Voltar para casa

Voltar para casa Toni Morrison

Resenhas - Voltar para Casa

Beatriz 30/05/2020

Forte e feminista
Já queria ler a Nobel de Literatura, Toni Morrison, há algum tempo. Havia decidido começar pelo seu primeiro romance "O olho mais azul" até me deparar com a sinopse desse livro e decidir, sem nenhuma dúvida, que devia iniciar por ele. Quando li a história da volta para casa de Frank Money, depois de ser combatente na guerra da Coreia e ser "perturbado pela enorme culpa de ser um sobrevivente", perdi um pouco do ar com essa performance lírica de tamanho peso. O livro é incrível, pois traz temas estupidamente fortes, com a narrativa leve, num tom de contar histórias. Não sei se é porque escrevem sobre questões raciais, mas consegui ver uma proximidade entre a, também norte-americana, Harper Lee (de O sol é para todos) e a nigeriana Chimamanda (li dela o romance Americanah). As três, para mim, conseguiram dar “socos no estômago” e ao mesmo tempo nos deixar a sorrir pela forma que narravam as encruzilhadas de suas personagens. Voltar para casa é intenso, denso e, ao mesmo tempo, de fácil leitura. Uma das partes mais impactantes para mim foi a descoberta de Ci, irmã de Frank, como a mulher que era, tornando esse um livro altamente feminista.
Thárin 01/06/2020minha estante
Adorei a resenha!

Beatriz 01/06/2020minha estante
Ahh que bom. Virei fã dela. Ja leu algum?

Thárin 02/06/2020minha estante
Ainda não, mas tem vários na lista

Beatriz 02/06/2020minha estante
Quando ler, trocamos

Jeanne22 19/03/2020

Já fazia um bom tempo que tinha ouvido falar em Toni Morrison e queria ler algo dela. Na semana passada enquanto andava pela biblioteca do Sesc me deparei com alguns livros da autora e escolhi este para começar. Acabo de concluir a leitura e estou paralisada com tamanha qualidade. A escrita te prende do começo ao fim mesmo sendo um livro pesado, que choca. Não sei quais palavras usar para dizer o quanto este livro é bom e o quanto eu gostei dele. Com toda certeza lerei outros da autora. São obras como essa que fazem com que a leitura e a vida valham a pena.

Vogel 19/11/2021

Livro rápido de ler, mas ainda não tenho uma opinião formada sobre ele... parece que ficou tudo meio perdido.

Leonardo Lemes 19/07/2022

VOLTAR PARA CASA
Uma maravilhosa literatura contemporânea Norte-Americana. Uma escritora incrível. E uma narrativa psicológica poderosa. Toni consegue, de forma simples, retratar o irretratável. Sem usar termos característicos, constroi suas críticas em volta de uma luta e, claro, do ato de voltar para casa.

amenduado 16/01/2021

Digna de Nobel
Foi o primeiro livro que tive a oportunidade de ler dessa autora maravilhosa e fui arrebatada. Já sabia que com Toni Morrison não se brinca mas não imaginava ficar tão presa e com a cabeça cheia de pensamentos, a escrita dela é crua e confesso que não sou mais a mesma depois dessa leitura.

Mirella | @readingmirella 09/12/2021

uau!!!
esse é um daqueles livros que logo no começo você entende porque virou um clássico, sério, que leitura INCRÍVEL, eu não tenho palavras para esse livro...

fev 13/01/2021

Voltar Para Casa é um história meio bagunçada que conta os pedaços das vidas dos personagens que se encaixam até o final do livro. Achei bem escrito, mas não curti muito a história. O contexto histórico é maravilhoso. Se passa nos anos 50 e o preconceito racial ainda bem grande nos EUA. Acontece algumas coisas bem pesadas com os personagens, mas as coisas são tão breves que ficam meio que a desejar. No entanto, eu amei a conversa que a Ycidra teve com a senhora que cuidou dela depois de todo o sofrimento.

Tatiana 02/07/2016

Voltar para casa, de Toni Morrison: uma odisseia moderna
A primeira vez que li o título do livro da Nobel de Literatura Toni Morrison, Voltar para casa, a imagem que veio à minha mente foi a de Ulisses retornando ao lar após vinte anos. Não que eu esperasse alguma relação entre as duas obras, mas é muito difícil pensar em retorno ao lar sem lembrar do herói de Odisseia. Agora, após a leitura concluída, volto a pensar em Ulisses, o herói que, após uma guerra de dez anos, precisou vagar por outros dez até que pudesse voltar ao lar, para os braços de sua Penélope. Em Voltar para casa, temos, em vez de Ulisses, Frank Money, que retorna da Guerra da Coreia com sérios problemas de neurose pós-guerra.

Frank e a irmã Ci criaram-se na casa do avô paterno e de sua esposa, com quem ficavam enquanto os pais trabalhavam. Tratados com desprezo pela esposa do avô, os dois tornaram-se muito unidos. Até que o destino os separou. Frank foi para a guerra e Ci casou-se com um homem que a abandonaria logo em seguida, deixando-a entregue à própria sorte. Ambos tiveram que superar e suportar inúmeros sofrimentos, Frank viu de perto as atrocidades da guerra, Ci foi trabalhar com um médico que acabou por usá-la para algum tipo de experiência que a levou à beira da morte, além de deixá-la estéril. Eis a odisseia do nosso personagem: vítima de traumas pós-guerra, que o levam a ter pesadelos terríveis e a buscar esquecer tudo isso fazendo uso do álcool, ele terá de percorrer um longo caminho até a irmã, que se encontra entre a vida e a morte, para então resgatá-la e voltar com ela para a cidade onde cresceram.

Nesse trajeto Frank encontra muitas pessoas que o ajudam, mas também encontra quem o faça mal, quem roube seu dinheiro e quem o machuque. Mas o mais importante é que, enquanto o acompanhamos em sua viagem, vamos descobrindo, aos poucos, um pouco mais sobre os fantasmas que o assombram e, certamente, em um dado momento do livro, nos surpreendemos bastante com Frank. Após voltarem para casa, Frank e Ci precisarão encontrar uma forma de atribuir um novo sentido a tudo o que viveram. Ela tenta unir os próprios pedaços, de forma simbólica, costurando uma colcha de retalhos; ele usa a colcha feita pela irmã faz para concluir algo que, anos antes, havia deixado para trás.

Voltar para casa foi o primeiro livro de Morrison que li e, claro, por se tratar de uma Nobel da Literatura, as expectativas em relação à autora eram muitas. Devo dizer que tais expectativas foram todas superadas. Trata-se de mais uma preciosidade no catálogo da Companhia das Letras. Um livro profundo, intenso, que continua a nos acompanhar quando a leitura acaba. Não é uma obra de ação, portanto, não recomendo àqueles que apreciam leituras eletrizantes, daquelas de tirar o fôlego. Mas recomendo, e muito, às almas sensíveis, que se encantam com leituras que humanizam, que nos fazem refletir sobre os dramas humanos e sobre a capacidade que temos de transcender a nossa própria pequenez. Para esses, certamente, esta será uma obra inesquecível.

site: http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/2016/05/voltar-para-casa-de-toni-morrison-uma.html

JAQUELINE.ARGOLO 31/12/2023

De volta pra casa
Toni Morrison apresenta nesta obra uma história de volta da guerra e redenção do passado. Aqui o lar se apresenta como o lugar onde estão os nossos afetos, até quando é o espaço onde estão registradas dolorosas memórias.
Recomendo!
Tcharles.Amarante 13/02/2024minha estante
Esse esta na minha meta de leitura desse ano, tua resenha venho bem a calhar ??

JAQUELINE.ARGOLO 05/03/2024minha estante

Virginia.Laurindo 29/10/2023

História muito potente, bela, triste e transformadora. É interessante o olhar para a relação entre irmão e irmã que, apesar de tudo, sempre escolheram estar juntos e se cuidarem. Concordo com The New York Review of Books de que essa obra é uma performance lírica.
Toni Morrison merece todos os aplausos.

fanny 29/11/2016

“Olhe para você. Você é livre. Nada nem ninguém é obrigado a te salvar, só você mesma. Plante a sua própria terra. Você é moça e mulher e as duas coisas têm sérias limitações, mas você é uma pessoa também. Não deixe a Lenore ou um namoradinho qualquer e com toda certeza nenhum médico do mal resolver quem você é. Isso é escravidão. Em algum lugar aí dentro de você está essa pessoa livre de que eu estou falando. Encontre ela e deixe ela fazer algum bem neste mundo” (p. 117)

San... 29/01/2017

Eu gosto dessa autora. Seus livros mostram seres complexos pelas vidas dificeis que tiveram, entretanto, simples em suas escolhas e no lidar com suas dificuldades... São personagens crus, sem os adornos de grandes sonhos, de imensas conquistas... Mostra uma forma mais visceral de não impedir a vida de seguir seu curso, uma aceitação rudimentar frente aos sofrimentos.

Luc1l 04/04/2024

Me emocionou muito
?Olhe pra você. Você é livre. Nada nem ninguém é obrigado a te salvar, só você mesma. Plante a sua própria terra. Você é moça e mulher e as duas coisas têm sérias limitações, mas você é uma pessoa também. Não deixe a Lenore ou um namoradinho qualquer e com toda certeza nenhum médico do mal resolver quem você é. Isso é escravidão. Em algum lugar aí dentro de você está essa pessoa livre de que estou falando. Encontre ela e deixe ela fazer algum bem neste mundo.?

arethasoyombo 25/02/2019

Voltar para casa
Esse livro eu gostei muito pela história que ele aborda, pela questão do trauma e recuperação, por ter negros como personagens principais, o que não era muito comum na minha adolescência por exemplo. Tive que ler para faculdade e gostei de aprofundar nas questões de trauma, racismo e machismo. Mas acho que a escrita da autora, de modo geral, meio devagar, meio parada. Porém, recomendo essa leitura de qualquer forma.