Aquela Noite Em Auschwitz

Aquela Noite Em Auschwitz Jamila Mafra

Resenhas - Aquela Noite Em Auschwitz

Tatianees 03/02/2017

Fraco
Deixou a desejar, pela sinopse parecia uma história interessante mas tanto os acontecimentos da guerra quanto o romance são fracos. As conversas entre os personagens são forçadas e sem graça, sem emoção.
Sheila 01/01/2019minha estante
Concordo. Puro arrependimento é o que me define depois da leitura deste livro.

Carlos Eduardo 15/10/2023minha estante
Me decepcionei por completo.

Loureiro 02/06/2017

Um Romance Juvenil Muito Bom
O corpo dela tremeu todo ao deparar-se com aquela imagem
pavorosa. Imagem essa que revelou toda a insanidade
do governo de seu país. Lindie Brückner caiu de joelhos no
chão, parecia ter perdido completamente suas forças. Desabou
em lágrimas ao testemunhar o que jamais seria apagado
de sua memória.
Aquela garota membro da juventude hitlerista, filha do
general, a garota que não precisa sofrer, vê de perto as maldades
praticadas pelos líderes nazistas do Terceiro Reich e
não aceita os absurdos. Em meio a uma guerra injusta, iniciada
por uma causa perdida, suas maiores batalhas serão
enfrentar a dor de não poder impedir que inocentes fossem
mortos e ser incapaz de escolher entre dois grandes amores.
Ela tem seu coração dividido entre duas paixões inesquecíveis,
uma delas é Joseph Kaiser, um fiel soldado berlinense,
muito apaixonado por Lindie, e Steve Heinrich, professor
de História da Filosofia Grega na Universidade de Berlim,
intelectual dedicado ao trabalho, que também teve seu coração
conquistado pela beleza e inteligência da jovem. Entre
conflitos amorosos e ameaças de bombardeios, Lindie Brückner
terá que escolher, superar sua angústia, enfrentar seus
medos, encontrar a felicidade.

Aletheia (@almaletrada) 18/07/2021

Em uma guerra não existem vencedores, todos perdem...
O enredo desse romance se passa no período da segunda guerra mundial. No início do livro temos referências históricas de como se deu o desenrolar o terceiro Reich. Intercalado com os eventos históricos temos a percepção de Lindie, que início da narrativa é apenas uma criança, mas já se depara com cenas estarrecedoras da maldade humana.

Lindie é filha de um dos generais de confiança de Hitler. Apesar disso, a medida que cresce começa a abominar tudo o que os ideais nazistas representam. Isso só piora, quando sua melhor amiga, uma judia, é capturada junto com sua família e enviada para os campos de concentração.

Entrementes, a jovem Lindie se vê envolvida entre dois amores: Joseph, um soldado nazista que ela conhece desde a infância e Steve, seu professor de filosofia, com ideias antifascistas e que faz um jogo duplo trabalhando como jornalistas para a cúpula nazista.

A estória tinha tudo pra render em suas páginas, mas a narrativa se torna rasa, superficial e atropelada, principalmente no que se desenrola em Auschwitz. Os diálogos são pobres e melosos, se tornando uma escrita muito infantil e floreada demais. Em meio a uma guerra dessa magnitude, ninguém teria tempo nem saúde mental pra se debulhar de amores como é feito nesse livro. Quem tem como referência o diário de Anne Frank como um romance histórico, essa narrativa acaba se tornando muito água com açúcar.

laubfontanaa 15/03/2022

Ioiô
Gosto muito de livros de ficção histórica. O que mais gostei no livro foi a ambientação. Mas sinto que faltou informações sobre a guerra, os campos de concentração e sobre os personagens. Ficou muito no triângulo amoroso e na indecisão da personagem. Algo que não gostei muito.