Donnie Darko

Donnie Darko Richard Kelly

Resenhas - Donnie Darko

Marlonbsan 11/05/2020

Donnie Darko
O livro é dividido, basicamente, em quatro partes: uma curta entrevista com Jake Gyllenhaal, ator que viveu Donnie Darko. Uma entrevista completa do diretor/roteirista Richard Kelly, explicando o processo de criação do roteiro, da produção do filme, algumas de suas experiências e suas inspirações. Temos também o roteiro final do filme, no qual os atores utilizaram nas gravações. E por fim, o livro: A Filosofia da Viagem no Tempo, de Roberta Sparrow, a Vovó Morte.

Esse é um livro mais recomendado para quem gosta do filme e busca tentar compreender melhor a trama, os acontecimentos e o universo criado, saber algumas curiosidades da produção, como foi alguns dos processos de desenvolvimento e quem foram os responsáveis, mas não espere encontrar as respostas ou explicações do história.

O roteiro apresentado contém um ou outro trecho a mais do que a versão de corte do diretor (que tem quase 20 minutos a mais do que a versão de cinema), porém, nada que influencie na história. O essencial está lá, sempre.

A versão do filme corte do diretor, contém partes do livro da Vovó Morte em pontos chaves e ali está uma ou outra explicação que ajuda a entender melhor do que se trata a história. A minha compreensão acerca do filme melhorou bastante depois da leitura, podendo considerar uma forma de complementação, parece ter ficado claro a mensagem que queria ser passada.

O tema viagem no tempo sempre me agradou e o filme/livro trata de uma forma bem instigante. E foi muito interessante ter em mãos um roteiro de cinema, ver as demarcações, os diálogos, para quem os atores deveriam estar olhando, suas expressões, sentimentos, claro que há sempre algum improviso ou algumas mudanças quando se está realmente filmando, mas o cerne da história está lá.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan, quem puder, segue lá :D
Rafa Takehara 11/05/2020minha estante
Aii quero muito ler esse livro rs

Marlonbsan 13/05/2020minha estante
Leia sim, é interessante e traz algumas luzes pra história kkkk

Lili 02/09/2020minha estante
Perfeita tua colocação. Meu livro ganhei de brinde numa promoção da Darkside onde na verdade eu queria os outros dois, mas fui atrás de sobre o que se trataria Donnie Darko e quando vi Viagem no Tempo, pronto já gostei. Mas aí preferi ver o filme antes de ler, de fato é complexo, vejamos se ao concluir a leitura dá uma luz hehe

Marlonbsan 02/09/2020minha estante
Ah sim, entendo como é, o filme é sensacional, e o livro traz uma complementação legal, mas nada que traga tanta luz assim kkkkk

Lili 02/09/2020minha estante
Rs quantas vezes você já viu o filme? Hehehe

Vi umas 4 ou 5 vezes kkkkk

Lili 02/09/2020minha estante
Heheh depois te digo quantas vi

Isso ao longo dos últimos 8 anos haha isso, depois me conta

Aelita Lear 15/05/2020

Donnie Darko é Donnie Darko
Esse livro, roteiro do filme, é sensacional. Para quem amou o filme e ficou abismado com a inteligência da história, vai amar ler o livro para focar nos pequenos detalhes. E mais, o livro te dá a oportunidade de conhecer A Filosofia da Viagem do Tempo, livro escrito pela vovó morte, Roberta Sparow. Amei demais essas pequenas páginas, é mesmo muito loouco!
Donnie Darko tinha que ser estudado e exaltado. Filme maravilhoso, só perde para Interestelar!
ROBERTO468 21/05/2020minha estante
putz, fiquei com vontade de ler. Amo temas como viagens no tempo. Vou ler

Ryan Colossal 12/06/2020

Excepcional!
O livro surpreende ao demonstrar todo o processo para criação do filme, os múltiplos problemas enfrentados por toda equipe para que o filme fosse levado a sério, e percebemos que se não existe uma confiança e desejo para que esse projeto acontecesse, que pessoas certas se apaixonassem pela ideia peculiar, provavelmente nunca teríamos conhecido essa grande obra.
O livro é o roteiro do filme e isso abre um espaço para criar novas teorias com mais detalhes e o final tem uma surpresa espetacular que faz por merecer as 5 estrelas. Realmente um grande presente para os fãs.

Dry 09/03/2021

"Medo e amor são as emoções humanas mais profundas"
Primeiramente queria dizer que o formato de escrita do livro foi uma surpresa, não esperava que fosse em formato de roteiro. Muito menos que as 81 páginas iniciais seriam uma entrevista com o criador de Donnie darko.
Por incrível que pareça minha impressão inicial foi de (Que saco uma entrevista) ... Mas conforme fui lendo, descobri o quão interessante foi o desenvolvimento de Donnie Darko... De todos os obstáculos, e principalmente a persistência de Richard Kelly ao tornar o tão sonhado filme possível.
Donnie Darko em si continua sendo um mistério, mesmo após o livro e o filme... Muitas questões ficam em aberto, e o autor desde o início deixa claro que a intenção justamente foi essa. Existe diálogos que nos fazem pensar, ... Pensar muito, sobre coisas aleatórias, coisas com sentido profundo e principalmente sobre coisas que não entendemos e provavelmente não iremos entender. ..

Vannie 09/05/2016

A essência e magia por trás de Donnie Darko.
Quantas vezes eu já assisti o filme Donnie Darko? Sinceramente, não sei. Também é difícil explicar do que se trata especificamente a obra e o universo que a envolve. Mas de uma coisa tenho certeza: são muitos aqueles que, assim como eu, se encantaram pela história tão misteriosa que é a desse filme, que envolve questionamentos sobre a vida e a morte, viagens no tempo e, é claro, o grande "coelho Frank". Esse filme sempre me instigou muito e sempre esteve entre meus favoritos, então imagina minha felicidade quando recebi o livro Donnie Darko pelas mãos da Darkside Books esse ano. (!!!)

O livro possui todo um conteúdo extra: prefácio exclusivo por Jake Gyllenhaal (ator que interpretou Donnie), uma entrevista completa com o diretor e roteirista Richard Kelly, o roteiro original que foi usado para a filmagem e trechos de A Filosofia da Viagem no Tempo, obra que aparece no filme e foi escrita pela Vovó Morte (Roberta Sparrow). Esse é um livro pra te ajudar mergulhar (ainda mais) no universo do filme, entendê-lo melhor e até mesmo abrir novas questões.

Na entrevista intitulada "Perguntas Cósmicas", Kevin faz perguntas ao diretor Richard Kelly desde assuntos pessoais até curiosidades sobre os bastidores e toda a trajetória do filme. Podemos conhecer um pouco mais sobre o criador da historia de Donnie Darko, suas ideias, inspirações, objetivos, a base de sua educação e apoio que recebeu para criar arte. Richard também fala sobre como o elenco foi formado e a repercussão do roteiro. É uma entrevista muito informativa onde podemos ver realmente como foi toda a caminhada que levou o filme pros telões de cinemas, mesmo não tendo o apoio de grandes estúdios.

Após a entrevista temos o roteiro original que foi usado para as gravações. Além do que já conhecemos no filme, ele também inclui cenas deletadas da versão teatral original. Mesmo já sabendo o desenrolar da história, a leitura ampliou e muito a compreensão que eu possuía anteriormente. Os trechos de A Filosofia da Viagem no Tempo ajudam a entender mais sobre o papel de Donnie nos acontecimentos. E, no finalzinho, o livro ainda possui a lista da trilha sonora e algumas fotos.

Não recomendo essa leitura antes de assistir o filme, a experiência é realmente completa quando já se conhece a história, pois o livro (assim como o prefácio diz) é o filme, então se ainda não assistiu Donnie Darko, corre, assista, questione e leia esse livro. Para os fãs é um livro imperdível, uma oportunidade de entrar em contato com a verdadeira essência da obra, ampliar o entendimento e debater questões que são mais claras quando lemos o roteiro. Essa nunca será uma história dada, e nunca ficarei satisfeita por completo, e a cada vez que entrar em contato com o filme e este livro, vou pensar um pouquinho mais. E é isso que faz Donnie Darko ser tão especial.
Tassi 09/05/2016minha estante
PRECISO DESSE LIVRO!

Bradley 14/05/2016minha estante
PRECISO DESSE LIVRO! [2]

Tainara 31/08/2017minha estante

Assisti esse vídeo (se ainda não assistiu), muito bom.

Shaira 27/10/2022

é bom para o que se Propõem
É divertido de ler, nos da outra visão do filme e dos acontecimentos... Conseguimos pegar detalhes que talvez na cena do filme não tenhamos identificados. No entanto, acho que o filme é tão rico de detalhes e conecções entre a historia, poderia ter explicado mais sobre os personagens e suas personalidades, suas funções no filme, algumas simbologias usadas e a trilha sonora inesquecível. Apesar disso ainda merece ser lido, leitura rápida e ponto positivo: tem o livro da vovó morte!

Thayna.Juchimiuk 27/10/2020

Esse foi o livro mais doido que eu já li até hoje! E eu amei!!!

Ibercson 13/04/2021

Top!
Relendo pela enésima vez..
Gosto muito da trama e do final "pessoal ", vale muito a pena ler!

Júlia 18/07/2022

Destruição é uma forma de criação
Edição maravilhosa, livro autoexplicativo, informativo e pra melhorar ainda mais o que já estava bom, no final temos o livro escrito pela vovó Morte, com uma explicação detalhada sobre o ?papel? de cada uma das pessoas na vida de Donnie. Também adorei descobrir que o Richard Kelly é um grande fã do Stephen King e considera Donnie Darko um tipo de anti-herói

Valdir 31/05/2020

Feito para quem é fã
O livro funcionou muito bem. E eu gostei da forma como foi escrito, que é script. É como você estivesse lendo legendas. Mas só que traz vantagens, como a oportunidade de voltar rapidamente numa parte de que você não entendeu muito bem. Eu numa narrativa como Donnie Darko você irá voltar no tempo e reler. E o material de apoio ajuda muito nessa imersão.
Leitura e . 31/05/2020minha estante
Oii.. boa tardee, tudo bem? Desculpa interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... E vai rolar sorteio de um livro hoje!! Te espero la! Obrigado ?

@leituraeponto

Mari Vannucci 23/06/2020

bom
Um livro diferente do que estou acostumada a ler.
O começo é meio maçante por serem, por volta de, 80 páginas de Q&A. Mas, mesmo assim, é bastante interessante entender o que se passou na cabeça de Richard Kelly antes, durante e depois das gravações.
O roteiro do filme é excepcional. E o final, com a Filosofia da Viagem no Tempo da Vovó Morte, amarra a história muito bem.

charlie54 22/11/2020

Você acredita em viagem do tempo, Donnie?
Eu não sei explicar o porquê, mas eu tenho um apego emocional muito estranho com esse livro. Foi repentino, desde a primeira vez que li eu amei demais. Não é por um motivo específico, só aconteceu.

Eu sinto que cada pessoa que lê ou assiste Donnie Darko tira dele suas próprias impressões e informações. Tenho certeza que se for debater com alguém que teve contato com a obra, nós dois não vamos nos entender porque cada um tirou do livro o que quis. Isso é muito louco. Não faz sentido, em nenhum momento a intenção foi fazer sentido.

Donnie Darko é um livro inteligente e estranho: duas coisas que sempre me fascinam. Enquanto eu lia, eu tinha que largar o livro as vezes, e respirar fundo, porque as coisas escritas ali faziam uns negócios loucos com o meu cérebro. Eu amo essa obra, e vou voltar a reler no futuro (e ver o filme, que é incrível, pelo visto.). Inclusive, essa edição é magnífica.

Yasmine Maluf | @jornadaliteraria__ 06/09/2020

Um presente para os fãs do filme!
Eu sou apaixonada nesse filme desde a minha adolescência, a primeira vez que vi foi com meu pai que me indicou... desde então assisti diversas vezes e sempre recomendo pros meus amigos.
Adoro a temática de viagem no tempo.
O livro é dividido entre a entrevista com o diretor do filme e o roteiro do filme (com algumas cenas que não foram pra telinha).
No final também temos o alguns trechos do livro da ?Vovó Morte?: A Filosofia da Viagem no Tempo.
A edição da Darkside está lindíssima, capa dura, ilustração maravilhosa da capa, fonte confortável e páginas amarelinhas.
Vale muito a pena!