Jesus e as mulheres

Jesus e as mulheres Sharon Jaynes

Resenhas - Jesus e as mulheres

Andressa 09/04/2024

O melhor livro para mulheres cristãs que já li
Todas nós, mulheres cristãs, já se perguntou como é vista por Deus, assim como sua importância e ocupação dentro da Igreja.
Isto porque, às vezes, com as lentes embotadas do mundo, lemos a Bíblia e, diante a menção de tantos heróis da fé, fica a impressão de que somos esquecidas, inferiores ou menos queridas para o trabalho ministerial.

Porém, isso é uma mentira. O ministério de Jesus, escrito nos evangelhos, detalha a dedicação e o amor que Ele teve às mulheres. E numa época muito pior que a nossa.

O Império Romano, influenciado pela maneira discriminatória e humilhante que os povos gregos tratavam as mulheres, estabeleceu uma cultura de desprezo entre os judeus que se tornou natural. E isso chegou no Templo feito por Herodes, com níveis, divisórias, acesso restrito e regras que mantinham as mulheres longe, em silêncio e de cabeça baixa.

A autora deixa claro esse contexto para que a gente consiga perceber o impacto que era Jesus falar, curar, defender, perdoar, ensinar ou ter qualquer interação com uma mulher.
Ele estava indo contra uma cultura muito arraigada no povo judeu. Quebrando as regras. Deixando os religiosos incomodados. Mas nos chamando para uma vida de liberdade em Cristo.

Através das histórias de Maria, a mãe de Jesus; Maria Madalena; a mulher do fluxo de sangue; a filha de Jairo e tantas outras, Sharon explica porque Ele fez questão de chamar essas mulheres e fazê-las conhecidas. Deus sempre teve um plano para nós e, através do Filho, provou que sempre fomos vistas e amadas.

Jesus e as mulheres é cheio de detalhes, contextos históricos, embasamento bíblico e com uma escrita muito primorosa que nos abraça, sem enfadar.
Chorei na maioria dos capítulos, sempre iniciados pela história de uma mulher carente da graça de Deus, sendo perdoada, curada ou liberta para uma vida longe das amarras impostas pelo pecado e da cultura da época, para, enfim, se encontrar em Deus.

Me vi em todas elas em algum momento e me senti inspirada a dizer sim ao meu chamado, a dar um passo adiante nos planos de Deus pra mim e a valorizar os privilégios que possuo, sendo o maior deles ser filha amada Dele. E é claro, saí dessa leitura ainda mais apaixonada por Jesus e com o coração cheio de gratidão.

Gabriela 09/04/2024

Recomendo muito a leitura, ele pode ser um pouco repetitivo as vezes, por abordar as histórias das mulheres sobre diferentes visões, mas se torna bem didático. Leiam!

Neila Porto 16/11/2023

Muito Bom!
"Jesus e as mulheres" é um livro escrito por Sharon Jaynes que explora o relacionamento de Jesus com as mulheres durante seu ministério. A autora examina várias passagens bíblicas para mostrar como Jesus valorizava, encorajava e capacitava as mulheres. O livro oferece uma perspectiva inspiradora sobre o amor e a importância das mulheres no plano de Deus.

Raissa249 26/09/2023

Esse livro é sensacional!!
Mano que livro incrível, ele primeiramente nos faz entender de uma forma fácil a história das mulheres do Novo Testamento. E depois é claro e o mais importante como Jesus se relaciona com elas, quebrando todos os tabus da época e sem se importar com o julgamento das pessoas, principalmente naquela época que as mulheres eram tão excluídas da sociedade, Jesus foi o único que olhou para elas!!

Nati 17/09/2023

Livro para aqueles que se perguntam qual é a opinião de Deus acerca das mulheres, e se bate a opinião dEle com aqueles que dizem conhecê-lo.
É incrível, você acaba se sentindo mais amada ainda e podendo compreender um pouco mais do coração de Jesus.

Amanda.Pinheiro 28/07/2023

Lindo
Amei como era descrito as passagens de encontro das mulheres com Jesus... Poder imaginar como elas se sentiram e o quanto de amor estava sendo ofertado a elas... Foi lindo a experiência... Merece releitura

Allexia.Peniche 22/02/2023

O que Jesus pensa sobre as mulheres?
Sem dúvida esse livro me fez enxergar todas as passagens da Bíblia onde jesus interage com as mulheres, de forma diferente. Passagens que me deixavam confusa quanto o real objetivo de Jesus em cada situação. Porém, saber que Ele foi o primeiro mestre a enxergar as mulheres como alunas e seguidoras, numa época onde as mulheres eram totalmente excluídas da sociedade e vistas com maus olhos. Me enche de alegria! E me faz sentir todo o carinho e amor que Deus tem para nós.

Nem preciso falar que eu super recomendo.
MULHERES, LEIAM!!!

Jheyssyka 26/01/2023

Jesus é incrível!
Como o conhecimento histórico do período traz uma nova visão sobre cada relato bíblico com protagonistas femininas, história de mulheres que já foram lida várias vezes e nunca atentamos a sua relevância!
Sharon faz um breve texto em cada capítulo com enredo de fácil compreensão para cada personagem bíblica, depois explica a relevância do comportamento de Jesus em a relação aquela personagem e contexto social daquela época, ainda traz ensinamentos pertinentes a nós mulheres de hoje!!!
Segue abaixo alguns trechos do livro.

"Jesus é incrível ela traz a mulher para o centro de sua história quando:

?Tocou na mulher impura que sofria de hemorragia.
?Ensinou uma aluna com sede de aprender numa classe repleta de homens.
?Encorajou Marta a tomar parte na sala de aula.
?Foi amigo das irmãs que moravam em Betânia.
?Conversou com a samaritana sedenta à beira do poço.
?Revelou sua verdadeira identidade a uma mulher divorciada cinco vezes. ?Acolheu a pecadora que o adorou. ?Tirou das sombras a mulher encurvada.
?Convidou Maria Madalena para fazer parte de seu grupo de ministério. ?Defendeu o gesto de Maria de Betânia quando esta o ungiu com perfume.
?Elogiou a fé professada pela mãe siro-fenícia.
?Aplaudiu a oferta da viúva. ?Encarregou Maria Madalena de ir e contar aos discípulos que ele ressuscitara."

"Jesus foi um reformador radical que mostrou ao mundo o que Deus pensa das mulheres."
Sharon Jaynes

Leninha 20/08/2022

Num tempo em que tanto se discute o lugar da mulher, sobre as causas do movimento feminista, sobre as barbáries do feminicídio, sobre o lugar de fala da mulher dentro de uma instituição religiosa, este livro é uma luz para os nossos corações.

A autora nos convida a perceber como Jesus, há 2 mil anos atrás, rompeu com os costumes preconceituosos da sua época para nos devolver o posto que fomos destinadas: de mulheres e filhas amadas.

Emi - Espider-Gil ;) 19/07/2022

"Mulher, grande é a sua fé..."
?Toda menina precisa crescer sabendo que tem valor, que foi feita à imagem de Deus. Toda menina precisa crescer com a expectativa de querer que seu potencial concedido por Deus seja liberado.?

Que livro SENSACIONAL! É TOTALMENTE ESPLÊNDIDA a maneira como a autora em cada capítulo analisa o impacto de Jesus na vida de algumas mulheres apresentadas no Novo Testamento! Como foi lindo ver a forma bela que Jesus restaurou as mulheres daquela cultura tão opressora e deu a elas IDENTIDADE e ESPERANÇA! Que livro BELO!

?O chamado sublime de uma mulher como portadora da imagem de Deus restitui sua importância, independente do que houve de errado em sua vida ou até que ponto se perdeu.?

joaoaranha 27/06/2022

Mulheres no centro da história de Cristo
"Jesus e as mulheres - o que ele pensa de nós", de Sharon Jaynes, pela @mundocristao, é um livro importantíssimo para os tempos de sexismo acentuado em que vivemos.

A autora mergulha na história de mulheres que tem suas histórias contadas nos Evangelhos, e como Jesus mudou suas realidades, conduzindo todas a um caminho de libertação e transformação de vida, sem mais humilhações.

Mesmo que o discurso do livro se volte para as mulheres, urge que nós, homens, o leiamos. Ainda temos muito que aprender nessa área. Recomendado.

Sté 14/05/2022

Lindo, necessário e libertador!
Tão lindo ver que Jesus chegou com o objetivo de tirar o pecado do mundo, mas também libertar as mulheres de uma sociedade que não permitia que elas andassem sozinhas, falasse com os homens em público, se alimentasse na mesma mesa que eles ou até mesmo... Aprendesse da palavra de Deus.

Jesus, foi contra tudo isso e desde sempre se preocupou com as mulheres! E elas muitas vezes enxergaram além até mesmo dos discípulos, demonstraram seu exemplo de fé e amor.

Fiz várias marcações e um dos pontos que mais gostei foi como a autora foi trazendo as historias pra nossa realidade, explicou as passagens de uma maneira bem simples e depois retomava a mesma de uma forma mais detalhada, mas confesso que nos 60% do livro isso acabou que ficou cansativo assim como ela falando várias e várias vezes "trouxe as mulheres para o centro do palco..." quando Jesus ensinava algo através das atitudes delas e a autora queria destacar isso.

Jeny 05/05/2022

Jesus e as mulheres
Incrível!! Eu só tenho a dizer o quão incrível esse livro é
Passa muitos ensinamentos bons sobre como Jesus enxergava as pessoas com detalhes que as vezes deixamos passar
Muito bom saber como Deus age e que Ele sempre está conosco e pensando em nós
Até quando achamos que não

LenSa 03/11/2021

Trechos do livro que mais gostei.

1. O mundo no qual Jesus pôs os pés > Página 12

"E, embora eu não me atreva a dizer que conheço a mente de Deus, posso entender seu caráter por intermédio do ministério de Jesus, seu Filho.

Página 13

Jesus passou por cima das tradições sociais, políticas e de gênero e dirigiu- se às mulheres com o respeito devido àquelas que foram criadas à imagem de Deus.

Página 16

Sim, Deus conhece nossas necessidades e, em geral, antes mesmo de nos concedê- las, espera que as entendamos. Se ele tivesse criado Adão e Eva ao mesmo tempo, Adão jamais saberia quanto necessitava dela.

Página 16

Não foi um pensamento tardio, mas o grand finale divino. A mulher foi criada para completar o retrato de alguém feito à imagem de Deus. O homem não poderia fazer isso sozinho. A mulher não poderia fazer isso sozinha. Ambos foram necessários? trabalhando, servindo e vivendo em harmonia para completar o quadro que Deus sempre teve em mente.

Página 17

C. S. Lewis desenha um lindo quadro: A ideia cristã de casamento se baseia nas palavras de Cristo de que o homem e a mulher devem ser considerados um único organismo? tal é o sentido que as palavras ?uma só carne? teriam numa língua moderna. Os cristãos acreditam que, quando disse isso, ele não estava expressando um sentimento, mas afirmando um fato? da mesma forma que expressa um fato quem diz que o trinco e a chave são um único mecanismo, ou que o violino e o arco formam um único instrumento musical. O inventor da máquina humana queria nos dizer que as duas metades desta, o macho e a fêmea, foram feitas para combinar- se aos pares, não simplesmente na esfera sexual, mas em todas as esferas. 4

Página 23

Outros dizem que Adão pecou por ter dado ouvidos à mulher. Mas Eva não foi criada para ser uma companheira silenciosa. Não foi porque ele deu ouvidos a ela como mulher, mas porque ouviu o que ela disse e comeu do fruto.

Página 23

No final, tanto Adão quanto Eva desobedeceram ao Senhor, acreditaram na mentira de Satanás e sofreram as consequências de um relacionamento rompido com Deus e também a morte espiritual.

Página 24

Satanás entendeu claramente que a destruição de seu domínio viria do ventre de uma mulher. E, a partir daquele mesmo dia, tem- se vestido com roupagem completa de guerra para destruí- la.

Página 25

Sócrates (470- 399 a.C.) afirmava que ser nascido de mulher era um castigo divino, uma vez que a mulher encontra- se na metade do caminho entre o homem e o animal.

Página 25

Platão acreditava que as mulheres eram uma ?forma degenerada da perfeição masculina? e que os homens que não viviam de maneira correta seriam reencarnados como mulheres.

Página 25

Aristóteles declarou: ?A coragem do homem está em dar ordens, e a da mulher em obedecer?.

Página 25

Demóstenes, orador famoso na época de Aristóteles, declarou que a função das mulheres atenienses eram as seguintes: ?Temos cortesãs para nossos prazeres, prostitutas [isto é, escravas jovens] para uso físico diário, esposas para nos dar filhos legítimos e cuidar fielmente dos assuntos do lar?.

Página 26

Os romanos não viam as mulheres com olhos tão sombrios quanto os gregos, mas acreditavam que elas precisavam ser mantidas sob o controle de um homem.

Página 27

Os homens romanos tinham a tendência de copiar o conceito dos gregos a respeito das mulheres como objetos de prazer ou fontes de tentação.

Página 27

O povo judeu passou a integrar- se mais com as culturas estrangeiras que oprimiam as mulheres e a receber influência dessas culturas. Na época em que Jesus nasceu, as mulheres não tinham permissão para falar com um homem em público... nem mesmo com o marido.

Página 28

Todas as manhãs o fariseu começava o dia dando graças a Deus por não tê- lo feito ?um gentio, uma mulher ou um escravo?.

Página 28

A mulher era considerada propriedade de seu pai. Esse direito de propriedade era transferido ao marido quando ela se casava e para o filho quando ela enviuvava.

Página 29

Jesus veio para restaurar o plano original de Deus e o propósito para os homens e mulheres, que foi distorcido e prejudicado no jardim.

Página 29

Jesus entrou em cena e viu as portadoras da imagem de Deus escondidas nas sombras e trancadas à chave. Ele escancarou as portas.

Página 29

Ele pegou aquelas portadoras degradadas da imagem de Deus e colocou- as no centro do palco para representar o papel principal no plano redentor divino.

Página 30

J. I. Packer, em seu clássico moderno Conhecimento de Deus ressalta: Para quem não conhece Deus, o mundo se torna um lugar estranho, louco, penoso, e viver nele pode ser decepcionante e desagradável. Despreze o estudo de Deus e você estará sentenciando a si mesmo a passar a vida aos tropeções, como um cego, como se não tivesse nenhum senso de direção e não entendesse aquilo que o rodeia.

Página 32

Ele libertou as mulheres para que proclamassem as boas- novas do evangelho ao mundo e trabalhassem entre os cristãos para edificar o Corpo de Cristo.

Parte 2: As protagonistas

6. A mulher cansada à beira do poço > Página 124

Conforme costuma fazer, Jesus pediu a ela que lhe desse algo só para oferecer uma coisa melhor em troca. Essa é a verdadeira definição de redenção.

Página 125

Jesus sempre muda a conversa para o lado pessoal quando está prestes a libertar alguém. E ele estava sacudindo as chaves da prisão.

Página 130

Todos nós chegamos ao mundo com sede. A partir do momento em que meu filho chorou pela primeira vez na sala de parto, ele começou a procurar alguma coisa para beber. Deus planejou que fosse assim.

Página 130

Chegamos também ao mundo com sede espiritual. A partir do momento em que o cordão umbilical é cortado e não mais recebemos nutrientes de nossa mãe, começamos uma jornada para descobrir a água viva que nos satisfaça a alma. Ah, não sabemos ainda, mas Deus colocou esse desejo em cada uma das portadoras de sua imagem. Enquanto não tivermos um encontro com Jesus à beira do poço, continuaremos a tentar, de todas as formas, saciar a sede que Deus nos deu com qualquer coisa ou qualquer pessoa que nos ofereça alívio temporário. Mas só que esse alívio é... temporário.

Página 131

Somente quando tivermos um relacionamento com Jesus é que descobriremos ?o propósito supremo para o qual fomos criados, o encontro e o casamento entre nós e Deus

Página 132

Somente Jesus, a água viva, satisfará. Estupendamente. Ele não satisfaz apenas nossa sede, mas preenche também os espaços vazios até transbordar, para que possamos compartilhar com outras pessoas o caminho para a vida eterna.

Página 136

Os discípulos foram à cidade porque estavam com fome. A mulher foi à cidade para buscar pessoas famintas. Ela não era mais uma cidadã de segunda classe, relegada à última fileira da galeria; agora estava sentada na primeira fila para assistir ao maior espetáculo da terra.

7. A adoradora cativante > Página 148

Aquela mulher, contudo, não derramou apenas algumas gotas do nardo caríssimo na cabeça de Jesus. Derramou o frasco inteiro. Tudo. Dali a alguns meses, Jesus pagaria um preço exorbitante por nossa liberdade eterna. Mas, naquele momento, a mulher deu tudo o que possuía em gratidão pela liberdade dela. Foi uma cena de contrastes. Simão não recebeu Jesus com o beijo costumeiro. A mulher não parou de beijar os pés de Jesus desde que entrou na casa. Simão não ofereceu água para lavar os pés de Jesus. A mulher lavou os pés de Jesus com suas lágrimas. Simão não colocou o óleo tradicional na cabeça de seu convidado. A mulher derramou um frasco inteiro nos pés dele. Simão olhou com ar de condenação. A mulher transbordou de amor. Simão não ofereceu nada a Jesus. A mulher ofereceu tudo o que possuía. Aquela mulher não pediu nada, mas recebeu tudo. Encontrou cura na casa de um hipócrita. Como fez com a samaritana à beira do poço, Jesus virou o holofote para uma mulher a fim de ensinar como se deve adorar verdadeiramente.

Página 149

Enquanto as lágrimas da mulher lavavam os pés de Jesus, as palavras dele lavaram a alma dela. Não foi o que ela fez que a salvou, mas aquilo em que acreditou. Ela não disse uma só palavra, mas suas ações falaram bem alto.

Página 151

A Bíblia diz que, antes de conhecermos Cristo, éramos/estávamos: Mortas em nossas transgressões e pecados (Ef 2.1). Longe de Deus (Ef 2.13). Sem Cristo e sem esperança (Ef 2.12). Inimigas de Deus (Cl 1.21). Vivendo nas trevas (1Ts 5.4). Trevas em forma de pessoa (Ef 5.8). Escravas do pecado (Rm 6.17). Condenadas (Rm 8.3). Incapazes de agradar a Deus (Rm 8.8).

Página 151

E agora, graças à obra consumada de Jesus Cristo na cruz e nossa decisão de segui-lo, somos/estamos: Vivas com Cristo (Cl 2.13). Mais que vencedoras (Rm 8.37). Reconciliadas com Deus (2Co 5.18-19). Unidas com Cristo (1Co 6.17, RA). Amigas de Deus (Jo 15.15). Vivendo na luz de Cristo (1Pe 2.9). Luz em forma de pessoa (Mt 5.14). Escravas da justiça (Rm 6.18). Aceitas (Rm 15.7). Justificadas (Rm 5.9). Redimidas (Gl 3.13). Santificadas (1Co 6.11). Lavadas (1Co 6.11). Perdoadas (1Jo 1.9). Seladas (Ef 1.13). Libertadas (Rm 8.2). Aperfeiçoadas (Cl 2.10, RA).

8. A discípula destemida (Maria de Betânia) > Página 160

Lembre-se: durante aquele período da História, as mulheres eram proibidas de ser doutrinadas pelos rabinos. Nas sinagogas antigas, as mulheres tinham permissão para ouvir, mas somente os homens podiam ensinar. Diziam que era perda de tempo doutrinar as mulheres e que elas eram incapazes de aprender

Página 161

Em nossa cultura, sentar-se aos pés de alguém dá ideia de um grupo de crianças sentadas aos pés de um contador de histórias ou professor. Porém, para os judeus do primeiro século, sentar-se aos pés de alguém era colocar-se na posição de aluno, um sinal de respeito e disposição para aprender, uma postura para um aprendizado mais complexo. Em geral, os mestres sentavam-se numa plataforma, e os alunos reuniam-se abaixo dele, no chão.

Página 161

Quando Lucas menciona que Maria estava sentada aos pés de Jesus, o leitor do primeiro século entendia que ela ocupava a posição de aluna numa classe onde só havia homens, uma situação nunca vista. Totalmente incomum.

Página 163

Ao repreender Marta, Jesus envia uma mensagem a todas nós. A vida está sempre lotada de atividades que julgamos necessárias, mas conhecer Jesus é algo que suplanta tudo o mais que grita por nossa atenção. ?Mais que simplesmente conceder permissão às mulheres para aprender como suas discípulas, Jesus chama Maria, Marta e todas nós para dar prioridade máxima a Deus.

Página 166

Esse relato de Maria de Betânia ungindo Jesus é registrado em três dos quatro evangelhos: Mateus 26.6-13; Marcos 14.3-9; João 12.1-8. Misturaremos os três para fazer uma análise mais cuidadosa. (Lucas 7.37 também registra o incidente de uma mulher ungindo Jesus num jantar, mas esse é um caso diferente, sem sombra de dúvida. A narrativa de Lucas ocorreu na casa de um fariseu, e a mulher que homenageou Jesus é referida como ?pecadora?.)

Página 168

Mateus e Marcos registraram que ela ungiu a cabeça de Jesus; João observou que ela ungiu os pés de Jesus, mas Jesus disse que ela ungiu o corpo dele (cf. Mt 26.12; Mc 14.8). Os discípulos notaram os lugares onde o perfume tocou, mas Jesus apontou para o propósito. Maria não estava simplesmente ungindo a cabeça ou os pés de Jesus; estava preparando o corpo dele para o sepultamento

Página 168

A autora Carolyn Custis James observa: Enquanto todos os outros recuavam e rejeitavam, e até tentavam construir barreiras na estrada para impedi-lo de levar sua missão adiante, Maria apareceu e animou-o a seguir em frente. Enquanto as trevas desciam sobre Betânia e a sombra da cruz atravessava o caminho [de Jesus], só ela o encorajou a obedecer ao Pai. Só ela disse ?sim? à cruz. É um momento estarrecedor, para Maria e para nós

Página 170

O mesmo ocorre quando uma mulher adora Jesus hoje. Ela torna-se a fragrância de Cristo, e essa fragrância atinge todos ao redor dela

Parte 3: O último chamado à cena

13. Deus chama as mulheres ao centro do palco > Página 247

A atitude contracultural de Jesus em relação às mulheres bateu de frente com uma sociedade patriarcal que as considerava inferiores aos homens em todos os aspectos. Jesus foi um reformador radical que mostrou ao mundo o que Deus pensa das mulheres.

Página 247

Conforme vimos, Jesus desprezou os tabus culturais e associou-se às mulheres livre e abertamente. Conversou com elas em plena luz do dia, apesar da desaprovação dos discípulos. Elogiou a unção de adoração feita pela mulher pecadora, embora o líder religioso tivesse considerado o ato escandaloso. Chamou a mulher encurvada à frente, à área do templo reservada aos homens, embora o dirigente da sinagoga considerasse inapropriado.

Página 248

A atitude e as ações de Jesus em relação às mulheres contrastam visivelmente com as dos líderes religiosos de sua época. Enquanto os fariseus evitavam as mulheres, Jesus associou-se a elas livremente e conversou em público com elas. Ele: Tocou na mulher impura que sofria de hemorragia. Ensinou uma aluna com sede de aprender numa classe repleta de homens. Encorajou Marta a tomar parte na sala de aula. Foi amigo das irmãs que moravam em Betânia. Conversou com a samaritana sedenta à beira do poço.

Página 249

Revelou sua verdadeira identidade a uma mulher divorciada cinco vezes. Acolheu a pecadora que o adorou. Tirou das sombras a mulher encurvada. Convidou Maria Madalena para fazer parte de seu grupo de ministério. Defendeu o gesto de Maria de Betânia quando esta o ungiu com perfume. Elogiou a fé professada pela mãe siro-fenícia. Aplaudiu a oferta da viúva. Encarregou Maria Madalena de ir e contar aos discípulos que ele ressuscitara.

Página 252

Vimos Jesus fazer uma pausa no meio de um dia atarefado para acudir a mulher que sofria de hemorragia, parar o que estava ensinando para levantar o queixo de uma mulher encurvada, andar quilômetros para libertar uma menina de um espírito maligno e aguardar pacientemente, sob o sol escaldante, a chegada da samaritana. Qual é o Deus que faz isso? O Deus que ama suas filhas. E como as mulheres reagiram ao chamado de Jesus para ocupar o centro do palco? Maria de Nazaré deu um passo para aceitar seu chamado. Maria Madalena inscreveu-se para fazer parte do ministério de Jesus. A mulher que sofrera de hemorragia crônica levantou a voz para contar sua cura milagrosa. A mulher outrora vazia à beira do poço abasteceu-se para evangelizar uma cidade inteira. A dona do frasco de alabastro abriu o coração para adorar.

Página 253

Maria de Betânia apresentou-se diante da classe. Marta esforçou-se para ser a líder da classe. A mulher encurvada atravessou o templo para ser curada. A mãe siro-fenícia foi escorada por sua fé firme. A viúva deu tudo o que possuía como exemplo de generosidade sacrificial.

Página 253

Não fomos criadas para ser meras figurantes ou objetos decorativos, mas protagonistas que trabalham entre irmãs para impactar o mundo para Cristo. Toda menina precisa crescer sabendo que tem valor, que foi feita à imagem de Deus. Toda menina precisa crescer com a expectativa de querer que seu potencial concedido por Deus seja liberado."