois do lançamento de manuais e diários inspirados na série "Supernatural", começam a ser traduzidos os livros inspirados na história dos irmãos Winchester.
O primeiro livro, "Nunca mais", narra a visita de Dean e Sam a cidade de Nova York para investigar um caso sugerido por Ash (do bar da Helen, lembram?), onde um roqueiro é assombrado por uma garota que implora por amor. Assim que chegam a cidade, eles se deparam com outro caso estranho: aparentemente, alguém está recriando poemas de terror escritos por Edgar Allan Poe, um escritor americano que viveu entre 1809 e 1849, em um ritual para ressuscitar o autor.
Escrito por Keith R. A. Decandido, o livro foi traduzido e lançado pela Gryphus, dona dos direitos dos livros anteriores.
Comparando os anteriores, "Nunca mais" me deixou de cabelos em pé. Não pela história de terror digna de um episódio de "Supernatural", mas pela forma grotesca como o livro foi traduzido e como foi diagramado. Imediatamente estranhamos que os diálogos estão como os livros em inglês, entre aspas e não com o tradicional travessão. Não é de todo ruim, mas causa uma estranheza desnecessária. Fora isso, tive a impressão que o livro foi traduzido via Google tradutor. Quem conhece inglês sabe que existem expressões que só fazem sentido em inglês, mas não há sentido algum em português. Os irmãos se dizendo "me chupa, cara" soa bem estranho e deveria ter sito substituída pelo condizente em português. Outra coisa que me chamou atenção foi que, nós que conhecemos a série, podemos dizer que sabemos como Sam e Dean agiriam, entretanto, no livro algumas atitudes causam estranheza. Exemplo: Dean jamais xingaria seu pai, ainda mais na segunda temporada ("Nunca mais" se passa entre os episódios 8 "O blues da encruzilhada" e 9 "Croatoan") da segunda temporada). No geral, a fidelidade dos personagens à série é grande e isso ajuda bastante quem conhece a história criada por Eric Kripke, mas pode soar estranha para quem está lendo apenas o livro.
A história é boa, mas detalhes decepcionam um pouco. É uma experiência ótima pra quem é fã.