Reunião Sombria

Reunião Sombria L. J. Smith

Resenhas - Reunião Sombria

Jane JC 30/08/2010

Anticlímax
Personagens retornam sem explicações convincentes, superpoderes mal explicados, ausência da principal protagonista,situações "Chicoxaviereanas" mal explicadas, final estranho e confuso.Diários do Vampiro-reunião sombria encerra a série sem muitos encantos.A história, que é interessantíssima, acaba se tornando incompleta nesta narrativa de texto exageradamente conciso. Considerando-se que é o último da série, o livro deixa muito a desejar. A sensação final é a de um grande ponto de interrogação pairando sobre a cabeça do leitor.
Rafa Sotirakis 01/05/2011minha estante
Eu penso exatamente como vc, Jane. Eu fiquei mt triste com esse livro e foram poucas as partes que me agradaram ou me empolgaram. Primeiro, pq eu amei o livro anterior apesar da morte da protagonista e ja tinha certo preconceito por achar q n se podia fazer um livro sem elena. Depois, eles colocam um lobisomem mt merda e um vampiro original que foi um vilão forçado, pq me lembro, n sei se interpretei errado, que katherine tinha assassinado Klaus. E comoassim?? ele entra no irreal e manda no irreal? que merda eh essa? nem morto ele tá!
Esse livro era pra ter sido o de maior suspense, pq mexia com pesadelo, era o vilão mais poderoso e foram duas mortes de amigas de meredith e bonnie.
O fim foi a pior coisa que vi, que falta de criatividade! Bonnie grita por elena e ela aparece fantasma e na sinopse ainda diz que ela ficou entre vida e a morte? Elena chega salvando um dia com seus poderes angelicais e sua luz, so pq o nome dela significa luz? e depois de bonnie se revoltar com os ceus, elena reaparece como a pequena sereia?? kkkkkkkkkkk
Esse livro, realmente, nao pareceu ser escrito pela mesma pessoa. L. J. Smith fez na marra, totalamente sem criatividade. E ainda me pergunto pq ela n parou em a fúria, mesmo tendo acabado com elena. Eu nao queria que ela morresse, mas pelo menos a série continuava tendo dignidade. Tô até com medo de ler os próximos.

Luisa 22/05/2012minha estante
Elena cair do céu nua como um anjo..pegou pesado..abandonei a série de vez.. tenha santa paciencia..

padawan 03/11/2012minha estante
Concordo em gênero, grau e número. É sem sombra de dúvida, na minha opinião, o livro de final mais estapafúrdio que já li!

Jaquinha 27/02/2013minha estante
Eu gostei bastante da história, MAS o final é uma BOSTA D:

Tassiane 04/03/2013minha estante
Algo que me incomodou: O grito da Bonnie ter chamado os fantasmas. Simples assim. E essa coisa 'Chico Xavier' simplesmente não rolou, ficou muita coisa mal explicada aí. E, eu acho que Elena deveria ter ficado onde estava. Eu hein. Achei esse livro um desperdício, sério.

Rúbia Barcellos 10/05/2013minha estante
Concordo! O que me incomoda muitíssimo é o fato da história não ter sido melhor desenvolvida e explorada. Afinal, a história é boa, mas parecia que haviam alguns vácuos..

Michelli Prado 25/06/2013minha estante
OI Jane!!
Quando terminei de ler o livro, fui dar uma olhadinha nas resenhas e realmente gostei muito da sua.
Quando eu estava lendo não acreditava nos acontecimentos. O livro é bom, mas realmente o final é muito bobo, não explica nada, simplesmente vai acontecendo.
Realmente não sei se tão logo lerei o próximo livro.

Guto 22/06/2012

Ahhh ... .. então, finalmente chegou à conclusão da série. Bem, mais ou menos. O autor tem, obviamente, escrito mais livros desta série. Então aqui vai a minha pergunta: Se um personagem morre, porque ele não pode simplesmente ficar morto?

O livro Diários do Vampiro - Reunião Sombria gira principalmente em torno de Bonnie - não Elena. Elena ainda está nos livros, mas como uma personagem secundária. Bonnie é a protagonista principal!
Eu nunca gostei muito de Elena, ela é um pouco egoísta e egocêntrica (e eu sinceramente não entendo porque todos os outros personagens do livro parecem amá-la tanto)apesar que quando começei a ler o livro achei que sem Elena ele seria um lixo mas estava enganado, então eu fiquei contente de ler o livro no ponto de vista de Bonnie. Bonnie é mais simpática e tem um grande coração. Bonnie é também a pessoa que tem a relação mais estreita com Damon - e a pessoa que ele confia mais. Eu gostaria de ver uma história de amor entre os dois!
Meredith se tornou a personagem que eu mais gosto!

Adorei a forma como a relação conturbada entre Stefan e Damon foi desenvolvidos neste livro. Eles realmente gostam um do outro de coração, mas ambos são muito teimoso e orgulhoso para admitir isso. Foi divertido vê-los trabalhando juntos, ajudando uns aos outros.

Este livro foi muito bom até o fim - não era o que eu esperava mas Elena no final foi desnecessário! Por isso o ultimo livro da série não entra na lista dos meus favoritos e nem recebe 5 estrelas como os livros anteriores receberam!
Tassiane 04/03/2013minha estante
Pra mim a relação Stefan/Damon foi o ponto mais positivo do livro.

Tailita 13/07/2017minha estante
Concordo com você, Guto. Gostei muito mais da Bonnie do que da Elena e esperei até a última página que ela acabasse ficando com o Damon, também não entendo tanta devoção pela Elena e tantos caras interessados somente nela. Gostei da relação entre os irmãos, mas achei a Elena voltando do mundo dos mortos uma coisa surreal, mesmo para um livro de fantasia, ficou sem sentido, mal explicado. Enfim esperava muito mais do último livro da série, que gostei, mas nem de longe,na minha opinião, supera "Os instrumentos mortais", que mescla todo o mundo místico (vampiros, lobisomens, bruxas, fadas) e o qual a história é muito melhor contada e sem deixar furos!!

Luciana Mara 19/06/2010

Escrever por escrever, porque os fãs insistiram. Foi isso que senti lendo o 4º livro da série.

Dei 3 estrelas pelo conjunto da saga, porque este final me decepcionou. Não gostei do final do terceiro livro, mas pelo menos tinha lógica, era aceitável. Preferia que tivesse parado por lá.

Não sei se vale a pena ler a continuação que a autora escreveu, o retorno.

FNEVES 28/01/2010

Narrativa desprovida...
Amei todo o Desenvolver da história que fica cada vez mais eletrizande e não consigo parar de ler.

"Enquanto soava, fria e arrogante e cheia de Convicção absoluta.

Só cinco palavras, mas elas mudavam tudo.

-Fique longe do meu irmão. "

Quem disse que não tem sentimentos Damon e que é só frieza como o som de sua voz.

Obs: Stefan não é tão bonzinho e Damon não é assim tão mal como ser de demonstração. E algumas vezes pode etá Parecer muito mais cruel é somento o que ele se Tornou.

* Particularmente estou amando cada vez mais o Damon. Viu eu falei...

Daniela Tiemi 24/04/2010minha estante
Ai, eu amo o Damon! Ainda não li os livros, mas adoro a série!

Anderson Brito 26/07/2010

Mesmo sabendo que posso comprometer minha capacidade de avaliar um livro, posso sem dúvida descrever “Diários do Vampiro: Reunião Sombria” como PERFEITO. Em um livro onde tudo é narrado, descrito, sentido e focado pela até então amiga da protagonista, Bonnie, o que mas surpreende é que ela dá conta do recado e pouco pude sentir falta de Elena, a protagonista. (Apesar de ela se mostra sempre presente, com as aparições e o final emocionante que nos reserva).

Em Reunião Sombria, um poderoso mal comete assassinatos brutais onde as vitimas são amigas e pessoas próximas de Bonnie e Meridith. Elena, presa em uma espécie de realidade espiritual paralela, tenta alertar a todos e dar grandes dicas de como combatê-lo. O que Bonnie não sabe, é que novas criaturas despertas por este mal, somam e resultam na grande batalha e investigação que se desenrolaria dali para frente.

Acho que toda escritora atinge o ápice da boa escrita, e dos livros lido até agora de L.J. Smith, “Diários do Vampiro – Reunião Sombria” é para mim este ápice de perfeição. A autora consegue descrever cada emoção, dor, sentimento e cenários com um digno e forte texto que prende do começo ao fim. Amarra e fecha uma situação e solta outra que vem a ser ainda melhor. Conseguiu descrever e escrever no fim do livro uma coisa que parecia como Meridith mesmo disse “- Impossível!”, sem parecer surreal ou fantasioso, apenas necessário e bem feito.

Mesmo a editora vendo o livro como “O último da série” (Uma coisa que, como publicitário, penso e acho a informação errada, já que a série retorna e a mesma editora irá publicá-la.) aguardo ansioso a volta da saga. Pois terminei de ler com saudades de todos estes personagens!

Dani Rodrigues 26/07/2010minha estante
A, não tem como não ficar tentada a ler Reunião Sombria com essa sua resenha...rs Prometo que ainda leio esse ano!

Vanessa bibliotecária 05/09/2010

Aff, pq o mundo só gira ao redor de Elena Gilbert???
Finalzinho mais sem graça...
Marcos 11/04/2012minha estante
final horrivel ¬¬

Márcia 20/09/2010

Grande revanche.

A revanche da L.J. Smith sobre mim foi cruel. Eu diria que perversa.
Largo mão de todos os meus conceitos formados de sua pessoa por um instante para falar sobre esse livro.

Desde "A Fúria" eu tenho "Reunião Sombria" como mais um erro da autora nessa série. Simplesmente, Diários do Vampiro é uma trilogia; foi escrito para tal. O final de "A Fúria" era o fim perfeito, mas evidentemente a autora relutou em "largar o osso" continuando com a jornada.
Resignada, não me restou saída a não ser continuar a leitura e, quão surpresa não fico ao me pegar virando apaixonadamente as páginas deste livro? Reunião Sombria se revelou um desafio para mim: lê-lo o mais rapidamente possível. A leitura é dinâmica e, pela primeira vez, os personagens me pegaram. Stefan me encantou em toda a sua glória mal passada nos volumes anteriores e Damen simplesmente me derreteu e me eletrizou de ansiedade. Bonnie, que era a única personagem que valia alguma coisa para mim, se eleva aos meus olhos como nunca antes, amadurecendo e mostrando a que veio com seus dons sobrenaturais - quando ela aprende a dominá-los ao invés de chorar como uma aborrescente estúpida, vale muito mais a pena estar em sua cabeça. Meridith, antes para mim suspeita e sem-graça, se destaca na história como o ponto forte, o nó que mantém as cordas seguramente amarradas ao decorrer da trama. Apenas Matt mantém o mesmo nível de sempre: o ex-namorado recalcado, mas boa-gente, sempre disposto a dar uma mãozinha.
Analisando os personagens percebo que talvez esse tenha sido o volume que finalmente me convenceu por simplesmente excluir a protagonista: Elena e seu umbiguinho não estão presentes pela primeira vez.
A paz é quase audível por aqui.

É claro que minha maior suspeita com esse livro se devia ao fato de já conhecer seu final de antemão. Quem não faz a mínima ideia do desfecho da aventura (por que não leu spoilers no skoob) vai deslocar o queixo quando chegar lá.
Apesar da apelação implícita presente na escolha da autora em relação ao propósito de escrever "Reunião Sombria", não pude controlar meu lado (debilóide) romântico e torcer o nariz para o (clichê) amor de Stefan e Elena.

Não espero coisa boa da segunda fase da série. Apesar do romantismo torço o nariz para continuações forçadas. Nunca dão certo.
É a resignação que me mata.
May 23/06/2011minha estante
Má, talvez vc já saiba, mas só por desencargo de consciência: não foi escolha da autora continuar a série :/

Lucas Geraldo 29/11/2010

CANSEI DESSA SÉRIE
Isabelle 31/12/2011minha estante
Acho que seria mais interessante se tivesse sido encerrada no quarto livro. Me deu a impressão de que a autora só ressucitou a série depois de 18 anos por causa do seriado, o que me frustrou um pouco... :/

deniseayres 14/08/2010

Diários do Vampiro - Reunião Sombria

Estou até agora sem fôlego!
Para quem acompanha a história vampiresca esse é o capítulo final (SPOILERS), após a morte de Elena, imaginei que não seria possível dar continuidade a trama....

leiam resenha completa em "Diarios do Vampiro - Reunião Sombria - http://bit.ly/9Qtn82

Douglas 30/07/2010

Perfeito!!
O melhor livro da série até agora.

Luciana 01/09/2014

resenha
resolvi resenhar o quarto livro ao invés do primeiro, porque dos que li foi o que mais gostei.
o livro já começa começando! não é uma história parada e alguns personagens tem uma oportunidade maior para mostrar um pouco mais sobre si.Isso é um ponto super alto na historia, e fez toda a diferença, a leitura pareceu render bem mais.
essa oportunidade de destaque maior para alguns personagens foi essencial, afinal os amigos da Helena mostraram conteúdo, passaram a realmente ter alguma importância na historia, e o Damon mostra um pouco do lado irmão dele, algo que contribuiu horrores para que a torcida "final feliz para o Damon" crescesse.
recomendo sim!

Thali Prado 22/07/2010

Mais Sombrio do que nunca
Elena Gilbert está morta. E desta vez é para sempre. Para salvar Stefan e Damon das garras de Katherine, Elena se sacrifica e agora seus amigos e o amor de sua vida vivem com a sombra de sua morte .

Seis meses após a morte de Elena, Bonnie, Meredith e o resto da população de Fell's Church tentam retomar sua vida normal. Stefan e Damon partiram e tudo parece ter voltado ao modo como era antes. A formatura se aproxima e a vida segue em frente.

Porém Bonnie começa a ter sonhos com Elena, onde esta a avisa sobre um perigo iminete que está rondando a cidade e depois que Sue Carson é assassinada na festa na casa de Caroline, Bonnie, Meredith e Matt resolvem chamar Stefan, que volta a Fells's Church e trás junto o todo poderoso e lindo Damon rs

Juntos, Bonnie, Meredith, Matt, Stefan e Damon têm descobrir e destruir o ser maligno que está atormentando a paz da cidade.

Li esse livro em dois dias. O que para mim significa um record dos records. Reunião Sombria consegue superar o livro A Fúria, nos quesitos adrenalina, suspense e terror. O livro é realmente sombrio em muitas partes. O que o deixa melhor ainda. É doloroso ver a forma como Stefan sofre pela morte de Elena e como ele quer a qualquer custo encontrar uma forma de vê-la uma vez mais.

Também gostei do fato de Bonnie ganhar mais destaque, afinal sem Elena, Bonnie meio que se torna a protagonista da história. Meredith também aparece mais e mais coisas sobre o seu passado são reveladas.

E claro, finalmente Tyler leva uns bons socos rs E também tem as cenas de nosso querido malvado Damon, que mostra não ter um coração tão de pedra quanto parece.

O final é maravilho e me perdoem aqueles que não concordam. Embora seja meio surreal e não tenha sido bem explicado, eu AMEI. E mataria a autora se o final fosse de outra forma.

Agora é esperar pelo quinto livro da série ou o primeiro livro da trilogia de O retorno, que será lançado em setembro, pela Editora Record.

E segundo li no site Livros em Série, a autora confirmou que além da trilogia de O retorno já fechou contrato para mais uma trilogia de Diários do vampiro.

Agora é comemorar e esperar que os próximos livros sejam tão bons quanto Reunião Sombria foi!

Luiza 09/12/2012

Fantasia ao ponto.
Reunião Sombria, é um dos melhores livros de Diários do vampiro. Nesta obra, a autora deixou um pouco de lado o romance clichê que os outros livros estão enfestados para colocar um pouco mais de ação e mistério mas sem deixar que a historia fique um tanto fria pela falta do clima romântico. Apesar da narrativa da autora ainda ser extremamente fraca, esse contra é amenizado pela grande quantidade de acontecimentos que o livro passa em cada capitulo. Ainda sim, possui uma estrutura que demora um pouco para chegar ao clímax e isso deixa a historia cansativa em alguns poucos momentos.

Laura Nepomuceno 25/03/2012

Diáriso do Vampiro - Reunião Sombria
Eu já tinha lido várias resenhas e comecei ler um livro com um certo preconceito, mas ao final meu pensamento sobre ele é totalmente o oposto das resenhas que li e com isso eu aprendi "Leia resenha? Sim, mas leia o livro para ter a SUA opinião."
Como eu disse minha opinão é diferente pois eu achei legal o autor botar o livro com o ponto de vista de Bonnie, mas o final? O final eu achei meio sem sentido, mas vou ler o outro livro para entender o por que.
Recomendo.

Kée 04/01/2011

Gosto muito dessa série, mas assim que comprei Reunião Sombria achei que não seria muito legal porque não tinha Elena na história, só a Bonnie que escrevia no diário... só que o terror pegou muito mais forte nesse livro, com cenas de tirar o fôlego graças ao Klaus. Os motivos dele são diferentes do Klaus da série de TV, mas tanto na televisão quanto no livro é tudo muito perturbador e perfeito. Reunião Sombria acabou sendo meu preferido dentre os outros!
B.martins 04/01/2011minha estante
Mt massa *