Alguém

Alguém Thiago Limeira Mendes Roland

Resenhas - Alguém

Léo 02/05/2016

Profundo, revelador, marcante
É uma honra ser o primeiro a resenhar este ''Alguém'', um livro extremamente sintomático, que revela por vezes a inconsistência da natureza humana. As composições do autor retratam universos dolentes, soturnos e questionadores que seus personagens defrontam. Venham comigo entender os pensamentos desse ''Alguém'' que se tornou um bom amigo e que terei a estima de acompanhar e apoiar em todo tempo.

Os pontos mais lânguidos de um ser humano estão profundamente enraizados no livro ''Alguém'' de Thiago Limeira. Ao início, após a leitura das primeiras composições da obra, percebi sem demora que ela é parte do autor. Para os mais observadores e admiradores, lendo a biografia de Thiago Limeira é possível uni-la aos seus contos e formar um conjunto coesivo entre autor e obra, que adequadamente foi concebida pelas consequências de tantos questionamentos pessoais. A existência de ''Alguém'' assume a finalidade substancial de sensibilizar e alcançar outros iguais ou diferentes. Como uma voz que diz '' Ei, acorda, o mundo é assim, as pessoas são assim, cara!''. O medo, o conhecimento, a descoberta, o desejo pelo desconhecido, a perda da pureza, o suicídio, o sentido desgostoso do sentimento amor, o emocional, a dúvida sobre a existência de paralelos e corpos idealizados fazem parte do contexto significativo de Thiago Limeira. O livro é entorpecedor em seu sentido bom , tanto ao ponto de deixá-lo diversas vezes em debate contra seu próprio ser, filosofando sua capacidade de enxergar seu simétrico paralelo e entendê-lo como único existente em um Universo tão vasto. Como diria Shakespeare, ''o pensamento vai além do que os nossos olhos podem ver''. Será que sua vã filosofia não é capaz de entender que se há criatura há um criador? E se há matéria tem que haver um espaço? Mas não precisam ser necessariamente existências únicas e tradicionais, cada um é livre para agir, pensar e falar como quiser. Thiago Limeira soube mesclar muitos aspectos literários, filosóficos e humanos em seu ''Alguém''. Agora, depois da leitura, há um outro alguém atingido por essa ideologia realista que o ''Alguém'' transmitiu. A leitura foi muito agradável.

Galera, o livro escrito por Thiago Limeira é grandiosamente respeitável. A linguagem utilizada por ele é habitual mas o cara, por vezes, entra em uma tendência requintada, filosofando em ares poéticos sobre os seus temas. A escrita é objetiva e mesmo quando o assunto é forte Thiago consegue a manter intriguista em uma atmosfera tradicional onde diz sem medo o que vê, sente ou pensa. O cotidiano é narrado abertamente, sem frescuras ou embaraços. Remete o leitor aos velhos ambientes dos subúrbios mostrando as imundícies urbanas. Thiago une períodos formosos com outros dramáticos, estabelecendo ao livro a sua própria metodologia narrativa, contando o contemporâneo.

Thiago ousou em muitos momentos, em um deles, inseriu os temas liberdade e livre arbítrio mas transmitido de uma maneira peculiar com elementos primordiais como criador e criatura, Deus e Satan.

A visão do autor sobre os assuntos é interessante. O direito de pensamento e expressão é para todos e a interpretação sobre seus próprios questionamentos cabe a cada um. Os personagens de Thiago Limeira são afetados pelo emocional, se deparam a situações onde o medo, a excitação e a ansiedade os carregam para um ambiente bem evasivo, de possibilidades mistas e consequências inevitáveis.

Eles os personagens , foram bem ideados, e embora quase todos se assemelhem a representação de pessoas de passos perdidos, buscam constantemente ideologias diversas. O ''Alguém'' apresentado nos contos, conta solidão, tristeza e individualismo mas, ao contrário do que possa parecer, o livro em si não é individualista. O contexto que gira em torno do homem, da vida, da alma e da sociedade fazem uma ponte entre o autor e o leitor tornando a obra muito introspectiva para todos.

O conto intitulado ''Circo dos horrores'' retrata a imagem do verdadeiro mundo e das escolhas que podemos fazer em meio a esse universo escuro e tortuoso. As portas a serem abertas pelo personagem neste conto representam muito bem os horrores encontrados ao nosso redor. O intenso desespero é visível nesta magnífica narrativa. Em outros, um ar mais desolado toma conta do espírito do leitor e nem sempre são finalizados com os finais felizes que todos esperam, afinal, a vida é um reflexo das condições de cada escolha. Ou seria coisa do destino? Sabe-se lá, não é mesmo!? Em certos momentos, eles parecem se complementar. A essência é coerente mesmo que essa coerência não esteja apresentada na racionalidade dos pensamentos. Em ''Alguém'', o autor é destemido e levanta até questões ''intocáveis'', aquelas que a sociedade gosta de ignorar e finge não ver.

Meus contos preferidos foram ''O circo do horrores'', ''Belail'', ''Henrique'' e ''Súcubo''. O duelo psicológico existencial na narrativa do conto ''Belail'' sintetiza a natureza humana questionadora. Quem realmente somos? O que realmente cada um é? Uma espécie de paranoia introspectiva integra essa composição.

Achei admirável a capacidade de Thiago Limeira em escrever sobre diversos assuntos, transitando entre os mais reais aos mais fantasiosos seres e universos. O cara grafa contos em contextos filosóficos, ficcionais, sombrios e astronômicos. Às vezes, ''o ser mulher'' é o foco de suas inspirações.

O tamanho excessivo dos parágrafos tornou a leitura um pouco arrastada em alguns momentos. Há parágrafos que duram quase duas páginas. Este é um ponto a se corrigir em uma próxima edição e em futuros livros.

A parafilia é um dos temas mais fortes em ''Alguém''. O abuso sexual praticado por um professor contra um de seus jovens alunos foi narrado de maneria perfeita, transmitido sem censura por Thiago Limeira, que mostra essa realidade para o leitor. Ele consegue ser o filósofo e simultaneamente o grande denunciador. Mostra um mundo obscuro mas real, fechando com maestria o conjunto de sua obra.

''Alguém'' ¹ pronome indefinido invariável; alguma pessoa; pessoa digna de consideração; antônimo de ninguém. / Exprime indiretamente o comportamento de tantos por aí; tristes ou felizes... grandes, baixos, feios, bonitos, líderes, seguidores, subalternos, assassinos, assassinados, malfeitores e maltratados.

''Alguém'' ² livro marcante, verdadeiro, arrebatador, questionador. Livro que chegou em minhas mãos através da iniciativa de ''Alguém'' que merece prestígio.

''Talento'' antigo peso e moeda dos gregos e romanos; grande e brilhante inteligência; agudeza de espírito, disposição natural ou qualidade superior; espírito ilustrado e inteligente; grande capacidade; pessoa possuidora de inteligência invulgar. força física; vigor; palavra que retrata de maneira correta capa de livro e autor.

Classifico o livro de estreia de Thiago Limeira, ''Alguém'', com 5 estrelas. É uma obra realmente muito expressiva e cheia de realidade.

''Alguém'' é excessivamente revelador e questionador. O autor manifesta seus sentimentos e pensamentos e exterioriza o mundo e suas substâncias.

site: http://leootaciano.blogspot.com.br/

Fernanda @condutaliteraria 23/06/2016

Resenha - Alguém
O livro de Thiago Limeira é um mergulho em nosso universo social, evidenciando, em seus contos, o comportamento humano cotidiano: seja ele revelado ou dissimulado. É um desafio à reflexão sobre a conduta de todos nós, permeada por desejos e paixões em oposição ao moral e edificante.

Como lidar com os impulsos procedentes do nosso âmago? Medo, cobiça, vaidade, empáfia: fatores quase sempre determinantes em nossas decisões diárias. O caminho escolhido determinada as consequências para nossa vida, para as relações humanas; e, às vezes, o resultado pode ser irreparável.

O autor discorre sobre temas diversos, que frequentemente ignoramos por nos causar asco; e por isso nossa mente prefere não trazê-los à tona, como se não existissem, ou só ocorressem bem distante de nós.

Por meio de alegorias, suficientemente consistentes para o entendimento de suas mensagens, Thiago Limeira nos envolve em cenários estimulantes do pensamento, propondo-nos um olhar mais crítico sobre nossas atitudes na construção do mundo em que vivemos.

Distante de valorar o certo ou errado, o texto tenta emergir questões latentes da sociedade, que precisam ser discutidas e analisadas por cada um, e sob cada ponto de vista buscar o entendimento par erigir relações mais sadias.

Achei o estilo do Thiago bem simples e de fácil entendimento, a leitura flui de maneira rápida e conquista o leitor.

Gostaria de falar um pouco de cada conto, porém selecionei dois.

O conto que abre o livro intitula-se "Pedro", e nos mostra uma criança, que seduzida pela promessa de alcançar o alvo de seu desejo, cede a um acordo que lhe traz graves consequências.

O segundo conto que destaco, "O homem que se apaixonou por um manequim", demonstra até onde pode ir a solidão humana.

São todos contos que trazem uma mensagem com a qual podemos nos identificar ou que já presenciamos em algum momento da vida.

A capa é simples, porém significativa. A fonte está em tamanho ideal para uma leitura confortável, diagramação perfeita e não encontrei nenhum erro.

Quero agradecer ao autor pela oportunidade de conhecer sua obra!

Recomento a todos!