Mitologia dos orixás

Mitologia dos orixás Reginaldo Prandi

Resenhas - Mitologia dos Orixás

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clio0 22/01/2024

Ótimo compêndio das histórias envolvendo Orixás e outras figuras das religiões africanas trazidas ao Brasil. É bem abrangente, incluindo variações e regionalizações.

Não é um trabalho acadêmico, mas ainda assim vale lembra que chamar tais de "Mitologia" não implica a concepção leiga do termo, onde "mito" é algo irreal, podendo levar à interpretação de que o organizador acredita que tais religiões são fantasiosas ao oposto da religião cristã, por exemplo.

Não há discussões de tal tipo no livro.

Recomendo.

Sarahmoraes 20/04/2020

Leitura obrigatória
Um ótimo livro para quem conhecer mais sobre as lendas dos órixas. Academicamente sólido, com referências ótimas e órixas "desconhecidos" por boa parte da população.
Excelente para estudar sobre o assunto por uma fonte confiável e para entender que a pluralidade de itans se dá devido a cultura da oralidade na religião.
Everton Vidal 20/04/2020minha estante
Gostei da dica!

Renata 26/08/2021

O mundo descoberto
Se aprofundar nesta cultura é retirar todos os preconceitos que a sociedade diz sobre ela, pois é uma cultura/religião encantadora.

Thábata 16/10/2020

Essencial
Fiquei constrangida, pra dizer o mínimo, com o quão pouco eu sabia sobre orixás. Acho um tanto quanto indigno pra nós, enquanto sociedade, saber mais sobre Zeus e Afrodite, sobre Hermes e Ares, deuses de uma religião que não é praticada há não sei quantos séculos, do que sobre Xangô e Oxum, Exu e Ogum, orixás que são cultuados atualmente no Brasil. E pior, não ter o mais mínimo interesse em saber. O livro é maravilhoso, e os mitos muitíssimo bem escritos. As referências são impecáveis, e mostram os longos anos de trabalho e pesquisa necessários à compilação de um material tão rico.

Nara Jr 21/11/2010

Boa referência de cunho acadêmico e poético
Fruto de pesquisas de campo, a obra apresenta a coletânea mais abrangente dos mitos iorubás até hoje realizada, esmeradamente apresentados em verso. O material, coligido nas Américas e na África — 301 episódios, número que representa o infinito na cultura iorubá — está disposto em capítulos, de acordo com o orixá protagonista.

Os mitos versam sobre a criação do mundo, o nascimento dos orixás e suas relações com os homens. Apesar dos índices, notas e glossários, nota-se a dificuldade de sistematização dessa mitologia, ainda pouco consolidada. Contudo, o rigor acadêmico da publicação a recomenda como obra de referência.

A religião dos iorubás apoia-se mais em tabus do que em princípios morais, razão pela qual alguns mitos são liberais no âmbito das virtudes ou do matrimônio. Os orixás muitas vezes encarnam os vícios humanos (aliás, como os deuses gregos): violências, ciúmes, inveja, luxúria, gula, etc.

Avaliação moral: Naturalmente, a temática carece de valores cristãos e o autor não emite juízos de valor moral, o que fugiria ao escopo da obra.

Felipe.Mello 31/12/2021

Um livro necessário
Essa obra é importantíssima Para quem deseja aprender mais sobre a cultura e as religiões afro-brasileiras. Grande parte da nossa história ganha sentido através dos Orixás! Muito, muito bom!

Thiago 27/04/2014

Sobre a Mitologia dos Orixás
Obra importantíssima para os apreciadores e estudiosos da cultura afro-brasileira. O livro contém mitos sobre as divindades africanas e imagens dos mesmos nos rituais de Candomblé.

@bibliotecagrimoria 12/07/2020

Perfeito
Dos livros sobre mitologia, de forma geral, esse título é, sem dúvida, um dos melhores que já li. E, no que diz respeito ao tema específico da tradição dos orixás, o melhor livro que já li sobre as divindades africanas.
Reginaldo Prandi é sociólogo, professor e escritor brasileiro de extrema importância nos estudos sobre religiosidade afro e demais temas ligados ao fenômeno religioso na contemporaneidade.
Nesse título, que contém 301 contos, o autor reúne uma gama de narrativas que fazem parte de terreiros de diversas vertentes e nações africanas, com suas narrativas e explicações que buscam entender questões que vão desde a formação do cosmos até a forma como os orixás se relacionam entre si.
Reunindo relatos de autoridades das religiões de matriz africana tanto existentes na própria África como no Brasil e em Cuba, a obra de Prandi é uma referência por alinhar o rigor acadêmico de pesquisa com o respeito pelas tradições da religiosidade afro. Um dos pontos interessantes da obra diz respeito à preocupação do autor quanto ao arranjo na ordem de narração das histórias de cada orixá (com Exú sendo o primeiro, uma clara referência à tradição) e no emprego da numerologia, como o número de contos, 301 no total, sendo escolhido por ser esse número de extrema importância na tradição, onde significa ?muitos, incontáveis?, uma clara referência ao esforço do autor em trazer a maior compilação de mitos africanos já publicada.

Wallace17 11/01/2021

LEVE AXÉ - SEJA AXÉ
Èsù yè, Laróyè! Como manda o rito, celebremos Exu, o orixá mensageiro, em primeiro lugar. Segundo a tradição iorubá, Exu foi incumbido de reunir todas as histórias da humanidade, dos Orixás e de todos os seres vivos. Ele reuniu 301 histórias, "o que significa, de acordo com o sistema de enumeração dos antigos iorubá, que Exu juntou um número incontável de histórias". Depois de cumprir com esta grande tarefa, Exu entregou a Orunmilá, o orixá advinho que os transmitiu aos seus seguidores, os babalaôs. Assim, para iorubás antigos, nada é novidade, tudo o que acontece já teria acontecido. Exu garantiu a chance de conseguirmos abrir os nossos caminhos.

Em Mitologia dos Orixás, Reginaldo Prandi, realiza um trabalho minucioso sobre a ancestralidade dos nossos antepassados. São 301 mitos, deste total, 126 são mitos reunidos no Brasil, 106 colhidos em primeira mão no continente Africano e 69 agrupados em Cuba.

Não tenho religião, portanto a leitura foi mais pelo prisma antropológico e cultural. Tenho ciência que este livro não se encerra em apenas uma leitura. Contudo, como sou estudante de comunicação social, aproveitei para expandir o meu olhar e repertório sobre o candomblé. (Re)conhecer que esta religião fez (e faz) parte da identidade do Brasil. Foi ótimo aprender um pouco mais sobre os Orixás, seus ebós (oferendas) tabus e rituais. Pra quem já superou o preconceito infundado sobre o candomblé, recomendo demais este livro. Leitura fluída e prazerosa.

site: https://www.instagram.com/p/B9urRPPnJhc/

vagfig 21/07/2009

Incrível.
Quando começei a ler achei que fosse ligado a religião, mas me enganei! Várias histórias incríveis que me deixou grudado no livro. Recomendo a qualquer um que deseja conheçer as histórias dos Orixás.
Isaac 09/09/2019minha estante
Onde eu consigo ele em PDF brother!? Sabe me dizer!?

Milena 28/04/2022

Obra prima!
Um dos livros mais maravilhosos que já li na minha vida. Mergulhei de cabeça nessa leitura e aprendi muito com meus amados Orixás. Para mim, é mais do que uma mitologia, é minha vida, minha fé. Um livro completo e sensacional do início ao fim. Já quero reler!
Rafa 29/04/2022minha estante
Nossa que lindo comentário!

Alineígena Alien 21/03/2020

Este livro é muito interessante. 301 mitos iorubás sobre a origem do mundo, dos humanos e dos orixás e suas relações entre eles mesmos, com o mundo e com os humanos. 301 na cultura iorubá indica um número incontável, infinito. Essa coletânea foi feita através de uma extensa pesquisa bibliográfica e de campo, em países africanos, no Brasil e em Cuba. Há um glossário de palavras iorubás utilizadas nos mitos, usadas nas religiões derivadas, incluindo no Brasil. Há fotos de transes ritualísticos do candomblé, organizados por orixás. A pesquisa de Reginaldo Prandi foi, sem dúvida, muito cuidadosa e trabalhosa. Os mitos são organizados por Orixás, de acordo com seu protagonismo em determinada história. As notas que acompanham as referências bibliográficas são riquíssimas e trazem muitas informações sobre a coleta do conto (de onde é, quem narrou, suas variações em determinados países, etc). Os mitos são fáceis de ler. Embora seja um livro bem grande, é de leitura relativamente rápida. Recomendo muito.

Alessandro @possati.ale 31/07/2022

Sobre a ancestralidade
Não há nenhum trexto corrido, o que encontramos são pequenos contos reunidos com base em sabedoria popular e de terreiro, além da oralidade religiosa dos camdomblés e umbandas (principalmente o primeiro) pelo Brasil e Américas.
É uma baita coletânea sobre a história dos povos arrancados de África e que nos conta um pouco sobre o modo de ver e entender o mundo, a cosmogonia, dos africanos que aqui chegaram, e como os orixás são formas de elucidar o mundo, transformando ele em um lugar mais justo e cheio de conflitos, portanto, deificado e humanizado de belezas e dores ao mesmo tempo.

Talvanes.Faustino 18/03/2022

Quase perfeito
Este livro não é perfeito, só pela falta de capa dura. No conteúdo, ele é perfeito, incrível e maravilhoso. Entrar em contato com uma mitologia, que não foi produzida na Europa, é uma das maiores forças deste livro.

Você que até hoje só bebeu das fontes européias, só entrou em contato com as ideias do colonizador, do senhor de escravos, com a casa-grande. Este livro abre o espaço, para que você veja a grandeza da mitologia africana.

Descolonize seu pensamento, e saberá o que é liberdade.
Rafa 29/04/2022minha estante
?Descolonize seu pensamento e saberá o que é liberdade?. Que frase fodaaa

Talvanes.Faustino 29/04/2022minha estante
Obrigado Rafael, estava sob o efeito da finalização da leitura, nem havia atentado pra força dessa frase.

ruanmillerrs 28/03/2021

Um livro incredível para ler e reler
Um livro lindo, seja pelas ilustrações que são maravilhosas, as fotos preenchem as primeiras páginas e pelas histórias.
Recomendo a todos que querem fazer uma imersão no universo dos orixás, de leigos até pessoas que já possuem uma bagagem maior do tema.

1 | 2 | 3 | 4 | 5