Distância de resgate

1 | 2 | 3 | 4

Icaro 16/04/2024

Resgate
Distância de resgate - Samanta Schweblin

"Distância de Resgate" é uma obra fascinante escrita pela autora argentina Samanta Schweblin. A narrativa gira em torno de Amanda, uma mãe angustiada que compartilha sua história com David, um garoto perturbador. A trama se desenrola em uma atmosfera sinistra e claustrofóbica, onde o leitor é levado a questionar a realidade dos eventos narrados.

Schweblin habilmente utiliza o elemento do suspense para explorar temas complexos como maternidade, culpa e os limites da relação entre mãe e filho. A prosa é compacta e intensa, capturando a atenção do leitor desde as primeiras páginas. A técnica de narrativa fragmentada cria uma sensação de desconforto e inquietação, fazendo com que o leitor se sinta envolvido na angústia e no terror psicológico dos personagens.

O uso de elementos sobrenaturais e simbólicos adiciona uma camada adicional de profundidade à história, permitindo que o leitor explore temas mais amplos sobre a condição humana e a natureza do mal. A ambientação rural e isolada contribui para a sensação de isolamento e desamparo experimentada pelos personagens.

"Distância de Resgate" é uma leitura desafiadora e envolvente que permanece com o leitor muito depois de terminar o livro. Schweblin demonstra um domínio impressionante da forma narrativa e oferece uma reflexão provocativa sobre os laços que nos unem e as distâncias que nos separam.

???

Faluz 05/04/2024

Distância de resgate - Samanta Schweblin
Um fluxo de pensamento.
Nesse fluxo um diálogo constante entre duas mulheres e um menino. É intensa essa escrita formando um suspense gradativo em que vagarosamente vamos entendendo quem são os personagens e a situação da protagonista.
Instigante. Muito bem elaborado.

Mari 21/03/2024

Esse livro parece um estranho pesadelo
Linhas temporais que se confundem, uma ameaça que nunca fica clara , diálogos que se perdem , o livro é uma experiência desconfortável, mas não por isso menos notável.

brunamp 25/02/2024

Sentimentos maternos
Tive certa dificuldade para acompanhar o enredo. Apesar disso, achei que o livro trouxe por meio de uma história de ficção e suspense uma reflexão atual e importante sobre culpa materna, superproteção e impotência.

VitAria540 15/01/2024

A nightmare come to life
OBRIGADA DEUS PELA LITERATURA LATINO AMERICANA!!!

Todos têm que ler autoras latinas é uma experiência indescritível. O terror psicológico que elas transmitem nas palavras não tem igual.

Ismael.Chaves 17/10/2023

Uma das grandes obras do horror latino-americano
Um dos movimentos mais interessantes que a Literatura tem presenciado, na atualidade, é o chamado "novo boom" latino-americano, em referência ao movimento anterior que nos legou grandes autores como Jorge Luis Borges, Júlio Cortazar, Adolfo Bioy Casares, Roberto Bolano e Gabriel Garcia Marquez.

Mas, se a aquela primeira fase foi marcada majoritariamente por autores homens, na atualidade são as autoras mulheres que vem se destacando, com várias editoras brasileiras disputando contratos e direitos autorais.
Com nomes como Mariana Enriquez, Giovanna Rivero, Maria Fernanda Ampuero e Silvia Moreno-Garcia, novamente temos o fantástico, o estranho e o horror como norte dessas narrativas que, sob o olhar feminino, nos apresentam situações ainda mais intensas.

E, sem dúvida, a argentina Samanta Schweblin é um dos maiores destaques desse movimento. Ela já conquistou os Prêmios Haroldo Conti, Fondo Nacional de las Artes, Prêmio Casa de las Américas e Juan Rulfo, da França. E, em 2019, foi escolhida pela renomada revista GRANTA como um dos "melhores jovens narradores em espanhol".

Seu romance de estreia "Distância de Resgate" é uma narrativa hipnótica, incômoda e fascinante. O livro inicia com os personagens Amanda e David num pronto-socorro de uma pequena vila da Argentina. Amanda foi passar as férias com Nina, sua filha, a quem sempre mantém sob controle por meio da distância de resgate, fio imaginário que liga sua cria ao seu estômago, de forma que não a perca, que nada lhe aconteça.

David é uma criança, filho de Carla e Omar, que tendo sido envenenado (como o foram muitas pessoas que habitam a vila), foi levado às pressas por sua mãe à casa verde, onde reside uma espécie de curandeira, que para salvar o corpo do pequeno, dividiu-lhe a alma.
E essa é só a sinopse do livro. A partir disso, a autora escreve uma narrativa extraordinária, urgente e claustrofóbica, que consegue nos manter inevitavelmente presos e mergulhados numa trama perturbadora.

Simplesmente imperdível!

Athenna 20/09/2023

Li somente por conta de uma palestra da faculdade e posso dizer que é algo que sai totalmente da minha zona de conforto. Gosto disso.

Tales Martinelli 26/07/2023

Distância de resgate é um livro muito único e com muita personalidade, com uma narrativa super interessante e confusa, que te prende na leitura... fazendo você sempre continuar lendo pra ver até onde a história te leva.

Bem curtinho e gostoso de ler, mas a história não me cativou tanto, tava esperando algo mais surpreendente no final... Mas independente disso, achei um bom livro!

Breno 25/06/2023

Distância de resgate
"Distância de resgate" é a distância variável entre uma mãe e o filho. A mãe está a todo momento calculando, avaliando se ela é capaz de cobrir o espaço até seu filho e salvá-lo de qualquer que seja o perigo. Amanda tem total ciência dessa distância de resgate, passada de geração para geração, de mãe pra filha.
Mas será que ela é suficiente pra salvar sua filha, Nina, da "maldição" que rodea o povoado? A história de Carla e seu filho, Daniel, terá uma ligação fundamental com essa questão.
Com uma narrativa diferente, pelo menos pra mim, Samantha consegue envolver o leitor do começo ao fim. É super rápido e fácil de ler. Recomendo muito!

Adriano.Cury 21/04/2023

Perturbador
Horror, tensão, expectativa. Pequenos alívios e novamente o horror. Vão e vêm.
Os pais envenenam os filhos?
Os filhos são sempre conduzidos em segurança pelos pais?
Podemos escapar do inescapável?
Distância de resgate: culpa, prepotência.

Camila.Nunes 21/03/2023

Texto confuso
Quando comecei a ler o texto fiquei confusa, quando cheguei no meio tive que voltar no começo e quando estava no final continuei sem entender. Rs

Victoria.Olzany 09/03/2023

Li de uma vez só. Dá muita vontade de entender o que está acontecendo e o que vai acontecer, um suspense.
Me lembrou um pouco "O Cemitério" do Stephen King (que não gostei muito, rs).

Mari Pereira 19/02/2023

O fio invisível da maternidade...
Uma leitura eletrizante, daquelas que você não consegue nem soltar o ar enquanto lê.
Enigmático, sombrio, angustiante... Apesar de curto, desperta muitas sensações e reflexões.
Gênero, maternidade, questão ambiental e muita paranoia em pouco mais de 100 páginas!
IMPERDÍVEL! ??

Devoradora de livros 23/01/2023

Quando comecei a ler, fiquei tentando entender que rumo esse livro ia tomar, ele não possui capítulos, é um livro bom de ser lido em uma sentada só. Eu li alguns spoilers para entender melhor a que ponto ele chegaria, e quando descobri, tudo fez sentido.
O diálogo que se desenvolve no livro, de início, parece confuso, mas depois a gente se acostuma e flui bem!

@wesleisalgado 03/01/2023

Angústia
A sensação que eu tive lendo esse livro, foi a mesma que tive quando assisti O SACRIFÍCIO DO CERVO SAGRADO. Angústia, desconforto físico e expectativa de desgraçada.

E exatamente como no filme, o esperado pela sua mente nunca é concretizado. O que é maravilhoso, porque só a construção e estrutura narrativa te deixam em um cagaço enorme. E o que sua mente imagina é sempre pior do que é explícito tanto em um filme como em um livro.

Ansioso pra ler KENTUKIS e PÁSSAROS NA BOCA.

1 | 2 | 3 | 4